Bom dia pessoal,
Muitos aqui já devem saber, mas imagino que muitos novatos como eu ainda não saibam.
Caso um hacker roube sua conta, você não terá como recuperá-la a não ser que tenha como provar que é dono dela, por meio de uma assinatura do seu endereço bitcoin.
Como a pessoa que roubou sua conta pode alterar o endereço BTC do seu profile, ou de algum post, os usuários criaram esse tópico onde você digita seu endereço BTC, escreve uma mensagem e assina. A pessoa logo depois faz um quote (citação) da sua mensagem com seu endereço.
Assim um hacker nao vai poder editar seu a citação do post e colocar o endereço dele!
Vale a pena fazer, principalmente quem corre atrás de bounties e campanhas de assinaturas.
Segue o link do post:
https://bitcointalk.org/index.php?topic=996318;topicseenSe vocês preferirem, podem postar seu endereço aqui também. É só alguém fazer um quote, não precisa ser naquele tópico.
-----BEGIN BITCOIN SIGNED MESSAGE-----
Meu nome é Fulano, dia 06 de março
-----BEGIN SIGNATURE-----
Endereço BTC
Assinatura
Exemplo da minha assinatura no outro tópico:
-----BEGIN BITCOIN SIGNED MESSAGE-----
Hello i want to secure my account thats why i verify my message here my name is bitmover and today March 6th 2018.
-----BEGIN SIGNATURE-----
1E8DbFa9ehjfsiJba8Er9BEpezizUfoHYA
HxMRXRsfPRoj/8KxSZsvEBzmneF7K/nMeObTQ739jwKzKEjEUwGD180Ri+FOQHeq3OMgXsvZkiaVqBWncfB2fhg=
Lembrem-se que
não pode ser um endereço Segwit (Aqueles que comecam com 3, precisa comecar com 1). Pois esses endereços embora assinem, a assinatura deles não pode ser verificada.
Nesse post o theymos explica em maiores detalhes o procedimento de recuperação, para quem se interessar.
https://bitcointalksearch.org/topic/recovering-hacked-accounts-or-accounts-with-lost-passwords-497545Boa, muito útil esse thread, recomendo a todos que o façam, antes que ocorra algum problema.
Endereços segwit bech32 verificam sim, é possível realizar a verificação da assinatura na Electrum sem problemas.
Agora, endereços segwit p2sh não verificam mesmo? Dessa eu não sabia, quer verificar a assinatura deste na Electrum?
Faça um teste, crie uma
carteira p2sh na electrum e verifique essa assinatura:
Mensagem:
Olá, aqui é jpouza, em 06/03/2018.
Endereço:
3KBGuppCn2r5PgpgmoUFaKyqXWXsfajkHL
Assinatura:
IL5If4FGJ6qMLl6fVo+upgR6qPJEjeSc7xi8cMKHAZLncXIUVb1DdhvQSFOiH+KwdjqT/3wdZK0Gemfo96wqrWs=