Pages:
Author

Topic: Bitcoin - Perguntas e Respostas. - page 4. (Read 33953 times)

hero member
Activity: 1778
Merit: 882
September 30, 2023, 03:57:19 PM
Ainda não consegui entender muito bem como o BTC vai passando por esses canais sem fazer nenhuma modificação OnChain. Vou ter que dar uma lida melhor no assunto. Obrigado por compartilhar os tópicos, tinha algumas coisas que eu já tinha lido e já tinha até esquecido  Grin

Essas transações não são onchain.. você trava seu saldo e ele fica disponível apenas na LN (onde ocorrem essas transações) até você fechar o canal e recuperar seus satoshis..

As transações on-chain são apenas duas: para abrir e fechar o canal.

Certo, minha dúvida é o seguinte: eu abro um canal com você. Gastamos 0.5 BTC cada pra abrir esse canal. No caso, nós temos a capacidade de transacionar um pro outro 0.5 BTC através da LN até a gente fechar o canal e "refazer" o nosso saldo onchain. O Ninja tem um outro canal com outra pessoa, como eu consigo enviar esses BTC entre canais sem fazer nenhuma transação onchain? No caso você precisaria ter um canal com ele? Ai eu mando pra você, você manda pra ele?
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
Crypto Swap Exchange
September 30, 2023, 03:10:25 PM
Ainda não consegui entender muito bem como o BTC vai passando por esses canais sem fazer nenhuma modificação OnChain. Vou ter que dar uma lida melhor no assunto. Obrigado por compartilhar os tópicos, tinha algumas coisas que eu já tinha lido e já tinha até esquecido  Grin

Essas transações não são onchain.. você trava seu saldo e ele fica disponível apenas na LN (onde ocorrem essas transações) até você fechar o canal e recuperar seus satoshis..

As transações on-chain são apenas duas: para abrir e fechar o canal.
hero member
September 30, 2023, 02:55:19 PM
Temos algum tutorial aqui na aba em Português explicando um pouco mais sobre a Lighning Network? Parece que nesse tempo que fiquei afastado as coisas mudaram um pouco. Pelo que eu tenho na minha mente 2 pessoas abriam um canal e você poderia transferir de um para o outro indefinidamente até o momento que vocês resolvem fechar o canal e ai realmente fazem uma transação onchain.

Você citou que poderia fazer um pagamento ao @TryNinja usando o seu canal. Mas na minha mente isso só seria possível se ele estivesse participando desse seu canal de alguma forma. Pelo visto melhoraram bastante desde quando eu pesquisei há alguns anos, ou eu já tinha entendido tudo errado  Tongue

A rede vai encontrar uma rota.. por exemplo: você -> kraken -> bitrefill -> algum node aleatório -> tryninja..

Sempre foi assim, desde que tenha uma rota (e 'espaço' para os btc passarem em todos esses nodes) vai dar certo.

tem dois: https://bitcointalksearch.org/topic/lightning-network-use-a-porra-da-lightning-network-5296444 e https://bitcointalksearch.org/topic/lightning-network-l2-faq-5454495

legendary
Crypto Swap Exchange
September 30, 2023, 02:05:37 PM
Temos algum tutorial aqui na aba em Português explicando um pouco mais sobre a Lighning Network? Parece que nesse tempo que fiquei afastado as coisas mudaram um pouco. Pelo que eu tenho na minha mente 2 pessoas abriam um canal e você poderia transferir de um para o outro indefinidamente até o momento que vocês resolvem fechar o canal e ai realmente fazem uma transação onchain.

Você citou que poderia fazer um pagamento ao @TryNinja usando o seu canal. Mas na minha mente isso só seria possível se ele estivesse participando desse seu canal de alguma forma. Pelo visto melhoraram bastante desde quando eu pesquisei há alguns anos, ou eu já tinha entendido tudo errado  Tongue

A rede vai encontrar uma rota.. por exemplo: você -> kraken -> bitrefill -> algum node aleatório -> tryninja..

Sempre foi assim, desde que tenha uma rota (e 'espaço' para os btc passarem em todos esses nodes) vai dar certo.

tem dois: https://bitcointalksearch.org/topic/lightning-network-use-a-porra-da-lightning-network-5296444 e https://bitcointalksearch.org/topic/lightning-network-l2-faq-5454495
hero member
September 30, 2023, 01:54:35 PM
Recomendações:
O mínimo para abrir um canal é 0,002 BTC (R$ 280), um valor legal para usar no dia a dia.. não recomendo canais com altos valores.
Sua seed de 12 palavras NÃO vai abrir seu canal da LN em outro dispositivo, então cuidado. Recomendo fazer o backup (é um arquivo) e salvá-lo em outro dispositivo (mas, obviamente, também salvar a seed).
Pense no canal como um disco rígido, ele vai vir sem espaço.. então você precisa gastar seu saldo antes de receber transações.. recomendo comprar uma janta com os gift cards do @TryNinja ou então fazer um swap LN -> BTC através da eXch caso precise de 'espaço'.
Use a versão mais atualizada da Electrum.. as antigas estavam com algum bug ainda não revelado na LN.

legendary
Crypto Swap Exchange
September 30, 2023, 01:17:14 PM
Como seria um passo a passo, simples, para uma pessoa começar a usar a lightning network na electrum? Abrindo um canal?

Não sei se essa opção já esta disponível com facilidade. As últimas opções q eu vi eram a Eclair (ruim) e a Munn (complexa, usava email e coisas assim, e depois da mixin safe descarto essas coisas  diferentes)

Bom, estava querendo abrir meu canal faz tempo e estava com preguiça..

aproveitei sua pergunta para tentar abrir meu canal, mas não consegui.. após enviar o saldo para minha carteira da Electrum, não consigo clicar no botão 'novo canal'.. e não consigo abrir minha wallet em uma versão antiga da Electrum.. tal opção também não aparece como 'clicável' nem mesmo importando a seed.. estou com problema nessas carteiras há um bom tempo e ainda não descobri o que aconteceu.

Enfim, o tutorial que eu estava montando era este abaixo, infelizmente faltam imagens e talvez algum passo:

1) Abra a Electrum (versão mais nova possível, atualmente na 4.4.6)
2) Entre na aba "Channels" (Canais).. caso não apareça, vá em Views (visualizar) no topo e marque a opção Channels (canais)
3) Clique em New channel (novo canal).. você precisa ter 0,002+ BTC
4) Selecione a quantia de BTC e um node (recomendo algum bom* e não um aleatório, procure no 1ML).. Kraken, Binance, Bitrefill, Bitfinex, etc parecem boas opções..
*bom pra mim = uptime + conexões
5) Espere a rede confirmar a transação
6) Pronto para usar.. Depois disso é bem tranquilo.

Recomendações:
O mínimo para abrir um canal é 0,002 BTC (R$ 280), um valor legal para usar no dia a dia.. não recomendo canais com altos valores.
Sua seed de 12 palavras NÃO vai abrir seu canal da LN em outro dispositivo, então cuidado. Recomendo fazer o backup (é um arquivo) e salvá-lo em outro dispositivo (mas, obviamente, também salvar a seed).
Pense no canal como um disco rígido, ele vai vir sem espaço.. então você precisa gastar seu saldo antes de receber transações.. recomendo comprar uma janta com os gift cards do @TryNinja ou então fazer um swap LN -> BTC através da eXch caso precise de 'espaço'.
Use a versão mais atualizada da Electrum.. as antigas estavam com algum bug ainda não revelado na LN.
hero member
Activity: 1260
Merit: 675
I rather die on my feet than to live on my knees
September 27, 2023, 06:40:19 AM
Como seria um passo a passo, simples, para uma pessoa começar a usar a lightning network na electrum? Abrindo um canal?

Não sei se essa opção já esta disponível com facilidade. As últimas opções q eu vi eram a Eclair (ruim) e a Munn (complexa, usava email e coisas assim, e depois da mixin safe descarto essas coisas  diferentes)

Não deve ser muito complexo. A Electrum já tem isso implementado. E sim, o interesse em ter um node LN é no mínimo ter 2 canais abertos ou pelo menos um mas com liquidez "dos dois lados" do canal!

Na versão Android da Electrum, parece que ainda lá não vejo opções para a LN, ou pelo menos na versão que eu tenho. Mas na verdade é que o meu telefone já é bastante antigo. Não sei se isso pode influenciar a versão da Electrum disponível para a minha versão de Android!
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
September 26, 2023, 06:57:25 PM

hero member
Activity: 1554
Merit: 814
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
July 01, 2023, 01:56:02 AM
No final, se for possível, partilha com a malta aqui no forum esse trabalho de pesquisa. Tenho a certeza que teremos algo a aprender com o resultado do teutrabalho. E compilar esse tipo de informação e partilhar o que é realmente de interesse é sempre o bom exercício e aprendemos com o próprio trabalho!
Sim... será um privilegio eu compartilhar algumas das minhas pesquisas relacionadas a cripto com voces  Smiley
Quando eu terminar, irei compartilhar com o pessoal aqui na nossa local board

hero member
June 30, 2023, 05:03:12 PM
(...)

(...)

Acredito que o gagux quer exportar os dados em CSV/JSON para o matlab, entao esses sites acho que nao vao servir
Simm... era isso mesmo que tinha em mente!
Dei uma fuçada por aqui e já consegui coletar esses dados!

De qualquer forma eu agradeço e muito a ajuda de vocês! Valeu @joker_josue @darkv0rt3x e @bitmover
Muito obrigado!

No final, se for possível, partilha com a malta aqui no forum esse trabalho de pesquisa. Tenho a certeza que teremos algo a aprender com o resultado do teutrabalho. E compilar esse tipo de informação e partilhar o que é realmente de interesse é sempre o bom exercício e aprendemos com o próprio trabalho!
hero member
June 29, 2023, 11:58:14 PM
(...)

(...)

Acredito que o gagux quer exportar os dados em CSV/JSON para o matlab, entao esses sites acho que nao vao servir
Simm... era isso mesmo que tinha em mente!
Dei uma fuçada por aqui e já consegui coletar esses dados!

De qualquer forma eu agradeço e muito a ajuda de vocês! Valeu @joker_josue @darkv0rt3x e @bitmover
Muito obrigado!

legendary
bitcoindata.science
June 27, 2023, 08:13:22 AM
• Eu também preciso encontrar um histórico dos valores do Bitcoin em um determinado periodo. Realizei uma breve pesquisa por aqui, mas nao tive sucesso!
Alguem conhece algum site/plataforma que eu possa obter esse historico?
Lembro-me que um usuário aqui do forum conseguiu e compartilhou esses dados comigo, mas isso foi anos atras, e pra variar, não estou conseguindo achar o arquivo com o historico da cotação kkk  Grin Tongue

No Coin Market Cap, tem lá um histórico, que permite escolher as datas que pretendes verificar:
https://coinmarketcap.com/currencies/bitcoin/historical-data/

Outro semelhante é o Investing:
https://www.investing.com/crypto/bitcoin/historical-data

Entretanto na pesquisa, encontrei um artigo interessante sobre o histórico de preços do Bitcoin, que poderá ser interessante para ti:
https://www.investopedia.com/articles/forex/121815/bitcoins-price-history.asp

Precisa usar uma API para baixar os dados brutos.
https://api.coingecko.com/api/v3/coins/bitcoin/market_chart?vs_currency=usd&days=max&interval=daily&precision=2

Está em UNIX time, desde 2013.
hero member
June 27, 2023, 05:06:23 AM
• Eu também preciso encontrar um histórico dos valores do Bitcoin em um determinado periodo. Realizei uma breve pesquisa por aqui, mas nao tive sucesso!
Lembro-me que um usuário aqui do forum conseguiu e compartilhou esses dados comigo, mas isso foi anos atras, e pra variar, não estou conseguindo achar o arquivo com o historico da cotação kkk  Grin Tongue

No Coin Market Cap, tem lá um histórico, que permite escolher as datas que pretendes verificar:

Entretanto na pesquisa, encontrei um artigo interessante sobre o histórico de preços do Bitcoin, que poderá ser interessante para ti:

Sobre preços de Bitcoin, também gosto do Tradingview.com.

@gagux123, vi este pequeno excerto sobre países a usarem tecnologia Blockchain, mas lá está. É como dizes. As fontes podem não ser fidedignas, mas também podes argumentar que é o que há disponível neste momento:

Chainalysis found the following 10 countries to have the most substantial rates of crypto adoption in 2022 (In descending order):

Vietnam
    Philippines
    Ukraine
    India
    United States
    Pakistan
    Brazil
    Thailand
    Russia
    China

https://worldcoin.org/articles/which-country-trades-the-most-cryptocurrency

E neste caso, a Chainanalysis é so a maior analista de blockchain no mundo. Portanto se visitares o site deles, deves encontrar mais info e sempre podes colocar essa source como uma fidedigna, penso eu!
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
June 27, 2023, 01:44:33 AM

hero member
June 27, 2023, 01:29:09 AM
Bom, acredito que nao é cessario eu criar um topico especifico pra essa minha duvida/assunto, então irei "postar" aqui mesmo!

Atualmente eu estou "rascunhando" um trabalho/pesquisa sobre cripto/blockchain na minha pós graduação...

Para isso, eu preciso coletar alguns dados e informações importantes para conrectizar esse trabalho

• Alguem poderia me informar se existe algum site (similar ao IBGE, só que a nivel mundial) que fale e demonstra quais sao as empresas e ou paises que utilizam a tecnologia Blockchain?
Pois eu precisaria elencar, os pontos positivos e negativos na utilização dessa tecnologia
Mas infelizmente eu só encontrei sites ""não oficiais"" sobre isso, as vezes eu fico com receio de utilizar esses dados disponibilizados na internet, pois futuramente eu posso me dar mal.

O motivo da minha necessidade com relação a isso, é que, eu irei usar esses valores pois vou exportar para o Matlab para elaboração de graficos, realizar alguns calculos estatisticos  e como esse ativo se comporta durante o tempo (fatos estilizados).

Bom, creio que é isso, obrigado!

legendary
bitcoindata.science
May 02, 2023, 01:48:55 PM
Revivendo o tópico, já que muitos usuários estão aqui e vou dar uma ajuda. Estou vendo vários com muita vontade de crescer.

Válido apenas para quem ainda não for full member (Peço que os demais se abstenham de responder).

Valendo de 0 a 10 merits, de acordo com a qualidade da resposta

Quais as principais e melhores carteiras para usar no Desktop e Smartphone (IOS e Android). Para armazenar bitcoin.
Ao escrever sua resposta, justifique usando critérios como código aberto, custódia, segurança e compatibilidade com Hardware wallets.
legendary
bitcoindata.science
February 20, 2023, 08:27:22 PM
Revivendo o tópico mais uma vez

Onde posso achar alguma ferramenta pra calcular o dia que um bloco será minerado?
Eu lembro que tinha algum como Btc cristal ball, algo do tipo, mas já pesquisei no google e até no chatgpt e não consegui encontrar  Tongue

Esse cálculo é razoavelmente simples de fazer. No final é apenas uma estimativa mas o resultado é bom

O negócio é adicionar 10minutos a cada bloco futuro. Existem API que tem passam o valor do block height atual, daí seria apenas adicionar a diferença X 10 minutos.

https://mempool.space/api/blocks/tip/height
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
February 17, 2023, 10:27:12 AM

Onde posso achar alguma ferramenta pra calcular o dia que um bloco será minerado?
Eu lembro que tinha algum como Btc cristal ball, algo do tipo, mas já pesquisei no google e até no chatgpt e não consegui encontrar  Tongue

Lembro-me de ter visto isso num dos sorteios que tinhamos tido aqui na aba. Com uma pequena pesquisa, lá encontrei.

Aqui esta a tua: https://block-crystal-ball.netlify.app/  Wink
legendary
Activity: 2366
Merit: 1408
February 17, 2023, 08:07:01 AM

Eu lembro que tinha algum como Btc cristal ball, algo do tipo, mas já pesquisei no google e até no chatgpt e não consegui encontrar  Tongue

legendary
bitcoindata.science
October 24, 2022, 05:41:20 AM
2 - Quais são os beneficios e pontos positivos/negativos de se utilizar esse tipo de tecnologia na empresa? - (valendo 1 merit)

3 - Quais são algumas das aplicações da blockchain que pode ser inserido nas empresas? Cite e explique cada um deles (mesmo que superficialmente) - (valendo 1 merit)

Vou comentar sobre isso.

O que me parece dessa pergunta é a inversão entre solução e problema.
"Achei a solução, o blockchain. Vamos achar um problema que caiba nessa solução "

A primeira coisa que uma empresa que deseja implementar blockchain deve pensar é se realmente essa empresa precisa disso.

Blockchain é um banco de dados caro, pesado e lento.

Para a absoluta maioria dos casos, é muito melhor armazenar os dados de uma empresa em soluções já existentes no mercado.

O blockchain permite que seu banco de dados seja compartilhado integralmente em vários computadores de forma descentralizada,  permite também que aplicativos (dapps) rodem permanentemente de forma que não podem ser impedidos de rodar, pois a rede a princípio não tem administrador central, etc.

Existem como mudar algumas dessas características e fazer um blockchain centralizado e coisas do tipo. Mas a grande pergunta é: por que sua empresa precisaria disso?
Pages:
Jump to: