Pages:
Author

Topic: Coisas que (quase) ninguém entendeu sobre NFTs, ainda. - page 5. (Read 1050 times)

legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Malta, vocês estão a mistura duas coisas que são diferentes, mas com uma base similar.


O primeiro erro é comparar o Bitcoin a uma moeda fiat.
Este é o ponto:
Sai dessa, quem compra BTC para lucrar? 1 BTC = 1 BTC. Cool

Existe mil um motivos para explicar porque é que o Bitcoin valorizou.
Mas, na essência a ideia é, e será sempre, um 1 BTC = 1 BTC. Assim que o Bitcoin virar um moeda circular entre as pessoas, essa ideia de cambio deixa de fazer sentido. Hoje faz, porque muitas pessoas já perceberam que mais cedo ou mais tarde, o Bitcoin pode ser a futura moeda comercial, logo quem entrar mais cedo consegue ter mais nessa altura.

Imaginem, se tivesse num país em que o dinheiro circular era Bitcoin, e não fosse possível cambiar para outra moeda, vocês iam dizer que 0.02btc por um pão era caro? Ia depender de quanto BTC ganhavam.

O que vale mais o EUR ou o DOLAR? Depende do ponto de vista. 1 EURO em Portugal é igual na Espanha, França, Itália, Alemanha, etc... Mas se eu for para os EUA, 1 EURO vale mais que 1 DOLAR. Assim, na Europa o que vai dizer-me se um produto a 1 EUR é mais caro num país ou noutro? Vai depender de quantos EUROS eu ganho. Em Portugal onde o ordenado mínimo é 665€ em Espanha é de 950€, para quem é mais caro comprar uma coca-cola por 1€ (se o preço for igual nos dois países - que é)?

Resumindo, o Bitcoin apesar de neste momento ser um ativo de investimento, na realidade é uma "moeda de troca". Foi desenvolvido nessa base.



O segundo erro é comprar um jogo a um investimento.
Comprar e vender coisas relacionadas com jogos já existe a muito tempo. E já foram mencionados vários exemplos. Mas normalmente não era P2P, era P2B. Mesmo assim, em muitos jogos é possível fazer mods/skins que podem ser vendidos P2P, com as respetivas comissões das plataformas. Julgo que isso também já foi falado. Existe malta a viver disso.

O ponto aqui é: o AXS é a mesma coisa que o Simoleon (a moeda virtual dos jogos SimCity e The Sims)
A diferença? É que divido a tecnologia usada, o AXS pode ser trocada por dinheiro real ou por Bitcoin.

Mesmo assim, não se pode comparar o AXS ao BTC. E porque?
AXS foi desenvolvido para o comercio do jogo, com a vertente de incentivo de cambio. Na sua base, não foi feito para trocas comerciais (mesmo que os criadores tenham pensado nisso).

Se entretanto surgirem projetos onde se possa passar a usar o AXS como uma "moeda de troca" para produtos fora do jogo, o cenário altera-se.
Por sua vez, os criadores do jogo, tem de criar mecanismos que permitam manter o projeto "vivo" quando deixar de entrar novos players. Como em todos os jogos existe um target, que quando se atinge tem de se criar outros incentivos para alimentar o projeto.

É o que acontece com os jogos como FIFA ou como The Sims. No caso do FIFA, a EA tem de criar versões novas todos os anos, para conseguir que os jogadores voltem a comprar o jogo. E no caso dos The Sims, a EA tem de ir criando expansões para continuar a obter dinheiro com os jogadores.

No caso Axie, tem de ir pelo o mesmo caminho, porque se não chega-se a um ponto em que aquilo simplesmente fica estagnado.

Agora, o problema não gastar 1000$ para fazer uma equipa no Axie. Acreditem, malta que é fã do Counter-Strike, gasta mais que isso (https://steamcommunity.com/market/search?appid=730#p1_price_desc). A pergunta é se um fã de CS compra os produtos com o objetivo de ter retorno, ou para a sua satisfação ao jogar? Alguns até podem fazer isso para obter retorno, mas a maioria é simplesmente pelo o prazer de jogar com aquele item.

Por isso o problema aqui é gastar esse dinheiro com a perspetiva de ter retorno. Isso é um erro, mas cada um tem de assumir os seus riscos ou erros.

A única recomendação que eu faço a este respeito é simples: nunca investa, em nada, mais dinheiro do que aquele que esta disposto a perder!



Terceiro erro é achar que tudo não se baseia em oferta e procura.
Se estivermos no deserto, sem agua, e com 1BTC no "bolso". Se alguém aparecer e oferecer 5 litros de agua, por 1BTC. Quem é que vai dizer que não?

O valor das coisas, seja dinheiro, bens, comida, etc... vai sempre depender da oferta e da procura. Pouca procura e muito oferta, desvaloriza. Muita procura e pouca oferta, valoriza.

A diferença é que existe mercados mais estáveis que outros. E é isso que a pessoa tem de estar atenta.

Por isso a recomendação é simples: gaste dinheiro primeiro nas coisas que precisa para o seu dia a dia, e depois logo se vê o que sobra para extras.


Infelizmente, não se ensina nas escolas (na maioria dos casos), gestão financeira pessoal. Isso é que é pena, porque quanto melhor a pessoa souber gerir as suas finanças, menos problemas poderá ter no futuro.

Por isso malta, não gastem dinheiro que não podem gastar. E lembrem-se não há dinheiro grátis.
Até para se ganhar dinheiro no Axie, gasta-se tempo e pode-se perder amigos. E é impossível recuperar/comprar tempo gasto.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
Nossa, esse tópico está bem animado. Realmente, no começo o Bitcoin foi criado como moeda virtual p2p. Com o passar do tempo e com a valorização e desvalorização deixou de ser. Ao meu ver, o bitcoin começou a mudar sua característica depois que começaram a entrar o pessoal do mercado financeiro. Daí tudo mudou de figura. No meu caso continuo aqui simplesmente pela tecnologia.  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
Agora vamos tentar precificar Axie. A comparação natural é com WoW, como o proprio sabotag3x fez:

Quanto vale uma skin  de um game que não está estabelecido?
Vamos ver quanto vale a skin mais cara de Wow, um jogo que tem 20 anos de vida:

https://us.shop.battle.net/en-us/family/world-of-warcraft

A montaria mais cara ali vale 89 reais. Voces estão pagando 100 vezes isso, num jogo que não está tão bem estabelecido.

E isso que WoW deve ser um dos jogos mais jogados da historia. Dos mais lucrativos tambem. Eles contratam os melhores designers do mundo para fazer essas skins.

Essa montaria do WoW não tem escassez e quem define o preço é a Blizzard..

A Axie fez parecido no começo (em relação a segunda parte), vendia baús com Axies até eles se esgotarem, a partir dali foi livre mercado sem ter uma entidade imprimindo "montaria/bichinhos" à vontade..

Quantas montarias há no WoW? Quantos axies há no Axie? Essa é a diferença entre custar 89 e 2000 reais.. Deve ter umas montarias raras no WoW que valem o mesmo montante pelo mesmo motivo.

É igual comparar BRL e BTC: impressão de mais dinheiro sem limite vs impressão controlada..


Comentei no tópico da Axie sobre o breeding ser incentivado para, naturalmente, baixar o preço dos Axies e mais pessoas jogarem.. O pessoal que comprou 3-4 axies pode fazer breeding e continuar fazendo com os filhotes até juntar "20 axies", vender os 16 e ficar com os 4 primeiros.. Apesar disso baixar o preço desses 4 axies iniciais por conta do nível de breeding e mais axies/oferta no mercado, o cara lucraria com os 16 outros, e o SLP (usado para o breeding) aumentaria de preço já que há uma demanda, incentivando a compra de Axies no mercado pois jogar estaria dando dinheiro.. Ou as pessoas podem focar em farmar SLP e não breedar (aumentando o preço dos Axies e diminuindo o preço do SLP).. Como nem todos seguem o mesmo padrão, vai ter um pouco de tudo..

A economia do jogo é bem feita.. E os bichinhos não são feios Roll Eyes
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Voce falou, quando isse que Axie é a mesma coisa e ainda melhor que BTC
Calma lá, amigo.

O "é a mesma coisa" foi em resposta a essa sua fala:

O problema todo é exatamente essa frase e o pensamento por trás dela.

"vai dar lucro?" não, porém da pra jogar"

O jogo foi feito pra jogar, e não pra dar lucro kkkk isso invalida simplesmente tudo o que voce disse antes.

O paralelo feito foi em relação ao sentido teoria-realidade de cada um. Bitcoin foi criado para ser moeda e virou especulação. Axie foi criado para ser um jogo e virou especulação/investimento.

Tem nada a ver com falar que Axie é mais reserva de valor que o BTC. Huh



Você está tentando dizer que o bitcoin é a mesma coisa de uma skin de game. Utilidade zero, pura especulação...?
Ainda diria que as skins tem mais utilidade, por que pelo menos são bonitas (é muito legal a animação das facas no CS). Cheesy

Onde você menciona o Axie, bota BTC.
Onde você menciona BTC, bota o Axie.

É a mesma coisa... Cheesy

Já esse aqui foi em sentido a utilidade. BTC serve como entradas de números em um excel descentralizado, que são compradas e vendidas por especulação. Já as skins tem visual, animação, skills, mudam totalmente o jogo, etc...

Também não tem nada a ver com falar que Axie é mais reserva de valor que o BTC.



Sinceramente... Voces acham mesmo que está tudo bem de sair comprando axies por dezenas de milhares de reais pra revender depois. Voces não conseguem imaginar um motivo pq não pararia de subir o preço? kk Que isso poderia dar errado?
Absolutamente ninguém falou isso. Mas eu te faço a mesma pergunta, só que com o BTC.

Voces estao falando isso, quando o camarada ai em cima disse que comprou por 7mil para revender no futuro , eu alertei dos riscos e voces saíram defendendo essa atitudade dizendo que é Axie é a mesma coisa que BTC....
De novo, para de colocar palavras em nossos teclados.

1. Você chegou falando que "o cryptokitties foi assim e hoje não vale nada"
2. O sabota falou que isso não significa nada, afinal, disseram a mesma coisa do BTC (devido aos seus antecessores que falharam).

A critica é sobre jogar tudo no mesmo balde assim como você fez com o DeFi. Dessa vez foi falar que vai dar errado por que o anterior também falhou.

Cita ai onde alguém falou que os axies vão subir para sempre, ou que não tem como perder dinheiro. Huh

Diferente de voces que estão dizendo que Axie >= BTC,
Pelo amor, cara. A questão do Axie > BTC é um PARALELO, um jogo de pensamento que foca na sua crítica. Não é literal.

A: "Axie não funciona por que é especulação"
B: "Mas o BTC também é especulação, quer dizer que ele também não funciona? Ao menos o Axie é divertido"
A: "ENTÃO QUER DIZER QUE O AXIE É MELHOR DO QUE O BITCOIN COMO RESERVA DE VALOR??"

Olha para onde essa discussão vai. Vou é dormir... Cheesy
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
É uma reserva de valor. Com os governos no mundo inteiro injetando dinheiro na economia, existe um risco real de ter uma escalada na inflacao global (isso ainda nao ocorreu, pq como falei em outro topioc, injecao monetaria nao é igual inflacao, mas pode gerar inflacao). O BTC, assim como o ouro, são saídas reais desse problema, e são descorrelacionados a esse problema. E não, o AXIE não é uma alternativa para esse cenário.
Ninguém falou que o Axie é reserva de valor. Grin

Voce falou, quando isse que Axie é a mesma coisa e ainda melhor que BTC

Você está tentando dizer que o bitcoin é a mesma coisa de uma skin de game. Utilidade zero, pura especulação...?
Ainda diria que as skins tem mais utilidade, por que pelo menos são bonitas (é muito legal a animação das facas no CS). Cheesy

Onde você menciona o Axie, bota BTC.
Onde você menciona BTC, bota o Axie.

É a mesma coisa... Cheesy



Sinceramente... Voces acham mesmo que está tudo bem de sair comprando axies por dezenas de milhares de reais pra revender depois. Voces não conseguem imaginar um motivo pq não pararia de subir o preço? kk Que isso poderia dar errado?
Absolutamente ninguém falou isso. Mas eu te faço a mesma pergunta, só que com o BTC.

Voces estao falando isso, quando o camarada ai em cima disse que comprou por 7mil para revender no futuro , eu alertei dos riscos e voces saíram defendendo essa atitudade dizendo que é Axie é a mesma coisa que BTC....

Mas eu te faço a mesma pergunta, só que com o BTC.

Sobre comprar BTC agora na perspectiva de valorizar no futuro, acho super válido Smiley

Vou expor uns motivos porque eu acho que o BTC tem mais potencial do que Axie:

BTC já é uma reserva de valor razoavelmente consolidada, e não sou eu que estou falando isso nao. Diferente de voces que estão dizendo que Axie >= BTC, eu tenho visto em diversos foruns diferentes a discussão do BTC como reserva de valor.  O comportamento razoavelmente estável durante a pandemia.
A primeira grande crise que o  BTC passou, com uma desvalorização de em torno de 40% (bem compatível até com bolsas de primeiro mundo), mostrou que o BTC está se comportando bem nesse sentido.

Já existem ETFs em diversas bolsas no mundo, grandes fundos investindo em btc, empresas de grande porte estudando a adoção (rumores da amazon, tesla, twitter, etc etc)....

Mas não existe nada disso do Axie. Axie não tem tempo, não sabemos nem se ainda terá alguem jogando isso daqui a 1 ano. E certamente terá gente usando BTC daqui a um ano.

Alem disso, Marketcap extremamente limitado, halvings por vir, etc etc....



