Pages:
Author

Topic: FTX entra com pedido de falência - page 5. (Read 1616 times)

legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
November 18, 2022, 09:53:31 AM
<...>
Tenho nem 40 anos e parece que já estou com começo de alzheimer hahah  Roll Eyes Tongue

tá dormindo bem?
por aqui é o fator que mais afeta minha clareza de pensamento.

cara, o Sam é um gênio, inquestionável isso.
infelizmente se perdeu nos caminhos da éticae fez um monte de cagadas, achei que ele era melhor que isso.
construir o império que eles construiram para deixar ruir se expondo a esses riscos todos me faz pensar o quanto eles realmente estavam calculando os riscos para conseguir fazer o que fizeram.

em outras palavras:
será que todo o sucesso da FTX foi sorte?
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
November 18, 2022, 07:28:27 AM
Não acho que a questão aqui é entender de finanças. Ele simplesmente cometeu crimes.  Pirâmides financeiras, emprestou dinheiro de terceiros para a alameda e coisas assim.

Ele perdeu o dinheiro dos outros para tentar ficar mais rico. Isso não é "não entender de finanças "

Calma, também não é assim. Grin

Uma coisa é não ser bom em finanças, outra coisa é categoricamente utilizar o saldo dos clientes para o que bem entender, pensando ser ok pois você vai repor o que deve mais tarde. Isso é fraude e não deve ser feito de jeito nenhum. Tongue

Te daria razão se eles estivessem falindo sem levar os clientes juntos (i.e por terem feitos investimentos errados com o próprio dinheiro).

OK. Concordo convosco!

Qualquer das formas, se tiver um departamento de consultores confiáveis, talvez te ajudem a não fazer esse tipo de escolhas. Ou melhor, pelo o menos consegue apresentar argumentos validos, para tentar desmotivar esse tipo de ações. Mesmo assim não significa que sejam seguidas essas orientações.

Olha aí, mais um crime pro Sam da FTX.

ELe recebeu 1 bilhão de USD da alameda logo antes do colapso da mesma, na forma de um empréstimo.

Bloomberg — O co-fundador da FTX, Samuel Bankman-Fried, uma de suas empresas relacionadas, e dois outros altos executivos da exchange de criptomoedas em colapso receberam empréstimos maciços do braço comercial afiliado, Alameda Research, de acordo com um pedido do tribunal de falências nesta quinta-feira (17).As contas a receber da Alameda incluíam US$ 4,1 bilhões em empréstimos combinados para “partes relacionadas”, de acordo com uma nota de rodapé em um documento arquivado por John J. Ray III, que foi nomeado para supervisionar a FTX como seu diretor executivo durante o processo. Isso inclui US$ 1 bilhão para o Bankman-Fried, US$ 2,3 bilhões para a Paper Bird, uma entidade de propriedade majoritária do Bankman-Fried, US$ 543 milhões para Nishad Singh, chefe de engenharia da FTX, e US$ 55 milhões para Ryan Salame, chefe da FTX Digital Markets.

https://www.bloomberglinea.com.br/2022/11/17/bankman-fried-recebeu-emprestimo-de-us-1-bi-da-alameda-antes-de-colapso/

isso não é não entender de financas
legendary
Activity: 1862
Merit: 5154
**In BTC since 2013**
November 18, 2022, 05:50:47 AM
Não acho que a questão aqui é entender de finanças. Ele simplesmente cometeu crimes.  Pirâmides financeiras, emprestou dinheiro de terceiros para a alameda e coisas assim.

Ele perdeu o dinheiro dos outros para tentar ficar mais rico. Isso não é "não entender de finanças "

Uma coisa é não ser bom em finanças, outra coisa é categoricamente utilizar o saldo dos clientes para o que bem entender, pensando ser ok pois você vai repor o que deve mais tarde. Isso é fraude e não deve ser feito de jeito nenhum. Tongue

Te daria razão se eles estivessem falindo sem levar os clientes juntos (i.e por terem feitos investimentos errados com o próprio dinheiro).

OK. Concordo convosco!

Qualquer das formas, se tiver um departamento de consultores confiáveis, talvez te ajudem a não fazer esse tipo de escolhas. Ou melhor, pelo o menos consegue apresentar argumentos validos, para tentar desmotivar esse tipo de ações. Mesmo assim não significa que sejam seguidas essas orientações.
hero member
Activity: 1554
Merit: 814
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
November 17, 2022, 11:33:54 PM
Fiquei com a "pulga atras da orelha" e mais ou menos uns 2 dias atrás, eu enviei um pouco de USDC da minha wallet pra Binance, mas o estranho é que antes deles creditarem esses USDC na minha conta, eles depositaram a mesma quantia, só que em BUSD, estranho? isso aconteceu ou esta acontecendo com algum de vocês!!?  Huh
Cara, faz um tempo que eles deslistaram as outras stablecoins e começaram a converter os novos depositos em BUSD, a única stable (além da USDT) com pares ativos. Se esqueceu? Tongue

