O que seria o conceito Proof-of-Work ?
A melhor resposta, já sabe neh?
Vou tentar complementar esta pergunta fazendo uma comparação entre
Proof-Of-Work x Proof-Of-Stake.
Proof-Of-Work (prova de Trabalho) é um algoritmo que apareceu pela primeira vez em 1993 para combater emails de spam. Shatoshi percebeu que esse mecanismo poderia ser usado como forma de segurança da Blockchain do BTC. Os enigmas criptográficos são resolvidos pelos mineradores que são recompensados ao encontrar a solução. Isso levou a criação de fazendas de mineração que chegam a usar incríveis 54TWh de eletricidade sozinhos, daria para abastecer um país como Nova Zelandia ou Hugria.
O
Proof-Of-Work (POW) premia sempre quem tiver uma taxa de hash maior, pois terá maior chance de minerar um novo bloco. Isso sem falar que estas fazendas de mineração ainda se juntaram as chamadas piscina de mineração e por causa desta união o
POW se torna mais centralizado, pois se unir as três maiores mineradoras elas centralizariam mais de 51% de todo o processo de mineração de BTC. Para resumir, POW está fazendo com que mineradores usem enormes quantias de energia e incentiva o uso de pools de mineração que torna o blockchain mais centralizado em oposição ao descentralizado.
Em 2011 um usuário aqui do Bitcointalk chamado de
QuantumMachanic observando estes problemas propôs uma técnica que ele chamou de
Proof-Of-Stake (prova de participação), a ideia básica seria: ao invés de deixar a mineração uma competição “livre” onde que todos possam minerar (uma realidade cada vez mais difícil para usuários comuns), o
POS usa uma eleição, processo no qual um é escolhido aleatoriamente para validar o bloco. Assim o Proof-Of-Stake não trabalha com mineradores, mas validadores que ao invés de minerar blocos, criariam blocos.
Porém para se tornar um validador é preciso depositar certa quantia de moedas na rede como participação, seria como um depósito de segurança, assim o tamanho do depósito determina o tamanho de suas chances de ser escolhido para criar novo bloco. Dá uma impressão de ser injusto com os mais pobres, porém muitos afirmam que é mais justo do que o Proof-Of-Work atualmente. Isso é uma questão de ponto de vista pra saber julgar isso.
Mas o Proof-Of-Stake também tem seus defeitos: uma pessoa escolhida poderia investir cada vez mais aumentando suas chances e isso tornaria uma bola de neve deixando o rico cada vez mais rico inibindo assim outros competidores. Outro ponto seria a pessoa não fazer seu trabalho, isso poderia ser resolvido com a escolha de outros validadores como backup. Já existem algumas moedas que utilizam esse mecanismo: Peercoin, Lisk, Nxt, entre outras, sendo que a Ethereum e Cardano já estão trabalhando para incrementar o algoritmo de Proof-Of-Stake em suas tecnologias.
Então as diferenças básicas entre
Proof-Of-Work e
Proof-Of-Stake são bem significativas: enquanto o
Proof-Of-Work minera blocos, deixando que todos conectados online possam minerar e resolver as tarefas de criptografias que atualmente exige alto processamento computacional e altíssimo consumo de energia o que acabou centralizando a mineração nas mãos dos grandes mineradores, o
Proof-Of-Stake usa uma eleição de forma “aleatória” para validar esses blocos, assim o consumo de energia diminui consideravelmente, além de ser menos descentralizado.
Eu não estou aqui defendendo um ou outro, só trouxe algumas diferenças entre ambos, ok.
Fonte está em inglês:
https://www.youtube.com/watch?v=M3EFi_POhps Achei interessante tentei resumir.