Que tópico legal! ^^ Gostaria de participar fazendo umas perguntas, mas estou desprovido de pontos de mérito. Se alguém quiser patrocinar minha questão, estou aceitando.
Micloop.
Edit: Acabo de verificar novamente os meus pontos de méritos e tenho um disponível. Desta forma, vou deixar uma questão aqui:
Explique a relação que circula os seguintes termos: inflação e deflação do preço do Bitcoin e inflação/deflação da moeda Bitcoin.
Pessoas costumam associar o bitcoin como sendo uma moeda deflacionaria, devido ao fato de sua emissão ser controlada e nenhum governo ou entidade ter poder de criar novos bitcoins "do nada", bem como fazem os governantes, fazendo com que a moeda possua uma escassez legítima e, em teoria, tende a valer cada vez mais devido à escassez.
Com base na teoria keynesiana, a inflação é o aumento do nível de preços. Essa teoria não está totalmente correta. Austríacos associam a inflação à perda do poder de compra, com base na expansão monetária governamental.
Existem controvérsias a respeito de o bitcoin ser deflacionário. Talvez seja incorreto afirmar que o bitcoin seja uma moeda deflacionaria pelo fato de que as gerações futuras podem não optar por usar bitcoins, e pela lei da oferta e demanda, refutaria tanto a teoria austriaca (se pouca gente quer bitcoin, ele valerá menos, consequentemente, menls poder de compra) quanto a keynesiana (seria necessario gastar mais bitcoins para comprar o mesmo produto, ou seja, os preços subiriam, em tese).
Acredito que minha explicação sirva para ambas as perguntas. Abraço.
Acrescentando: embora a emissão controlada tenda a empurrar o valor de mercado do bitcoin para cima, isso só irá se perpetuar às gerações futuras se o número de usuários aumentar da mesma forma que as moedas vão sofrendo alteração na recompensa por bloco... De nada adiantará quando chegar próximo a 2140 e o número de usuários se manter o mesmo ou diminuir. Geraria o efeito oposto (mesma quantidade de moeda, menos gente querendo)