Entendo o lado dos artistas, mas tem pra onde correr?
Eu acredito que mesmo com tantos avanços, e muita gente usando, vai ficando tudo meio "padronizado" e o trabalho criativo do humano vai ser valorizado ainda para empresas que não queiram parecer ou serem genéricas.
Pode acabar sendo uma ferramenta para os próprios artistas, mas o ele vai ser o responsável por dar o toque humano e criativo
Exemplo, eu preciso de uma imagem igual que postaram aqui do buraco na rua, então posso usar de IA mesmo ou comprar um direito de usar bem baratinho igual o sabotag3x está vendendo, e vai resolver meu problema.
Mas quero criar imagens para minha empresa, preciso de postar conteúdo, fazer vídeos, logos, promoções etc, essas imagens vão ser iguais de todo mundo, então o humano conseguirá oferecer um trabalho muito melhor e diferente dos demais.
Não sei não, mesmo sem IA tem tanta coisa genérica por ai.. os próprios designers se copiam, mas chamam isso de "tendência" ao invés de "plágio"..
IA consegue gerar alguns resultados semelhantes (as vezes melhor, as vezes pior) que de artistas em alguns trabalhos, mas de forma muito mais rápida e barata.. não tem como fugir disso.. como comentaram, se o cara não tivesse dado os créditos ao Midjourney, ninguém desconfiaria.
No passado diziam que os robôs iriam tomar conta de todas as áreas, menos da artística.. hoje os artistas estão apavorados.. o comentário que mais vejo é que essas artes geradas por IA não são artes.. parece o mesmo que dizer que um copo não é um copo porque foi criado por uma máquina e não por um humano.
Para mim, o maior debate é a base de dados dessas IAs como MJ.. que roubou trilhões de imagens sem permissão nenhuma.