Longo prazo o bitocin não tem nada a ver com a ftx nem com o que você falou acima. Tudo isso é ruído. Aquele vai e vem da linha de preço q não muda nada o trend do longo prazo.
Acho muito utópico pensar assim.
Eu preciso ter o mínimo de confiança de que o que eu gastei tempo para obter não vai desmoronar em questão de dias por causa de uma pessoa aleatória que fez cagada.
Mas isso acontece até no mercado tradicional.
Por exemplo, em 2015 na sequencia de uma noticia dada numa TV, sobre a restruturação que um banco em Portugal iria fazer. Causo uma corrida ao banco, para levantar/transferir o dinheiro, que em poucos dias o banco foi a falência. O caso ainda foi levado a tribunal, mas como a noticia até era verdadeira, ficou tudo na mesma. Mas milhares de pessoas perderam muito dinheiro.
Alternativa?
Até agora a única, minimamente viável é o Bitcoin! Mas a maioria das pessoas não usam o Bitcoin, com o fim que foi criado.
Preferem a especulação e o resultado é este.
Dai a necessidade de haver alguma regulamentação para as exchanges. A rede devia servir para fazer essa regulamentação, mas não consegue. Então tem de se recorrer a leis.