Oi Almeida, boa tarde.
Sou fundador da FOXBIT e posso te ajudar em algumas coisas.
Sobre quem é a FOXBIT, onde estamos, etc... você pode conferir a equipe de fundadores no site, além disso, ficamos na Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 105, em São Paulo. Não abrimos para visitas, mas se for algo marcado por email, podemos abrir essa exceção.
O ramo de exchange de bitcoin não é regulado no Brasil, mas por tratar de uma empresa que intermedia negociações, nós precisamos seguir regras do COAF, Bacen, etc. Essas regras, de KYC e AML, conheça seu cliente e política anti lavagem de dinheiro, respectivamente, precisa, ser seguidas por todas as exchanges, por isso precisamos essa série de documentos e comprovação de renda, dependendo do valor negociado. Apesar do banco já ter feito essa KYC, nós também precisamos ter esses documentos, até por problemas de fraudes também.
É algo bem ruim pra gente, tem muitos usuários que não usam exchange por causa disso, mas é o custo Brasil.
Quanto a instabilidade, esse é um problema de alta demanda e infra despreparada e também de um ataque DDoS que estamos sofrendo.
No final de semana faremos uma manutenção para visar corrigir esses problemas de infra.
Olá Schiavon,
gostei da pronta resposta e da franqueza sobre o problema com o site. Bem, por hora, coloquei um valor bem baixo no MB pois já havia me cadastrado lá e, milagre, verificaram a documentação. Pretendo comprar uma quantidade baixa de BTC/LTC pra testar minhas carteiras em "cold storage", então tanto faz onde seja.
Entendo que a burocracia idiota, tributos e taxas e mais taxas sobre tudo é um custo Brasil, então pra quem deseja entrar com uma posição mais larga esses custos escalonam muito desfavoravelmente, colocando o Brasil mais uma vez na retaguarda dos avanços tecnológicos. No caso eu teria interesse em comprar uma larga quantia num certo intervalo de tempo, para tal, me disporia sim a pegar um avião e levar toda a documentação em pessoa, mas antes disso discutir como isso seria guardado ou se realmente isso seria necessário com uma visita em pessoa e possível diminuição de custos de uma posição mais larga.
Quanto aos requisitos legais anti-lavagem, entendo que cabe à Receita Federal a fiscalização da pessoa física, ou seja, verificar se o pratimônio está declarado e coberto pelos rendimentos anuais, e se foi tributado. Esse controle não pode ser repassado a nenhum terceiro, então mesmo que não seja pedido comprovante de renda (o que possuo e posso mostrar sem problema algum, diga-se de passagem), isso não implicaria em nenhuma violação da relação fisco-contribuinte. Não acredito que isso seja exigido na Bovespa&BMF, por exemplo, mas confesso que não tenho certeza 100%.