Como seria um passo a passo, simples, para uma pessoa começar a usar a lightning network na electrum? Abrindo um canal?
Não sei se essa opção já esta disponível com facilidade. As últimas opções q eu vi eram a Eclair (ruim) e a Munn (complexa, usava email e coisas assim, e depois da mixin safe descarto essas coisas diferentes)
Bom, estava querendo abrir meu canal faz tempo e estava com preguiça..
aproveitei sua pergunta para tentar abrir meu canal, mas não consegui.. após enviar o saldo para minha carteira da Electrum, não consigo clicar no botão 'novo canal'.. e não consigo abrir minha wallet em uma versão antiga da Electrum.. tal opção também não aparece como 'clicável' nem mesmo importando a seed.. estou com problema nessas carteiras há um bom tempo e ainda não descobri o que aconteceu.
Enfim, o tutorial que eu estava montando era este abaixo, infelizmente faltam imagens e talvez algum passo:
1) Abra a Electrum (versão mais nova possível, atualmente na 4.4.6)
2) Entre na aba "Channels" (Canais).. caso não apareça, vá em Views (visualizar) no topo e marque a opção Channels (canais)
3) Clique em New channel (novo canal).. você precisa ter 0,002+ BTC
4) Selecione a quantia de BTC e um node (recomendo algum bom* e não um aleatório, procure no
1ML).. Kraken, Binance, Bitrefill, Bitfinex, etc parecem boas opções..
*bom pra mim = uptime + conexões5) Espere a rede confirmar a transação
6) Pronto para usar.. Depois disso é bem tranquilo.
Recomendações:O mínimo para abrir um canal é 0,002 BTC (R$ 280), um valor legal para usar no dia a dia.. não recomendo canais com altos valores.
Sua seed de 12 palavras NÃO vai abrir seu canal da LN em outro dispositivo, então cuidado. Recomendo fazer o backup (é um arquivo) e salvá-lo em outro dispositivo (mas, obviamente, também salvar a seed).
Pense no canal como um disco rígido, ele vai vir sem espaço.. então você precisa gastar seu saldo antes de receber transações.. recomendo comprar uma janta com os
gift cards do @TryNinja ou então fazer um
swap LN -> BTC através da eXch caso precise de 'espaço'.
Use a versão mais atualizada da Electrum.. as antigas estavam com algum bug ainda não revelado na LN.