Pages:
Author

Topic: Problema do Mercado Bitcoin - page 2. (Read 199045 times)

legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
November 20, 2021, 09:17:13 PM
Eu não tenho de ter o meu telemóvel sempre ao pé de mim só para aceder ao meu email. As vezes fico "chateado", quando estou em casa e tenho de me levantar para ir buscar o telemóvel no outro lado da casa, para aceder a um determinado serviço, onde sou abrigado a ter 2FA

É por isso que a tecnologia é bom, porém precisa melhorar.... se tivessemos o 2FA em um relógio de pulso ou implante na pele, seria muito mais prático, não acha?

Claro que essa do implante muitos religiosos vão criticar, relacionando a "marca da besta",  mas o problema não pára por aí... pois o celular/computador teria que ser compatível com a tecnologia de aproximação também.
Em todo caso, eu já fui salvo de ter meu email bisbilhotado pelo 2FA... em um belo dia recebi a notificação em meu celular pedindo para confirmar a conexão do minha conta em um dispositivo do outro lado do mundo.... PQP eu pensei... mudei logo a minha senha.
hero member
Activity: 1540
Merit: 802
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
November 20, 2021, 05:59:54 PM
(...)

(...)
Bom, eu não sou um expert nesse assunto, mas como eu já comentei em diversos posts que já fiz aqui no fórum e eu torno a dizer: "Todo cuidado é pouco" principalmente quando se trata de segurança/tecnologia.

@joker_josue, nesse ponto que tu disse "o melhor antivírus e sistema de segurança somos nós mesmos", eu concordo totalmente com você, mas infelizmente, em alguns pontos, o ser humano é bem falho, inclusive em ter a ingenuidade em cair em algum phishing.

Alguns anos atrás eu não era muito adepto do 2FA, mas de um tempinho pra cá eu vejo a sua real importancia nos dias de hoje.

É muito melhor você ter o "incomodo" de levantar da sua cama, para pegar seu celular ou sua yubikey para usar o 2FA, do que você perder todas as economias que fez durante a sua vida toda e cair em um phishing por não estar utilizando o recurso do 2FA.

Sei que isso pode ser "chato", mas é necessário nos dias de hoje. PRINCIPALMENTE quando se envolve dinheiro, tanto FIAT e ou cripto  Smiley
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
November 20, 2021, 12:27:59 PM
Eu não tenho de ter o meu telemóvel sempre ao pé de mim só para aceder ao meu email. As vezes fico "chateado", quando estou em casa e tenho de me levantar para ir buscar o telemóvel no outro lado da casa, para aceder a um determinado serviço, onde sou abrigado a ter 2FA.
É o preço da segurança, mais prático do que tudo isso seria uma senha password123, que nem esquecer você esquece. É uma caminhada para o outro lado da casa e uma impossibilidade para qualquer outro que consiga acesso à sua conta de alguma forma. Eu considero 2FA obrigatório em todos os sites/serviços que eu utilizo, especialmente os que mexem com dinheiro (i.e exchanges).

Você não faz ideia do tanto de história que eu já li onde a única coisa que salvou o usuário foi o seu 2FA (sou aficionado em ler sobre segurança hacking, etc...).
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
November 20, 2021, 03:47:18 AM
É o bom e velho 2FA "two factor authentication"

Eu não falei, porque pessoalmente não sou a favor 2FA de uma forma geral. Não critico a tecnologia nem as suas vantagens. Mas...

Acho que a vantagem de conseguirmos aceder alguma informação online é o poder fazer em qualquer lugar, seja em nossa casa, no trabalho, de ferias, em Portugal, Brasil, China, etc. Sem depender de terceiros (ferramentas extra). E acho que o 2FA em varias situações não é pratico.

Eu não tenho de ter o meu telemóvel sempre ao pé de mim só para aceder ao meu email. As vezes fico "chateado", quando estou em casa e tenho de me levantar para ir buscar o telemóvel no outro lado da casa, para aceder a um determinado serviço, onde sou abrigado a ter 2FA.

Enfim, lá por eu não ser adepto do 2FA, quem gosta e acha uma boa medida de segurança para si força. Eu nem fã de antivírus sou (por isso nem falei dele), o melhor antivírus e sistema de segurança somos nós mesmos.

O acesso aos serviços, é uma coisa que tem de ser melhorada significativamente. Os sistemas atuais de password ou 2FA, não são pratico nem eficientes, e são técnicas ultrapassadas. Acho que as grandes empresas tem de começar em pensar e reinventar o sistema de acesso as áreas privadas.
hero member
Activity: 1540
Merit: 802
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
November 20, 2021, 02:41:52 AM
Difícil!
Estamos há 15 anos, no mínimo, a explicar as pessoas:
- Para não usarem passwords todas iguais, principalmente para o email e conta do banco;
- Para não clicarem em todos os links que aparecem nos emails, nem abrir os ficheiros de origens desconhecidas;
- Para não confiarem de olhos fechados num desconhecido, quando pede informações que pode envolver dinheiro;

E qual é o resultado? O phishing continua a ser uma dos esquemas mais eficazes de roubar dinheiro as pessoas via Internet.  Roll Eyes
Poxa @joker_josue, você se esqueceu de uma dica bem valiosa e muito util nos dias de hoje e que consequentemente é um "plus" a mais na nossa segurança!

É o bom e velho 2FA "two factor authentication"

Se tiver uma graninha sobrando, acredito que vale a pena comprar um 2fa fisico, como por exemplo!
Mas se caso não der certo de comprar/utilizar um 2fa fisico, voce também pode usar o Authy
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
November 19, 2021, 07:17:07 PM
O problema é que tinham dois serviços diferentes controlados pelo Leandro César. O Mercado Bitcoin e o Bitcoin Rain. O Bitcoin Rain era um esquema Ponzi típico. Você colocava os bitcoins lá e todo dia rendia algo.
Quando o Leandro César resolveu embolsar todo o dinheiro, ele disse que o Mercado Bitcoin tinha sido hackeado. Quem tinha dinheiro no Bitcoin Rain, teoricamente, não tinha nada a ver com um hack no Mercado Bitcoin. Esse foi o grande questionamento que fizeram na época e ele alegava que deixou o dinheiro lá enquanto viajava.
No fim, o valor que as pessoas tinham no Mercado Bitcoin foi ressarcido, mas o do Bitcoin Rain, que provavelmente era muito maior, não. Óbvio que os novos donos sabiam disso, aliás o Leandro deve ter decidido dar o golpe na hora que recebeu a proposta de compra.
De qualquer forma, o MB foi o responsável pelas perdas no Bitcoin Rain, portanto deveria ressarcir os lesados. É um exit scam perfeito. O Leandro se safa porque não é mais o dono do MB, os novos donos dizem que isso é problema da administração passada. E fica nessa há quase uma década.

Essas informações estão todas neste tópico mesmo. O problema é ter paciência para ler tudo.


Ah tublo, até concordo contigo que eram coisas "separadas", enquanto um deles era um serviço legítimo de exchange o outro foi criado exclusivamente para aplicar um golpe.
Mas, aí vemos casos recente como a Atlas e o Quantum... a princípio empresas diferente, caíram as duas.
Mais um caso? NegocieCoins, Bitcoin banco e TEMBTC... empresas distintas, porém todas ligadas ao mesmo esquema.

O Mercado Bitcoin e Bitcoin Rain só se "separa" porque no final um deles foi vendido e o cara alegou que seu negócio não tinha nada a ver com o outro esquema, senão caía tudo também.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
November 19, 2021, 04:46:42 PM
eu considero a OHM (OlympusDAO) uma pirâmide bem elaborada.

Qual a elaboração?
Você conhece a moeda?

Basicamente, você pode:

a) Comprar OHM no mercado.
b) Usar um asset como DAI ou ETH para comprar um bond ("título") de OHM com desconto, com duração de ~5 dias.
c) Fazer o stake do seu OHM com APY de 7800% (já foi de 5 digitos há um tempo).

A moeda tem pressão de compra pois as pessoas compram ela para lucrar com essa % altíssima. E esse APY vem da contração da supply da moeda (por rebasing) que é permitida no nível do protocolo sempre que novas pessoas compram os títulos da moeda. Esse DAI ou ETH que são utilizados na compra dos títulos ficam no tesouro do protocolo servindo de lastro da moeda, porém tem um pequeno detalhe... esse lastro é de $1 para cada OHM, sendo que o preço atual da moeda é de $750. Cheesy

O protocolo gira em torno da filosofia do (3, 3) que se assemelha naquela teoria dos jogos. Todo mundo se dá bem se todo mundo ajuda todo mundo a se dar bem (a.k.a todo mundo fica ganhando $ e ninguém vende). Cheesy



Quote
- If we both stake (3, 3), it is the best thing for both of us and the protocol (3 + 3 = 6).
- If one of us stakes and the other one bonds, it is also great because staking takes OHM off the market and put it into the protocol, while bonding provides liquidity and DAI for the treasury (3 + 1 = 4).
- When one of us sells, it diminishes effort of the other one who stakes or bonds (1 - 1 = 0).
- When we both sell, it creates the worst outcome for both of us and the protocol (-3 - 3 = -6).

Agora adivinha quanto o tesouro tem de dinheiro nessa brincadeira? Mais de $724 milhões rsrs.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
November 19, 2021, 04:36:06 PM
melhor forma de combater pirâmides é educar o povo a não cair nelas, e não esperar alguma ação por parte de um salvador (seja o estado ou não) para fechá-las...

E você realmente acredita que educando o povo evitará deles caírem numa pirâmide financeira ?

Difícil!
Estamos há 15 anos, no mínimo, a explicar as pessoas:
- Para não usarem passwords todas iguais, principalmente para o email e conta do banco;
- Para não clicarem em todos os links que aparecem nos emails, nem abrir os ficheiros de origens desconhecidas;
- Para não confiarem de olhos fechados num desconhecido, quando pede informações que pode envolver dinheiro;

E qual é o resultado? O phishing continua a ser uma dos esquemas mais eficazes de roubar dinheiro as pessoas via Internet.  Roll Eyes
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
November 19, 2021, 04:34:17 PM
eu considero a OHM (OlympusDAO) uma pirâmide bem elaborada.

Qual a elaboração?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
November 19, 2021, 04:21:47 PM
melhor forma de combater pirâmides é educar o povo a não cair nelas, e não esperar alguma ação por parte de um salvador (seja o estado ou não) para fechá-las...

E você realmente acredita que educando o povo evitará deles caírem numa pirâmide financeira ?
O que vocês dois não estão considerando é que tem muita gente que entra nessas pirâmides sabendo que é uma pirâmide. Vide o tanto de projeto no mundo crypto que é praticamente uma pirâmide tokenizada, e o pessoal entra sabendo disso. Grin

Por exemplo, há quem diga que não, mas eu considero a OHM (OlympusDAO) uma pirâmide bem elaborada. E ela funcionou tão bem (até então) que criaram forks e mais forks dela em outras chains (até aquela AnubisDAO, que deu rug pull).
legendary
Activity: 3304
Merit: 1615
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
November 19, 2021, 04:03:40 PM

melhor forma de combater pirâmides é educar o povo a não cair nelas, e não esperar alguma ação por parte de um salvador (seja o estado ou não) para fechá-las...


E você realmente acredita que educando o povo evitará deles caírem numa pirâmide financeira ?
hero member
Activity: 1540
Merit: 802
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
November 18, 2021, 05:59:04 PM
(...)
Caramba! E eu jurava ainda que esse história tinha se encerrado e ambas as partes "chegaram num acordo"
@bitmover, se o MercadoBitcoin foi vendido, a administração atual não deu continuidade com esses procedimentos?
Eu posso estar falando besteira, mas quem em "sã consciencia" iria comprar uma startup/empresa que supostamente estivesse envolvida em algum tipo de escandalo, furto de dinheiro dos clientes e etc !!?
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
November 18, 2021, 03:32:10 PM
<...>

É, o "Estado Malvadão" vai rastrear aqueles indivíduos que tentarem engana-lo  Cheesy Cheesy. Mas falando sério, será que a melhora na rastreabilidade não seria uma boa para por fim a uma parte desses piramides que assolam o mercado das criptomoedas ?

só fiz um comentário, o julgamento da índole do estado é por sua conta.

na prática não faz muita diferença pq é um jogo de gato e rato, os mixers/coinjoin já disponíveis hoje em dia dariam conta de trazer privacidade para quem se preocupa com privacidade, e provavelmente alguém que faz um sistema de pirâmide aprenderá sobre eles e vai usá-los para não ser pegos.

junte isso ao fato de que cada vez mais pessoas vão adotar crypto no futuro, fica praticamente impossível de controlar as transações dessa forma.

melhor forma de combater pirâmides é educar o povo a não cair nelas, e não esperar alguma ação por parte de um salvador (seja o estado ou não) para fechá-las...

<...>

eeeiiiitaaaa, não sabia dessa história e acabei perdendo essas informações por aqui
obrigado pelo resumo.
member
Activity: 103
Merit: 31
November 17, 2021, 06:43:27 PM
O problema é que tinham dois serviços diferentes controlados pelo Leandro César. O Mercado Bitcoin e o Bitcoin Rain. O Bitcoin Rain era um esquema Ponzi típico. Você colocava os bitcoins lá e todo dia rendia algo.
Quando o Leandro César resolveu embolsar todo o dinheiro, ele disse que o Mercado Bitcoin tinha sido hackeado. Quem tinha dinheiro no Bitcoin Rain, teoricamente, não tinha nada a ver com um hack no Mercado Bitcoin. Esse foi o grande questionamento que fizeram na época e ele alegava que deixou o dinheiro lá enquanto viajava.
No fim, o valor que as pessoas tinham no Mercado Bitcoin foi ressarcido, mas o do Bitcoin Rain, que provavelmente era muito maior, não. Óbvio que os novos donos sabiam disso, aliás o Leandro deve ter decidido dar o golpe na hora que recebeu a proposta de compra.
De qualquer forma, o MB foi o responsável pelas perdas no Bitcoin Rain, portanto deveria ressarcir os lesados. É um exit scam perfeito. O Leandro se safa porque não é mais o dono do MB, os novos donos dizem que isso é problema da administração passada. E fica nessa há quase uma década.

Essas informações estão todas neste tópico mesmo. O problema é ter paciência para ler tudo.
legendary
Activity: 1316
Merit: 1430
November 03, 2021, 09:51:55 PM
Há alguns anos atrás, eu li o processo do MB sofre essa treta. Eu lembro bem o dia que foi, eu fiquei bem bem chocada e indignava e surpresa por não saber da treta. Na época eu escrevia pra um portal bem pequeno de cripto, que nem existe mais, e o cara era amigo dos CEOs do MB e ele não me deixou escrever sobre.

Mas, minha perspectiva geral da época tinha sido duas:
1. O relatória afirmada coisas que na época eu achava que eles não tinham como saber, algo obre a inferencia dos donos das wallet e das walllets responsáveis pro vários endereços e etccc

2. Me pareceu (devido ao sequencia de acontecimentos cronologicos) que algumas pessoas realmente podem ter se beneficiados de fundos terceiros pra desenvolver o MB, mesmo que a administracao tenha sido mudada.

Mas, como falei, faz anos que li entao nao tenho ideia se hoje entenderia isso ou se tem novas infos.

legendary
Activity: 3304
Merit: 1615
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
November 03, 2021, 02:25:32 PM


isso é interessante mesmo, alguns serviços de chain analysis (existentes e que ainda vão surgir) podem ser uma arma poderosa na mão do estado, principalmente contra users que não se preocupam com privacidade.
Isso já está disponível hoje, mas não duvidaria que seja pouco utilizado no Brasil.


É, o "Estado Malvadão" vai rastrear aqueles indivíduos que tentarem engana-lo  Cheesy Cheesy. Mas falando sério, será que a melhora na rastreabilidade não seria uma boa para por fim a uma parte desses piramides que assolam o mercado das criptomoedas ?
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
November 03, 2021, 07:21:14 AM


Justiça no Brasil é algo que não funciona, e quando se trata de criptomoedas as esperanças ficam ainda menor.
Sem contar, que os valores sempre precisam ser pagos com juros e multas, e no caso do Bitcoin isso acaba virando um valor monstruoso por conta da própria valorização do ativo, que ninguém mais consegue pagar.

No caso de criptomoedas é pior pela falta de peritos especializados em auxiliar o juiz na tomada de decisões. Acredito que seja um mercado a ser bem explorado o setor de perícias em criptomoedas. O problema é que tem muita gente que por causa "ideológica" não faria esse serviço. Imagina colaborar com o "Estado Malvadão".

isso é interessante mesmo, alguns serviços de chain analysis (existentes e que ainda vão surgir) podem ser uma arma poderosa na mão do estado, principalmente contra users que não se preocupam com privacidade.
Isso já está disponível hoje, mas não duvidaria que seja pouco utilizado no Brasil.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1615
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
October 29, 2021, 04:16:50 PM


Justiça no Brasil é algo que não funciona, e quando se trata de criptomoedas as esperanças ficam ainda menor.
Sem contar, que os valores sempre precisam ser pagos com juros e multas, e no caso do Bitcoin isso acaba virando um valor monstruoso por conta da própria valorização do ativo, que ninguém mais consegue pagar.

No caso de criptomoedas é pior pela falta de peritos especializados em auxiliar o juiz na tomada de decisões. Acredito que seja um mercado a ser bem explorado o setor de perícias em criptomoedas. O problema é que tem muita gente que por causa "ideológica" não faria esse serviço. Imagina colaborar com o "Estado Malvadão".
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
October 28, 2021, 09:44:29 PM
Eu tenho esperanças ainda de recuperar os meus Bitcoins Cry

Olha, eu não sou dessa época, mas mesmo assim já presenciei diversos golpes aqui no brasil que ninguém suspeitava, vindos de "empresas sérias" e consigo te contar nos dedos (mesmo se eu fosse 100% aleijado) quantas delas acabaram por pagar de volta os clientes lesados.

Justiça no Brasil é algo que não funciona, e quando se trata de criptomoedas as esperanças ficam ainda menor.
Sem contar, que os valores sempre precisam ser pagos com juros e multas, e no caso do Bitcoin isso acaba virando um valor monstruoso por conta da própria valorização do ativo, que ninguém mais consegue pagar.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1615
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
October 27, 2021, 04:09:47 PM


Já no começo do ano de 2013, o site passou por problemas administrativos e Leandro Cesar o vendeu para os empreendedores Rodrigo Batista e Gustavo Chamati, que ressarciram todos os clientes lesados e investiram em tecnologia, segurança e atendimento.

 Huh

Parece que esse antigo dono aprontou com alguns clientes. Ele criou um "fundo de investimento" e depois dizendo que tinha sido hackeado deu um exit scam em vários clientes. Acredito que os clientes lesados tem que processar esse tal Leandro, caso ainda tenha sobrado algum patrimônio dele.
Pages:
Jump to: