Pages:
Author

Topic: Bitcoin - Perguntas e Respostas. - page 29. (Read 33710 times)

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
February 28, 2019, 05:49:10 AM
O primeiro Mixer foi o BitMixer.io, foi lançado em 2014 e o nome de seu desenvolvedor permanece anonimo. Ele deixou de operar em 2017 por decisão do desenvolvedor e o anuncio foi feito aqui no bitcointalk.
Eu diria que foi a Dark Wallet em 2013-2014. Eu achei varias menções dela em artigos e notícias (antes do BitMixer e BitBlender) que envolvem uma função de “trustless mixing”.

https://www.bbc.com/news/technology-29283124

Eu também diria que há a chance de alguns DarkNet Markets passados já terem tal função embutida no market antes dos outros serviços.
legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
February 27, 2019, 09:07:17 PM
Nova pergunta.

Como funciona um bitcoin Mixer? Quando surgiu o primeiro?

O primeiro Mixer foi o BitMixer.io, foi lançado em 2014 e o nome de seu desenvolvedor permanece anonimo. Ele deixou de operar em 2017 por decisão do desenvolvedor e o anuncio foi feito aqui no bitcointalk.

Basicamente a função de um Mixer é apagar qualquer rastro sobre a origem da transação ou pelo menos deixar esse rastro confuso, ele faz um corte no registro regular da blockchain... quando o cliente envia a quantia para o mixer é feito o reenvio para o endereço de destino a partir de outro endereço, essa transação pode ser feita de forma fracionada para dificultar ainda mais qualquer identificação. Desta forma somente o próprio Mixer sabe o real endereço de origem e destino da transação.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
February 27, 2019, 06:21:23 PM
Nova pergunta.

Como funciona um bitcoin Mixer? Quando surgiu o primeiro?
hero member
Activity: 672
Merit: 526
February 27, 2019, 04:12:30 PM
Qual foi o primeiro caso de roubo de BTC?

Teve esse:    
"I just got hacked - any help is welcome! (25,000 BTC stolen)"
Uma parte do BTC roubado foi enviado para esse endereço: 1J18yk7D353z3gRVcdbS7PV5Q8h5w6oWWG

O que ele conta é que alguém invadiu a conta dele no slush, ele trocou a senha, mas o invasor tinha um trojan no computador dele.

Teve a Ubitex Scam Seria uma exchange que recebeu o que hoje é conhecido como ICO. Mas o operador era menor de idade e o Bitcoin investido sumiu.
BTC roubado = 1138

Teve o primeiro incidente com a Mt. Gox em Junho de 2011. BTC roubado =2000. Um hacker ganhou privilégios de Adm e fez alguns traders na plataforma.
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
February 27, 2019, 03:35:22 PM
Qual foi o primeiro caso de roubo de BTC?
legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
February 09, 2019, 03:19:17 PM
O que muda em relação a segurança?
Em relação a segurança oque verifiquei é que estes clientes podados vão ter que verificar a autenticidade das transações em algum cliente full... enquanto o cliente full consegue verificar por si próprio, então esta verificação pode se tornar vulnerável durante a ocorrência de um ataque de 51%.

É possível uma blockchain inteira rodar apenas com os cabeçalhos e todos clientes podarem os payloads?
Penso que sim, mas seria uma blockchain totalmente centralizada.  Huh

Se alguém puder complementar/ajudar será recompensado.  Grin

A IOTA faz algo ligeiramente diferente. De tempos em tempos ela "consolida" os saldos das carteiras, e apaga todas as transações anteriores a essa consolidação. Hoje ela depende de uma entidade centralizada pra fazer isso, mas o protocolo original previa que isso fosse feito de forma descentralizada. Acredito que seja razoável vc implementar de forma que a cada X blocos haja um bloco especial de consolidação (com um premio "extra" pra quem minerá-lo, por exemplo). Você perde o histórico da moeda, mas mantem a blockchain pequena.
legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
February 09, 2019, 02:50:44 PM
O que muda em relação a segurança?
Em relação a segurança oque verifiquei é que estes clientes podados vão ter que verificar a autenticidade das transações em algum cliente full... enquanto o cliente full consegue verificar por si próprio, então esta verificação pode se tornar vulnerável durante a ocorrência de um ataque de 51%.

É possível uma blockchain inteira rodar apenas com os cabeçalhos e todos clientes podarem os payloads?
Penso que sim, mas seria uma blockchain totalmente centralizada.  Huh

Se alguém puder complementar/ajudar será recompensado.  Grin



legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
February 08, 2019, 11:32:53 AM
Olá pessoal,
gostaria de saber se existe, nem que seja mínima, uma diferença entre as taxas de uma carteira
com endereços:

Bech32 com o Segwit Nativo
e
P2SH (Pay-to-Script-Hash) com Segwit

Ainda pensei em fazer o teste, mas provavelmente dadas as variáveis, acho que não me daria um resultado preciso...
Alguém saberia se realmente há uma diferença?
abraços.

Sim. bech32/native Segwit são mais barato que o nested Segwit (p2sh).

Uma transação típica de 1 input, 2 outputs pesam 226 bytes no endereço legacy (sem Segwit), 166 vbytes no P2SH nested segwit (27% a menos) e 141 vbytes no bech32 native Segwit (38% a menos).

Se você tem muitos inputs, a economia é maior. Para 10 inputs, 1 output o peso no endereço legacy é de 1515 bytes, 953 vbytes no P2SH nested segwit (37% a menos) e 722 vbytes no bech32 native Segwit (52% a menos!).

Transações multisign se beneficiam ainda mais, sendo que transações em endereços 2 de 3 multisignatures no bech32 são até 75% menor.

Traduzido desse post: https://bitcointalksearch.org/topic/m.27138490
jr. member
Activity: 33
Merit: 18
February 08, 2019, 10:24:05 AM
Olá pessoal,
gostaria de saber se existe, nem que seja mínima, uma diferença entre as taxas de uma carteira
com endereços:

Bech32 com o Segwit Nativo
e
P2SH (Pay-to-Script-Hash) com Segwit

Ainda pensei em fazer o teste, mas provavelmente dadas as variáveis, acho que não me daria um resultado preciso...
Alguém saberia se realmente há uma diferença?
abraços.
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
February 08, 2019, 06:24:22 AM
Vou ficar com as duas primeiras...

Como funciona o sistema de poda(pruning)?
Quantos GB a menos tem os clientes que adotam tal prática?

O Pruning tem por objetivo eliminar (podar) do disco os blocos mais antigos da blockchain, mantendo apenas os mais recentes afim de validar as novas transações é possível economizar tanto espaço em disco quanto o usuário desejar.

Para utilizar esse recurso, é preciso rodar o Bitcoin Core (somente a partir da versão v0.11.0) com o parâmetro -prune=10000 onde o 10000 corresponde ao valor máximo em Mb que a wallet deve manter em disco.
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
February 07, 2019, 09:59:44 PM
É hora do merit Shocked Grin

Como funciona o sistema de poda(pruning)?
Quantos GB a menos tem os clientes que adotam tal prática?
O que muda em relação a segurança?
É possível uma blockchain inteira rodar apenas com os cabeçalhos e todos clientes podarem os payloads?



Ainda sobre as pools.. Com possíveis futuras melhorias de TPS no PoW, não teria como implementar esse sistema de pool direto no BTC e extinguir as pools? Isso não resolveria o problema do 51%?
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
February 04, 2019, 06:38:40 AM
Por que o BTC também é chamado de XBT?

Existe uma padronização (ISO 4217), sempre de 3 algarismos para todas as para moedas regulamentadas, é o caso do USD, BRL, EUR, GPB, etc.
No caso de moedas que não pertencem a um país específico como o ouro, a prata, o paládio e a platina... elas devem iniciar sempre com X, nesse caso, respectivamente seria o XAU, XAG, XPD, XPT.
O Bitcoin, apesar de não ser regulamentado entrou nessa onda e por isso já foi chamado, e ainda se vê por aí, de XBT.
hero member
Activity: 672
Merit: 526
February 03, 2019, 02:40:00 PM
Quote
Qual foi a primeira pool de mineração do BTC?

slush pool?


E o primeiro tópico anunciando foi esse

O comentário do Satoshi
ribuck's description is spot on.

Pool operators can modify their getwork to take one additional parameter, the address to send your share to.

The easy way for the pool operator would be to wait until the next block is found and divy it up proportionally as:
user's near-hits/total near-hits from everyone

That would be easier and safer to start up.  It also has the advantage that multiple hits from the same user can be combined into one transaction.  A lot of your hits will usually be from the same people.

The instant gratification way would be to pay a fixed amount for each near-hit immediately, and the operator takes the risk from randomness of having more or less near-hits before a block is found.

Either way, the user who submits the hit that solves the block should get an extra amount off the top, like 10 BTC.

New users wouldn't really even need the Bitcoin software.  They could download a miner, create an account on mtgox or mybitcoin, enter their deposit address into the miner and point it at anyone's pool server.  When the miner says it found something, a while later a few coins show up in their account.

Miner writers better make sure they never false-positive near-hits.  Users will depend on that to check if the pool operator is cheating them.  If the miner wrongly says it found something, users will look in their account, not find anything, and get mad at the pool operator.

Eu tenho um outro tópico salvo sobre uma discussão anterior a essa, só que não encontrei. BTW, a Electrum 3.3.3 está chata de atualizar. Tem realmente que deletar tudo dela, não tinha reparado ainda.
legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
February 03, 2019, 01:52:36 PM
Por que as moedas da testnet não tem valor?

porque a testnet pode (e será) resetada a qualquer momento, sumindo com todas as moedas (estamos ja na 4a. testnet, se nao me engano). Também porque os parametros de segurança da testnet são amenizados, pra facilitar os testes.


Quote
Qual foi a primeira pool de mineração do BTC?

slush pool?

Quote
Por que o BTC também é chamado de XBT?

é uma ISO, preguiça de procurar. Deixo pra quem precisa de merits!
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
February 03, 2019, 10:16:45 AM
Por que as moedas da testnet não tem valor?


Qual foi a primeira pool de mineração do BTC?


Por que o BTC também é chamado de XBT?
legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
February 02, 2019, 09:56:23 PM
Code:
 sudo python3 -m pip install https://download.electrum.org/3.3.3/Electrum-3.3.3.tar.gz#egg=electrum[fast]
Sim eu atualizei desta forma sem problemas, mas não consegui me expressar direito.
O meu problema é que apos atualizar... se eu abrir via o atalho da electrum já existente na lista de aplicativos do Ubuntu sempre abre a versão antiga.... a unia maneira que eu encontrei até agora para executar a versão atualizada foi acessando a pasta onde foi descompactada e executando o comando: 'python3 run_electrum'

porque o python default no ubuntu é o python 2.7, e a electrum mais nova so roda no python 3. Você precisa desinstalar a carteira instalada via apt pra poder rodar a nova versão, usando python3.

legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
February 02, 2019, 09:51:13 PM
4 - Como o cliente encontra os pares na rede?

Através de uma rede P2P (Rede de pares)

A rede Bitcoin tem uma arquitetura peer-to-peer onde todos os participantes da rede são nós (ou nodes) que funcionam tanto como servidores quanto como clientes, cada computador pode solicitar informações do outro, em outras palavras, agir como um “cliente”. Também pode processar solicitações de outros computadores, ou seja, atuar como “servidor” de arquivos. Todas as criptomoedas são baseadas no princípio P2P. Isto é o que os distingue principalmente das redes monetárias centralizadas pois nas criptomoedas ocorreu a eliminação da necessidade de qualquer instituição financeira para a confirmação de transações e o estabelecimento de confiança no sistema.

Fontes:
https://guiadobitcoin.com.br/p2p-a-economia-dos-iguais/
https://cointimes.com.br/p2p-ou-peer-to-peer-como-funciona/


complementando.

A rede P2P tem duas formas para você encontrar o primeiro par. Uma delas são as "dns seeds". São servidores de DNS especiais que respondem apenas com o IP dos nós conhecidos. A outra são os "seed nodes", que são nós cujo IP é fixo no código da carteira.

A terceira forma, quando essas duas falham, é você acrescentar nós manualmente, seja no arquivo de configuração da moeda, seja usando comandos como o "addnode" da bitcoin-core (via console de depuração).

Depois que a sua carteira encontra o primeiro nó, ela escuta a rede p2p para descobrir novos nós, conforme explicado pelo tg88
legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
February 02, 2019, 08:17:53 PM
Code:
 sudo python3 -m pip install https://download.electrum.org/3.3.3/Electrum-3.3.3.tar.gz#egg=electrum[fast]
Sim eu atualizei desta forma sem problemas, mas não consegui me expressar direito.
O meu problema é que apos atualizar... se eu abrir via o atalho da electrum já existente na lista de aplicativos do Ubuntu sempre abre a versão antiga.... a unia maneira que eu encontrei até agora para executar a versão atualizada foi acessando a pasta onde foi descompactada e executando o comando: 'python3 run_electrum'



hero member
Activity: 672
Merit: 526
February 02, 2019, 06:43:08 PM
Valendo Merit,

Qual é a forma correta de atualizar a carteira Electrum no Ubuntu? Tenho uma desatualizada, devo apagar ela e instalar a versão nova e reimportar a seed ou existe uma forma de sobrescrever a versão antiga já instalada?

É só instalar a nova versão. Salva a Wallet por precaução, mas ela fica separada de qualquer maneira.
Eu acho que nunca apaguei a antiga pra instalar a nova.

Code:
 sudo python3 -m pip install https://download.electrum.org/3.3.3/Electrum-3.3.3.tar.gz#egg=electrum[fast]
legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
February 02, 2019, 06:01:03 PM
Valendo Merit,

Qual é a forma correta de atualizar a carteira Electrum no Ubuntu? Tenho uma desatualizada, devo apagar ela e instalar a versão nova e reimportar a seed ou existe uma forma de sobrescrever a versão antiga já instalada?
Pages:
Jump to: