Pages:
Author

Topic: Coisas que (quase) ninguém entendeu sobre NFTs, ainda. - page 6. (Read 1050 times)

legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Sempre achei que nunca compraria NFT nenhum, acabei de comprar 3 axie do jogo axie infinite por 0.5 ethereum os 3 !!     Shocked Shocked

tudo para ver se sai algum lucro no curto prazo (farmando SLP que eh a recompensa do jogo) e no medio e longo prazo se eles se valorizam. Undecided Undecided

Eu ainda não comprei, pelos preços doidos que as coisas tem. Mas fica não me importava.
Talvez ocorra alguma oportunidade.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
Sempre achei que nunca compraria NFT nenhum, acabei de comprar 3 axie do jogo axie infinite por 0.5 ethereum os 3 !!     Shocked Shocked

tudo para ver se sai algum lucro no curto prazo (farmando SLP que eh a recompensa do jogo) e no medio e longo prazo se eles se valorizam. Undecided Undecided



Fiz a mesma coisa que você. A primeira vez que comprei esse tal de NFT foi com o jogo Axie Infinity. Também não entendi muito bem para para que serve esse tal NFT. Quanto aos cartórios, também acho uma tremenda sacanagem. O problema que ainda não se conseguiu integralmente dar a tal de "fé pública" ao blockchain e muito menos ao NFTs.  Cheesy Cheesy Falta a temida REGULAMENTAÇÃO

Obs* Fé Pública significado: "Fé pública é um termo jurídico que denota um crédito que deve ser dado, em virtude de lei expressa, aos documentos e certidões emitidos por alguns servidores públicos ou pessoas com delegação do poder público no exercício de suas funções, reconhecendo-os como fidedignos. Têm fé pública, por exemplo, escrivães e servidores da Justiça, escrivães de polícia, oficiais de justiça, oficiais de registro civil, tabeliães, oficiais de registro de imóveis, funcionários públicos federais, entre outros."
full member
Activity: 424
Merit: 131
Kamikaze9x9
Sempre achei que nunca compraria NFT nenhum, acabei de comprar 3 axie do jogo axie infinite por 0.5 ethereum os 3 !!     Shocked Shocked

tudo para ver se sai algum lucro no curto prazo (farmando SLP que eh a recompensa do jogo) e no medio e longo prazo se eles se valorizam. Undecided Undecided

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Será que já tiveram esta ideia? Roll Eyes
Sim. Cool

https://rarible.com/twitter

Há apenas 2 meses, o Twitter estava sorteando 140 NFTs da sua própria coleção.

A GameStop também parece ter algo em mente para o futuro próximo: https://nft.gamestop.com
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Posso usar ele como colateral para um emprestimo (e.g pegar um axie alugado para jogar) ou quem sabe colocar ele na parede de uma casa de um jogo virtual. Tudo está interligado.

Isso pode ser uma excelente ideia para as grandes marcas começarem a fazer NFT dos seus logotipos e imagens de marca, para marcar ainda mais a sua marca online. 

Será que já tiveram esta ideia? Roll Eyes
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
O mais legal dos NFTs para mim (como dev) é a interoperabilidade com o DeFi e blockchains.

Por exemplo, eu tenho um y.at (dominio de emojis) que posso "mintar" como um NFT e transfer para alguem, ou vender em um mercado como OpenSea. Ao mesmo tempo, ele serve como um colecionavel/trofeu que achei irado: https://y.at/viz-editor/?YAT=☄️👑🔥🦁

Posso usar ele como colateral para um emprestimo (e.g pegar um axie alugado para jogar) ou quem sabe colocar ele na parede de uma casa de um jogo virtual. Tudo está interligado.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Mas, para itens virtuais como jogos, pinturas e livros (dentre muitos outros) o NFT tem muito nicho para crescer sim e com certeza esse é um futuro sem volta. Já para itens físicos eu por enquanto não vejo muita utilidade, posso estar enganado.

Acho que é no campo dos jogos é que poderá surgir uma grande oportunidade do NFT crescer.
Empresas como EA poderá usar muito bem esse tipo de recursos para jogos como o FIFA ou THE SIMS. Onde poderá ter uma fonte de receita muito interessante. Acredito que eles estejam atentos ao que esta acontecer com o Axies por exemplo.
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
De forma geral, não existe uma necessidade de fazer NFT sobre bens que já são únicos na vida real. Mas pode ser uma forma dos governos usarem para manter os registos de casas/carros/terrenos/etc. Mas isso ainda será algo longe de vir acontecer.

Agora, esse tipo de registo, pode ser interessante para transformar um bem real, num bem online.

De acordo!

Registro de bens fisicos já eram possiveis de serem feitos antes do NFT apenas com uso da blockchain.
Já teve casos de registros de nascimento por exemplo feito na blockchain do Bitcoin e poderia perfeitamente ter pleno valor legal (só depende de uma lei que regulamente isso).

Os cartórios tem um lobby dificil de combater, mas já vemos os certificados digitais sendo amplamente utilizado para assinatura de contratos com validade juridícia que antes só eram possíveis pagando taxas exorbitantes aos cartórios para adicionar um simples selo a um documento após comparar a olho nu a semelhança de uma assinatura (que não raramente era forjada e reconhecida como autêntica).

Mas, para itens virtuais como jogos, pinturas e livros (dentre muitos outros) o NFT tem muito nicho para crescer sim e com certeza esse é um futuro sem volta. Já para itens físicos eu por enquanto não vejo muita utilidade, posso estar enganado.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
De forma geral, não existe uma necessidade de fazer NFT sobre bens que já são únicos na vida real. Mas pode ser uma forma dos governos usarem para manter os registos de casas/carros/terrenos/etc. Mas isso ainda será algo longe de vir acontecer.

Agora, esse tipo de registo, pode ser interessante para transformar um bem real, num bem online.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet

claro que ainda seria necessário o trâmite no mundo real, mas já pensou nas aplicações?

e quando/se tivermos todos os imóveis de uma cidade disponíveis numa plataforma descentralizada, onde poderiamos entrar no site, ordenar por "price: low to high" e ver quais os imóveis mais baratos num determinado bairro?
percebe como isso pode tornar os mercados mais eficientes mesmo em ativos com baixa liquidez como imóveis?


Isso já é feito,, mas em uma plataforma centralizada. Nesses sites zapimoveis, wimoveis, qualquer um pode anunciar seu apartamento e buscar por bairro, faixa de preço, etc...

Não vejo como nft poderia deixar esse mercado mais eficiente. A precificação de imóveis já é razoavelmente eficiente,  e a falta de liquidez decorre da falta de demanda, não da tecnologia de transferência de propriedade.

Seria interessante tirar fora os cartórios,  mas os cartórios existem por una questão de manutenção de benefícios e impostos, e não pq são úteis.

Acho que mesmo que tokenizassemos nossas casas, ainda teríamos que pagar as mesmas taxas q pagamos pros cartórios para o governo...

O Paredao que é dessa área que talvez conheça um pouco mais desse assunto.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
bom, com essa loucura toda rolando no mundo dos NFTs achei que valia a pena criar esse tópico pra conversarmos um pouco sobre o que vai além do conhecimento tradicional.

Acho que a maioria das pessoas aqui já compreende a diferença de NFTs e jpgs, e entende como NFTs vão revolucionar a indústria de games, mas... o que existe além disso?

As duas primeiras coisas que me vem quando penso nos desdobramentos dessa tecnologia são:

1. Certificados/Escrituras/documentos no mundo real

Ainda se fala muito pouco disso mas NFTs podem ser bem mais eficientes que cartórios para comprovação de autenticidade, e como já mencionado em outros tópicos, pode ser muito mais simples utilizar uma plataforma existente para fazer um leilão do que criar o código do zero:

ex:
alguém tokeniza sua casa e vende via NFT
alguém tokeniza seu próprio carro ou objeto de valor e vende via opensea ou rarible

claro que ainda seria necessário o trâmite no mundo real, mas já pensou nas aplicações?

e quando/se tivermos todos os imóveis de uma cidade disponíveis numa plataforma descentralizada, onde poderiamos entrar no site, ordenar por "price: low to high" e ver quais os imóveis mais baratos num determinado bairro?
percebe como isso pode tornar os mercados mais eficientes mesmo em ativos com baixa liquidez como imóveis?

2. Novos pilares da cultura

Já percebeu quanto da nossa cultura é afetado por filmes, livros e games?
Quem não conhece Harry Potter, Senhor dos Anéis ou imagina uma criatura amarela que solta raios quando ouve o nome Pikachu?

Com a febre dos PFPs os Punks, Apes e Cool Cats se espalharam pelo twitter.
Com diferentes graus de raridade e propriedades únicas, esses projetos já estão validados numa mistura muito doida que faz a ponte entre a identidade de pessoas online, algum grau de flex/ostentação e a sensação de pertencimento à uma comunidade, como esse thread do @cryppadotta explica bem.

O que mais virá daí? Quais serão as próximas expressões culturais que terão impacto global, como por exemplo a Disney? Será que algumas delas não podem vir do ambiente de NFT? hoje com algumas dezenas de milhares de pessoas.

Eu acho que sim.

E parece que não estou sozinho nessa, como mostra esse artigo no The New Yorker
Why Bored Ape Avatars Are Taking Over Twitter N.F.T. clubs are all the rage among cryptocurrency enthusiasts. Are they a get-rich-quick scheme or the future of culture?



3. Revolucionando o crowdfunding e a indústria da publicação.

Ontem foi lançado um projeto muito legal: Jenkins the vallet, com o Writer’s Room NFTs
A Tally labs, grupo criado por um dos Bored Apes, começará trabalhando na publicação de um livro sobre os BAYC no metaverso, e mais pra frente pode se desdobrar em outros estilos de mídia, desde outros livros até vídeos, gibis e mais.

A venda esgotou em menos de 30 minutos, arrecadaram mais de 400 eth vendendo 6942 NFTs (em 4 tiers diferentes, revelados randomicamente) por 0.069420 ETH cada.

Os NFTs dão acesso à comunidade e ao portal onde será possível votar no futuro do livro e construir juntamente com o time a história, quem tem um ape poderá licensiar seu ape para participar do livro e receber royalties, todos que tem o NFT recebem o livro físico quando for lançado, entre outras coisas.

Me impressionou bastante o time conseguir levantar mais de 1 milhao de dólares em tão pouco tempo e por mais que vc esteja pensando: isso parecem os ICOs de 2017, sugiro olhar mais a fundo e acompanhar o desenvolvimento do projeto nos próximos meses/anos.

Esse é só um exemplo, imagina tudo o mais que pode surgir removendo middle-mans e potencializando o financiamento de projetos relacionados à cultura, inclusive sem depender do Estado para isso.



Essas são só 3 pontinhas do iceberg, dá pra falar de muito mais coisas...
NFTs sendo usados como colateral para empréstimos, fracionalização, DAOs...
mas deixo o tópico aqui para desenvolvermos como quisermos, será um prazer trocar ideia sobre esse assunto.



Conteúdo extra para quem quiser mais:

Games Will Be the Catalyst for Blockchain Mass Adoption
So you spent millions on an NFT. Here's what you actually bought.
A cripto arte vai engolir a arte tradicional
NFT Fractions: a Primer
Pages:
Jump to: