Parabéns pela dedicação, hoje mesmo eu estava pensando.... uso muita coisa boa e gratuita no Telegram: bots e canais gratuitos ferramentas que realmente facilitam a minha vida e me ajudam a ganhar dinheiro.
Uma sugestão que eu deixo é criar uma área para doações no Menu do Bot.
Vou ter que fazer isso mesmo, por que o servidor não foi barato.
Aproveitando o post, uma história:
Duas frases: Sempre seja paranoico e segurança nunca é demais. Estava eu tentando fazer o deploy do bot no servidor para já disponibilizá-lo aqui, e eu sempre me deparava com um monte de erros relacionados a fila de tarefas, que utiliza o
Redis como backend.
Eu entrava no container do Redis (usando Docker) e verificava a configuração do mesmo. E então eu percebia que as configurações dele tinham sido alteradas aleatoriamente. Com isso, sempre dava erro, pois o diretório dos dados dele (ele salva a memória em um arquivo periodicamente) sempre mudava para um diretório do Ubuntu que cuida das cronjobs (tarefas programadas), o que não tem nada haver com o Redis. E eu ficava: por que isso está acontecendo? Eu deletava o container, criava novamente, e alguns minutos depois acontecia de novo.
Pesquisei, pesquise, encontrei um cara falando que isso era um ataque e significava que o Redis tinha sido invadido e não dei bola. "Como teriam me hackeado?". Pesquisei mais, testei várias coisas durante horas e nada foi.
Até que uma hora eu me toquei: pera, o acesso ao Redis está aberto, mas eu configurei o firewall do Ubuntu para bloquear acesso a porta dele pela rede fora do servidor, então deveria estar seguro. Mas e se esse firewall não está funcionando?
Tentei conectar pelo Redis pelo meu PC local e... foi. Tentei agora conectar no MongoDB e... também foi. Entro no Mongo e tem um banco de dados estranho "PLEASE READ ME". Clico nele e só encontro um registro. Um texto:
"SEND 0.2 BTC TO THIS ADDRESS AND CONTACT THIS EMAIL WITH YOUR IP OF YOUR SERVER TO RECOVER YOUR DATABASE !"
Bando de safados...
Pesquisei mais e descobri que o Docker (onde estou rodando todos esses containers) ignora as regras do firewall UFW do Ubuntu por padrão. Eu pensava estar seguro, mas tinha dado acesso a todos os meus bancos de dados para qualquer um. Recriei os containers, corrigi o problema no firewall e limpei o banco de dados.
Tudo isso só demorou o dia inteiro... Lição de moral: sempre seja extra paranoico.