Binance vai deslistar USDC, USDP, e TUSD. Vai consolidá-los com os pares BUSD.
Nossa, verdade... desculpa a vergonha kkk

Com a cabeça "a mil" que estou ultimamente e com diversos assuntos relevantes que estão ocorrendo no mundo cripto, isso nem me veio em mente
Tenho nem 40 anos e parece que já estou com começo de alzheimer hahah  Roll Eyes Tongue
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
November 17, 2022, 10:18:52 PM
Fiquei com a "pulga atras da orelha" e mais ou menos uns 2 dias atrás, eu enviei um pouco de USDC da minha wallet pra Binance, mas o estranho é que antes deles creditarem esses USDC na minha conta, eles depositaram a mesma quantia, só que em BUSD, estranho? isso aconteceu ou esta acontecendo com algum de vocês!!?  Huh
Cara, faz um tempo que eles deslistaram as outras stablecoins e começaram a converter os novos depositos em BUSD, a única stable (além da USDT) com pares ativos. Se esqueceu? Tongue

Binance vai deslistar USDC, USDP, e TUSD. Vai consolidá-los com os pares BUSD.
hero member
Activity: 1554
Merit: 814
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
November 17, 2022, 10:06:25 PM
No caso do USDC não sei. Mas, USDT e o BUSD estão assegurados por ativos seguros, como certificados do tesouro USA. O problema é se de repente todos quiserem levantar, e a conversão desses ativos demora sempre 1 ou 2 dias, podendo criar um delay nos levantamentos, que pode gerar mais pânico. Mesmo assim, não vejo que ocorra um descolar da paridade.
Então... aconteceu algo "inusitado" comigo e não sei se ocorreu com alguns de vocês...

Fiquei com a "pulga atras da orelha" e mais ou menos uns 2 dias atrás, eu enviei um pouco de USDC da minha wallet pra Binance, mas o estranho é que antes deles creditarem esses USDC na minha conta, eles depositaram a mesma quantia, só que em BUSD, estranho? isso aconteceu ou esta acontecendo com algum de vocês!!?  Huh
legendary
November 17, 2022, 07:09:20 PM
É o problema desta malta ser grandes geeks - percebem muito de informática, mas pouco de finanças.
Não é por se ser bom em informática e talvez em matemática, que se seja bom em finanças.

legendary
bitcoindata.science
November 17, 2022, 04:25:44 PM
É o problema desta malta ser grandes geeks - percebem muito de informática, mas pouco de finanças.
Não é por se ser bom em informática e talvez em matemática, que se seja bom em finanças.

Estas empresas tem dinheiro mais que suficiente para contratarem consultores para os ajudar nestes assuntos.

Aparentemente, parece que o CZ tem reunido bons consultores.

Talvez não dê em nada isso tudo, com bons advogados muito rico arruma uma brecha.
legendary
**In BTC since 2013**
November 17, 2022, 01:04:53 PM
De acordo com o atual CEO, que também foi o CEO que cuidou da falência da Enron (apenas uma das maiores fraudes da história Grin), ele "nunca viu uma completa falha de controles corporativos e completa abstenção de informações financeiras confiaveis como ocorreu aqui".

Estas empresas tem dinheiro mais que suficiente para contratarem consultores para os ajudar nestes assuntos.

Aparentemente, parece que o CZ tem reunido bons consultores.
legendary
November 17, 2022, 11:54:49 AM
De acordo com o atual CEO, que também foi o CEO que cuidou da falência da Enron (apenas uma das maiores fraudes da história Grin), ele "nunca viu uma completa falha de controles corporativos e completa abstenção de informações financeiras confiaveis como ocorreu aqui".

https://www.reuters.com/technology/new-ftx-ceo-slams-complete-failure-corporate-control-2022-11-17/

A maioria dos grandes fundos investidores já assumiu o retorno do seu investimento na FTX como ZERO.

$275 milhões da Temasek Holdings, estatal da Cingapura.
+ Softbank e Sequoia Capital.

Chances baixíssimas de recuperarmos nosso dinheirinho, eu diria.

edit:

A casa vai cair para o SBF: "MANHATTAN U.S. ATTORNEY'S OFFICE PREPARING CRIMINAL CHARGES AGAINST BANKMAN-FRIED AND FTX FOR DEFRAUDING CUSTOMERS -FBN" https://twitter.com/Fxhedgers/status/1593282066602291200
legendary
**In BTC since 2013**
November 16, 2022, 04:34:31 PM
1. Alguns ativos que poderiam servir como pagamento, que cairam e agora recuperaram o seu valor.

Isso seria a solução ideal, mas não há tempo para isso. Visto que primeiro tem de começar a subir de forma significativa o Bitcoin e depois os outros valorizavam. Coisa que não parece que vá acontecer nos próximos dias.

A não ser que o pessoal que vai agora receber o bónus de Natal dado por muitas empresas, queira investir no Bitcoin e o mercado dê uma animada. Mas, não querendo ser pessimista, julgo que não irá acontecer.
legendary
November 16, 2022, 04:26:02 PM
E como ele tinha consertado esses 70%? Se tem esses 70%, então já tem parte dos $8b resolvidos.

Ele agora só consegue esses recursos, se outras exchanges se juntarem e financiarem, coisa que duvido. Principalmente depois da Binance ter dado sinais que iria ajudar, e se ter retirado quando começou analisar toda a situação da empresa.
Sei lá. Tongue

Algumas possibilidades que eu pensei rapidamente, talvez um tanto improvaveis:

1. Alguns ativos que poderiam servir como pagamento, que cairam e agora recuperaram o seu valor.
2. Acha que conseguiria dinheiro de outros fundos para pagar os clientes.
3. Poderia emitir um token estilo LEO (da Bitfinex) para pagar os clientes com o tempo, usando o lucro futuro da exchange.
4. ?

Também fico curioso para saber qual seria o seu plano.
legendary
**In BTC since 2013**
November 16, 2022, 04:22:22 PM
- Já teria consertado 70% do problema se não tivesse sucumbido aos pedidos da falencia chapter 11.
- Saques estariam abrindo em um mês e os clientes estariam salvos.

~~

- Tem 2 semanas para tentar captar $8b em recursos (boa sorte, rs).

E como ele tinha consertado esses 70%? Se tem esses 70%, então já tem parte dos $8b resolvidos.

Ele agora só consegue esses recursos, se outras exchanges se juntarem e financiarem, coisa que duvido. Principalmente depois da Binance ter dado sinais que iria ajudar, e se ter retirado quando começou analisar toda a situação da empresa.
legendary
November 16, 2022, 04:04:11 PM
Acabaram de publicar um artigo que contém diversas mensagens trocadas entre o jornalista e o SBF, onde ele tenta se explicar.

https://www.vox.com/future-perfect/23462333/sam-bankman-fried-ftx-cryptocurrency-effective-altruism-crypto-bahamas-philanthropy

Partes que eu achei mais relevantes:

https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/vSs4pkz8Q6bv-sgSuewbLYUbft8=/0x0:1254x1010/920x0/filters:focal(0x0:1254x1010):format(webp):no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/24202784/Screen_Shot_2022_11_16_at_7.32.22_AM.png

- Diz que não percebeu quanto emprestou para a Alameda até ser tarde demais.

https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/1YattH0jvImZdOG8PHGWfRMsEJw=/0x0:1226x1492/920x0/filters:focal(0x0:1226x1492):format(webp):no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/24202792/Screen_Shot_2022_11_16_at_7.34.41_AM.png

https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/1VxQ6R5GFx2jFuHL2CG_MMdi8jU=/0x0:1240x1266/920x0/filters:focal(0x0:1240x1266):format(webp):no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/24202796/Screen_Shot_2022_11_16_at_7.35.24_AM.png

- Já teria consertado 70% do problema se não tivesse sucumbido aos pedidos da falencia chapter 11.
- Saques estariam abrindo em um mês e os clientes estariam salvos.

https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/EqA1DiM0pTrTbLTGq1ir6PnmigM=/0x0:1238x1104/920x0/filters:focal(0x0:1238x1104):format(webp):no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/24203105/Screen_Shot_2022_11_16_at_9.55.07_AM.png

- Sobre o hack "ex-funcionario ou malware no pc de um ex-funcionario".

https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/i_5usCCkFd_ixinIRC2G6ikBWmo=/0x0:1276x1468/920x0/filters:focal(0x0:1276x1468):format(webp):no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/24202800/Screen_Shot_2022_11_16_at_7.23.30_AM.png

- Tem 2 semanas para tentar captar $8b em recursos (boa sorte, rs).
legendary
**In BTC since 2013**
November 16, 2022, 03:43:08 PM
Ele talvez tenha vendido numa época meio estranha de muita baixa, mas não quer dizer ele tá mais preocupado com o dinheiro do q com projeto. Ele não vendeu nada significativo pra sua posição. Ele vendeu cerca de 5milhões  de usd de uma fortuna de mais de 1 bilhão.

Como disse, é o timing o menos adequado. Parece estar focado no $$ e não na sua ETH.

Neste momento, os grandes são os primeiros a darem o exemplo em segurar, para o motivar o mercado a fazer o mesmo.
Quando o mercado vê um grande a vender, o que achas que vão pensar? É melhor vender, porque isto deve estar com o problemas.

Alias, o exemplo da FTX é claro nesse sentido. O facto de um grande - CZ, ter vendido, levou todo o mercado a vender e tropeçar.

Concordo plenamente que ele deva tirar o dinheiro do seu trabalho, mas deve de o fazer de uma forma cautelosa e em momentos com menos pressão no mercado, principalmente valores tão altos. Isto na minha opinião, claro.

É verdade, que para a posição dele $5 milhões é "pouco" do seu portfolio. Mas, com esse dinheiro em USD/EUR ele não precisa trabalhar mais, se souber fazer uma boa gestão. Por isso, não é assim tão pouco dinheiro.
legendary
November 16, 2022, 02:51:48 PM
• As stablecoins, por exemplo, USDC, USDT, BUSD dentre outras, pode acontecer um enorme descolamento da paridade stable x dolar? Ou não?

No caso do USDC não sei. Mas, USDT e o BUSD estão assegurados por ativos seguros, como certificados do tesouro USA. O problema é se de repente todos quiserem levantar, e a conversão desses ativos demora sempre 1 ou 2 dias, podendo criar um delay nos levantamentos, que pode gerar mais pânico. Mesmo assim, não vejo que ocorra um descolar da paridade.
As principais stablecoins tem ficado mais seguras, na verdade.

As últimas atestações tem contado com uma data extra e aleátoria onde a empresa garante que os ativos da emissora batem com o número de moedas em circulação: https://twitter.com/jp_koning/status/1592220375060197376

Dessa forma elas não conseguem pegar o $$ empréstado um único dia e dizer que tem o que precisam.
legendary
November 16, 2022, 02:39:12 PM
O SBF tem feito um thread no twitter ""explicando"" o que aconteceu. O safado tem postado 1 tweet sempre que precisa deletar outro (para esconder evidencias), pois assim ele burla o sistema de alguns bots que detectam tweets excluidos. Perceba como não faz sentido os primeiros tweets: https://twitter.com/SBF_FTX/status/1591989554881658880
legendary
bitcoindata.science
November 16, 2022, 12:48:02 PM
Pois, e essa jogada é literalmente a demonstrar que está mais preocupado com o $$$ do que com a sua criação ETH. O própria criador estar a vender a sua própria moeda nessa proporção, não é nada positivo para a reputação. É verdade que ele deve ter muito mais ETH, mas acho que não fica bem.

Seria o mesmo que o Satoshi vence-se BTC neste momento, seria a ruina do mercado.

Não vejo isso dessa forma.
Então ele não pode realizar os lucros do próprio trabalho e gastar o dinheiro como quiser?

Vitalik não tem salario do seu trabalho como fundador do ethereum. Ele tem os eth. Ele tem muito e faz o que quiser com eles. Igual o fundador de grandes empresas. Eventualmente eles vendem parte de suas posições para diversificar, gastar, etc. Não significa q não acredita mais no projeto, ou que pegue mal.

Ele talvez tenha vendido numa época meio estranha de muita baixa, mas não quer dizer ele tá mais preocupado com o dinheiro do q com projeto. Ele não vendeu nada significativo pra sua posição. Ele vendeu cerca de 5milhões  de usd de uma fortuna de mais de 1 bilhão.
legendary
**In BTC since 2013**
November 16, 2022, 11:54:03 AM
Recentemente o vitalik vender seus eth e comprou usdc. Isso acho q já diz muita coisa sobre a  segurança do usdc.

https://livecoins.com.br/preocupado-vitalik-buterin-vende-lotes-de-ethereum/

Pois, e essa jogada é literalmente a demonstrar que está mais preocupado com o $$$ do que com a sua criação ETH. O própria criador estar a vender a sua própria moeda nessa proporção, não é nada positivo para a reputação. É verdade que ele deve ter muito mais ETH, mas acho que não fica bem.

Seria o mesmo que o Satoshi vence-se BTC neste momento, seria a ruina do mercado.
legendary
bitcoindata.science
November 16, 2022, 09:43:02 AM
• As stablecoins, por exemplo, USDC, USDT, BUSD dentre outras, pode acontecer um enorme descolamento da paridade stable x dolar? Ou não?

Eu vejo dessas todas a mais segura a usdc, pois é da empresa mais transparente  a coinbase (e da circle)
https://www.centre.io/usdc-transparency

Recentemente o vitalik vender seus eth e comprou usdc. Isso acho q já diz muita coisa sobre a  segurança do usdc.

https://livecoins.com.br/preocupado-vitalik-buterin-vende-lotes-de-ethereum/

• E com os tokens "BTC UP", "BTC DOWN", "BTC BULL", "BTC BEAR" e etc, será que existe a possibilidade dele ir a 0 e virar pó?

Esses são tokens alavancados. O btc bull faz 3x pra cima o valor do btc, por exemplo. Mas ele tb cai mais.
Pages:
Jump to: