Queria chamar o @nikolaspaolo pra esse tópico!
Ele ta viajando o mundo e acho que teria bastante coisa pra contar.
Vi um relato dele no insta sobre um ''problema'' que ele teve na Espanha e até queria saber mais. Mas ele disse que acho que algum da rua entrou em um restaurante e pegou comida do prato dele e foi algo normal e que lá o bandido é o primeiro a chamar a polícia.
Acho que é bem a questão do que estamos vendo em São Francisco também. E recentemente também virou uma polêmica no Brasil para um furto de 100 reais que o Zanin não considerou como princípio da insignificância.
Enfim, fiquei curiosa sobre esse caso dele. Mas acho que ele também teria vários relator pra fazer pra nós
Sim, ja estive em Barcelona outras vezes. A última vez em 2021, estava de boa.
Mas dessa vez, semana passada, tinha muito mendigo em vários cartões postais da cidade, tipo na praia de barceloneta ou na praça da Catalunha.
Ao logo dos dias que passamos em Barcelona, vi muita viatura colhendo depoimento na rua e quase sempre com algum mendigo desse em custódia. Teve um dia que o gerente do mcdonalds ao lado de nosso hotel chamou a policia, porque um mendigo deixou um saco de lanche, cheio de arma branca, quando pessoal foi pegar a mesa para lanchar e jogar o saco fora, notou que tava pesado e cheio de facas, muitas mesmo. Policia foi lá recolher e pegar depoimento.
Num sábado fomos na praia de Barceloneta, fomos comer no
KFC bem na frente da praia, depois de receber o pedido, fomos para a área externa comer. Logo na sequencia apareceu um mendigo meio chapado, avançando no prato de todos ao redor, ele simplesmente metia a mão e pegava o que bem entendia. Pegava um suco, bebia. Pegava uma carne, comia. Pegava um pão, comia. Veio em nossa direção, pela cerca do KFC ele dizia que queria o frango, ele não falava catalão ou espanhol, falava com muito sotaque, 100% de certeza que era imigrante.
O cara nao era uma pessoa com fome pedindo com sinceridade um pouco de comida para sobreviver, ele parecia mais alguém que curtiu a noite toda, amanheceu de ressaca e foi sacanear todos que via pela frente, algo bem natural que ele fazia, parecia sei lá, uma rotina tranquila dele. Como ele ficou lá pedindo e pedindo, eu dei a ele um frango frito do balde. Ele pegou e saiu comendo, foi no entorno de outros restaurantes e fez o mesmo que estava fazendo, deu meia volta e chegou renovo na gente. Ai ele disse que queria mais frango e apontava para o frango kkkkkk. Ai eu disse não, não, ja te dei. Ele se sentiu desafiado, eu acho, então entrou na área do KFC, pegamos nossas coisas e fomos para a área interna do KFC onde tem o balcão e maquinas de auto serviço, jurei que ele não entraria ali. Mas foi so a gente se sentar, ele entrou e puxou o balde de frango e correu pra fora do estabelecimento.
Esse bote dele foi mal sucedido, muita comida caiu no chama na hora que ele correu. Mas sei la, foi uma forma dele me intimidar mesmo, do tipo; não importa mano se você me deu, se disse não, se entrou no KFC, eu posso e faço isso. Acredito que nem todos os mendigos são assim, mas nesse tivemos muito azar. Vamos dizer que ele era um mendigo valentão pela Europa.
A praca tava cheia, um único restaurante tinha segurança e mesmo la o mendigo ficava fingindo dar socos ou chutes no seguranca, mas desistiu. Estava eu e minha companheira, pessoal levantava e ia embora. Depois que ele saiu de dentro do KFC veio um funcionário e pediu minha nota, ele pediu desculpa e deu outro balde de frango pra gente, fomos embora comer em outro local.
Foi uma pessima experiencia, o mendigo valentão tinha um habitat muito favorável a forma como ele agia e intimidava todos ali. Fiquei triste, cidade tão bonita, gosto tanto, se perdendo assim.
Em contra partida a isso, vimos varias vezes as viaturas multando ou advertindo turistas andando de patinete elétrico fora da marcação. Tipo pessoa querer andar nas calcadas onde tem pedestres.
Muitos desses mendigos passam em branco porque o poder publico não quer ser visto como racista ou xenófobo. Mas é um debate infinito por exemplo. Na Franca, vi crianças defecando ao ar livre, depois se limpa com a própria roupa, porque culturalmente isso é permitido nos países de origem, quando chegam em qualquer outro lugar, fazem igual.
Na Franca, qualquer local tem segurança, que é um imigrante trabalhador de 2 metros de altura e 150 KG. Se um imigrante mendigo chegar fazendo gracinha no estabelecimento, ele tera que enfrentar um conterrâneo, então ele não se mete a besta igual em Barcelona.
Lugares que passe e estão tomados por mendigos:
Paris
Barcelona
Londres
Lugares bem de boa e tranquilo:
Roma
Madri
Andorra(é muito pequeno pra ter mendigo)
Amsterdam(muito de boa)