bom, com essa loucura toda rolando no mundo dos NFTs achei que valia a pena criar esse tópico pra conversarmos um pouco sobre o que vai além do conhecimento tradicional.
Acho que a maioria das pessoas aqui já compreende a diferença de NFTs e jpgs, e entende como
NFTs vão revolucionar a indústria de games, mas... o que existe além disso?
As duas primeiras coisas que me vem quando penso nos desdobramentos dessa tecnologia são:
1. Certificados/Escrituras/documentos no mundo real Ainda se fala muito pouco disso mas NFTs podem ser bem mais eficientes que cartórios para comprovação de autenticidade, e como já mencionado em outros tópicos, pode ser muito mais simples utilizar uma plataforma existente para fazer um leilão do que criar o código do zero:
ex:
alguém tokeniza sua casa e vende via NFT
alguém tokeniza seu próprio carro ou objeto de valor e vende via opensea ou rarible
claro que ainda seria necessário o trâmite no mundo real, mas já pensou nas aplicações?
e quando/se tivermos todos os imóveis de uma cidade disponíveis numa plataforma descentralizada, onde poderiamos entrar no site, ordenar por "price: low to high" e ver quais os imóveis mais baratos num determinado bairro?
percebe como isso pode tornar os mercados mais eficientes mesmo em ativos com baixa liquidez como imóveis?
2. Novos pilares da culturaJá percebeu quanto da nossa cultura é afetado por filmes, livros e games?
Quem não conhece Harry Potter, Senhor dos Anéis ou imagina uma criatura amarela que solta raios quando ouve o nome Pikachu?
Com a
febre dos PFPs os
Punks,
Apes e
Cool Cats se espalharam pelo twitter.
Com diferentes graus de raridade e propriedades únicas, esses projetos já estão validados numa mistura muito doida que faz a ponte entre a identidade de pessoas online, algum grau de flex/ostentação e a sensação de pertencimento à uma comunidade, como
esse thread do @cryppadotta explica bem.
O que mais virá daí? Quais serão as próximas expressões culturais que terão impacto global, como por exemplo a Disney? Será que algumas delas não podem vir do ambiente de NFT? hoje com algumas dezenas de milhares de pessoas.
Eu acho que sim.
E parece que não estou sozinho nessa, como mostra esse artigo no The New Yorker
Why Bored Ape Avatars Are Taking Over Twitter N.F.T. clubs are all the rage among cryptocurrency enthusiasts. Are they a get-rich-quick scheme or the future of culture?3. Revolucionando o crowdfunding e a indústria da publicação.Ontem foi lançado um projeto muito legal:
Jenkins the vallet, com o
Writer’s Room NFTsA Tally labs, grupo criado por um dos Bored Apes, começará trabalhando na publicação de um livro sobre os BAYC no metaverso, e mais pra frente pode se desdobrar em outros estilos de mídia, desde outros livros até vídeos, gibis e mais.
A venda esgotou em menos de 30 minutos, arrecadaram mais de 400 eth vendendo 6942 NFTs (em 4 tiers diferentes, revelados randomicamente) por 0.069420 ETH cada.
Os NFTs dão acesso à comunidade e ao portal onde será possível votar no futuro do livro e construir juntamente com o time a história, quem tem um ape poderá licensiar seu ape para participar do livro e receber royalties, todos que tem o NFT recebem o livro físico quando for lançado, entre outras coisas.
Me impressionou bastante o time conseguir levantar mais de 1 milhao de dólares em tão pouco tempo e por mais que vc esteja pensando: isso parecem os ICOs de 2017, sugiro olhar mais a fundo e acompanhar o desenvolvimento do projeto nos próximos meses/anos.
Esse é só um exemplo, imagina tudo o mais que pode surgir removendo middle-mans e potencializando o financiamento de projetos relacionados à cultura, inclusive sem depender do Estado para isso.
Essas são só 3 pontinhas do iceberg, dá pra falar de muito mais coisas...
NFTs sendo usados como colateral para empréstimos, fracionalização, DAOs...
mas deixo o tópico aqui para desenvolvermos como quisermos, será um prazer trocar ideia sobre esse assunto.
Conteúdo extra para quem quiser mais:
Games Will Be the Catalyst for Blockchain Mass Adoption So you spent millions on an NFT. Here's what you actually bought.A cripto arte vai engolir a arte tradicionalNFT Fractions: a Primer