Talvez o tópico vá crescer a medida que o setor se desenvolve.
Essa semana eu tive duas conversas interessantes, com pessoas que eu jamais pensaria que me procurariam. Um dos caras é responsável por um fundo ESG compartilhado de grandes empresas (XP, Ifood etc) e o cara me procurou porque ele acha que a estrutura centralizada pra absorver a demanda futuro desse setor não vai dar conta de estruturar na velocidade e escala que é necessária. Ai ele já queria começar a pensar na estrutura de DAOs. Na mesma ''linha motivacional'', eu tenho conversado com o responsável por um fundo/aceleradora de projetos da Amazonia que está tendo exatamente o problema de ter muuitos investidores interessados e pouca infraestrutura tecnica/humana para absorver o capital e acelerar de verdade os projetos.
Os dois entendem as DAOS como estruturas capazes de lidar com esse problema de ter recurso, mas nao ter como a estrutura corrente centralizada absorver e lidar com a demanda.
muito legal! pensando superficialmente me parece que seria até mais fácil de implementar no segundo caso que no primeiro
no podcast ela sugere uma mudança de terminologia, não lembro exatamente agora, mas diz que seria melhor chamarmos de algo como "empresas auto-geridas" do que de DAOs
afinal, em muitos DAOs acontece assim:
-Existe uma demanda necessária para o projeto acontecer
-Apresentam essa demanda e oferecem um pagamento (bounty)
-pessoas se inscrevem para fazer o trabalho
bem como:
- membros fazem propostas que são votadas pela comunidadee recebem recursos do DAO pelo trabalho realizado.
E ainda outros DAOs se organizam com setores expecíficos, pra Arte, comunidade, comunicação, material de aprendizado, etc... cada um com seu conselho e uma multisig para os fundos.
é bem legal.
Na mesma ''linha motivacional'', eu tenho conversado com o responsável por um fundo/aceleradora de projetos da Amazonia que está tendo exatamente o problema de ter muuitos investidores interessados e pouca infraestrutura tecnica/humana para absorver o capital e acelerar de verdade os projetos.
Os dois entendem as DAOS como estruturas capazes de lidar com esse problema de ter recurso, mas nao ter como a estrutura corrente centralizada absorver e lidar com a demanda.
Sendo um pouco antiquado, pergunto:
As DAOs não podem vir a reduzir ainda mais a mão de obra necessária? Isso por sua vez vai gerar mais desemprego.
Atenção, não sou contra.
Apenas a ver como as população esta aumentar, e menos empregos tem surgindo. Não será isso um novo problema, que devia estar a ser pensado?
pode explicar melhor @joker_josue ?
O que DAOs tem feito é melhorar a eficiência em alguns casos, isso acaba com alguns trabalhos e cria outros, tudo acontece em ciclos e algumas coisas inevitavelmente terminam...
temos que tomar cuidado para não sermos
ludistas, destruindo as estruturas que na verdade vão ajudar no desenvolvimento humano, pq elas acabam com empregos no curto prazo (não acho que DAOs fazem isso)
inevitavelmente temos que encontrar alguma forma de renda básica universal, com as automatizações e inteligência artificial será inevitável o desemprego crescer
mas queria entender melhor seu comentário