Pages:
Author

Topic: [HNT] Helium Miner - Proof of Coverage - page 8. (Read 1965 times)

legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
December 21, 2021, 04:04:10 PM
#98
Com essa antena, na altura e topologia atual ele varre até uns 11-20km aproximadamente.

Caramba eu imaginava muito menos, uma pergunta de leigo no assunto. Na sua opinião quando tiver milhares destes hotspots rodando em uma área de 20 km quadrados, não existe a possibilidade disso gerar uma interferência enorme entre eles ou até mesmo em outros serviços? será que isso não pode causar mal a saúde?

legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
December 21, 2021, 09:24:57 AM
#97
Aqui na minha cidade tem em torno de 200 hotspots, eu consigo captar na proximidade (nearby) em torno de 80 no meu setup atual.

Nesta unidade instalei uma antena Lora de fibra de vidro (900-960MHz) de 8dBi, de fabricação nacional, muito boa, de altura estou a aproximadamente 40m do chão, vou ver de instalar outro hotspot a 80m com antena de 3dBi quando ele chegar.

Legal a experiência, você acredita que com esse teu setup o alcance da antena chega a encontrar outros hotspots a até quantos metros de distância?

O mapa do site retrata a quantidade de hotspot por cidade de uma maneira atualizada? dei uma olhada e vi que aqui no Brasil ainda está muito concentrado nas capitais.



Com essa antena, na altura e topologia atual ele varre até uns 11-20km aproximadamente.

O explorer (mapa oficial) é meio capenga, mas não deixa de ser uma referência, o que acontece é que muitas vezes algumas informações somem de lá, depois voltam, principalmente nas milestones completadas e nas atividades/beacons etc.

Acabei adicionando outro Kerlink nas proximidades, porém com antena stock de 3dBi só que a 80m de altura, em breve posto as impressões assim que coletar mais dados.

De fato, aqui no BR está focado em grandes centros urbanos, porém aprox. uns 1300 hotspots pertencem a um único dono.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
December 20, 2021, 11:33:17 AM
#96
O mapa do site retrata a quantidade de hotspot por cidade de uma maneira atualizada? dei uma olhada e vi que aqui no Brasil ainda está muito concentrado nas capitais.

No mapa oficial: https://explorer.helium.com/
Aparece a informação de todos os hotspots registados na rede e a zona onde se encontra. Mesmo que um hotspot estiver offline, se estiver registado, aparece no mapa.
legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
December 20, 2021, 09:37:43 AM
#95
Aqui na minha cidade tem em torno de 200 hotspots, eu consigo captar na proximidade (nearby) em torno de 80 no meu setup atual.

Nesta unidade instalei uma antena Lora de fibra de vidro (900-960MHz) de 8dBi, de fabricação nacional, muito boa, de altura estou a aproximadamente 40m do chão, vou ver de instalar outro hotspot a 80m com antena de 3dBi quando ele chegar.

Legal a experiência, você acredita que com esse teu setup o alcance da antena chega a encontrar outros hotspots a até quantos metros de distância?

O mapa do site retrata a quantidade de hotspot por cidade de uma maneira atualizada? dei uma olhada e vi que aqui no Brasil ainda está muito concentrado nas capitais.

legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
December 19, 2021, 10:08:29 AM
#94
Como esperado, a unidade está dando em torno de 7-10 USD/dia, pois com a frequência correta, realiza todas as provas de trabalho, incluindo o testemunho dos beacons alheios.

Isso é um ganho muito bom!

Eu nas simulações que fiz, na minha zona, que esta bem povoada de hotspots, iria ganhar apenas 3-5 por dia. Isto a uns 9 meses atras, agora existe bem mais hotspots. Por isso é que acabei por não investir num.   Undecided
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
December 19, 2021, 06:42:15 AM
#93
Acabei me desfazendo do Bobcat US915 e instalei um Kerlink AU915, resultados em breve.

Boa.

Na sua zona tem poucos hotspots?
Conseguiste por antena num local alto?
Estas a usar a antena que vem de origem ou uma com maior alcance?


Aqui na minha cidade tem em torno de 200 hotspots, eu consigo captar na proximidade (nearby) em torno de 80 no meu setup atual.

Nesta unidade instalei uma antena Lora de fibra de vidro (900-960MHz) de 8dBi, de fabricação nacional, muito boa, de altura estou a aproximadamente 40m do chão, vou ver de instalar outro hotspot a 80m com antena de 3dBi quando ele chegar.

Alguns provedores de internet trabalham com CGNAT, com isso temos que solicitar a saída do CGNAT para podermos abrir a porta inbound TCP 44158, caso contrário, os ganhos serão minimizados. Além disso, é recomendável o uso de um roteador razoável, para podermos fixar o ip interno pelo MAC adress do hotspot, com isso a porta sempre ficará aberta. Após a implementação dos light hotspots, não haverá mais a necessidade de conexões de entrada.

A API e o Explorer da Helium tem um delay gigante no que tange atualização das informações, seja de sincronização do hotspot, seja da atividade ou ainda da milestone a ser completada, é meio zuado.

Como esperado, a unidade está dando em torno de 7-10 USD/dia, pois com a frequência correta, realiza todas as provas de trabalho, incluindo o testemunho dos beacons alheios.


Segue resumo dos ganhos 24h:




Posicionamento do miner na blockchain:





A interface web dele é bem pobre, somente traz dados sobre CPU/RAM/disk usage e da rede LAN:




legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
December 18, 2021, 05:13:56 AM
#92
Acabei me desfazendo do Bobcat US915 e instalei um Kerlink AU915, resultados em breve.

Boa.

Na sua zona tem poucos hotspots?
Conseguiste por antena num local alto?
Estas a usar a antena que vem de origem ou uma com maior alcance?
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
December 17, 2021, 09:46:17 PM
#91
Atualizando o thread.

Acabei me desfazendo do Bobcat US915 e instalei um Kerlink AU915, resultados em breve.
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
November 15, 2021, 08:21:19 PM
#90
Tendo isso em vista, o que antes havia uma remota possibilidade de se concretizar, hoje se dá por vencido, o equipamento serviu para testes somente, se alguém mora nos USA, Mexico ou Porto Rico e quer um hotspot estou me desfazendo dele, a taxa para transferência de ownership é de 10 USD.

Vou aproveitar e testar o light miner da Kerlink assim que possível, porém este só faz data transfer...o de interesse hoje, sendo full miner, seria o da Linxdot, preço acessível e sem ser ridículo tipo Bobcat.

Foi pena não ter resultado.

Esse miner light da Kerlink, achas que tem alguma rentabilidade?

Concordo que neste o melhor será mesmo o da Linxdot. Mas, por estes lados, já tenho a zona onde moro muito povoada, não sei se neste momento compensa.
Tendo em conta, que pelo o que eu vou lendo, eles continuam a reduzir nos ganhos, ao enviar menos desafios para a rede.

Tenho também minhas dúvidas sobre o light miner, este parece receber menos rewards por somente executar o trabalho de data transfer...mas não sei dizer, eles dependem 100% dos validators da rede, pois não baixam toda a blockchain.

Questionei a Linxdot e esta prometeu que ia mandar pro Brasil o AU915, o que muda mais é o plug de energia, padrão australiano, tenho adaptador aqui, então vai de boa, pelos reviews a marca parece ser bem bacana...
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
November 15, 2021, 08:05:55 PM
#89
Tendo isso em vista, o que antes havia uma remota possibilidade de se concretizar, hoje se dá por vencido, o equipamento serviu para testes somente, se alguém mora nos USA, Mexico ou Porto Rico e quer um hotspot estou me desfazendo dele, a taxa para transferência de ownership é de 10 USD.

Vou aproveitar e testar o light miner da Kerlink assim que possível, porém este só faz data transfer...o de interesse hoje, sendo full miner, seria o da Linxdot, preço acessível e sem ser ridículo tipo Bobcat.

Foi pena não ter resultado.

Esse miner light da Kerlink, achas que tem alguma rentabilidade?

Concordo que neste o melhor será mesmo o da Linxdot. Mas, por estes lados, já tenho a zona onde moro muito povoada, não sei se neste momento compensa.
Tendo em conta, que pelo o que eu vou lendo, eles continuam a reduzir nos ganhos, ao enviar menos desafios para a rede.
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
November 15, 2021, 07:41:55 PM
#88
Sei de um indevido que teve quase duas semanas, até conseguir ficar sincronizado e a "minar".

Espero que o teu seja mais rapido!
Obrigado pela partilha.

Pior que no miner consta que está sincronizado na GUI, porém na API ha Helium fica em Syncing...notei é bem bugada a rede/API.

