Pages:
Author

Topic: Você já ouviu falar de Organizações Autônomas Descentralizadas? DAOs - o tópico - page 2. (Read 474 times)

legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
@Disruptivas
Acho que tocas-te em dois pontos importantes.

Mesmo sem ser fã do desporto, mencionas-te um aspeto importante. O atleta pode não ser o melhor para o clube, independente das suas qualidades, mas numa DAO onde os fãs ditam quem é transferido ou não, se esse atleta for muito acarinhado pelos fãs, nunca irá sair do clube, o que para o clube pode não ser a melhor opção, desportivamente ou financeiramente.


O outro ponto, que mencionas-te foi o facto das pessoas "gostarem mais de memes do que wallpaper". E isso que eu acho, as pessoas preferem coisas mais descontraídas do que o peso de tomar medidas/decisões. Dai eu achar que DAO que tornem decisões menos humanizadas, podem causar mais problemas do que resolver.
legendary
Activity: 1316
Merit: 1430
Eu não sou muito fã de esportes, então a discussão é um pouco difícil pra mim. Mas acho que sempre precisamos ter bem claro a diferença entre preço e valor. Uma DAO e uma comunidade sempre deve ser construída de forma a maximizar o valor de sua própria comunidade. Mas isso não significa necessariamente aspectos econômicos. Valor é um aspecto subjetivo, enquanto preço ou número de gols não.

O @alegotardo citou situações em que a habilidade do jogados não é o direcionador principal. Eu não sei exatamente ao que ele se refere, entretanto, talvez, um jogador pode ser cativante suficiente e ter um tipo de habilidade especifica que conte mais do que os gols para uma comunidade. Eu não faço ideia. Ou, caso seja um jogador que a comunidade goste, ele pode encontrar em jeito interessante de abordar a questão da fragilidade de ser uma figura publica em momentos de dificuldade... e isso fazer com que a comunidade simpatize com a historia e queira manter ele. Algo igual rolou nas Olimpiadas com a Simone Biles ou a Naomi Osaka. Acho que elas agregaram um super valor para a comunidade dos esportes de elites, mesmo que não tenha sido relacionado à performance. Acho que o caso da Naomi é até mais interessante para nosso debate.

Ela teve vários problemas porque recusou participar de entrevistas que estavam definidas pelo contrato. Participar de entrevistas é um super valor pro esporte? Não, mas pro patrocinador é. Ela é uma atleta que talvez até performasse melhor sob uma DAO que objetiva desempenho mas entende o valor como algo subjetivo do que sobre um patrocinador centralizado que só funciona sobre contrato.

E joker, eu não sei se eu estou vendo pelo lado bom. Eu só acho que humanos no geral são frageis e se identificam até mais com fragilidades do que com super humanos muitas vezes. As pessoas gostam de memes não de whitepaper. Eu não sei se o mundo é tão objetivo como vocês descreveram com esses algoritmos de super esportistas  Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes

Pelo menos não parece ser a DAO que vocês construiriam.....
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Uma comunidade, assim como uma DAO é feita por similaridades, empatia, causas em comum e sentimento essencialmente humanos é o que mantem ela forte. Eu realmente nao vejo como tu citou.

Gosto de ver como você continua a ter muita esperança na humanidade. Mas, infelizmente não é isso que vejo. As pessoas, estão cada vez mais individualistas. E mesmo aqueles movimentos ambientalistas e afins, quando bem analisado, vê-se muita hipocrisia.

Mas como disse, a DAO não é má em si, eu vejo é que poderá vir a ser usada de uma forma muito prejudicial.


Porém a decisão final pode ficar sim para algo mais humano, do tipo.... o algoritmo verificou que determinado jogador precisa ser vendido, então abre essa possibilidade e oloca a decisão nas mãos de uma diretoria que foi democraticamente eleita pelo DAO, não resolveria?

Sim, isso ajudaria. Mas não iria eliminar por completo a questão do dinheiro vir a falar mais alto.
Hoje, em muitos clubes a direção é democraticamente eleita, e mesmo assim acontece o que acontece.
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
Imagina que o DAO é programado para que quando um determinado jogador começa a ter um rendimento baixo, deva ser colocado a venda. Mas, existe muitas vezes vários fatores que pode ter levado a essa baixa de rendimento, fatores esses que só humanos é que pode entender. Fatores que podem ser de foro pessoal e seria muito chato o jogador ter de expor isso publicamente (para alem do treinador) de modo a que os titulares do DAO, alterarem e decisão.

Teria que analisar muito bem o smart-contract para saber quais são os detalhes, porém eu vejo pelo lado bom....
Hoje, tudo o que envolve esporte leva em consideração muito mais a questão financeira do que as habilidades de um jogador.
Quantas vezes não vemos valores absurdos serem pagos em um jogador apenas porque o dinheiro falou mais alto para os dirigentes, mesmo que para isso fosse preciso cortar um excelente jogador que trazia bons frutos para um time!?
Creio que o esporte precisa sim ter regras de compra/vendas mais baseadas em algoritmos de desempenho.
Porém a decisão final pode ficar sim para algo mais humano, do tipo.... o algoritmo verificou que determinado jogador precisa ser vendido, então abre essa possibilidade e oloca a decisão nas mãos de uma diretoria que foi democraticamente eleita pelo DAO, não resolveria?
legendary
Activity: 1316
Merit: 1430
joker acho que voce esta substimando um pouco o que é uma DAO ao supor que ela se parece mais com empresa que sempre vai querer fazer o que quer que seja considerando puramente o máximo economico sem considerar a humanidade e os humanos envolvidos no projeto. Uma DAO pode definir os aspectos que ela considera valido e aquilo que é valor pra ela. Uma DAO não é um grupo de robos e qualquer pessoa que participe de comunidades já sabe a importancia dos vinculos e dos lacos humanos nessa construcao.

Uma comunidade, assim como uma DAO é feita por similaridades, empatia, causas em comum e sentimento essencialmente humanos é o que mantem ela forte. Eu realmente nao vejo como tu citou.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
3- KrauseHouse: estão tentando comprar um time da NBA

Os outros dois, até podem fazer sentido, mas este terceiro pode tornar as coisas complicadas.

Imagina que o DAO é programado para que quando um determinado jogador começa a ter um rendimento baixo, deva ser colocado a venda. Mas, existe muitas vezes vários fatores que pode ter levado a essa baixa de rendimento, fatores esses que só humanos é que pode entender. Fatores que podem ser de foro pessoal e seria muito chato o jogador ter de expor isso publicamente (para alem do treinador) de modo a que os titulares do DAO, alterarem e decisão.

Acho que boa parte do problema da sociedade atual, é cada vez mais haver pouco relacionamento entre humanos e demonstração de qualidades cívicas. As pessoas passam cada vez mais tempo longe uma das outras, e isso só faz decair ainda mais a sociedade.

Não digo que as DAOs não funcionam, mas não devem vir a ser usadas para tudo. Porque infelizmente, para muitas empresas os seus empregados já são um mero numero, se colocares normas pré estabelecidas via DAOs, onde hoje ainda existe alguma consciência humana a tratar, deixara por completo de existir.

Olhando para o potencial das DAOs, vejo que mais facilmente iria ser usado para prejudicar as pessoas, em especial a classe baixa e media, do que para ajudar.
member
Activity: 111
Merit: 76
Para quem curte saber mais sobre DAOs, achei uma matéria que fala sobre 3 DAOs bem interessantes:

1- ConstitutionDAO: Tentou comprar uma cópia da Constituição Americana (arrecadou mais de 10.000 ETH em 6 dias).

2- CityDAO: Comprou cerca de 161.874 metros quadrados nos EUA e estão emitindo tokens de cidadania.

3- KrauseHouse: estão tentando comprar um time da NBA

Para saber mais, leiam a matéria: https://medium.com/@cryptobrazil66/leil%C3%A3o-de-c%C3%B3pias-da-constitui%C3%A7%C3%A3o-compras-de-terrenos-e-de-equipes-da-nba-c8978c4c35d8
legendary
Activity: 2478
Merit: 1113
There's no need to be upset
mais um vídeo bem legal sobre o assunto
dessa vez do Defiant

What is a DAO? The Defiant Guide

fala um pouco sobre como DAOs podem ser as empresas do futuro, além de formas de se envolver.

curiosamente muitos DAOs hj em dia tem muito capital e precisam de força de trabalho
prato cheio pros bounty hunters e pessoas criativas interessadas em contribuir.
legendary
Activity: 2478
Merit: 1113
There's no need to be upset
ouvi esse podcast essa semana e achei que vali a pena compartilhar aqui

How DAOs Will Change Everything | Kain Warwick, CoopahTroopah, Tracheopteryx

Pra quem se interessar vale escutar.

segue a descrição e menu:

Quote
DAOs are heating up. In 2021, the tools and infrastructure surrounding DAOs have taken off at an incredible pace. Digital organizations have the potential to fundamentally change the way we coordinate as a species.

We bring on DAO experts Kain Warwick, Cooper Turley, and Tracheopteryx to provide insights into this budding movement.

What is different about DAOs? Why are we excited about them?

Quote
Topics Covered:

0:00 Intro
4:00 Kain, Cooper, and Trach
6:32 Are DAOs Different?
10:55 Leadership in DAOs
16:32 Keys to a Successful DAO
23:08 Purpose and Values
29:13 Optimal DAO Size
36:20 The Goal of DAOs
41:00 Does Coin Voting Suck?
51:49 The DAO Lifestyle
57:21 Fluidity, Growth, and Community
1:04:07 The A in DAO
1:10:45 Slaying Moloch
1:15:11 How DAOs Change Lives
1:19:32 Closing & Disclaimers

Dá bastante alimento para as ideias, inclusive a possibilidade de DAOs serem uma forma melhor de articular capital e incentivos do que os governos atuais, com várias falhas
legendary
Activity: 2478
Merit: 1113
There's no need to be upset
  • Uma token ethereum é criada em 20 mintuos e não precisa saber nem falar inglês, muito menos conhecer de programação/criptografia. Realmente igualzinho o esforço do satoshi.

É mais rápido, barato e fácil criar um token na Waves, nem por isso ela tem mais scams que no Ethereum..

BCH vale 10 bilhões de dólares, existe algum scam desse tamanho no ETH?

bons pontos sabotag3x



acho que o ponto é lembrar que a tecnologia é livre e não tem um ideal específico.

assim como uma Faca que pode ser usada pra preparar um jantar maravilhoso ou para matar alguém.
ou um carro que transporta, mas também atropela.

Desde sempre escutei que crypto atrai o melhor e o pior das pessoas.

legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
  • Uma token ethereum é criada em 20 mintuos e não precisa saber nem falar inglês, muito menos conhecer de programação/criptografia. Realmente igualzinho o esforço do satoshi.

É mais rápido, barato e fácil criar um token na Waves, nem por isso ela tem mais scams que no Ethereum..

BCH vale 10 bilhões de dólares, existe algum scam desse tamanho no ETH?
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
Se eu fosse o dono dessas moedas, acharia divertido esse "jogo" de tentar mover as moedas de forma anonima.

Provavelmente passaria por 5 mixers, esperaria 6 meses entre transferencias, moveria para o ETH pela bridge da Ren, passaria pela Tornado.cash, mandaria para a BSC pela bridge da Nerve, passaria pela Swirl.cash, etc... perderia uns 20% em taxas, mas quero ver me achar. Grin

Na primeira movimentação de qualquer moeda minerada desses blocos o preço do BTC já cai 50% em menos de 1 hora...
Ao tentar usando o segundo mixer, por mais confiável que seja, é capaz de você levar um calote devido ao caos que tu causou no Bitcoin ainda no primeiro movimento...
Muito antes de 6 meses o ETH já derreteu junto com o Bitcoin, ou não, pode ter valorizado absurdamente também né Undecided !? Enfim, seus trilhões talvez valham alguns milhões ainda....
Swirl.cash? Eu não conheço, provavelmente vai estar morta a essas alturas também.

perderia uns 20% em taxas, mas quero ver me achar. Grin

Nessas alturas é bom mesmo que não te achem, senão o resultado seria trágico Roll Eyes
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
BTC é a mesma coisa, se seguir essa linha então Satoshi começou a imprimir dinheiro do nada

Cara, não da nem pra comparar Bitcoin com uma token né.


Mas vamos lá, por que o Bitcoin é diferente duma token eth:

  • Satoshi inventou a tecnologia, então ele não imprimiu dinheiro do nada. Ele foi desenvolveu algo que tem valor por ser uma nova tecnologia e que muitos tentavam fazer há décadas. Existia uma demanda por uma moeda criptografica, a prova disso é que foram lançadas muitas outras moedas antes do BTC que falharam.
  • Uma token ethereum é criada em 20 mintuos e não precisa saber nem falar inglês, muito menos conhecer de programação/criptografia. Realmente igualzinho o esforço do satoshi.
  • Ao criar o bitcoin você precisa também de toda uma infraestrutura de mineradores e nodes para validar. As tokens do ETH não precisam de nada disso, pois elas usam a infraestrutura pre existente da rede ethereum. Ou seja, cria dinheiro literalmente do nada, pq não precisa nem investir nada, diferente do bitcoin que necessita de diversos atores para funcionar (mineradores, desenvolvedores, nodes, usuários, etc)  
  • A criação do Bitcoin veio da necessidade de criar um dinheiro que tivesse limite na sua impressão, ele é limitado no seu código, uma clara reação ao abuso dos governos no uso das moedas fiats. Tanto o ETH quanto os tokens criados em 20minutos são todos ilimitados, não existe limitação de emissão nem de ETH nem de tokens.

Bem, certamente tem mais diferenças mas acho que já deu para entender que uma token não tem o mesmo valor do trabalho do satoshi.


Quote
, sem falar que quase todas moedas surgiram pois o BTC é código aberto e permite forks (algo totalmente scam-friendly, como você diz):
Nunca falei que código aberto facilita scams, acredito justamente no contrário.

Apesar de existirem golpes de forks do bitcoin, eles são muito menos do que os golpes na rede Ethereum, pq para fazer um golpe com um fork do bitcoin você tem que minerar no seu fork. Quantos golpistas estão dispostos a fazer isso?


Quote
BTC nesse sentido é tão scam-friendly quanto ETH.. O problema não são as ferramentas e sim como elas são usadas, como uma faca de cozinha que pode ajudar na sua refeição ou matar alguém.

Vai ver quantas ICO scam tem no ETH e compara com quantas tem rodando na rede do bitcoin, faz as contas e vê qual é mais scam friendly. rsrs
Lembrando que voce pode fazer sua token no bitcoin. USDT é uma token que roda no Bitcoin.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Essas moedas dos primeiros blocos estão associadas a ele, ele perderia o anonimato se as usasse para comprar algo, mandar para uma exchange, etc..
Se eu fosse o dono dessas moedas, acharia divertido esse "jogo" de tentar mover as moedas de forma anonima.

Provavelmente passaria por 5 mixers, esperaria 6 meses entre transferencias, moveria para o ETH pela bridge da Ren, passaria pela Tornado.cash, mandaria para a BSC pela bridge da Nerve, passaria pela Swirl.cash, etc... perderia uns 20% em taxas, mas quero ver me achar. Grin
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
hahahahah o fato do Satoshi não ter movido as BTCs dos blocos originais (não lembro o termo mas vc vai entender) já não legitima algo e prova que ele muito provavelmente não é um scammer?
o cara podia estar trilhardário hoje em dia, mas mantém as carteiras principais lá paradinhas... (supondo que esteja vivo / não seja o Hal)

Essas moedas dos primeiros blocos estão associadas a ele, ele perderia o anonimato se as usasse para comprar algo, mandar para uma exchange, etc..

Ele pode ter movido outras moedas e ninguém saber que eram dele.. Anonimato..

Ethereum permite que qualquer um imprima dinheiro a partir do nada, o que já é por si só uma parada para atrair golpistas.

Olha quantos ICO ai, todas com pessoas na frente: OMG, Bitcoinnect, todas essas defi scam que vemos por ai. Grande parte desses projetos os donos por trás nem são anonimos. Dao golpes com a cara aberta mesmo, e a plataforma do ethereum facilita isso.

Eu vejo muito mais scams ligadas a altcoins do que ligadas ao BTC.

Eles imprimem tokens, quem dá preço a esses tokens são as pessoas..

BTC é a mesma coisa, se seguir essa linha então Satoshi começou a imprimir dinheiro do nada, sem falar que quase todas moedas surgiram pois o BTC é código aberto e permite forks (algo totalmente scam-friendly, como você diz):


Fonte: https://unhashed.com/bitcoin-cryptocurrency-forks-list/


BTC nesse sentido é tão scam-friendly quanto ETH.. O problema não são as ferramentas e sim como elas são usadas, como uma faca de cozinha que pode ajudar na sua refeição ou matar alguém.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
hahahahah o fato do Satoshi não ter movido as BTCs dos blocos originais (não lembro o termo mas vc vai entender) já não legitima algo e prova que ele muito provavelmente não é um scammer?
o cara podia estar trilhardário hoje em dia, mas mantém as carteiras principais lá paradinhas... (supondo que esteja vivo / não seja o Hal)

O Satoshi pode realmente ser trilhardário, porque ele alem daqueles endereços pode ter outros, que foram minados no inicio. Lembro quem em 2010/2011, qualquer um podia minar com qualquer PC e faria facilmente um bom numero BTC por semana.

Agora a vantagem do anonimato é essa mesmo. Poder continuar a fazer a sua vida, sem ninguém o chatear.


Por outro lado, concordo com o @bitmover. O Ethereum é scam friendly do que o Bitcoin.
Até porque não é o anonimato que limita os bandidos. Os maiores ladrões são bem conhecidos.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
esse é um reducionismo um pouco preguiçoso sabota.
Satoshi ta aí pra provar.

Exato, quem é Satoshi? Um mega-traficante que criou um sistema de pagamentos pseudoanônimo para não conseguir ser descoberto? Um agente da CIA? Padre Quevedo?

Satoshi pode ser qualquer pessoa no mundo, desde o mais inocente até o mais bandido de todos.


Quando me referi ao Etehreum ser scam-friendly nao tem nada a ver com anonimato.

Independente da vida por trás da pessoa do Satoshi, enquanto Satoshi ele foi super honesto.

Criou um produto da forma mais honesta possivel. Nao fez ICO, nao fez pre mining, nao fez nada disso. Fez sem nem saber se daria retorno ou nao.


Por outro lado, Ethereum é scam friendly e os scammers mais conhecidos nem são anonimos.

Ethereum permite que qualquer um imprima dinheiro a partir do nada, o que já é por si só uma parada para atrair golpistas.

Olha quantos ICO ai, todas com pessoas na frente: OMG, Bitcoinnect, todas essas defi scam que vemos por ai. Grande parte desses projetos os donos por trás nem são anonimos. Dao golpes com a cara aberta mesmo, e a plataforma do ethereum facilita isso.

Eu vejo muito mais scams ligadas a altcoins do que ligadas ao BTC.
legendary
Activity: 2478
Merit: 1113
There's no need to be upset
esse é um reducionismo um pouco preguiçoso sabota.
Satoshi ta aí pra provar.

Exato, quem é Satoshi? Um mega-traficante que criou um sistema de pagamentos pseudoanônimo para não conseguir ser descoberto? Um agente da CIA? Padre Quevedo?

Satoshi pode ser qualquer pessoa no mundo, desde o mais inocente até o mais bandido de todos.

hahahahah o fato do Satoshi não ter movido as BTCs dos blocos originais (não lembro o termo mas vc vai entender) já não legitima algo e prova que ele muito provavelmente não é um scammer?
o cara podia estar trilhardário hoje em dia, mas mantém as carteiras principais lá paradinhas... (supondo que esteja vivo / não seja o Hal)

something something novo território de liberdade something something goku morreu por nós something something

obviamente o anonimato pode facilitar scams e a gente vê isso todo dia em crypto (alô rekt.news) mas isso não muda o fato de que temos pessoas éticas e íntegras que preferem se manter anônimas por diversas razões e podem operar organizações e criar tecnologias que funcionam por um longo tempo (BTC, diversos DAOs e diversos projetos de altcoins e NFTs, etc...)

por outro lado, o fato de não ser anônimo também nem sempre impede as pessoas de fazer merda, nosso presidente tá aí pra provar isso.
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
esse é um reducionismo um pouco preguiçoso sabota.
Satoshi ta aí pra provar.

Exato, quem é Satoshi? Um mega-traficante que criou um sistema de pagamentos pseudoanônimo para não conseguir ser descoberto? Um agente da CIA? Padre Quevedo?

Satoshi pode ser qualquer pessoa no mundo, desde o mais inocente até o mais bandido de todos.
legendary
Activity: 2478
Merit: 1113
There's no need to be upset
Alegadamente todas as associações devem apresentar regularmente um relatório de contas. Pelo menos em Portugal é comum essa situação.
Mas, isso não quer dizer que a informação seja suficientemente clara sobre todo o valor recebido-gasto.
Sim, todos devem declarar os processos de acordo com a lei, mas eu estou falando de nós dois, participantes comuns de uma organização ou caridade. Você consegue ver a trilha do dinheiro quando quiser ou tem que depender de um regulador abrindo as contas e vendo o que tem de errado?

imagina a burocracia de fazer uma associação no sistema atual e decidir investir juntos em projetos, e como isso se torna simples com crypto
tem DAOs que movimentam centenas de dólares, outros movimentam milhões

compare reconhecer firma em cartório ao assinar um documento, ou simplesmente clicar em sign com um certificado digital pelo adobe

a transição para a era digital será bem interessante



@bitmover
sobre o vídeo dos diários do ópio
não indiquei uma parte específica pq o vídeo inteiro é bom e são só 14 minutos
não acho que ninguém aqui vai se arrepender de assistir... mas tudo bem hahaha



@joker_josue
vc viu o que aconteceu com o NFT lançado pelo Snowden?
tem coisas que dá pra fazer juntos e não dá pra fazer sozinho (ou são simplesmente piores quando sozinho Wink )



Vamos ver para onde vai evoluir esse meio, mas tenho tido cada vez menos interesse no Eth, justamente por conta desses esquema que são muito scam-friendly.
Tudo em crypto é relativamente scam-friendly. É o preço a se pagar pela liberdade incondicional.

Anonimato = scam-friendly..

Se já dão golpe com nome completo, imagina se ninguém souber quem você é..

esse é um reducionismo um pouco preguiçoso sabota.
Satoshi ta aí pra provar.



bem interessante @Disruptivas
acho que o pessoal de Malta e da Suiça agora vai se coçar pra não perder esse posto de "principal jurisdição de blockchain do mundo" hahaha

fiquei curioso pela última frase, vc já teve a necessidade de fazer essa ponte DAO - sistema tradicional, ou foi outra coisa?
se não quiser expor aqui sem problemas, claro

Pages:
Jump to: