Fala joker.
Conheço o Sensecap, já tive um, o Merry não, e sinceramente, não gostei nada do Sensecap, embora o povo adore esta marca, paguei caro aqui na esperança que a placa Lora dele fosse algo superior e me decepcionei, consegui no máx. 0,25 HNT/dia com ele. O que achei ruim é que o micro SD card corre risco alto de queima numa eventual queda de energia, e para rebootar devidamente o Sensecap precisa executar um procedimento bizarro que demora horas, ao contrário dos Kerlinks que plugou/desplugou tá tudo certo, usam eMMC interno. Vale citar que o pigtail da antena Lora do Sensecap é colado com hot glue na placa Lora, o que mostra a fragilidade do mesmo, no caso dos Kerlinks não há essa pobreza de componentes, em especial no iStation, que é todo soldado e também já possui saw filters internos de qualidade top. Bem, o Kerlink é um equipo industrial, já o sensecap é feito por um maker baseando-se em RaspiberryPi4, projeto bem inferior. Outra coisa é a tão falada Cloud Dashboard do Sensecap, achei MUITO bugada, delay gigante na atualização das informações e bugada ao extremo no indicador de status p2p/relayed, que sempre ficava em "Unknow", me falaram que para o Sensecap o ideal era ter IP público fixo de internet, o que achei nada plug and play para o user comum, aqui no BR isso demandaria ter uma conta empresarial para internet.
Atualizando a thread:
Os rendimentos da rede estão péssimos, soma-se isso à escassez de witness devido a um problema no código da própria Helium, o mantra atual é aguardar a tão aclamada atualização para os light hotspots que já está rodando na Testnet, em que não haverá mais a necessidade de sincronizar na blockchain, deixando de fazer challenges também. O aumento para quase 700k de aparelhos conectados na rede fez as rewards diminuírem absurdamente. Soma-se isso aos hacks ainda presentes na rede como witness stuffing e packet forwading, em que em poucas horas o user rouba HNTs suficientes para toda a vida antes de entrar na Deny List.
Mantive somente uma unidade de mineração (hotspot), equipamento profissional/industrial, agora com o Wirnet iStation da Kerlink (unidade outdoor com certificação IP67), devidamente homologado pela Anatel, chegou a bater 0,5 HNT/dia, porém atualmente sofre para manter 0,1 HNT/dia, há aprox. 500 hotspots na cidade, o que acirra e muita a loteria dos beacons, especialmente agora que um beacon só chega a no máximo 14 hotspots com previsão de menor número, o que é péssimo.
Estudando a possibilidade de adquirir um combo amplifier 18dB Rx/12dB Tx + Cavity filter + Attenuator 6 dB na aliexpress, pessoal da ACASOM, o romeno britânico Sorin fez um review desse mod e pareceu promissor no que tange aumento de witness e relação SNR melhorada, porém na brincadeira, somando-se os impostos daria o preço de um outro hotspot, fora a instalação bizarra e considerar que os itens não são waterproof, o que demandaria uma closed box para socar toda essa parafernalha lá dentro. O aumento no Tx (transmission) é problema e demandaria que fosse feito um aumento do valor no app da Helium para ajuste dos cálculos e evitar o Witness_RSSI_too_high, ou seja, sinal muito forte não é aceito na rede, enfim, uma gambiarra bizarra pra funcionar a contento, o que desamina em muito a aquisiçào deste combo chinês traiçoeiro. O ideal seria um amplificador de +10/12dB no Rx (receiving) e com bypass no Tx (tx=0), mas acho que só tem este para EU868, para 915MHz (US915/AU915) ainda não.
EDIT: Fato relevante, adquiri um door sensor Lora da Dragino para testar a rede Helium no que tange transferência de dados IoT, funciona muito bem traingulando em vários hotspots, porém não é simples de configurar, precisa fazer integrações no Helium Console e configurar o device numa account estilo MyDevices, fora isso não rende absolutamente nada em HNT kkk, uma pena mesmo, mas a aquisição foi somente para fins de estudo.