Então a frase semente não é uma mera conversão do hex (BIP39 seed).. pelo que eu tinha entendido nas respostas anteriores era isso, uma forma humana de ler esses números/letras em HEX.
Por curiosidade eu até havia testado antes de você responder para ver se a HEX (convertido de outro site) geraria os mesmos endereços que uma mnemônica, mas não gerou..
Também tinha parado em uma postagem no Quora, se não me engano, explicando que você pode gerar uma BIP39 seed através de uma mnemônica, mas não pode fazer o caminho contrário.. não parei para ler a explicação e também não tenho mais o link porque estava usando outro Windows..
Mas fiquei curioso sobre o propósito dessa seed
por que ela existe?
Não, é ao contrário, a frase mnemônica é formada à partir da seed bip 39, a frase mnemônica "converte" a seed hex em palavras (isso que eu quis dizer com codificar, talvez tenha confundido).
Achei esse artigo explicando muito bem:
https://learnmeabitcoin.com/technical/keys/hd-wallets/mnemonic-seed/Sobre fazer o caminho inverso, de pegar a seed bip39 para gerar a mnemônica eu não sei, posso fazer uma pesquisa sobre isso mais tarde pra ver o que descubro.
Obrigado pela explicação, principalmente pelo bônus.
Agora pergunto: guardar essa xpriv seria mais seguro do que a frase semente? O que eu quero dizer é: passa a xpriv mais despercebida do que a frase? O que acham?
É mais seguro guardar a frase semente, pelo simples motivo de que 99% das carteiras recuperam através da frase semente, algumas carteiras como a Electrum, Sparrow e Bitcoin Core (Não me lembrei de outras), permitem recuperar através da xpriv.
Ter a frase semente como backup é a forma de backup absoluto e com ele você consegue derivar a seed bip39, xpriv, xpubs e por fim os endereços.
Curiosidade: Recuperar através da xpriv se torna interessante se a carteira que você está usando, como a Electrum, não deixa você exportar a frase mnemônica (se você tiver importado uma carteira bip39) e você quer usá-lo em outra carteira, por exemplo, a wasabi, você deve pegar o xpriv dessa carteira na Electrum. Isso é só um exemplo.
Quando você importa uma frase mnemônica BIP39 na Electrum, ela simplesmente não salva essa frase mnemônica após você configurar essa carteira, ela salva somente o xpriv, tanto é que não há aquele botão de semente para visualizar as 12 palavras mnemônicas, isso só está disponível se você criar uma carteira standard nativamente na Electrum.
Plus, algumas carteiras como a Sparrow, permitem você carregar uma carteira electrum importando o arquivo de carteira da Electrum, sem a necessidade de passar dados privados (frase semente, seed bip39, xpriv e etc).