Pages:
Author

Topic: Bitcoin - Perguntas e Respostas. - page 33. (Read 33710 times)

legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
December 17, 2018, 06:07:11 PM
#91
Já que a galera está postando pouco..

Tenho 1 merit para quem postar algo interessante sobre criptos Tongue
full member
Activity: 546
Merit: 122
December 05, 2018, 11:37:48 AM
#90
Desconheço qualquer tipo de proteção implementada na blockchain no bitcoin, isso existe?

Existe, a dificuldade é autoajustada a cada 2016 blocos (isso equivale a 2 semanas).

A velocidade de mineração de um bloco é de 10 minutos, caso o hashrate for caindo a dificuldade vai se auto ajustando para que um bloco continue sendo minerado a cada 10 minutos mesmo tendo menos mineradores trabalhando.



2 semanas é muito tempo.. vem um fork, rouba X% do hashrate e durante essas 2 semanas os blocos ficam mais demorados..

Alguém sabe se a rede ficou mais lenta com essa recente queda de preço e hashrate?

Pelo que conferi aqui são mudanças sutis, nada grave, ficou um pouco mais lenta e as taxas subiram um pouco, mas nada demais. Um fork para ajustar a dificuldade mais rapidamente talvez venha a ser cogitado mais pra frente, caso o hashrate caia demais.
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
December 05, 2018, 11:37:00 AM
#89
Desconheço qualquer tipo de proteção implementada na blockchain no bitcoin, isso existe?

Existe, a dificuldade é autoajustada a cada 2016 blocos (isso equivale a 2 semanas).

A velocidade de mineração de um bloco é de 10 minutos, caso o hashrate for caindo a dificuldade vai se auto ajustando para que um bloco continue sendo minerado a cada 10 minutos mesmo tendo menos mineradores trabalhando.

Ah, claro.
Por terem usado o termo "defender a rede" eu pensei ser algum tipo de proteção para o caso, por exemplo, de algum "player grande" sair da jogada e dar uma % de hashrate significante a outro (mais de 50%), viabilizando assim algum ataque com verificação de hash forjado e gasto duplo.
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
December 05, 2018, 10:33:38 AM
#88
Desconheço qualquer tipo de proteção implementada na blockchain no bitcoin, isso existe?

Existe, a dificuldade é autoajustada a cada 2016 blocos (isso equivale a 2 semanas).

A velocidade de mineração de um bloco é de 10 minutos, caso o hashrate for caindo a dificuldade vai se auto ajustando para que um bloco continue sendo minerado a cada 10 minutos mesmo tendo menos mineradores trabalhando.



2 semanas é muito tempo.. vem um fork, rouba X% do hashrate e durante essas 2 semanas os blocos ficam mais demorados..

Alguém sabe se a rede ficou mais lenta com essa recente queda de preço e hashrate?
legendary
Activity: 2352
Merit: 1393
December 05, 2018, 10:05:12 AM
#87
Desconheço qualquer tipo de proteção implementada na blockchain no bitcoin, isso existe?

Existe, a dificuldade é autoajustada a cada 2016 blocos (isso equivale a 2 semanas).

A velocidade de mineração de um bloco é de 10 minutos, caso o hashrate for caindo a dificuldade vai se auto ajustando para que um bloco continue sendo minerado a cada 10 minutos mesmo tendo menos mineradores trabalhando.

legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
December 05, 2018, 09:43:08 AM
#86
Pergunta atual

O que acontece se o hashrate cair demais? Existem mecanismos no protocolo do Bitcoin para defender a rede nesse caso, a longo prazo?

Ele já caiu....
Em Outubro estava em 60kk TH/s agora está com menos de 40kk TH/s, uma queda de mais de 30%.
Desconheço qualquer tipo de proteção implementada na blockchain no bitcoin, isso existe?
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
December 05, 2018, 09:24:34 AM
#85
Pergunta atual

O que acontece se o hashrate cair demais? Existem mecanismos no protocolo do Bitcoin para defender a rede nesse caso, a longo prazo?
member
Activity: 224
Merit: 10
September 23, 2018, 04:34:44 PM
#84
O que seria o conceito Proof-of-Work ?

A melhor resposta, já sabe neh?
Vou tentar complementar esta pergunta fazendo uma comparação entre Proof-Of-Work x Proof-Of-Stake.
Proof-Of-Work (prova de Trabalho) é um algoritmo que apareceu pela primeira vez em 1993 para combater emails de spam. Shatoshi percebeu que esse mecanismo poderia ser usado como forma de segurança da Blockchain do BTC. Os enigmas criptográficos são resolvidos pelos mineradores que são recompensados ao encontrar a solução. Isso levou a criação de fazendas de mineração que chegam a usar incríveis 54TWh de eletricidade sozinhos, daria para abastecer um país como Nova Zelandia ou Hugria.

O Proof-Of-Work (POW) premia sempre quem tiver uma taxa de hash maior, pois terá maior chance de minerar um novo bloco. Isso sem falar que estas fazendas de mineração ainda se juntaram as chamadas piscina de mineração e por causa desta união o POW se torna mais centralizado, pois se unir as três maiores mineradoras elas centralizariam mais de 51% de todo o processo de mineração de BTC. Para resumir, POW está fazendo com que mineradores usem enormes quantias de energia e incentiva o uso de pools de mineração que torna o blockchain mais centralizado em oposição ao descentralizado.

Em 2011 um usuário aqui do Bitcointalk chamado de QuantumMachanic observando estes problemas propôs uma técnica que ele chamou de Proof-Of-Stake (prova de participação), a ideia básica seria: ao invés de deixar a mineração uma competição “livre” onde que todos possam minerar (uma realidade cada vez mais difícil para usuários comuns), o POS usa uma eleição, processo no qual um é escolhido aleatoriamente para validar o bloco. Assim o Proof-Of-Stake não trabalha com mineradores, mas validadores que ao invés de minerar blocos, criariam blocos.

Porém para se tornar um validador é preciso depositar certa quantia de moedas na rede como participação, seria como um depósito de segurança, assim o tamanho do depósito determina o tamanho de suas chances de ser escolhido para criar novo bloco. Dá uma impressão de ser injusto com os mais pobres, porém muitos afirmam que é mais justo do que o Proof-Of-Work atualmente. Isso é uma questão de ponto de vista pra saber julgar isso.

Mas o Proof-Of-Stake também tem seus defeitos: uma pessoa escolhida poderia investir cada vez mais aumentando suas chances e isso tornaria uma bola de neve deixando o rico cada vez mais rico inibindo assim outros competidores. Outro ponto seria a pessoa não fazer seu trabalho, isso poderia ser resolvido com a escolha de outros validadores como backup. Já existem algumas moedas que utilizam esse mecanismo: Peercoin, Lisk, Nxt, entre outras, sendo que a Ethereum e Cardano já estão trabalhando para incrementar o algoritmo de Proof-Of-Stake em suas tecnologias.

Então as diferenças básicas entre Proof-Of-Work e Proof-Of-Stake são bem significativas: enquanto o Proof-Of-Work minera blocos, deixando que todos conectados online possam minerar e resolver as tarefas de criptografias que atualmente exige alto processamento computacional e altíssimo consumo de energia o que acabou centralizando a mineração nas mãos dos grandes mineradores, o Proof-Of-Stake usa uma eleição de forma “aleatória” para validar esses blocos, assim o consumo de energia diminui consideravelmente, além de ser menos descentralizado.

Eu não estou aqui defendendo um ou outro, só trouxe algumas diferenças entre ambos, ok.
Fonte está em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=M3EFi_POhps Achei interessante tentei resumir.
hero member
Activity: 1120
Merit: 540
Press F for Leo
September 10, 2018, 09:52:47 PM
#83
É, concordo que é um conceito um pouco difícil de explicar, obrigado girino por ter nos dado uma clareada sobre o conceito em si, só complementando, um Proof-of-work é um código que é anexado num bloco encontrado pelos mineradores autentificando o bloco encontrado.
member
Activity: 238
Merit: 27
September 10, 2018, 09:05:23 PM
#82
O que seria o conceito Proof-of-Work ?

A melhor resposta, já sabe neh?

Resposta é bem dificil, já que tem muita coisa para se falar, alem do classico prova de trabalho, achei esse artigo, bem completo e exemplifica bem todo o conceito:

https://www.bitcoinbrasil.com.br/o-que-e-proof-of-work/
legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
September 10, 2018, 08:50:46 PM
#81
O que seria o conceito Proof-of-Work ?

A melhor resposta, já sabe neh?

Proof-of-work é a realização de trabalho (computacional) como prova de que se está comprometido com a integridade de um serviço. Foi criada inicialmente como uma forma de evitar spam (um spammer não iria realizar o trabalho requerido para mandar muitos emails, enquanto um remetente/usuário legítimo estaria disposto a gastar aquele tempo/energia para acessar o serviço). Depois evoluiu como uma forma de evitar DDoS (usado na walltime dessa forma), no mesmo principio. E por ultimo usado para emissão de moeda (apenas de forma teórica) no hashcash, de forma a garantir que todas as moedas emitidas fossem únicas.

No bitcoin ela é usada para sincronizar a comunicação da rede, garantindo que apenas aqueles comprometidos com a integridade rede possam escrever na blockchain. O ajuste da dificuldade garante que os blocos são emitidos em intervalos (quase) regulares, servindo então pra organizar temporalmente os blocos e as respectivas transações. A ideia é que com nodes suficientes na rede, um atacante teria de realizar mais trabalho que todos os outros somados para poder escrever dados inválidos na blockchain.
hero member
Activity: 1120
Merit: 540
Press F for Leo
September 10, 2018, 07:46:36 PM
#80
O que seria o conceito Proof-of-Work ?

A melhor resposta, já sabe neh?
full member
Activity: 546
Merit: 122
September 03, 2018, 06:17:35 PM
#79

Quantos fullnodes estão rodando hoje no Brasil?

Apenas 35.

16 no estado de SP. 5 em floripa, 2 no RJ etc.

Do Ethereum tem 52.

Interessante esse número, eu também pensei que fossem mais. Mas no momento atual é meio complicado manter um full node, o tamanho do blockchain e uma boa conexão não permitem que a maioria dos interessados possa ter um.
hero member
Activity: 1078
Merit: 529
September 03, 2018, 03:49:17 PM
#78
-snip-

A verdade é que nem as exchanges precisam de um full node, mas é muito melhor com um, e o custo de manter um servidor qualquer no Brasil é muito maior do que você alugar um servidor em outros países, principalmente se o tempo de resposta não é um problema para vocẽ.

Atualmente já é possível combinar bom preço e baixa latência com os serviços em nuvem.
Se você não tiver uma necessidade muito "crítica", consegue contratar por exemplo um servidor da Amazon em São Paulo por preços bem atraentes.

Entre contratar a amazon em SP ou a mesma amazon nos EUA, sai mais barato contratar nos EUA. Não vale a pena contratar em SP a menos que o tempo de ping seja realmente relevante pra vc. (em geral eu rodo meu front-end no brasil e meu back-end onde for mais barato).

De fato, hoje eu utilizo por exemplo meu servidor em miami, tanto para front como back end, no meu caso são sites e sistemas on-line onde o ping não é relevante.
Na verdade na maioria dos casos o ping é pouco relevante em se tratando de apache, ningx etc....
legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
September 03, 2018, 03:41:32 PM
#77
-snip-

A verdade é que nem as exchanges precisam de um full node, mas é muito melhor com um, e o custo de manter um servidor qualquer no Brasil é muito maior do que você alugar um servidor em outros países, principalmente se o tempo de resposta não é um problema para vocẽ.

Atualmente já é possível combinar bom preço e baixa latência com os serviços em nuvem.
Se você não tiver uma necessidade muito "crítica", consegue contratar por exemplo um servidor da Amazon em São Paulo por preços bem atraentes.

Entre contratar a amazon em SP ou a mesma amazon nos EUA, sai mais barato contratar nos EUA. Não vale a pena contratar em SP a menos que o tempo de ping seja realmente relevante pra vc. (em geral eu rodo meu front-end no brasil e meu back-end onde for mais barato).
full member
Activity: 476
Merit: 128
September 03, 2018, 08:02:22 AM
#76
Ainda assim sou adepto de não depender de terceiros para oferecer meu serviço principal. Me espantei com a quantidade de 35. Nunca tive a curiosidade de procurar, mas sempre achei que fosse bem mais
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
September 03, 2018, 07:50:30 AM
#75
-snip-

A verdade é que nem as exchanges precisam de um full node, mas é muito melhor com um, e o custo de manter um servidor qualquer no Brasil é muito maior do que você alugar um servidor em outros países, principalmente se o tempo de resposta não é um problema para vocẽ.

Atualmente já é possível combinar bom preço e baixa latência com os serviços em nuvem.
Se você não tiver uma necessidade muito "crítica", consegue contratar por exemplo um servidor da Amazon em São Paulo por preços bem atraentes.
sr. member
Activity: 476
Merit: 314
September 01, 2018, 07:43:44 PM
#74
Muita bacana a discussão pessoal.
Não fazia ideia da quantidade de full nodes no país. Achei que era um número muito maior. Realmente é dificil manter um funcionando. Eu mesmo desisti, devido ao tamanho do blockchain, que é demais pro meu notebook de 2010 rsrs 200 GB é bastante coisa....

Muito legal mesmo, achei que esse número era muuuito superior.

Imagina então se o blocksize aumentasse... foda...


Eu também não sabia, e achei bem pouco o numero de full nodes aqui, praticamente só as exchanges rodam pelo jeito, para um país tão grande achei que o numero fosse bem maior.


A verdade é que nem as exchanges precisam de um full node, mas é muito melhor com um, e o custo de manter um servidor qualquer no Brasil é muito maior do que você alugar um servidor em outros países, principalmente se o tempo de resposta não é um problema para vocẽ.

member
Activity: 238
Merit: 27
September 01, 2018, 06:46:03 PM
#73
Muita bacana a discussão pessoal.
Não fazia ideia da quantidade de full nodes no país. Achei que era um número muito maior. Realmente é dificil manter um funcionando. Eu mesmo desisti, devido ao tamanho do blockchain, que é demais pro meu notebook de 2010 rsrs 200 GB é bastante coisa....

Muito legal mesmo, achei que esse número era muuuito superior.

Imagina então se o blocksize aumentasse... foda...


Eu também não sabia, e achei bem pouco o numero de full nodes aqui, praticamente só as exchanges rodam pelo jeito, para um país tão grande achei que o numero fosse bem maior.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
September 01, 2018, 06:31:42 PM
#72
Muita bacana a discussão pessoal.
Não fazia ideia da quantidade de full nodes no país. Achei que era um número muito maior. Realmente é dificil manter um funcionando. Eu mesmo desisti, devido ao tamanho do blockchain, que é demais pro meu notebook de 2010 rsrs 200 GB é bastante coisa....

Muito legal mesmo, achei que esse número era muuuito superior.

Imagina então se o blocksize aumentasse... foda...

Outra abordagem pra essa pergunta é a abordagem filosófica. Do ponto de vista de engenharia de software, escalabilidade significa aumentar o alcance de um serviço sem aumentar o uso de recursos na mesma proporção. Aumentar o tamanho do bloco fere esse princípio: Tanto o armazenamento como o tempo de transmissão crescem proporcionalmente ao aumento do throughput. Por isso tipo de solução é sabidamente inviável (economicamente) como solução de escalabilidade.

Em oposição a isso, a solução do segwit é uma solução que atende esse principio: ele permite mais transações em um bloco do mesmo tamanho, aumentando a velocidade sem aumentar o tamanho ou o temp ode transmissão. Infelizmente ela tem alcance limitado. A Lightning network é uma solução que não só atende esse princípio básico de escalabilidade, como também é infinitamente escalável. Você pode efetuar um número praticamente infinito de transações num canal LN, sendo que apenas duas transações são registradas na blockchain. (com a contrapartida de você não ter registro público dessas transações na LN).

Realmente o segwit é uma solução muito mais elegante, pq ataca o problema: as transações estão ocupando muito espaço. Reduzir o tamanho da transação é bem mais interessante.

Eu li no Mastering Bitcoin que a ativação do Segwit permitiu ainda que scripts mais elaborados funcionassem, devido a um problema de maleabilidade. A explicação está um pouco além da minha compreensão. Segwit assim permitiu a LN, que irá realmente permitir taxas muito baixas. Sem segwit, nada de LN.
Pages:
Jump to: