Como disse, eu não condeno ninguém que use 2FA. É uma boa ferramenta de segurança, seja uma app ou outra sistema.
Apenas pessoalmente é que não sou adepto.
Claro está que o exemplo que dei sobre a pessoa ter de ir buscar o telemóvel, é apenas um exemplo do porque não achar a tecnologia ideal. Acho que existe sistemas muito mais interessantes de camada de segurança do que esse. Mas, enquanto não são implementadas ou amplamente divulgadas, temos que ficar com 2FA.
A pessoa, deve procurar ter o maior cuidado possível na sua navegação web. E evitar usar a mesma password em vários sites, em especial em sites onde envolve dinheiro. Eu sei que a maioria das pessoas não tem esses cuidados e por isso tem de surgir sistemas de 2FA para "obrigar" as pessoas a agirem com segurança.
É o preço da segurança, mais prático do que tudo isso seria uma senha password123, que nem esquecer você esquece.
Claro esta que esse tipo de senhas não devem ser usadas.
Mas uma nota sobre as passwords difíceis de lembrar.
Um dos maiores erros que os sistemas de segurança. foi o tipo de password que promoveram ao longo de anos. Transmitiu-se a ideia que uma password segura tinha de ser letras aleatórios, números, caracteres especiais. E normalmente as passwords sugeridas pelos os gestores de password, são sempre algo do tipo:
wAgae(RE12-iJMas esse tipo de password só confere segurança, caso seja uma pessoa a tentar adivinhar a password. As senhas aleatórias, também são seguras nas ferramentas de analise a password, e podem demorar anos a descobrir. Mesmo assim é mais fácil um sistema informático descobrir uma senha aleatória do que uma frase password.
Ou seja mais seguro ter uma password
GOSTAVA_visitar1dia.Bonito [1] do que uma
wAgae(RE12-iJ. A probabilidade das ferramentas automáticas encontrarem a primeira opção é menor do que a a segunda. Claro que não é para por o nome da mãe, do pai ou do filho.
Mas, usar frase que a pessoa possa facilmente memorizar, torna tudo mais fácil e seguro.
Outra dica, é usar um sistema padrão mas diferente de passwords, assim você sabe que as passwords usadas tem o seu padrão e quase sempre vai saber que password uso, com as respetivas variações, que devem ser suficientes para nunca serem iguais num site.
[1] Se fosse ao Brasil, gostava mesmo de visitar
Bonito. Acho que deve ser linda e que faz juz ao nome! Fiquei a saber coisas da cidade, quando fiz um trabalho para o Trivago sobre a mesma.