Pages:
Author

Topic: [2020] Lista de Palavras em Português para o BIP-0039 - page 2. (Read 3813 times)

legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
Eu achei essa lista da Electrum,  de 2014, escrito Monero Project. Deve ser só de monero?
Ela realmente usa (ou usava no passado) essa lista: https://github.com/monero-project/monero/blob/master/src/mnemonics/portuguese.h
Já mencionei anteriormente (aqui) que essa lista é ridícula, um absurdo. Espero que não estejam mais utilizando ela... preciso testar para ver.

Creio que seja por motivos assim que muitas wallets aceitam apenas a seed em inglês.
Mas no caso da lista Portugues e outras que foram aceitas no BIP do Bitcoin, não vejo problema de serem adicionadas. Creio que seja um pouco de preconceito mesmo a não adoção delas.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Eu achei essa lista da Electrum,  de 2014, escrito Monero Project. Deve ser só de monero?
Ela realmente usa (ou usava no passado) essa lista: https://github.com/monero-project/monero/blob/master/src/mnemonics/portuguese.h

Pelo que eu vi, a Electrum parece ter utilizado[1] a lista para seeds BIP39. Não sei se apenas para gerar uma ou também dar suporte caso alguém queira utilizar uma seed bip39 do idioma (e.g para checksum ou auto-complete).

Era possível, por exemplo, rodar um make_seed(128, 'pt') e gerar uma seed utilizando a lista. Hoje em dia só se pode utilizar o idioma 'en' (inglês), pois a lista portuguese.txt não está mais incluída nos arquivos. Mas você mesmo pode baixar a lista do repo ou criar uma própria, a colocando no diretório /electrum/wordlists com o nome portuguese.txt.

[1] https://github.com/spesmilo/electrum/blob/567130f4a37e55769b1b8f8f22348b25affa230b/electrum/mnemonic.py#L154
legendary
Merit: 6089
bitcoindata.science
Eu dei uma olhada bem por cima em outras moedas e vi que elas usam as listas do BIP39.. O processo é o mesmo..

Não sei se tem alguma moeda que tenha sua própria lista de palavras..

Eu achei essa lista da Electrum,  de 2014, escrito Monero Project. Deve ser só de monero?
I made a simple search and found that:
https://github.com/spesmilo/electrum/blob/master/electrum/wordlist/portuguese.txt

I didn't know that it existed either. This is so crazy.

Tem 1600 e poucas palavras.
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
Seria muuito legal, mas creio que a demanda nesses dois países não justifique os custos envolvidos para fabricação desses edições peciais... diferente das duas versões que você citou acima que devem ter se esgotado em poucas horas.

Ainda assim, creio que não seja nada difícil eles adicionarem outros dicionários, o problema talvéz seja a questão de compatibilidade com as diversas coins que essas wallets suportam. Mas aí, vais dos desenvolvedores "dizerem em código" quais dicionários eles suportam.

Eu dei uma olhada bem por cima em outras moedas e vi que elas usam as listas do BIP39.. O processo é o mesmo..

Não sei se tem alguma moeda que tenha sua própria lista de palavras..
legendary
☢️ alegotardo™️
Já pensou uma edição limitada de uma Ledger, verde e amarela? Com o uso da lista de palavras em português? (e uma verde e vermelha, para nossos amigos tugas)

Tem umas edições especiais como do Pizza Day[1] e To The Moon[2]

[1] https://www.ledger.com/bitcoin-pizza-day-ledger-nano-s-limited-edition
[2] https://www.ledger.com/ledger-nano-x-to-the-moon-limited-edition

Seria muuito legal, mas creio que a demanda nesses dois países não justifique os custos envolvidos para fabricação desses edições peciais... diferente das duas versões que você citou acima que devem ter se esgotado em poucas horas.

Ainda assim, creio que não seja nada difícil eles adicionarem outros dicionários, o problema talvéz seja a questão de compatibilidade com as diversas coins que essas wallets suportam. Mas aí, vais dos desenvolvedores "dizerem em código" quais dicionários eles suportam.
legendary
No caso hardware-wallets esse empurrãozinho poderia ser feito pelas lojas oficiais que revendem o produto aqui no Brasil, afinal o suporte à palavras no idioma local poderia ser um incentivo extra, e até mesmo um diferencial em cima dos concorrentes.

Pelo que estive vendo, a KriptoBR voltou à ser revendedora oficial da Ledger no Brasil, além da Trezor.

Será que vale a pena comentar isso com eles? Não tenho certeza, mas acho que o Rodolfo ainda é o CEO, certo? alguém tem um contato mais próximo que não seja somente o formulário de contato?

Já pensou uma edição limitada de uma Ledger, verde e amarela? Com o uso da lista de palavras em português? (e uma verde e vermelha, para nossos amigos tugas)

Tem umas edições especiais como do Pizza Day[1] e To The Moon[2]

[1] https://www.ledger.com/bitcoin-pizza-day-ledger-nano-s-limited-edition
[2] https://www.ledger.com/ledger-nano-x-to-the-moon-limited-edition

Sobre a sua pergunta, não faço ideia Cheesy
legendary
☢️ alegotardo™️
Falando nisso, até agora não encontrei nenhuma carteira que aceite diretamente dicionários de outras línguas fora o inglês, parece que a missão está apenas começando..
No caso hardware-wallets esse empurrãozinho poderia ser feito pelas lojas oficiais que revendem o produto aqui no Brasil, afinal o suporte à palavras no idioma local poderia ser um incentivo extra, e até mesmo um diferencial em cima dos concorrentes.

Pelo que estive vendo, a KriptoBR voltou à ser revendedora oficial da Ledger no Brasil, além da Trezor.

Será que vale a pena comentar isso com eles? Não tenho certeza, mas acho que o Rodolfo ainda é o CEO, certo? alguém tem um contato mais próximo que não seja somente o formulário de contato?
legendary
como faz pra criar uma carteira com a lista em portugues?
Por enquanto, acho que só manualmente (escolhendo as palavras, o que é uma péssima ideia Tongue) ou pelo fork do Iancoleman's BIP39 converter que o @sabotag3x fez e postou ali encima: https://github.com/sabotag3x/bip39-master

Para usar ela diretamente nas carteiras, os devs precisariam incluir a lista no código.

Dá para criar ali e depois importar na Electrum, por exemplo.. Basta clicar em Options e depois marcar Extend this seed with custom words e BIP39 seed, na verdade com essa opção dá para criar uma seed com quaisquer palavras, apesar de não ser recomendado..

Falando nisso, até agora não encontrei nenhuma carteira que aceite diretamente dicionários de outras línguas fora o inglês, parece que a missão está apenas começando..
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Por enquanto, acho que só manualmente (escolhendo as palavras, o que é uma péssima ideia Tongue) ou pelo fork do Iancoleman's BIP39 converter que o @sabotag3x fez e postou ali encima: https://github.com/sabotag3x/bip39-master

Para usar ela diretamente nas carteiras, os devs precisariam incluir a lista no código.
member
Activity: 109
Merit: 15
show de bola Shocked Shocked

legendary
☢️ alegotardo™️
sabotag3x, bitmover e alegotardo,  pronto!

Adicionei explicitamente o nome dos sete que constam no Github e um ''entre outros'' para que todos os representantes se sintam contemplados  Kiss  Kiss  Kiss

Aehhhhh, salvou meu dia... vou até adicionar de volta o Cointelegraph nos meus favoritos Cheesy
legendary
Activity: 1564
Merit: 1027
@sabotag3x, o meu comentário era apenas uma pequena ironia relativa a esta frase:

"O pull request foi feito pelo usuário Sabotag3x e contou com a ajuda da comunidade do BitcoinTalk da aba brasileira."

Qualquer decisão que tomem relativa aos créditos, está óptima para mim.
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568
sabotag3x, bitmover e alegotardo,  pronto!

Adicionei explicitamente o nome dos sete que constam no Github e um ''entre outros'' para que todos os representantes se sintam contemplados  Kiss  Kiss  Kiss

legendary
Eu não li o debate inteiro e não olhei cada contribuição no github, então não sei exatamente se houve alguém que ''liderou'' a questão mais. Mas se houver alguma questão/pessoa muuito importante, ai vocês me dizem.

Foi um trabalho coletivo, eu e o @alegotardo focamos na parte manual, o @bitmover rodou uns scripts, @TryNinja salvou nós com o Git pois não sabíamos mexer, @Trimegistus retirou as palavras que não são usadas em Portugal, além disso trabalhamos em cima da lista anterior feita pelo brenorb que trabalhou em cima da primeira lista, do kuthullu.. O @livecoins também tentou ajudar porém as palavras que ele adicionou não foram merged na nossa.. (a pior parte foi ter que mexer com o Git, ninguém sabia os macetes Cheesy)

Nos ajudamos bastante.. sem uma dessas peças não teríamos conseguido fazer uma lista tão boa.. que foi o motivo de ser aprovada (há 3 anos não aprovavam nenhuma lista)

Acho que é melhor não mencionar ninguém ou mencionar todos tb...

Concordo.
legendary
Merit: 6089
bitcoindata.science

alegotardo, é muita gente pra adicionar o nome de todos, então mudei a frase e adicionei o link da lista onde consta o nome de todos.

Eu não li o debate inteiro e não olhei cada contribuição no github, então não sei exatamente se houve alguém que ''liderou'' a questão mais. Mas se houver alguma questão/pessoa muuito importante, ai vocês me dizem.

Mas eu precisei colocar o nome do @Sabotag3x pra fazer a piadinha  Grin Grin Grin

Acho que é melhor não mencionar ninguém ou mencionar todos tb...
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568

alegotardo, é muita gente pra adicionar o nome de todos, então mudei a frase e adicionei o link da lista onde consta o nome de todos.

Mas eu precisei colocar o nome do @Sabotag3x pra fazer a piadinha  Grin Grin Grin

legendary

Muito bom, o texto ficou bem redigido, como sempre.... uma excelente introdução sobre o conceito do BIP39.
Parabéns! Wink

Eu só não gostei dessa parte aqu:
O pull request foi feito pelo usuário Sabotag3x e contou com a ajuda da comunidade do BitcoinTalk da aba brasileira.
Pra quem não acompanhou essa missão desde o início, seria bom dar uma olhada nas 13 páginas do tópico aqui para ver que não foi bem @Sabotag3x + comunidade.

Seria legal dar créditos a todos @Disruptivas, ali no pull request tem alguns nomes: https://github.com/bitcoin/bips/pull/998/commits/d353c54154bac64a88eb18cf2d47d15ead083de4

(mesmo ali está incompleta, teve gente que ajudou nos PRs antigos, etc. e não foi citada.. por exemplo)

Se souberem de mais sites que geram carteiras, me avisem que eu vou atrás de adicionar a nossa lista portuguesa.

A electrum até tem uma lista em portugues
https://github.com/spesmilo/electrum/blob/master/electrum/wordlist/portuguese.txt

Parece que foi feita para Monero (?) mas de qualquer forma tem poucas palavras, 1600 e poucas.

De repente da pra tentar adicionar lá tb.

A Electrum implementou as chaves mnemônicas antes do BIP-0039, se não me engano.. Embora a lista de palavras em inglês seja igual a do BIP39 atualmente, a versão antiga não era (tal como a lista de palavras portuguesas é hoje).. Acredito que começaram a usar a lista inglesa do 39 após a versão 2.0..

Enfim, Electrum é bem caótica.
legendary
☢️ alegotardo™️
E já agora, seria cordial referir que pelo menos um  tuga se deu ao trabalho de rever as listas mais que uma vez  Grin

Cara, quando a gente já tinha a lista pronta você chegou e ferrou com tudo.
Tivemos que refazer um monte de coisa e procurar mais palavras de dicionários que já tínhamos revirado várias vezes, você só atrapalhou Tongue

Brincadeiras à parte, sua participação foi fundamental para que tivéssemos uma lista de palavras em PORTUGUÊS e não apenas BRASILEIRA.
A comunidade, principalmente portuga, deve muito agradecimento e reconhecimento à você.
legendary
Activity: 1564
Merit: 1027
E já agora, seria cordial referir que pelo menos um  tuga se deu ao trabalho de rever as listas mais que uma vez  Grin
legendary
☢️ alegotardo™️
agora só falta ver um matéria legal sobre esse feito nos principais sites criptos do Brasil.

Feito senhores, até fiz uma brincadeira com o mano @sabotag3x ,  não foi possível resistir a zoeira didática hahahahaha

Matéria no Cointelegraph: Português é adicionado ao BIP-0039 e as carteiras de Bitcoin agora podem criar seed no idioma

Muito bom, o texto ficou bem redigido, como sempre.... uma excelente introdução sobre o conceito do BIP39.
Parabéns! Wink

Eu só não gostei dessa parte aqu:
O pull request foi feito pelo usuário Sabotag3x e contou com a ajuda da comunidade do BitcoinTalk da aba brasileira.
Pra quem não acompanhou essa missão desde o início, seria bom dar uma olhada nas 13 páginas do tópico aqui para ver que não foi bem @Sabotag3x + comunidade.
Pages:
Jump to: