Só para compartilhar experiência, depois de alguns dias sincronizando, entendendo como escolher o local ideal (na prática), consegui deixar alguns hotspot setado e pronto, com a antenna original da Heltec (que parece beeem ruimzinho), estou conseguindo fazer os witness entre meus hotspot em hex perto.
Até agora o que performou melhor 0.09 HNT em 24 hr, estou relativamente otimista com os ganhos pois ainda há muito o que melhorar no setup como localização mais exata para as antenas terem "visão" entre elas.
Acredito que consiga chegar no 0.1+ diário em cada hotspot, espero ter um ROI de 4 meses.
Os próximos passos vão ser de fato colocar em locais mais estratégicos como ponto alto da cidade, e fazer um upgrade das antenas.
Depois disso acredito que consiga o ROI esperado ou até mais rápido.
Porém sim, está muuuuuuuito abaixo do que a minha projeção na epoca que fiz o pedido dos hotspot.
Se a cidade ainda é vazia, no caso Brasil tem bastante local, acredito que se entrar com dispositivos suficientes seria interessante.
A minha ideia é ir aumentando os hotspot aos poucos (Tanto no hotspot "Full", Light, ou só os data)
Vlw! logo compartilho como está sendo o retorno
Pois comemore, 0,1 hnt/dia hj está de bom tamanho, acima disso só em setups ideais ou usando amplificador, sendo este último na minha opinião trapaça.
O mais importante é ver a atividade do miner, não importa muito especialmente agora o quanto ganhou no dia e sim como foi este ganho...não é "sadio" ter um pico de 0,05hnt e ficar 5-8 horas sem atividade alguma no hotspot por exemplo.
Conforme a implementação horrorosa do HIP-55 e vide gráfico do Grafana, o ratio de PoC tem oscilado em waves, assim como o de witness, o que é péssimo para a maioria e ótimo para uma minoria que acaba ganhando na loteria toda vez que emite um beacon ou testemunha um beacon nestes momentos de baixa atividade da rede, como a rede fica com menos miners disponíveis, os rewards aumentam absurdamente em curtos espaços de tempo para poucos sortudos, deixando a maioria sem atividade por longas horas, o que é péssimo para o PoC no geral.
Você que está entrando agora não tem ideia de como isso é péssimo, dando a falsa alusão que há algo de errado com nosso setup, sendo que o maior gap/problema são as próprias implementações mal feitas realizadas na rede da Helium, sempre alegando que algo está sendo feito "em prol da blockchain". O que vejo são soluções toscas para aliviar o scale up da blockchain, prejudicando a maioria dos mineradores.
O normal da rede era realizar trabalhos a cada 5/5 minutos praticamente, era uma maravilha, dava gosto de acompanhar, agora está uma lástima, cada vez mais pior, alegam agora que a salvação será a modificação para light hotspots. O trabalho de witnessing é o que paga mais de 80% dos ganhos, este está absurdamente prejudicado.
Olha a cagada, o que deveria ser contínuo e normalizado, agora é em ondas: