O GBTC era um fundo antes de ser convertido em ETF, foi criado ainda em 2013 (10, 11 anos atrás!).. e era virtualmente impossível sair do fundo, você não conseguia sacar os bitcoins (como acontece agora) e era muito difícil vender suas participações para outros investidores..
Alguns investidores compraram por falta de opção na época enquanto buscavam exposição ao bitcoin, outros compraram com o famoso desconto que chegou a 50% em 2022 (desde o lançamento do ETF está em zero): https://ycharts.com/companies/GBTC/discount_or_premium_to_nav
Então esse desejo de saída era antigo.. era o "hotel california" do bitcoin.
As taxas também agravaram essa situação.. a Grayscale ta cobrando 5 vezes mais que outras gestoras e na minha opinião o CEO foi bastante arrogante ao falar que eles podiam cobrar taxas mais altas por já estarem no mercado há 10 anos.. enfim, não custa nada para o cliente procurar outra gestora.. parte dessas vendas devem estar indo direto para a BlackRock.
A taxa da Grayscale é 1.5%, maior do que as outras como Black Rock e a VanEck está sem taxas até 2025
Penso que eles já imaginavam que iam ter saídas (galera da FTX e outras que quebraram ao apostar no desconto do GBTC).. e ai 1,5% por "250.000 bitcoins" é o mesmo que 0,75% por "500.000" bitcoins.. mas como não param de sangrar agora mudaram o discurso.. vamos ver quanto tempo para implementarem, parece promessa de político.
Lembra bastante as exchanges brasileiras que cobravam o quanto queriam nos saques.. ai vieram as estrangeiras e eles se obrigaram a fazer taxa zero.