Não concordo com a atitude de seu amigo médico. Não tem isso de condições de pagar. Já processei médico e até briguei com médicos em hospitais públicos famosos de São Paulo por causa desse tipo de pensamento. O médico do Sus tem que cumprir sua obrigação. Em todo país desenvolvido do planeta os impostos são altos e os serviços públicos são bons. Tem que mudar o pensamento do povo brasileiro de não exigir qualidade do serviço público.
Ele nunca disse q eu deveria procurar um médico particular, ele apenas perguntou pq eu n iria fazer isso naquele momento (como fiz em mts momentos anteriores) visto q o problema era algo um pouco mais sério q poderia gerar um caso bem grave caso eu n tivesse conseguido agendamento de exames meio q com urgência pelo SUS.
Sobre a parte "Em todo país desenvolvido do planeta os impostos são altos e os serviços públicos são bons", poderia me dizer a q país exatamente vc se refere? Morei em 3 países diferentes da Europa e nenhum deles tinha uma saúde pública nem um pouco perto da q temos no Brasil (sim, a do Brasil ainda é mt melhor do q nesses países). Meu próprio marido nasceu e cresceu em Portugal, onde os impostos passam longe dos 20%, e quando veio pro Brasil vivia morrendo de dor de dente (problema de gengiva mt sensível), foi quase q uma guerra aqui em casa pq n queria deixar ele pagar 400 pila pra um dentista particular olhar a boca dele e pedir dezenas de exames q custariam uns 2 salários mínimos. Depois de 2 meses nessa situação a dor dele falou mais alto, resolveu ir ao postinho de saúde. Voltou de lá todo emocionado, parecia criança quando ganha o primeiro doce na vida, dizendo q a qualidade da clínica do dentista do posto de saúde daqui é melhor do q a clínica q ele pagava 200 pila lá em Portugal.. sem contar q lá eram 200 pila só por uma limpeza e tb pagava barato assim por ter "benefício" pq a mãe dele faleceu enquanto trabalhava pro governo. Hoje, mesmo 2 anos depois de morar aqui no Brasil, ele continua indo de 2 a 3x por mês no dentista do postinho pra poder "corrigir" as merdas q os dentistas de Portugal fizeram. E o q dizer do ataque de choro q ele teve uma vez q bateu a cabeça e abriu um buraco, teve q levar pontos.. ao sair do SUS mandaram ele passar na farmácia, no primeiro andar, pegar os remédios q o médico receitou.. chegou lá, pegou os remédios e perguntou para a senhora q o atendeu "quanto custa?", já pegando a carteira pra pagar.. quando ela disse q n custava nada, ele agradeceu e veio ao meu encontro chorando, indignado de como a população aqui reclama da saúde pública quando até remédios tem de graça.
Eu n to falando q o Brasil tá bem, até cego vê q n ta.. e de fato a saúde pública tem mt a melhorar se a corrupção acabar.. mas acredite, nós aqui ainda estamos mt melhor do q a maioria dos países Europeus e tb do q os Estados Unidos. Falo baseada em experiências reais, q eu mesma vivi, e n com base no q as notícias dizem por aí.
Eu n sei na sua cidade como é o SUS, como são os postos de saúde, mas aqui onde eu moro, no RS, são realmente mt bons, obrigada. Cidade de 80 mil habitantes com 3 hospitais, 1 SUS gigantesco com todos os tipos de médicos q vc possa precisar, vários postos de saúde nos bairros e até um Instituto do Coração e tratamento de Câncer, totalmente grátis.. algo q em Portugal, por exemplo, custaria pelo menos uns 10 rins