Pages:
Author

Topic: Bitcoin - Perguntas e Respostas. - page 9. (Read 33953 times)

legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
August 11, 2021, 01:59:17 PM
Então na verdade não é que voce não pode enviar uma transacao menor do que 5460 satoshi. Você pode enviar, mas existe um consenso entre miners e nodes de que esse tipo de transacao nao será transmitida. Ou seja, como o usuário falou, não é uma restrição a nivel do protocolo.

Em todo caso, oque ocorre é que a transação não é realizada né?
Ninguém precisa ficar preocupado que daqui 10 anos esses 5460 sotoshis valerão  $ 1mi e acabou perdendo porque na época não valiam nada?

No caso de uma fee baixa o usuário ainda tem métodos de acelerar a transação, mas nesse aí acontece o que? Ela fica presa no mempool ou é simplesmente rejeitada?
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
Crypto Swap Exchange
August 11, 2021, 12:14:14 PM
5.460 satoshis (0,0000546 BTC).

É um pouco menos.. 546 satoshi (0,00000546 BTC) em transações com endereço legacy

Este valor é feito pela conta do peso da transação em vBytes.. (input + output) * 3 sat/vbyte, no caso de P2PKH: (148+34)*3 = 546 satoshis

No caso de segwit é menos ainda: (68+31)*3 = 297 satoshis, este deve ser o menor montante possível.. vou testar algum dia para ter certeza.

Fonte: https://github.com/bitcoin/bitcoin/blob/c536dfbcb00fb15963bf5d507b7017c241718bf6/src/policy/policy.cpp#L18

btw, o bitcoindata.science está offline @bitmover.. tentei acessá-lo para conferir o peso dos inputs/outputs.
legendary
Merit: 6089
bitcoindata.science
August 11, 2021, 07:33:43 AM
Confesso que fiquei um pouco na duvida para saber exatamente o valor...mas eu pesquisei na internet e o valor minimo atualmente é de aprox. 5.460 satoshis (0,0000546 BTC). A quantidade ficou limitada a esse patamar para evitar ao maximo algum tipo de golpe na transação (e demais problemas similares)

Não é por nada... mas tenho a ideia que a coisas de umas semanas atras eu fiz uma transação com um valor inferior.
Assim que tiver acesso a transação, passo por cá a confirmar.

Eu fui pesquisar, e encontrei esse site confirmando o que o gagux123 falou. Contudo, me parece ter pouco sentido esse valor:
The minimum amount of bitcoin you can send in a transaction is 546 Satoshis, which is equivalent to .00000546 BTC.
https://support.blockchain.com/hc/en-us/articles/210354003-What-is-the-minimum-amount-I-can-send-

O valor pode ser confirmado nesse topico tb:
Exceptions: As @CoinEnablers mentioned in the comments below, in order to fight transaction spam, some measures have been recently introduced to limit very small transactions (so called "dust" transactions). As far as I'm aware these are not changes to the protocol, but simply new default configurations on both clients and miners' software, that makes it fairly hard to get very small amounts accepted. Currently I believe the minimum value accepted by default is set at 5460 satoshi.
https://bitcoin.stackexchange.com/questions/17830/whats-the-minimum-transaction-with-bitcoin

Então na verdade não é que voce não pode enviar uma transacao menor do que 5460 satoshi. Você pode enviar, mas existe um consenso entre miners e nodes de que esse tipo de transacao nao será transmitida. Ou seja, como o usuário falou, não é uma restrição a nivel do protocolo.

Mas um miner poderia ele mesmo fazer a transacao e inserir ela num bloco que ele mesmo minerou. A transação seria, teoricamente, válida. Mas haveria um risco do bloco não ser aceito? Acho que não, mas sei lá. rsrs

Então joker, é altamente improvável que voce tenha realizado tal transacao.
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
August 11, 2021, 06:28:43 AM
Confesso que fiquei um pouco na duvida para saber exatamente o valor...mas eu pesquisei na internet e o valor minimo atualmente é de aprox. 5.460 satoshis (0,0000546 BTC). A quantidade ficou limitada a esse patamar para evitar ao maximo algum tipo de golpe na transação (e demais problemas similares)

Não é por nada... mas tenho a ideia que a coisas de umas semanas atras eu fiz uma transação com um valor inferior.
Assim que tiver acesso a transação, passo por cá a confirmar.
hero member
Activity: 1554
Merit: 814
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
August 11, 2021, 01:05:55 AM
Valendo 1 merit:

Qual o montante mínimo de BTC que pode ser enviado para outro endereço?
Opaaa, 1 merit ""free"" é muito bem vindo!  Grin Tongue Roll Eyes

Vamos a resposta

Olha, se não me falhe a memoria (me corrijam se estiver errado), mas um tempo atrás pelo que me lembro, a quantidade minima era de 1 satoshi, e também tinha a possibilidade de você não querer inserir uma taxa na transação.

edit: minha fonte de consulta
https://bitcoin.stackexchange.com/questions/17830/whats-the-minimum-transaction-with-bitcoin
https://support.blockchain.com/hc/en-us/articles/210354003-What-is-the-minimum-amount-I-can-send-
legendary
Crypto Swap Exchange
August 10, 2021, 10:49:40 PM
Valendo 1 merit:

Qual o montante mínimo de BTC que pode ser enviado para outro endereço?
hero member
August 09, 2021, 04:22:05 PM
(...)
Obrigado @rdluffy
Quando eu chegar em casa, vou dar uma olhada com mais calma em todos esses posts!

Lembrei que também tem o site do https://bitvalor.com/ (caso alguem não conheça), mas infelizmente esse site disponibiliza poucos dados das corretoras brasileiras.

Bom, dependendo da situação, acho até plausível de eu criar um questionário e soltar nos grupos de WhatsApp, Telegram, Facebook e etc, para saber o comportamento/conhecimento/perfil e demais outras variaveis dos usuários de cripto aqui no Brasil.

Já que, conseguir dados secundários esta um pouco "trabalhoso" o jeito vai ser ir atras de dados primários   
legendary
Activity: 2366
Merit: 1408
August 09, 2021, 02:01:09 PM

@bitmover, eu não sei, acho pouco provável das corretoras me passarem esses números (mesmo não sendo dados sensíveis)

Além dos que o bitmover citou, temos o usuário b2u01 que é da corretora BitcointoYou
https://bitcointalksearch.org/user/b2u01-2719445

Apesar de estar sem postar há algum tempo, creio que pode tentar entrar em contato com ele para quem sabe te dar uma ajuda nessa pesquisa, e por ser usuário do fórum, pode ser mais fácil um contato
hero member
August 09, 2021, 12:33:07 PM
Muito obrigado por sanarem minhas duvidas e me ajudarem!

Eu não preciso de números extremamente exatos, eu só gostaria de ter algo um pouco palpável para eu poder me basear nas informações que irei transmitir!
Tentei achar em alguns sites de noticias sobre cripto mas não achei nada plausível.

Vou dar uma olhada com mais calma nesse conteúdo postado por vocês

@bitmover, eu não sei, acho pouco provável das corretoras me passarem esses números (mesmo não sendo dados sensíveis)

legendary
Crypto Swap Exchange
August 09, 2021, 08:51:39 AM
Existe a possibilidade de alguem me informar alguns dados relevantes sobre o mercado de criptoativos aqui no Brasil? (e também a nivel mundial?)

No Brasil deve ser difícil encontrar dados..

A nível mundial tem esse relatório da Gemini (exchange) de 2021: https://www.gemini.com/state-of-us-crypto
Este da Charles Schwab de 2020: https://web.archive.org/web/20200802195417/https://pressroom.aboutschwab.com/press-release/schwab-corporate-retirement-services-news/schwab-report-self-directed-401k-balances-ho / https://www.theblockcrypto.com/post/49451/bitcoin-more-popular-than-netflix-stock-among-millennials-gbtc-one-of-their-top-5-equity-holdings

IMO a melhor forma de ver estes dados é olhando onde essas empresas estão gastando seu dinheiro em marketing:
Mercado Bitcoin patrocinando a CBCS (campeonato de CSGO)[1], FTX comprando equipes de eSports (TSM)[2] por 1 bi BRL, marketing em campeonatos de LoL [3], Crypto.com com marketings milionários na Formula 1[4] e no UFC[5]..

E bate com os relatórios acima: Geração Y, homens

[1] https://einvestidor.estadao.com.br/negocios/mercado-bitcoin-patrocina-counter-strike
[2] https://ge.globo.com/esports/noticia/tsm-vende-naming-rights-por-r-1-bilhao.ghtml
[3] https://www.coindesk.com/ftx-strikes-7-year-deal-with-league-of-legends-riot-games
[4] https://www.moneytimes.com.br/crypto-com-se-torna-parceiro-oficial-do-ufc/
[5] https://cointelegraph.com.br/news/crypto-com-announces-global-partnership-with-formula-1
legendary
bitcoindata.science
August 09, 2021, 07:53:22 AM
Qual o potencial que as cripto podem atingir futuramente aqui no Brasil?
Nos dias de hoje, qual é o perfil dos investidores de cripto aqui no Brasil? (homem,mulher? nivel de escolaridade? idade? e etc)

Creio que ninguém tenha feito esse tipo de levantamento até hoje, até mesmo porque são respostas difícieis de se conseguir já que muitos sequer gostam de revelar que investem em criptos. Por isso, mesmo que encontre algum número a respeito a possibilidade de erro é capaz de ser bem grande.

Esse tipo de dado voce poderia fazer uma pesquisa.

Pode ser feita uma pesquisa aqui no forum, no facebook...
De repente voce pode tambem mandar um email para a foxbit/mercadobitcoin/bitpreco (as maiores) e perguntar para eles. É capaz deles te responderem com base no banco de dados de usuários que eles tem.
legendary
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
August 09, 2021, 06:11:44 AM
Bom... cá estou eu novamente kkk

Existe a possibilidade de alguem me informar alguns dados relevantes sobre o mercado de criptoativos aqui no Brasil? (e também a nivel mundial?)

Os numeros que preciso são...
Quantidade em reais de bitcoin/altcoins que são transacionadas diariamente aqui no Brasil? Como esta indo a prospecção de mercado aqui no BR?

Em complemento, ou contraste, com a resposta do TryNinja tem também o CoinTrader que mostra resultados bem diferentes (tão ou menos confiável que o ExchangeWAr)

Nos dias de hoje, qual é o perfil dos investidores de cripto aqui no Brasil? (homem,mulher? nivel de escolaridade? idade? e etc)

Creio que ninguém tenha feito esse tipo de levantamento até hoje, até mesmo porque são respostas difícieis de se conseguir já que muitos sequer gostam de revelar que investem em criptos. Por isso, mesmo que encontre algum número a respeito a possibilidade de erro é capaz de ser bem grande.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
August 09, 2021, 03:54:47 AM
Quantidade em reais de bitcoin/altcoins que são transacionadas diariamente aqui no Brasil?
Não sei o quão confiavel são os números, mas esse site cobre boa parte das exchanges do Brasil: https://exchangewar.info/coinprice?btc_brl

Não é a sua resposta, mas talvez ajude. Cheesy
hero member
August 09, 2021, 01:32:13 AM
Bom... cá estou eu novamente kkk

Os numeros que preciso são...
Quantidade em reais de bitcoin/altcoins que são transacionadas diariamente aqui no Brasil? Como esta indo a prospecção de mercado aqui no BR?

Muito obrigado!

obs: sei que essas perguntas que fiz, boa parte delas são difíceis de responder.
Eu não preciso dos valores EXATOS, mas se alguem conseguir me informar algo, pelo menos para eu me basear e ter uma noção de como é esse mercado no Brasil já seria de grande ajuda.
hero member
July 23, 2021, 09:45:47 PM
(...)
Shoow! Mais uma vez me salvando ein @bitmover !!? rsrs  Roll Eyes Grin
Bom, vou seguir essas suas dicas/tutorial para poder realizar os cálculos de retorno, estatísticos e de volatilidade que preciso fazer em meu TCC sobre o Bitcoin!!

Novamente, muito obrigado @bitmover
legendary
bitcoindata.science
July 22, 2021, 06:43:46 AM
Por exemplo, de 7 em 7 dias precisarei fazer alguns calculos de desvio padrão, retorno logaritmo, variancia, caudas gordas, "volatily clustering", intermitencia e etc.

Para eu fazer esses calculos na mão vai me dar muito trabalho, (534 calculos).

A minha pergunta é, como que eu poderia fazer algum tipo de script para "deixar tudo automatico" e me dar os resultados diretamente)!!?!

Alguem sabe como que eu poderia fazer isso?

Obrigado!

Eu faria no excel mesmo, pois parece extremamente simples. Vamos lá.
Selecione seus dados e coloque a formula =DESVPADA (ou =STDEV.S se for em ingles o seu excel)

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2019/03/como-calcular-desvio-padrao-no-excel.ghtml

Dai voce seleciona o intervalo de 7 em 7 dias na sua formula.
E dai aperta 2x  no cantinho inferior da celula que voce preencheu a formula, e o excel automaticamente irá replicar a sua formula para toda a coluna a cada 7 dias. Olha o meu exemplo aqui (Esse eu que fiz):

Só fazer isso para todos os calculos que voce quer, um em cada coluna (Variancia, caudas etc)
hero member
July 21, 2021, 07:26:15 PM
Boa noite!

Galera, estou precisando da ajuda de alguem.
Como já sabem, o tema da minha monografia da pós graduação é sobre o Bitcoin, estou com um problema e gostaria da ajuda de vocês!

Estou realizando alguns calculos para ver como que o Bitcoin se comporta durante os anos e também sobre seu retorno. (o range que irei utilizar é de 2011 até 2021)

Os dados com todos os valores eu já tenho e estão aqui
(...)

Mas eu tive um probleminha, eu pretendo realizar esses calculos estatisticos e de retorno de 7 em 7 dias.
Como deu aprox. 3737 dias, precisarei fazer 534 calculos!
Tentei fuçar no excel alguma maneira de automatizar esses calculos, mas não deu certo  Undecided

Por exemplo, de 7 em 7 dias precisarei fazer alguns calculos de desvio padrão, retorno logaritmo, variancia, caudas gordas, "volatily clustering", intermitencia e etc.

Para eu fazer esses calculos na mão vai me dar muito trabalho, (534 calculos).

A minha pergunta é, como que eu poderia fazer algum tipo de script para "deixar tudo automatico" e me dar os resultados diretamente)!!?!

Alguem sabe como que eu poderia fazer isso?

Obrigado!

hero member
July 06, 2021, 01:33:05 AM
Eu diria que o Octavo e Matlab são para quem está estudando matemática, ou programação com foco em matemática.

Eu usei Matlab na faculdade e recentemente utilizei o Octave, sempre com muito foco em matemática, em questões mais teóricas.
Exatamente @bitmover, conversei com meu professor e com um colega meu que entende um pouco do assunto e ambos disseram que a finalidade é essa mesmo.

Os dois softwares tem o mesmo objetivo, resolver problemas numericos, lineares/não lineares etc, mas podem existir algumas features que se divergem entre o MATLAB e Octave.

Pelo Octave ser free, vale muito a pena utilizar ele, pois ele "não vai te deixar na mão" (e será esse software que nós iremos utilizar na aula)

O meu objetivo com esse software é plotar um gráfico (com o histórico da cotação do BTC) para ter uma melhor visão de como o valor do Bitcoin se comporta num dado periodo, tentando achar alguma característica estatística(fato estilizado) relevante para esse criptoativo!

E aos poucos a minha monografia da pós graduação vai se desenvolvendo, quando tudo estiver pronto, vai ser uma honra compartilhar com vocês aqui no forum  Smiley Smiley

legendary
bitcoindata.science
July 05, 2021, 07:28:31 PM
(...)

A dificuldade do Octave é similar ao MATLAB? Ou é mais tranquila?

O Octave e o Matlab são bem parecidos, mas até onde eu sei o Octave é um pouco mais simples. Aliás, geralmente o Octave é utilizado para quem está aprendendo o básico de programação.

Os dois são praticamente a mesma coisa.

Eu diria que o Octavo e Matlab são para quem está estudando matemática, ou programação com foco em matemática.

Eu usei Matlab na faculdade e recentemente utilizei o Octave, sempre com muito foco em matemática, em questões mais teóricas.

Pela minha experiência, para quem quer programar mesmo e tal e fazer produtos, eu acredito que esses programas não sao muito eficientes. Voce acaba pegando bibliotecas prontas em python/javascript etc que já vem com muita coisa pronta. Por exemplo, a numpy, scikit learn, pandas, etc etc acabam fazendo bem mastigadinho muita coisa que é um sofrimento fazer no Octave/Matlab.

Mas faculdade o foco é aprender Smiley
member
Activity: 113
Merit: 83
July 02, 2021, 12:46:37 PM
(...)
Hmmmm, obrigado pelas informações @bitmover

Então, eu não sei, mas eu acredito que a universidade que estudo deve ter algum tipo de "convenio" para os estudantes do mestrado/doutorado e devem oferecer algumas keys/softwares para os docentes e discentes. (isso é um "achismo" da minha parte)

Simm, meu orientador também comentou sobre o Octave, que é uma alternativa para o MATLAB.
Ele também frisou outros softwares importantes que também usaremos futuramente, como por exemplo, Octave, Gnuplot, LaTeX/Overleaf e outros.

A dificuldade do Octave é similar ao MATLAB? Ou é mais tranquila?

Vou aproveitar nesse final de semana e ver algumas aulas no Youtube sobre o Octave e tentar agilizar minha monografia.
Obrigado novamente!

O Octave e o Matlab são bem parecidos, mas até onde eu sei o Octave é um pouco mais simples. Aliás, geralmente o Octave é utilizado para quem está aprendendo o básico de programação.
Pages:
Jump to: