Pages:
Author

Topic: [HNT] Helium Miner - Proof of Coverage - page 5. (Read 1965 times)

t91
member
Activity: 140
Merit: 85
April 03, 2022, 08:06:12 PM
(...)

De fato, é um valor mais alto, só que existe uma forma de "facilitar" que é juntar grana dos amigos/ irmão pra tentar chegar no APR máximo.

É o que eu tenho feito, um amigo meu "quer'' investir em cripto, mas não entende nada, e nem quer entender, pra ele cripto é dinheiro mágico, então falei pra ele por cima do sistema de stake, resumindo, ele só entende que se ele colocar x valor vai receber y valor e y valor pode variar dependendo do valor do $DPR, hoje estou no credit socore de 30000 DPR e acredito que agora esse mês eu consiga chegar nos 60000, daí vou deixar ele se "auto investir" com os ganhos até o máximo de APR.

Lembrando que o valor investido pode ser sacado 9 meses depois só, então tem o risco da moeda despencar, ou subir.

Sobre a entrada de staking, a DPR vai mudar o formato de mineração, acredito que vai facilitar a entrada porém os ganhos podem baixar, estamos aguardando confirmação deles ainda.
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
April 03, 2022, 07:45:15 PM
Estou a pensar em comprar um Deeper miner quando houver o combo para região AU915, mas preciso me inteirar melhor acerca dos rendimentos. Do MXC miner acho o preço um absurdo de caro.

Acho que o Deeper tem um rendimento baixo, ou melhor demora muito conseguir o ROI, a menos que se invista bastante no inicio, na compra do equipamento + fazer stake. Basicamente eles estão a seguir uma linha similar a Helium, mas com uma abordagem diferente, com objetivos diferentes.

No caso do MXC, acho o projeto interessante, mas o equipamento é realmente muito caro.


Acho que a Helium deveria mudar o roadmap para recompensar antes e em maior proporção as data transfers, é a única coisa que funciona bem pelo visto, curti bastante a interação com o Console da Helium, criação de fluxogramas e com o MyDevices para o sensor Lora instalado aqui, bem útil, estudo até a compra de outros sensores, mas as rewards de Data beiram praticamente zero hoje.

Mas olha que se pesquisares bem, mantendo-te na rede LoRa, vais encontrar outros projetos realmente interessantes, que fazem o mesmo (talvez não tão apelativo). Agora, depende para o que tu queres. Se for para um sistema em casa, o sistema Zigbee (que tem estado a crescer muito bem) pode ser melhor. Acho que LoRa só compensa para áreas muito grandes, quintas e afins.

[OFF] Falando em Deeper Network, dei uma pesquisada e é sabido da melhora na segurança e privacidade devido ao uso do DPN (VPN descentralizado, web 3.0 etc), porém para ganhar algo significativo em DPR, tem que investir muito:



A tabela do amigo youtuber simplesmente me assustou e me desencorajou totalmente em termos de valores, mais um projeto descartado no que tange mineração.

Preço de aquisição + valor pesado pra fazer o stake decente, 100USD é só pra colocar o aparelho na blockchain, mais de 500 USD só pro Level 1, Level 8 nem comento  Shocked

legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
April 01, 2022, 08:45:24 PM
Isso que eu queria dizer, para alguns coisas equiparam-se em uso, porém para outras finalidades são bem distintas as tecnologias, imagina um GPS tracker no LongFi, show de bola.  Grin

Realmente para isso podia ser interessante, mas o problema é a cobertura. E sinceramente a Helium, por causa das questões que já falamos, não esta a motivar o crescimento da rede, antes pelo o contrario.

Alem disso, funciona bem em centros urbanos com muitos hotspots, mas depois ao se afastar, pode-se perder cobertura.


Outro problema, que acho que muitos na Helium se esquecem, é ocupação do espectro da rede, em dois sentidos. Um é o aspeto legal e outro é a quantidade de trafego possível.

A banda utilizada pela rede Helium é são frequências gratuitas, e pelo o que sei, normalmente não se pode exercer atividades comerciais nessa rede. Ou seja, será que o facto da Helium fornecer um conjunto de ferramentas de monitorização por um custo, não é considerado uma atividade comercial? Talvez agora não seja um problema, mas quando a rede crescer em grande escala, será que os reguladores não irão cair em cima? Normalmente esses reguladores, até são bem rigorosos.

No caso do trafego, sendo frequências gratuitas, qualquer pessoa pode usa-las. Com o aumento de utilizadores, da Helium ou não, esse espetro irá ficar subcarregado em algumas zonas, podendo causar interferências, atrasos ou perda de informação. Uma forma de resolver é ter muitos hotspots, para que os dados percorressem o menor percurso possível. Mas, a forma como a Helium esta a evoluir, tendencialmente veremos menos hotspots ligados, em vez de serem mais.


Como já comentei, vi este projeto como um enorme potencial, mas as como as coisas foram-se desenvolvendo, perdi esse animo.  Sad
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
April 01, 2022, 06:15:23 PM

Morreria uns 9k num iStation pra mim, antena e cabos já tenho, faltaria ainda 01 smart plug, o nobreak simples de 700VA e protetor de surtos elétricos..

Rendendo 10 BRL/dia como agora, não compensa nada Sad

Desculpa a ignorancia, o que seria iStation? aproveitando, não quer me vender os cabos e antena? estou pra comprar ainda kkk (se não for usar claro).

E pior que esses equipamentos que você mencionou nunca passou pela minha cabeça de colocar  Shocked.



O Kerlink Wirnet iStation é na minha opinião o melhor aparelho/hotspot existente, grau industrial, diferente dos makers/fabricantes mais amadores como Heltec/Bobcat/Sensecap e demais que usam board de RaspiberryPi4....a unidade é externa, certificada IP67, turbo sync nativo (sincroniza absurdamente rápido com a blockchain), possui saw filters de qualidade, uma maravilha.

Eu tenho um cabo LMR-400 de 4,5m (perda de 0,6dB somente), com terminais N-Female / RP-SMA Male (padrão para a maioria dos hotspots) e sobrando uma antena da RAK externa (outdoor) de 3dBi, ideal para cidades.

Se fosse te vender, o preço do cabo e da antena seriam proibitivos pra vc, eu teria que assumir o prejuízo pra te ofertar um preço decente, paguei muito caro nos itens por conta de impostos aqui no BR.  Undecided
t91
member
Activity: 140
Merit: 85
April 01, 2022, 06:04:12 PM

Morreria uns 9k num iStation pra mim, antena e cabos já tenho, faltaria ainda 01 smart plug, o nobreak simples de 700VA e protetor de surtos elétricos.

Rendendo 10 BRL/dia como agora, não compensa nada Sad

Desculpa a ignorancia, o que seria iStation? aproveitando, não quer me vender os cabos e antena? estou pra comprar ainda kkk (se não for usar claro).

E pior que esses equipamentos que você mencionou nunca passou pela minha cabeça de colocar  Shocked

legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
April 01, 2022, 06:01:07 PM

Vc tem algum local bom em que eu possa instalar um aparelho?

O ruim é que os ganhos estão tão capados atualmente que a mensalidade que eu te pagaria por ceder o local acabaria me dando prejuízo  Grin

Ate conseguiria, estou aguardando locais de alguns amigos, estao voltando de viagem, mas posso ver pra voce se quiser!

Mas realmente, tem que ver se e viavel pra vc rsrs

Morreria uns 9k num iStation pra mim, antena e cabos já tenho, faltaria ainda 01 smart plug, o nobreak simples de 700VA e protetor de surtos elétricos.

Rendendo 10 BRL/dia como agora, não compensa nada. Sad
t91
member
Activity: 140
Merit: 85
April 01, 2022, 05:58:36 PM

Vc tem algum local bom em que eu possa instalar um aparelho?

O ruim é que os ganhos estão tão capados atualmente que a mensalidade que eu te pagaria por ceder o local acabaria me dando prejuízo  Grin

Ate conseguiria, estou aguardando locais de alguns amigos, estao voltando de viagem, mas posso ver pra voce se quiser!

Mas realmente, tem que ver se e viavel pra vc rsrs
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
April 01, 2022, 05:40:11 PM

Qual cidade vc está localizado?

Quantos hotspots tem nas redondezas?

Eu gostaria de instalar aparelhos em cidades mais vazias.

Estou em Curitiba - PR

No total que mostra no explorer são 8 hotspot ativos, dentro desses 5 são meus, e estou com mais 2 para instalar, só aguardando confirmação do local.

Chega ai!

Vc tem algum local bom em que eu possa instalar um aparelho?

O ruim é que os ganhos estão tão capados atualmente que a mensalidade que eu te pagaria por ceder o local acabaria me dando prejuízo  Grin 
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
April 01, 2022, 05:33:22 PM
Complicado comparar com zigbee ou WiFi, sendo que a LoraWan, ou melhor, o LongFi usado na Helium é de longo alcance em áreas cobertas (30-100km).

Para uso em casa e em pequenas vivendas é bem suficiente e mais económico. Não compensa tornar uma casa inteligente usando o Helium, só isso.

Como mencionei, o Helium acaba por tornar-se mais vantajoso em projetos profissionais, tipo quintas, fazendas ou outro espaços que envolvem grandes áreas.

Claro que se já tens rede Helium - hotspot próprios, até podes aproveitar. Mas se não tens hotspots próprios, eu não recomendaria fazer isso para casa.

Isso que eu queria dizer, para alguns coisas equiparam-se em uso, porém para outras finalidades são bem distintas as tecnologias, imagina um GPS tracker no LongFi, show de bola.  Grin
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
April 01, 2022, 10:19:11 AM
Estou em Curitiba - PR

No total que mostra no explorer são 8 hotspot ativos, dentro desses 5 são meus, e estou com mais 2 para instalar, só aguardando confirmação do local.

Chega ai!

Isso são poucos hotspots para uma cidade como essa. Por isso, tem uma boa margem de crescimento.
Só tens de garantir que eles estejam com uma boa distancia uns dos outros, e de preferência em hex diferentes.
t91
member
Activity: 140
Merit: 85
April 01, 2022, 09:28:49 AM

Qual cidade vc está localizado?

Quantos hotspots tem nas redondezas?

Eu gostaria de instalar aparelhos em cidades mais vazias.

Estou em Curitiba - PR

No total que mostra no explorer são 8 hotspot ativos, dentro desses 5 são meus, e estou com mais 2 para instalar, só aguardando confirmação do local.

Chega ai!
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
April 01, 2022, 04:44:42 AM
Complicado comparar com zigbee ou WiFi, sendo que a LoraWan, ou melhor, o LongFi usado na Helium é de longo alcance em áreas cobertas (30-100km).

Para uso em casa e em pequenas vivendas é bem suficiente e mais económico. Não compensa tornar uma casa inteligente usando o Helium, só isso.

Como mencionei, o Helium acaba por tornar-se mais vantajoso em projetos profissionais, tipo quintas, fazendas ou outro espaços que envolvem grandes áreas.

Claro que se já tens rede Helium - hotspot próprios, até podes aproveitar. Mas se não tens hotspots próprios, eu não recomendaria fazer isso para casa.
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
April 01, 2022, 04:15:56 AM
Boa dica! E esse sensor até não é muito caro.


Lembrando que hoje Data Transfer não paga nada praticamente em HNT, muito pouco, mas no futuro isso será o oposto.

Pois, acho que isso é que complica tudo e que vai limitar o uso da rede Helium

Existe sensores idênticos, via Wi-Fi ou Zigbee, que custam o mesmo e não se paga mais nada pela utilização.

Claro que tem propósitos diferentes, num abito mais profissional o Helium pode ser mais interessante, visto que é um pouco mais personalizável.

Complicado comparar com zigbee ou WiFi, sendo que a LoraWan, ou melhor, o LongFi usado na Helium é de longo alcance em áreas cobertas (30-100km). Lips sealed 
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
April 01, 2022, 04:12:10 AM
Realmente agora que você falou das atividades, todos os hotspot estão com aproximadamente 2 atividades por dia, beeem pouco acredito.

Mas acho que no meu caso a vantagem seja a região, poucos hotspot.

Espero realmente ter um ROI nesse projeto  Cry kkkk

Qual cidade vc está localizado?

Quantos hotspots tem nas redondezas?

Eu gostaria de instalar aparelhos em cidades mais vazias.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
April 01, 2022, 03:00:47 AM
Mas acho que no meu caso a vantagem seja a região, poucos hotspot.

Espero realmente ter um ROI nesse projeto  Cry kkkk

O problema não é haver muitos, é eles estarem espalhados. Alias quantos mais hotspots o teu apanhar, melhor. Eles tem é de estar espalhados.
Se conseguires que todos os hotspots estejam distantes uns dos outros, é meio caminho para rentabilizar.

Claro que tens de levar em conta o facto de as recompensas tem estado a diminuir de forma geral.
Mas ainda vais conseguir o ROI, pode é demorar um pouco mais tempo.
t91
member
Activity: 140
Merit: 85
March 31, 2022, 08:21:15 PM
Realmente agora que você falou das atividades, todos os hotspot estão com aproximadamente 2 atividades por dia, beeem pouco acredito.

Mas acho que no meu caso a vantagem seja a região, poucos hotspot.

Espero realmente ter um ROI nesse projeto  Cry kkkk
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
March 31, 2022, 07:48:42 AM
Boa dica! E esse sensor até não é muito caro.


Lembrando que hoje Data Transfer não paga nada praticamente em HNT, muito pouco, mas no futuro isso será o oposto.

Pois, acho que isso é que complica tudo e que vai limitar o uso da rede Helium

Existe sensores idênticos, via Wi-Fi ou Zigbee, que custam o mesmo e não se paga mais nada pela utilização.

Claro que tem propósitos diferentes, num abito mais profissional o Helium pode ser mais interessante, visto que é um pouco mais personalizável.
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
March 31, 2022, 04:19:50 AM
Para quem quiser colocar a rede Helium para trabalhar na transferência de Dados, que é o intuito da coisa toda e não somente ficar ganhando HNTs, não se limitando somente às provas do PoC, é interessante adicionar um device IoT e usar a rede Helium usando o console da Helium, onde as integrações Device-Função (não mandatório)-Integração devem ser feitas para o devido fluxo de dados na rede através dos hotspots.

Aqui um exemplo usando um sensor de abertura/fechamento de porta da Dragino (LoraWan), que pode ser adquirido por 19 USD no site https://store.mydevices.com/, lembrando sempre que a frequência correta para o Brasil hoje é AU915.

Exemplo do Sensor usado:


Ficha do produto:
https://www.dragino.com/downloads/downloads/LoRa_End_Node/LDS02/LDS02_LoRaWAN_Door_Sensor_UserManual_v1.0.pdf

Entrando no console (https://console.helium.com/)

Pode adicionar seu hotspot para verificação da cobertura também.

O uso de Data Credits (DC) aqui é mandatório, todos users recebem automaticamente 10.000 DC. Findo o saldo de DCs, é preciso comprar mais. 

Algumas imagens foram editadas para remover local, e-mail pessoal e nome.

Algumas telas do console e da integração no MyDevices Cayenne (https://developers.mydevices.com/cayenne/features/), que é bem bacana:














Integração realizada com sucesso:




Como uso de de Data aparece registrado na blockchain:

Via explorer:


Via heliumtracker:


Lembrando que hoje Data Transfer não paga nada praticamente em HNT, muito pouco, mas no futuro isso será o oposto.


legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
March 31, 2022, 03:41:24 AM
Só para compartilhar experiência, depois de alguns dias sincronizando, entendendo como escolher o local ideal (na prática), consegui deixar alguns hotspot setado e pronto, com a antenna original da Heltec (que parece beeem ruimzinho), estou conseguindo fazer os witness entre meus hotspot em hex perto.

Até agora o que performou melhor 0.09 HNT em 24 hr, estou relativamente otimista com os ganhos pois ainda há muito o que melhorar no setup como localização mais exata para as antenas terem "visão" entre elas.

Acredito que consiga chegar no 0.1+ diário em cada hotspot, espero ter um ROI de 4 meses.

Os próximos passos vão ser de fato colocar em locais mais estratégicos como ponto alto da cidade, e fazer um upgrade das antenas.

Depois disso acredito que consiga o ROI esperado ou até mais rápido.

Porém sim, está muuuuuuuito abaixo do que a minha projeção na epoca que fiz o pedido dos hotspot.

Se a cidade ainda é vazia, no caso Brasil tem bastante local, acredito que se entrar com dispositivos suficientes seria interessante.

A minha ideia é ir aumentando os hotspot aos poucos (Tanto no hotspot "Full", Light, ou só os data)

Vlw! logo compartilho como está sendo o retorno



Pois comemore, 0,1 hnt/dia hj está de bom tamanho, acima disso só em setups ideais ou usando amplificador, sendo este último na minha opinião trapaça.

O mais importante é ver a atividade do miner, não importa muito especialmente agora o quanto ganhou no dia e sim como foi este ganho...não é "sadio" ter um pico de 0,05hnt e ficar 5-8 horas sem atividade alguma no hotspot por exemplo.

Conforme a implementação horrorosa do HIP-55 e vide gráfico do Grafana, o ratio de PoC tem oscilado em waves, assim como o de witness, o que é péssimo para a maioria e ótimo para uma minoria que acaba ganhando na loteria toda vez que emite um beacon ou testemunha um beacon nestes momentos de baixa atividade da rede, como a rede fica com menos miners disponíveis, os rewards aumentam absurdamente em curtos espaços de tempo para poucos sortudos, deixando a maioria sem atividade por longas horas, o que é péssimo para o PoC no geral.

Você que está entrando agora não tem ideia de como isso é péssimo, dando a falsa alusão que há algo de errado com nosso setup, sendo que o maior gap/problema são as próprias implementações mal feitas realizadas na rede da Helium, sempre alegando que algo está sendo feito "em prol da blockchain". O que vejo são soluções toscas para aliviar o scale up da blockchain, prejudicando a maioria dos mineradores.

O normal da rede era realizar trabalhos a cada 5/5 minutos praticamente, era uma maravilha, dava gosto de acompanhar, agora está uma lástima, cada vez mais pior, alegam agora que a salvação será a modificação para light hotspots. O trabalho de witnessing é o que paga mais de 80% dos ganhos, este está absurdamente prejudicado.




Olha a cagada, o que deveria ser contínuo e normalizado, agora é em ondas:
t91
member
Activity: 140
Merit: 85
March 30, 2022, 08:39:21 PM
Só para compartilhar experiência, depois de alguns dias sincronizando, entendendo como escolher o local ideal (na prática), consegui deixar alguns hotspot setado e pronto, com a antenna original da Heltec (que parece beeem ruimzinho), estou conseguindo fazer os witness entre meus hotspot em hex perto.

Até agora o que performou melhor 0.09 HNT em 24 hr, estou relativamente otimista com os ganhos pois ainda há muito o que melhorar no setup como localização mais exata para as antenas terem "visão" entre elas.

Acredito que consiga chegar no 0.1+ diário em cada hotspot, espero ter um ROI de 4 meses.

Os próximos passos vão ser de fato colocar em locais mais estratégicos como ponto alto da cidade, e fazer um upgrade das antenas.

Depois disso acredito que consiga o ROI esperado ou até mais rápido.

Porém sim, está muuuuuuuito abaixo do que a minha projeção na epoca que fiz o pedido dos hotspot.

Se a cidade ainda é vazia, no caso Brasil tem bastante local, acredito que se entrar com dispositivos suficientes seria interessante.

A minha ideia é ir aumentando os hotspot aos poucos (Tanto no hotspot "Full", Light, ou só os data)

Vlw! logo compartilho como está sendo o retorno

Pages:
Jump to: