Meu pc original foi projetado para não ser ouvido quando funciona, voce só percebe que ele esta ligado olhando o led do power, na época peguei um kit 4 fans 120mm cooler master praticamente inaudíveis em 1200rpm e assim que comecei a usar a 580 fui obrigado a remover as fans stock e colocar duas dessas na gpu, sério o negocio era muito barulhento, então sem problemas eu acho, hoje esta um dia agradável(25 graus) e a gpu continua em 44/45 graus as vezes subindo para 46.
Alias uma coisa que nunca entendi, sempre que vejo fotos e videos de rigs o povo deixa as placas com cooler stock, a primeira coisa que eu faria era arrancar os cooler stock colocar fans de 120mm entre 2 ou 3 em cada placa ligadas em um controlador, é um gasto minimo que creio faria as placas ficarem mais frias e até silenciosas dependendo do modelo.
Algo que não tinha me atentado, o consumo do pc em si, fonte/proc/mem/mobo, pelo que consegui calcular da uns 98W em cima da gpu e isso meio que quebra pois são 80w da gpu + 98w do kit, devo ter um kit lerderon dual core em algum lugar por aqui, depois do almoço acho que vou fazer uns testes para ver se ele puxa menos da tomada, o ruim desse 6600k é que não da para mudar o vcore dele se desse com ele em 2ghz daria para seta a maquina para consumir uns 45~50w, e só para sacanear primeira noite minerando e a energia caiu 3x! 3! Achei que eu estava fritando alguma tomada da casa por acidente haha só fiquei tranquilo quando vi o resto do bairro no escuro.
Quanto a bios mod, isso é relativamente segura pelo hive? Tem algumas opções de bios la mas não cheguei a cogitar isto, em 11 horas ele acumulou 1,36 usd, parece bom? Seria melhor testar outros pool e miners? tem um teamred que parece ser melhor para amd, da algum problema trocar?
Geralmente não tiramos as fans porque além de possivelmente perder a garantia (em alguns modelos), as fans originais dão conta, setamos em 70% mais ou menos, e deixa rolar.
Imagina ter 20 ou mais placas e ter que colocar fans extras em todas, com mais fio, mais controladora etc rsrs
Quanto menos energia melhor, por isso o pessoal usa bastante celerom que tem o tdp baixo, e o consumo é mínimo, mas além disso, minerar com 1 placa só é assim mesmo, imagina que você tivesse pelo menos umas 5 placas, essa energia "extra" que a mobo + cpu gastam se diluiriam mais facilmente
Se a placa não tem mais garantia, eu faria bios mod sim, dá pra chegar a uns 30Mhs
Quanto ao rendimento você pode checar se está na média aqui:
https://whattomine.com/coinsPhoenix Miner + ethermine são excelentes, se você quiser trocar vai do seu gosto, mas na média praticamente todas pools vão render iguais