Agora vamos tentar precificar Axie. A comparação natural é com WoW, como o proprio sabotag3x fez:

Quanto vale uma skin  de um game que não está estabelecido?
Vamos ver quanto vale a skin mais cara de Wow, um jogo que tem 20 anos de vida:

https://us.shop.battle.net/en-us/family/world-of-warcraft

A montaria mais cara ali vale 89 reais. Voces estão pagando 100 vezes isso, num jogo que não está tão bem estabelecido.

E isso que WoW deve ser um dos jogos mais jogados da historia. Dos mais lucrativos tambem. Eles contratam os melhores designers do mundo para fazer essas skins.

Ou seja, loucura.

Não quer dizer que não possa valorizar mais 100000% amanhã, afinal o mercado pode continuar irracional por muito mais tempo do que imaginamos.

Mas, não tem sentido. Ou, se tiver algum, tem muito menos sentido do que o BTC.



Eu acho que quem for investir em Axies deve pensar nisso. Quanto o mercado tem pago historicamente por esse tipo de produto? Estou pagando mais por esse produto do que a utilidade que ele oferece?

O mesmo pode ser feito com BTC. Contudo, é mais difícil precificar o BTC pq não existe nada parecido.

"Ah mas Axie é NFT, não da pra comparar"
NFT ou não, é uma skin. Skin vale isso aí.

Posso estar enganado (lógico, pq não tenho bola de cristal). Mas certamente é uma forma minimamente racional de tentar avaliar um produto que é razoavelmente tangível (dentro do jogo). E lembrando que já existiram produtos bem parecidos, como o as cryptokitties (cada kitty é uma token, fica no blockchain, pode ser transferida, bla bla bla), que tiveram esse mesmo comportamento de preço que o Axie esta tendo agora...
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Você está tentando dizer que o bitcoin é a mesma coisa de uma skin de game. Utilidade zero, pura especulação...?
Na visão de hoje, nesse mercado, e depois que tira toda a narrativa de copium, sim.

Ainda diria que as skins tem mais utilidade, por que pelo menos são bonitas (é muito legal a animação das facas no CS). Cheesy

Todo mundo aqui no forum usa..... já existem várias coisas que são possíveis de comprar com btc, principalmente serviços... basicamente qualquer coisa que voce possa fazer na internet voce pode fazer sendo pago em BTC ou  até USDT.
Curiosidade: você pode fazer a mesma coisa com os Axies. Cool

Alguém oferecendo os seus serviços como desenhista em troca dos bixinhos virtuais: https://www.reddit.com/r/AxieInfinity/comments/ow9rqb/no_scholarship_i_have_to_sell_myself_instead/

Ele é a forma mais barata rápida e segura para fazer remessas internacionais hoje Wink
Nesse caso eu concordo, vide que já comprei vários dominios e paguei servidores (em USD) com o BTC. Mas fora isso, muito dificil. Se for comprar localmente, ainda é bem melhor usar o CC e ganhar milhas no processo.

É uma reserva de valor. Com os governos no mundo inteiro injetando dinheiro na economia, existe um risco real de ter uma escalada na inflacao global (isso ainda nao ocorreu, pq como falei em outro topioc, injecao monetaria nao é igual inflacao, mas pode gerar inflacao). O BTC, assim como o ouro, são saídas reais desse problema, e são descorrelacionados a esse problema. E não, o AXIE não é uma alternativa para esse cenário.
Ninguém falou que o Axie é reserva de valor. Grin

De qualquer forma, o BTC ter crescido durante esses anos (em meio a diversas quedas de 50-80%, devido a sua natureza especulativa), não garante que ele vá funcionar como reserva de valor. Também existem várias acusações de fraudes de nivel de mercado a qual veremos o resultado em um futuro proximo (lembra das acusações da USDT?).

Sinceramente... Voces acham mesmo que está tudo bem de sair comprando axies por dezenas de milhares de reais pra revender depois. Voces não conseguem imaginar um motivo pq não pararia de subir o preço? kk Que isso poderia dar errado?
Absolutamente ninguém falou isso. Mas eu te faço a mesma pergunta, só que com o BTC.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Onde você menciona o Axie, bota BTC.

Você está tentando dizer que o bitcoin é a mesma coisa de uma skin de game. Utilidade zero, pura especulação...?
Até existe um mercado para skin de games, mas comparar isso com btc, pelamor kkkk

Quote
O BTC foi criado para ser uma moeda P2P. Quem usa ela dessa forma? É um ativo de pura especulação, hoje em dia. E mesmo que não fosse, virou reserva de valor (diferente do pensado lá no começo). Eu não conheço meia duzia que usa o BTC pelo seu intuito real. Quem usaria?

Todo mundo aqui no forum usa..... já existem várias coisas que são possíveis de comprar com btc, principalmente serviços... basicamente qualquer coisa que voce possa fazer na internet voce pode fazer sendo pago em BTC ou  até USDT.

Quote
Ele é mais caro e lento do quem um cartão de crédito ou PIX, a maior parte não se importa com privacidade e nem segurança, vivem no facebook e usando produtos da google (onde você é o produto), não pensam em usar VPN ou buscar mais liberdade. É o que é. Grin

Vamos la:

Ele é a forma mais barata rápida e segura para fazer remessas internacionais hoje Wink

Já tentou fazer um swift? imagino que não... custa 45 dolares e demora em torno de uma semana.

É uma reserva de valor. Com os governos no mundo inteiro injetando dinheiro na economia, existe um risco real de ter uma escalada na inflacao global (isso ainda nao ocorreu, pq como falei em outro topioc, injecao monetaria nao é igual inflacao, mas pode gerar inflacao). O BTC, assim como o ouro, são saídas reais desse problema, e são descorrelacionados a esse problema. E não, o AXIE não é uma alternativa para esse cenário.



Sinceramente... Voces acham mesmo que está tudo bem de sair comprando axies por dezenas de milhares de reais pra revender depois. Voces não conseguem imaginar um motivo pq não pararia de subir o preço? kk Que isso poderia dar errado?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
O problema todo é exatamente essa frase e o pensamento por trás dela.

"vai dar lucro?" não, porém da pra jogar"

O jogo foi feito pra jogar, e não pra dar lucro kkkk isso invalida simplesmente tudo o que voce disse antes.
Onde você menciona o Axie, bota BTC.
Onde você menciona BTC, bota o Axie.

É a mesma coisa... Cheesy

As pessoas estão comprando skins de por 7 mil reais não pra jogar, mas pra lucrar.

BTC existe não pra lucrar, mas pra ser usado como moeda ou reserva de valor.
E tem gente comprando ouro virtual por 220 mil reais... para lucrar. Grin

O jogo foi feito para jogar e o pessoal investe para lucrar... assim como o BTC foi criado como uma moeda P2P e 90% dos investidores compram pensando em vender mais caro (aquela critica do "ouro dos tolos" ou "greater fool"). Cheesy

O BTC foi criado para ser uma moeda P2P. Quem usa ela dessa forma? É um ativo de pura especulação, hoje em dia. E mesmo que não fosse, virou reserva de valor que ainda cai 50% em 1 dia (diferente do pensado lá no começo). Eu não conheço meia duzia que usa o BTC pelo seu intuito real. Quem usaria? Ele é mais caro e lento do quem um cartão de crédito ou PIX, a maior parte não se importa com privacidade e nem segurança, vivem no facebook e usando produtos da google (onde você é o produto), não pensam em usar VPN ou buscar mais liberdade. É o que é. Grin

Se o BTC caisse para $200 hoje, você continuaria com os seus? Ficaria feliz? Compraria mais? E se caisse outros 50% e batesse os $100? Se precisa de alguem lá na frente pagando mais, qual a diferença?
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Axie também continua funcionando mesmo se só tiver 1 pessoa jogando, vai dar lucro? não.. porém dá pra jogar..

Assim como BTC continua funcionando mesmo com 1 pessoa, vai dar lucro? não.. porém dá para holdar.

O problema todo é exatamente essa frase e o pensamento por trás dela.

"vai dar lucro?" não, porém da pra jogar"

O jogo foi feito pra jogar, e não pra dar lucro kkkk isso invalida simplesmente tudo o que voce disse antes.

As pessoas estão comprando skins de por 7 mil reais não pra jogar, mas pra lucrar.

BTC existe não pra lucrar, mas pra ser usado como moeda ou reserva de valor.



Discordo.

Skin de jogo tem o valor intrinsico do visual da skin. Não me orgulho disso, mas já torreu uma grana em skins de CS e Valorant, tudo por conta do visual e 0% vontade de tentar vender mais caro.

BTC o mercado compra para especular.

Eu concordo que existe um mercado de skins. Mas esse mercado é limitado, ainda mais num jogo que não é antigo como CS, mas que possui poucos meses de vida.

Não é pq vocês  compram uma parada que não serve pra nada (uma skin)  pensando em vender ela no futuro mais caro sem nenhum fundamento, que todo o sistema financeiro global pense da mesma forma...

Por incrível que pareça, existem pessoas que fazem análises financeiras de empresas, olhando lucros, resultados, pagamentos de dividendos, capacidade de pagamento, casos reais de uso, fazem hedge com commodities (e btc), entre outras. Não existe só a opção de investir em pirâmides no mundo....

E não, comprar Axies não é igual a comprar BTC. É outra categoria de risco, de utilidade e de fundamentos.

Voce pode comprar BTC e Axies pelos mesmo motivos, mas não é a regra. Não é todo mundo que pensa assim.

BTC já cresceu muito, e já é algo que envolve todo o planeta. Nerds do vale do silício, economistas do mercado financeiro, pessoas fugindo de guerras, pessoas fugindo do comunismo em países com hiperinflação e assim vai. É muito diferente de gente pagando milhares de dólares pra ter um machadinho com um brilho azul e utilidade zero...
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Assim como BTC continua funcionando mesmo com 1 pessoa, vai dar lucro? não.. porém dá para holdar.
Sai dessa, quem compra BTC para lucrar? 1 BTC = 1 BTC. Cool
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
Como assim cara.

BTC tem caso de uso. Tem demanda real. Desde 1980 que cypherpunks pelo mundo querem criar uma moeda digital.

BTC te dá direito de propriedade sobre seu patrimonio, te permite milhões de coisas que outras moedas não permitem.

BTC não é uma piramide. Comparar BTC com uma skin de jogo, fala sério!

Comprar BTC pq ele vai valorizar é diferente de comprar uma skin de jogo pq ela tem potencial de valorizar. É diferente simplesmente pq o potencial de valorização tem fundamentos mais sólidos.

E quem compra BTC pq acha que vai valorizar, assim na cega, está fazendo certo pelos motivos errados. Ninguém deve investir por puro FUD (medo de perder uma valorização de uma coisa que nao compreende os fundamentos)

E falharam antes do BTC, assim como o CryptoKitties antes do Axie e talvez o Axie antes do próximo.. Não é porque um projeto falhou que o seguinte vai falhar ou não presta..

NFT em jogos também tem demanda, imagina um Tibia, WoW, New World, com dinheiro real ao invés de gold.. Em todos esses jogos rola dinheiro por fora, compra de contas, itens, etc. por que não usar NFT e uma criptomoeda dentro de um jogo e integrar este aspecto financeiro de forma integral?

NFT também dá direito a propriedade, uma comparação:
Você tem BRL no banco, o governo confisca, você tem uma skin na sua conta e a Steam confisca. É a mesma coisa.
Além disso quando você precisa vender uma skin, você só consegue pelo mercado da Steam por uma taxa de 15% ou confiando em um terceiro, via NFT daria para negociar com contratos inteligentes, por exemplo, dando mais liberdade para escolher onde fazer negócios (confiança, taxas, etc).. Já em outros jogos e plataformas, você sequer consegue negociar as skins, ou seja, há um problema a ser resolvido.

Por que essas empresas não criam jogos com NFTs? Pois perderiam seus lucros.. Assim como países caso deixassem qualquer pessoa criar dinheiro.. Por conta disso projetos como o Axie e BTC tem de ser apoiados.

Essa semana um amigo falou que iria começar a jogar Axie e que estava aprendendo a mexer no MetaMask e Binance, se não fosse pelo jogo ele não teria tido este primeiro contato com criptos.. e provavelmente, para ele, Axie é mais importante que BTC.. e isso não faz do BTC algo ruim.

O problema é criticar tudo que não é BTC.. que só o BTC valoriza.. ações também valorizam, NFTs valorizam, skins valorizam, GPUs valorizam.. oferta e demanda.



Indo além no papo das skins, um belo dia mudaram o meta do CSGO, a arma X se tornou uma arma potente e muito utilizada, logo todas as pessoas começaram a jogar com ela e por consequência todas as skins desta arma valorizaram.

CSGO ficou de graça por um tempo e mais pessoas começaram a jogar, por consequência mais pessoas começaram a comprar skins e estas valorizaram.

Pandemia do COVID? Mais pessoas jogando, maior busca por skins, skins mais caras.

Oferta e demanda.

"Ah mas o BTC então tb é piramide pq quem comprou antes ta ganhando dinheiro de quem comprou depois".
O BTC não é piramide pq simplesmente não depende da entrada de novos usuários para continuar existindo, assim como toda piramide...

Axie também continua funcionando mesmo se só tiver 1 pessoa jogando, vai dar lucro? não.. porém dá pra jogar..

Assim como BTC continua funcionando mesmo com 1 pessoa, vai dar lucro? não.. porém dá para holdar.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Mas será que esse é um motivo válido para fazer um investimento tão grande? 7mil reais num jogo se computador "pra ver se valorizam "?

Cryptokitties foi assim tb. Hj em dia os gatos não valem nada...
Eu pretendo gastar 5mil num ps5 um dia. Mas 5mil numa skin?  Isso parece razoavel pra voces?

É o mesmo pensamento de: "sério que você vai comprar 7 mil reais numa moeda digital (BTC) pra ver se valoriza? hoje B-Money, Hashcash, Bit Gold não valem nada"

Como assim cara.

BTC tem caso de uso. Tem demanda real. Desde 1980 que cypherpunks pelo mundo querem criar uma moeda digital.

BTC te dá direito de propriedade sobre seu patrimonio, te permite milhões de coisas que outras moedas não permitem.

BTC não é uma piramide. Comparar BTC com uma skin de jogo, fala sério!

Comprar BTC pq ele vai valorizar é diferente de comprar uma skin de jogo pq ela tem potencial de valorizar. É diferente simplesmente pq o potencial de valorização tem fundamentos mais sólidos.

E quem compra BTC pq acha que vai valorizar, assim na cega, está fazendo certo pelos motivos errados. Ninguém deve investir por puro FUD (medo de perder uma valorização de uma coisa que nao compreende os fundamentos)

Mas tudo na vida não gira em torno de piramides? Temos a maior piramide legalizada do país (Prêvidencia Social). Cool

Mas ninguém "investe" em previdencia social. Quem coloca dinheiro na previdência social coloca porque existe uma obrigação legal para isso. Nenhum trabalhador com carteira assinada no país tem a opção de não entrar na previdência social.

E não,  não é tudo na vida que gira em torno de piramides.
BTC não é pirâmide, ações nao é piramide, renda fixa não é piramide.... Investimentos de forma geral não são pirâmides.

Mas realmente o projeto esta se sustentando por conta do numero de usuarios novos que entram diariamente, parece ate piramide.

Essa é a exata definição de piramide. Não sei se é isso que acontece com o Axie pq nao conheço bem.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
A única maneira, ao meu ver, para que esses jogos se tornem sustentáveis, seria os desenvolvedores colocarem propagandas neles.

Eu não sou contra isso! Existir duas modalidades, uma com pub e outra sem pub por meio de um subscrição do utilizador.

Alias, eu continuo achar que o mundo dos jogos podia explorar mais a publicidade. Por exemplo um FIFA, eles já tem pub nos campos mas é sempre a mesma, podiam muito bem por o jogo grátis para o utilizador e essa pub o que eles negociavam para obter rentabilidade e não seria pouca.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
Eu continuo com "dois pés atrás" em relação a investir nessas tais NFTs. Comprei uns Axies Infinities, mas ainda não confio no projeto. Já vi outros projetos similares que no final acabaram em nada. O problema é que esses jogos não são sustentáveis a longo prazo. Já disse isso em outros posts. A única maneira, ao meu ver, para que esses jogos se tornem sustentáveis, seria os desenvolvedores colocarem propagandas neles. Que eu me lembre, o google adsense aceita propaganda em qualquer tipo de jogo. Basta negociar.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Exato. Quando comprei o meu primeiro time, o ROI estava marcado para 2 meses com o SLP custando 12c. Já tirei todo o inicial, dei oportunidade para vários amigos e caso queira, posso re-vender os axies ainda mais caro do que paguei.

Claro que não há garantias (principalmente agora que o jogo está mais famoso), mas o APR (sem considerar juros compostos) ainda é de mais de 40% ao mês. Já arrisquei dinheiro em farms "degen" que pagavam menos que isso e tinham muito mais risco + só ajudavam a mim + não tinham um joguinho legal + era praticamente pura piramide.

Esta quase me convencendo a investir...  Grin
Mas, não tenho crypto para isso.  Undecided
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Mas realmente o projeto esta se sustentando por conta do numero de usuarios novos que entram diariamente, parece ate piramide.
Mas tudo na vida não gira em torno de piramides? Temos a maior piramide legalizada do país (Prêvidencia Social). Cool

achei esse documentario muito legal sobre axie estar salvando a economia de regioes pobres nas filipinas e pelo menos levando comida para esse pessoal, lembrem que esse jogo eh forte na asia (Jogo veio do Vietnan)
O que mais me conquistou foi essa ideia de dar uma oportunidade de ganhar dinheiro para outras pessoas. Mesmo que eu saisse no prejuizo, ainda teria dado 60-70% para amigos e familiares. Com o $, meu amigo deu um upgrade no PC. Outro já está ganhando mais do que no seu trabalho normal... simplesmente dá uma sensação boa de ajudar os outros, fora que estou conhecendo várias pessoas da comunidade (tenho um projeto relacionado ao jogo). Smiley

Entrei com valor de investimento de risco. Mas a conta eh que se mesmo que a cotacao do SLP caia pela metade em 2 a 3 meses ainda recupero o valor investido. Eu ia comprar uma rtx 3070 ou similar para aumentar a rig de mineracao atual, porem comparando ROI de 14 meses incerto com 1 a 2 meses dos axie e ainda botar meu filho para fazer algo ja esta otimo..
Exato. Quando comprei o meu primeiro time, o ROI estava marcado para 2 meses com o SLP custando 12c. Já tirei todo o inicial, dei oportunidade para vários amigos e caso queira, posso re-vender os axies ainda mais caro do que paguei.

Claro que não há garantias (principalmente agora que o jogo está mais famoso), mas o APR (sem considerar juros compostos) ainda é de mais de 40% ao mês. Já arrisquei dinheiro em farms "degen" que pagavam menos que isso e tinham muito mais risco + só ajudavam a mim + não tinham um joguinho legal + era praticamente pura piramide.
full member
Activity: 424
Merit: 131
Kamikaze9x9
Entao pessoal, pesquisei sobre o projeto e pelo roadmap dele. Em 2022 o jogo sera lancado oficialmente  e ate onde pesquisei os devs sempre cumpriram o cronograma. Vao lancar ate o final do ano lands. minigames, etc..

Mas realmente o projeto esta se sustentando por conta do numero de usuarios novos que entram diariamente, parece ate piramide.

Entrei com valor de investimento de risco. Mas a conta eh que se mesmo que a cotacao do SLP caia pela metade em 2 a 3 meses ainda recupero o valor investido. Eu ia comprar uma rtx 3070 ou similar para aumentar a rig de mineracao atual, porem comparando ROI de 14 meses incerto com 1 a 2 meses dos axie e ainda botar meu filho para fazer algo ja esta otimo..

achei esse documentario muito legal sobre axie estar salvando a economia de regioes pobres nas filipinas e pelo menos levando comida para esse pessoal, lembrem que esse jogo eh forte na asia (Jogo veio do Vietnan)

https://www.youtube.com/watch?v=Lg5C2EbYueo&t=835s
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
Mas será que esse é um motivo válido para fazer um investimento tão grande? 7mil reais num jogo se computador "pra ver se valorizam "?

Cryptokitties foi assim tb. Hj em dia os gatos não valem nada...
Eu pretendo gastar 5mil num ps5 um dia. Mas 5mil numa skin?  Isso parece razoavel pra voces?

É o mesmo pensamento de: "sério que você vai comprar 7 mil reais numa moeda digital (BTC) pra ver se valoriza? hoje B-Money, Hashcash, Bit Gold não valem nada"


Eu pretendo gastar 5mil num ps5 um dia. Mas 5mil numa skin?  Isso parece razoavel pra voces?

Sim.. oferta/demanda, escassez, etc.. PS5 só vai desvalorizar, já skins podem ir para qualquer lado..
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Não estou dizendo que a axie vai ter o mesmo fim (embora eu acredite nisso). Mas me parece que está tendo um fud muito grande e as pessoas estao entrando por motivos q eu considero insustentáveis  no longo prazo.

Eu pretendo gastar 5mil num ps5 um dia. Mas 5mil numa skin?  Isso parece razoável pra vocês?

Ora nem mais!
Lembro-me de ter lido uma entrevista a um do criadores do jogo, onde disse que o Axie não passa de um jogo e não deve ser visto como uma forma de rendimento ou investimento.

As pessoas acabam por estragar aquilo que é bom, por causa da sua ganancia em obter mais e mais. Comprar os Axie mais fraquinhos por 50~100$, até poderia aceitar e seria um preço mais razoável. Agora valer 3x ou 5x mais do que isso, considero um exagero. Claro isto é a minha opinião. Admito que talvez, se tivesse 10x mais disso em Bitcoin, era capaz de entrar nessa aventura.

O que a malta deve ter em mente, como em qualquer investimento, é que pode o perder. E nesta caso não é diferente. Quem investe esse valor do jogo e entretanto conseguir recuperar, parabéns. Se o não conseguir recuperar, pelo menos que se divirta a jogar.
 
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Sempre achei que nunca compraria NFT nenhum, acabei de comprar 3 axie do jogo axie infinite por 0.5 ethereum os 3 !!     Shocked Shocked

tudo para ver se sai algum lucro no curto prazo (farmando SLP que eh a recompensa do jogo) e no medio e longo prazo se eles se valorizam. Undecided Undecided

Olha,  talvez você ganhe muito dinheiro nesse "trade "
Mas será que esse é um motivo válido para fazer um investimento tão grande? 7mil reais num jogo se computador "pra ver se valorizam "?

Cryptokitties foi assim tb. Hj em dia os gatos não valem nada...

Não estou dizendo que a axie vai ter o mesmo fim (embora eu acredite nisso). Mas me parece que está tendo um fud muito grande e as pessoas estao entrando por motivos q eu considero insustentáveis  no longo prazo.

Eu pretendo gastar 5mil num ps5 um dia. Mas 5mil numa skin?  Isso parece razoavel pra voces?
Pages:
Jump to: