Pages:
Author

Topic: Você já ouviu falar de Organizações Autônomas Descentralizadas? DAOs - o tópico - page 4. (Read 475 times)

legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
Um exemplo bem básico de uma DAO rodando em um contrato de Ethereum.. todo mundo deposita a grana ali e então qualquer membro pode sugerir onde utilizar tal dinheiro, então tal ideia é votada por eles (quanto mais dinheiro você colocou ali, maior o peso do seu voto)..

Caso um ou mais quiserem sair (por não concordar com uma ideia), e splittar a DAO em 2, podem fazer..

Ah, entendi, o conceito é bem abstrato e abrangente, porém a implementação disso é bem simples e muita gente já deve utilizar isso sem saber necessariamente que isso tem um nome (DAO).

Assim como no DEFi que tivemos lá a UniSwap, por exemplo, que foi uma das que começou a difundir a ideia... existe alguma plataforma pioneira ou que tem se destacado nesse conceito de DAOs?
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
Como que três ou mais pessoas investem em projetos em comum de forma descentralizada e segura? Utilizam algum software para isso?

Me desculpe, mas a ideia ficou bem abstrata aqui pra mim, ou é que sou lento mesmo para entender.

Um exemplo bem básico de uma DAO rodando em um contrato de Ethereum.. todo mundo deposita a grana ali e então qualquer membro pode sugerir onde utilizar tal dinheiro, então tal ideia é votada por eles (quanto mais dinheiro você colocou ali, maior o peso do seu voto)..

Caso um ou mais quiserem sair (por não concordar com uma ideia), e splittar a DAO em 2, podem fazer..
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
O único DAO que conheço é o "Data Access Object" da época da faculdade, que apesar de ser muito importante para qualquer desenvolvimento eu nunca gostei.
Mas deixando o off-topic de lado, me ficou a dúvida de como funciona a implementação desses DAOs na prática.
Como que três ou mais pessoas investem em projetos em comum de forma descentralizada e segura? Utilizam algum software para isso?

Me desculpe, mas a ideia ficou bem abstrata aqui pra mim, ou é que sou lento mesmo para entender.
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
DAO é tipo energia nuclear.. Todo mundo tem medo por conta do que aconteceu no passado..

Aos poucos está voltando a aparecer nas discussões.. Para mim é inviável um futuro sem DAOs..
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
Salve bitcointalkianos
seguindo a linha do post: Você já ouviu falar de Finanças Descentralizadas? [DeFi] e inspirado pelos Diários de Hópio que postei aqui e não teve nenhum comentário...

inaguro um novo tópico sobre um assunto interessantíssimo:

DAOs - Organizações Autônomas Descentralizadas (pessoalmente gosto ainda mais do termo "Entidades" ao invés de "Organizações" mas me mantive fiel à tradução).

Esse artigo do Coopahtroopa me inspirou a iniciar esse tópico então se ainda não leu vale conferir:
DAO Landscape publicado em 24 de Junho de 2021 no Mirror

veja: https://images.mirror-media.xyz/publication-images/5d496d8a-8119-4a79-ad40-fe6a754903b5.jpeg

Mas afinal o que é um DAO?

Um grupo de 5 ou 10 pessoas no telegram que controlam 1 ETH e investem em causas comuns pode ser um DAO.

Um protocolo bilionário de exchange que usa o snapshotlabs como ferramenta de governança também.

O Coopa descreve no artigo dele algumas categorias para DAOs:
- DAOs de sistemas operacionais (DAO Operating Systems)
- DAOs que distribuem gratificações (Grants DAOs) - provável que o mais famoso seja o gitcoin.
- DAOs Protocolo (Protocol DAOs)
- DAOs de Investimento (Investment DAOs)
- DAOs de Serviço (Service DAOs)
- DAOs sociais (Social DAOs)
- DAOs de colecionadores (Collector DAOs)
- DAOs de mídia (Media DAOs) - o primeiro que me vem em mente é o rekt.news que sempre menciono aqui mas não sei se daria para categorizar como DAO

Esse assunto deve entrar cada vez mais em voga conforme DAOs se tornarem mais poderosos que empresas conhecidas e gerenciarem um tesouro maior que elas também.

e aí? Já tinha ouvido falar de DAOs antes? Ou até utilizado/feito parte de algum?

conta ae!
Pages:
Jump to: