Sem querer ser hater, mas preciso dar uma resposta aos críticos de análise técnica.
Primeiro, se alguém está dizendo que vai acontecer isso ou aquilo, baseado num estudo do gráfico, a culpa não é da análise técnica e sim da pessoa.
Segundo, notícias influenciam, geram euforias e pânicos, fazem o mercado ser caótico, a análise é apenas uma bússola no meio desse mercado.
Você está num navio, o mercado é o mar, as notícias dias de tempestade ou sol. Você prefere ter uma bússola ou não? Eu prefiro.
Terceiro, se você acha que análise técnica não serve pra nada, você simplesmente não opera mercado diariamente/semanalmente/mensalmente.
Ninguém que está no mercado fazendo trades, de curto a médio prazo, opera apenas baseado em notícias.
Por quê?
Porque as vezes (arrisco dizer que na maioria das vezes) elas simplesmente não existem, ou não são importantes o suficiente para guiar o preço.
E nesses momentos, qualquer um ficaria perdido.
O Bitcoin mesmo, está com a Lightning. Essa seria a grande notícia do momento, ou uma das maiores.
E isso simplesmente não está impulsionando o mercado. Qualquer resistência (olha a análise técnica aí), e o preço já cai.
Se você não sabe ou não acredita em resistências e suportes, você simplesmente segura teus bitcoins e torce pra algo de bom acontecer.
Segura na mão de Deus e vai!
É isso.
Considero a Análise Técnica apenas como um complemento, as informações em tempo real (order book, market history, agressao de compra e venda) são muito importantes também, pois mostra o que está acontecendo em tempo real. As notícias também afetam as cryptos.
Só acho que apenas usar a análise técnica não dá para ser consistente, o mercado é muito mais que isso, não é tão fácil como apenas olhar um gráfico e saber aonde vai o preço, quem dera fosse simples assim