Vejo como positiva porque podem usar esse dinheiro para cobrir o que está faltando.. da última vez falaram em pagar só 90%.. talvez essa venda seja suficiente para cobrir os outros 10%..
Não propriamente. Talvez falem dos 90%, já a contar com a venda do sistema.
Sim claro, o fato da FTX ser vendida não significa exatamente que todos clientes serão pagos
Mas eu acredito que para que um novo dono da FTX consiga comprar e colocar ela para funcionar, essa parte dos clientes lesados deva ser solucionada. Eu não acho que deixem rolar sem ter um plano real e funcional para os clientes lesados.
Vou dar-te um exemplo, do que aconteceu a uns 10 anos, quando um dos maiores bancos de Portugal faliu - BES.
Basicamente o banco faliu, mas no dia seguinte continuo a operar normalmente - com a intervenção do Estado.
Mudou de nome (Novo Banco), manteve a base de clientes, os depósitos até €100k foram garantidos, na pratica para a maioria dos clientes não teve grandes complicações.
Mas, sendo um banco, também tinha clientes de investimentos. E nesse campo, a coisa foi outra, esses ficara no que foi chamado "BES mau" enquanto os outros ficaram no "BES bom - Novo Banco". Esses clientes, conhecidos hoje, como os "Lesados do BES", ainda andam na justiça para tentar recuperar alguma coisa.
Ou seja, o tal Novo Banco, foi vendido, mas só levou as coisas boas: estrutura, clientes, e ativos lucrativos. No "BES mau", ficou todos os ativos tóxicos, dividas a clientes e investidores.
Claro que nem todos os casos são iguais, mas quem comprar o antigo FTX, apenas vai comprar aquilo que é bom: estrutura, base de dados, e afins. Tudo o que é mau, como as dividas aos clientes, vai ficar na massa insolvente até ser resolvido pela justiça.