Enfim, a Bobcat, detentora de quase 40% dos miners no mundo, ao contrário de TODAS as outras marcas, foi ridícula e quer ser deixada de lado, fez o favor de não aplicar o auto-switch full pra rodar plenamente suas unidades US915 em AU915, conforme abaixo:




Tendo isso em vista, o que antes havia uma remota possibilidade de se concretizar, hoje se dá por vencido, o equipamento serviu para testes somente, se alguém mora nos USA, Mexico ou Porto Rico e quer um hotspot estou me desfazendo dele, a taxa para transferência de ownership é de 10 USD.

Vou aproveitar e testar o light miner da Kerlink assim que possível, porém este só faz data transfer...o de interesse hoje, sendo full miner, seria o da Linxdot, preço acessível e sem ser ridículo tipo Bobcat.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
November 12, 2021, 09:02:05 PM
#87
Sei de um indevido que teve quase duas semanas, até conseguir ficar sincronizado e a "minar".

Espero que o teu seja mais rapido!
Obrigado pela partilha.
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
November 12, 2021, 08:43:58 PM
#86
Chegou o Bobcat 300, está sincronizando com a blockchain, até agora o processo está fluindo.

O firmware instalado é o OTA final 19...em 12/11/21 já está na versão final 43...depois da sincronização creio que ele atualize automaticamente com o OTA mais novo (sai fix praticamente todo dia mas ao mesmo tempo tem muita reclamação destas zuarem o rendimento)

Fotos do aparelho com antena indoor stock de 4dbi, interface do RaspiberryPi4 e status no Explorer:






legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
November 12, 2021, 06:18:41 AM
#85
Josue, eles disponibilizaram até uma timeline no site da FreedomFi:

Eu sei! E quando eles fizeram as primeiras pré-vendas, também sei que aquilo esgotou em poucos minutos. E o site até ficou bloqueado.
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
November 12, 2021, 04:29:42 AM
#84
A época de ganhar dinheiro com isso foi mais para 2019-2020, agora a reward diminuiu e o protocolo PoCV11 impõe algumas barreiras, antes era bem menos regrado.

Os hotspots usam LoraWan (LoraWan+blockchain = LongFi), há uma nova vertente que usa também 5G, mas ainda é muito prematura e dispõe de poucos equipamentos, tipo um 2 em 1 (Lora e 5G).

Concordo. Mas, quem quer contribuir para a rede, e como entusiasta da tecnologia ainda é interessante. E claro depende da zona, se houver poucos ainda compensa.

Acho que os próximos grandes ganhos vai ser com o 5G, porque é uma rede nova e haverá pouco no inicio. Mas, como existem poucos equipamentos (só 1 aprovado e ainda não lançado) vai demorar, e a malta com os hotspots antigos, já deverá estar mais que atenta. Tem de ser sorte conseguir um equipamento logo no inicio.

Josue, eles disponibilizaram até uma timeline no site da FreedomFi:

https://freedomfi.com/helium5g/

Ao que parece, pouquíssimas pessoas já possuem este equipo híbrido.



    September ‘21
        First 500 FFi Gateways shipped to reservation holders
        GigSky is announced as the first data offload partner
        HIP 37 PoC for CBRS and Wi-Fi published and under community review
        2000 more FFi gateways shipped to waitlist reservation holders
        First batch of 500 indoor CBRS radios shipped to gateway owners
        DISH Wireless announced as the first major carrier partner of the Helium 5G network

    October ‘21
    2000 more FFi gateways shipped to waitlist reservation holders
    First batch of 500 indoor CBRS radios shipped to gateway owners
    DISH Wireless announced as the first major carrier partner of the Helium 5G networ

        November ‘21
        1500 gateways shipped
        First outdoor CBRS radio announced
        5G waitlist re-opened for another ~10K units
        2000 gateways shipped
        PoC for CBRS testing starts on testnet
        1500 indoor CBRS Small Cells shipped

    December ‘21
    2000 gateways shipped
    PoC for CBRS testing starts on testnet
    1500 indoor CBRS Small Cells shipped


        January ‘22
        4000 gateways shipped (all waitlist orders)
        1500 indoor radios shipped
        1000 outdoor radios shipped. PoC for CBRS starts on mainnet
        Wi-Fi offload access point announced

legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
November 12, 2021, 03:50:00 AM
#83
A época de ganhar dinheiro com isso foi mais para 2019-2020, agora a reward diminuiu e o protocolo PoCV11 impõe algumas barreiras, antes era bem menos regrado.

Os hotspots usam LoraWan (LoraWan+blockchain = LongFi), há uma nova vertente que usa também 5G, mas ainda é muito prematura e dispõe de poucos equipamentos, tipo um 2 em 1 (Lora e 5G).

Concordo. Mas, quem quer contribuir para a rede, e como entusiasta da tecnologia ainda é interessante. E claro depende da zona, se houver poucos ainda compensa.

Acho que os próximos grandes ganhos vai ser com o 5G, porque é uma rede nova e haverá pouco no inicio. Mas, como existem poucos equipamentos (só 1 aprovado e ainda não lançado) vai demorar, e a malta com os hotspots antigos, já deverá estar mais que atenta. Tem de ser sorte conseguir um equipamento logo no inicio.
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
November 11, 2021, 07:45:20 PM
#82
Vi no mapa que já tem muita gente em Brasília com aparelhos.

Principalmente estes dois https://www.calchipconnect.com/  e https://www.sensecapmx.com/

A ideia é bem interessante, mas uma das coisas que achei estranha é o valor do equipamento que é muito alto para o hardware embarcado e o valor dos rendimentos.

A helium não teria uma cobertura muito melhor se tivesse equipamentos opensource?  Tipo https://www.thethingsnetwork.org/ , onde qualquer pessoa pode montar o seu próprio equipamento, mas com a vantagem de ganhar um pouco por isto?

Como os rendimentos são altos, imagino que o custo de uso da rede seja alto. Então no momento de uma empresa por exemplo de usar a rede para transmitir os dados dos seus dispositivos não ficaria muito mais caro que por exemplo usar as redes de celular já existentes?


Alias, alguém já está ganhando algum dinheiro com isto?

A época de ganhar dinheiro com isso foi mais para 2019-2020, agora a reward diminuiu e o protocolo PoCV11 impõe algumas barreiras, antes era bem menos regrado.

Os hotspots usam LoraWan (LoraWan+blockchain = LongFi), há uma nova vertente que usa também 5G, mas ainda é muito prematura e dispõe de poucos equipamentos, tipo um 2 em 1 (Lora e 5G).
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
November 11, 2021, 07:32:02 PM
#81
Fazendo o follow up, Bobcat chegando em no máximo 5 dias aqui, assim que configurar tudo posto as primeiras impressões pra vocês.

Comprou a quantos meses?

Nenhum mês  Grin, peguei de um colega de outro Estado do Brasil que comprou em meados de Maio/2021, equipamento zerado. A previsão normal da Bobcat é de 12 a 20 semanas para entregar após a pré-compra, a exemplo da versão AU915 que já se encontra agora disponível no shop deles.

Depois da Syncrob.it deixar eu fazer a pré-compra em Maio e cancelar abruptamente quando ia despachar em Outubro, eu resolvi não mais ficar esperando por algo deste gênero, assim que alguém trazer os AU915, eu compro em mãos, prefiro.

Preferi pegar o equipo na mão, mesmo sendo US915, funciona, porém perde no uplink, mesmo sendo setado pelo server LNS... foi mais para conhecimento e testes de entusiasta, pois o preço em termos de Brasil foi extremamente convidativo se compararmos com scalpers que pedem 11 a 20k BRL no eBay, os impostos aqui dobram o valor do hotspot na maioria dos casos.
newbie
Activity: 29
Merit: 3
November 11, 2021, 05:30:28 PM
#80
Vi no mapa que já tem muita gente em Brasília com aparelhos.

Principalmente estes dois https://www.calchipconnect.com/  e https://www.sensecapmx.com/

A ideia é bem interessante, mas uma das coisas que achei estranha é o valor do equipamento que é muito alto para o hardware embarcado e o valor dos rendimentos.

A helium não teria uma cobertura muito melhor se tivesse equipamentos opensource?  Tipo https://www.thethingsnetwork.org/ , onde qualquer pessoa pode montar o seu próprio equipamento, mas com a vantagem de ganhar um pouco por isto?

Como os rendimentos são altos, imagino que o custo de uso da rede seja alto. Então no momento de uma empresa por exemplo de usar a rede para transmitir os dados dos seus dispositivos não ficaria muito mais caro que por exemplo usar as redes de celular já existentes?


Alias, alguém já está ganhando algum dinheiro com isto?
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
November 11, 2021, 05:07:28 AM
#79
Fazendo o follow up, Bobcat chegando em no máximo 5 dias aqui, assim que configurar tudo posto as primeiras impressões pra vocês.

Comprou a quantos meses?
Pages:
Jump to: