Então dá pra ver que já estão mesclando tudo, um bom exemplo prático e real
Exato. As vezes, muitas pessoas pensam que a o IA faz tudo do zero e não é bem assim. Tem de haver uma intervenção humana, com o uso de inputs certos para gerar o pretendido. Depois, o resultado pode servir de passa para o trabalho final realizado pelo designer/artista.
Claro que são coisas diferentes, começar do zero algo, ou pegar em algo e ajustar. Mas, ambas as coisas podem coexistir.
Sim, boa observação, os próprios designers já fazem isso há um bom tempo, mas para ser justo, é uma tarefa quase impossível "criar" algo inédito sem que alguém tenha feito algo pelo menos parecido no passado.
Esse é outro ponto. Nunca nada é criado 100% do zero, sem nenhuma referencia. Talvez os primeiros trabalhos de todos, e mesmo assim, nada garante que não exista mais pessoas a pensar no mesmo.
Um exemplo engraçado foi o que aconteceu com o movimento artístico Cubismo. Diz-se que os fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque. Mas o ponto curioso é que um era espanhol e outro francês e nem se quer se conheciam. Mas ambos começar a fazer o mesmo estilo de pintura, inspirados em outro artista que não era desse movimento artístico: Cézanne.
Ou seja, temos dois artistas que não se conhecem, e que inspirados pelo trabalho de outro artista, começam a fazer um estilo de arte semelhante.
Realmente criar algo do zero e verdadeiramente único, já é cada vez mais difícil.