Enquanto eu estava olhando sobre a lei de Gresham, me deparei com alguns comentários de que ela pode funcionar ao contrário em algumas situações (onde passa a ser conhecida como Lei de Thiers). E achei interessante o seguinte comentário:
in the absence of effective legal tender laws, Gresham's Law works in reverse. If given the choice of what money to accept, people will transact with money they believe to be of highest long-term value.
Em uma tradução livre quer dizer que "na falta de leis eficazes para evitar o uso de dinheiro não legalizado a lei de Gresham funciona ao contrário. Se for dada a escolha de qual dinheiro aceitar as pessoas vão transacionar com dinheiro que elas acreditam que terá o maior valor no longo prazo."
Isso parece muito com o caso da Argentina onde a população utiliza amplamente o dólar (cuja cotação oficial está muito distante das realidades nas ruas). E acredito que se aplicaria no Brasil com o bitcoin e seu aspecto deflacionário caso seja mais difundido e mais pessoas e negócios surjam.
Acho que nesse meio tempo você já pesquisou sobre a Lei de Gresham, mas em suma ela se define quando existem moedas diferentes, concorrentes, nisso os agentes dão preferência ao uso da moeda ''ruim'' para realizar as transações e guardam a moeda boa, como reserva de valor. Assim, a moeda ruim acaba tirando a moeda boa de circulação.
Essa Lei se originou na Inglaterra, na época do Bimetalismo, período onde o padrão monetário era composto por moedas cunhadas a ouro e prata. Em uma dada época, acho que no meio do séc XIX, houve uma enxurrada de ouro chegando na Inglaterra e o ministro da economia na época tentou manter o preço da prata artificialmente baixo em relação ao ouro, nisso a moeda má(ouro com preço alto em relação a prata) fez com que deixasse de circular a prata, moeda boa.
E a cereja do bolo dessa história é que o ministro que fez essa tamanha cagada de manter preços artificiais e não ceder ao equilibrio natural de mercado chamava-se Isaac Newton haha gênio em muitas áreas, mas certamente na economia não
Mas deixando a história de lado, tenho lido sobre Bitcoin e, sinceramente, não sei se a Lei de Gresham se aplica nessa moeda. É algo a se pensar, já que o Bitcoin não é amplamente aceito e não há nenhum tipo de regulamentação governamental. Em outro fórum que eu estava participando, um usuário tomou uma posição interessante:
"Where Gresham's Law leads to bad money replacing good money is where the value of the bad money doesn't depreciate, or follow supply and demand. This is typically the case when the value of money is set by the State, and the State clips the coins to redistribute income towards itself. But, here the "good money" is being used for alternative ends, because the "bad money" trades as if it were as good as "good money" — since the value of "bad money" is held above where it would otherwise be, the opportunity cost of holding it — rather than "good money" — is lower."