Pages:
Author

Topic: MEGATHREAD - os livros que o bitcointalk lê - page 9. (Read 5629 times)

legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
Acho que é um exericio diário interessante e eu até listei algumas coisas que me impressionaram recentemente mas que eu NUNCA pensei em me perguntar: será que tem uma grande empresa por trás.

Muitas vezes tem e nem é muito conhecida.

Por exemplo, conheces as marcas: Hellmann's; Ben & Jerry's; Lipton Ice Tea; Fofo, Ala; Rexona; Dove? São todas da mesma empresa: Unilever.

Outro exemplo, conheces as marcas: Head & Shoulders; Pantene; Ariel; Oral-B; Metamucil; Always; Tampax; Braun? São todas da mesma empresa: P&G
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568
Achei o investidor inteligente muito específico para casos dos estados unidos e muito ruído pra pouco sinal (informações)
o maior valor do livro, na minha opinião, está nas ideias de value investing que podem se aplicar em crypto, outros mercados e outros tempos.

O Radical Friends me interessa muito. Tá disponivel online?

Vamos ver na sequencia se vou concordar.

Comecei com o livro do Lynch e achei o primeiro capítulo sobre legal! Ele tras uma perspectiva que eu nunca tinha tido objetivamente, mas que é super óbvia: investimento no que é familiar. Ao invés de ficarmos procurando ações super 'trend' que ninguém entende nada - microships, viagens espaciais, foguetes malucos- para olharmos as coisas que consumimos, gostamos e vemos crescer: novas franquias na cidade, uma marca que a esposa/namorada ta apaixonada, um produto que todo mundo ta falando. E sempre se perguntar: será que isso é de uma empresa listada? Ele comenta que grande parte do dinheiro que ele já fez, veio das empresas que ninguem ta olhando enquanto investimento em ações, mas que todo mundo usa e consome: donnuts, roupas, funeraria que fez o enterro de um familiar.

Acho que é um exericio diário interessante e eu até listei algumas coisas que me impressionaram recentemente mas que eu NUNCA pensei em me perguntar: será que tem uma grande empresa por trás.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
Achei o investidor inteligente muito específico para casos dos estados unidos e muito ruído pra pouco sinal (informações)
o maior valor do livro, na minha opinião, está nas ideias de value investing que podem se aplicar em crypto, outros mercados e outros tempos.

O Radical Friends me interessa muito. Tá disponivel online?
legendary
Da uma olhada no link @disruptivas
Tem o livro todo online

É sobre começar um novo país soberano de baixo pra cima ao invés de de cima pra baixo
Me parece quase uma extensão do “indivíduo soberano” de alguma forma
To gostando mas ainda no começo

O homem mais rico da babilônia é sempre o primeiro livro sobre dinheiro que recomendo quando me perguntam.
Acho bem bom
O investidor inteligente sinceramente não acho que vale a pena ler inteiro.

Os outros dois não li mas fiquei curioso sobre o de dividendos

Vou olhar!!

Que bom que tu indica, me deixa mais animada.

Por que não? Meio repetitivo nas lições?

Ontem um amigo me enviou um livro como presente, chama Radical Friends: Decentralised Autonomous Organisations and the Arts, me parece uma espécie de TAZ (temporary autonomous zone) - que é dos meus livros favoritos- com as discussoes atuais de DAO. Lembrei de ti quando ele me enviou. Acho que deve se complementar com o network state
legendary
Da uma olhada no link @disruptivas
Tem o livro todo online

É sobre começar um novo país soberano de baixo pra cima ao invés de de cima pra baixo
Me parece quase uma extensão do “indivíduo soberano” de alguma forma
To gostando mas ainda no começo

O homem mais rico da babilônia é sempre o primeiro livro sobre dinheiro que recomendo quando me perguntam.
Acho bem bom
O investidor inteligente sinceramente não acho que vale a pena ler inteiro.

Os outros dois não li mas fiquei curioso sobre o de dividendos
legendary
dando um up nesse post pq comecei a ler o "The network state" do Balajis e to gostando bastante

já ouviram falar?
foi lançado recentemente e dá pra encontrar o conteúdo todo online ou por pdf
só a versão kindle é vendida mas o pdf fica super bom no kindle também

acesso completo no site https://thenetworkstate.com/

Parece incrível! Eu já tinha me deparado com ele algumas vezes, mas nunca cheguei a comprar/iniciar a leitura. Como é? Ele conta histórias de comunidades iniciativas? Dá dicas/to-dos? Qual é o formato?

To terminando o ano com a missão de iniciar o próximo lendo mais sobre economia não-cripto.
Comprei 4 livros ontem, sendo que um deles eu já tinha lido metade quando entrei em cripto. A listinha é:

- O investidor inteligente (esse que ja iniciei a leitura, mas faz anos)
- O Homem mais rico da Babilonia, esse é mega conhecido/falado, mas eu sempre tive um pouco de preconceito porque todo mundo fala dele kkk mas resolvi encarar meus preconceitos incentivada pelas lições do Naval sobre como ensinamentos antigos que sobrevivem devem ter atenção.
- O Rei dos Dividendos, sobre um dos maiores investidores pessoa física da bolsa de valores brasileira.
- O jeito Peter Lynch de investir, que é o vice-presidente da Fidelity.
legendary
dando um up nesse post pq comecei a ler o "The network state" do Balajis e to gostando bastante

já ouviram falar?
foi lançado recentemente e dá pra encontrar o conteúdo todo online ou por pdf
só a versão kindle é vendida mas o pdf fica super bom no kindle também

acesso completo no site https://thenetworkstate.com/
legendary

total!
eu acabo gostando mais do digital mas pra viagens o kindle ajuda muito

o Debt é uma bagatela de centenas de páginas, é um livro bem grandinho pra levar pra todo lado
não tão grande quanto o revolta de atlas mas bem grandinho

Mas é triste porque a Revolta é realmente como uma biblia pra mim e muitas vezes quando eu to meio desiludida do mundo ou querendo tomar posições 'objetivas' perante o mundo, ler me ajuda bastante. Eu tenho infinitas marcações no livro, ai vou pra uma, leio e me sinto centralizada novamente para lidar com as questões hahahahaha

E nessa viagem de agora eu pensei, preciso dela comigo!!! Mas não coube na mala kkkkk

Mas foi bom porque eu vi ela por ai em vários lugares nas redes sociais, até citaram ela aqui no fórum essa semana. Então ta valendo rs

hahah acabei de ver um post do @bitmover citando a Ayn Rand

o meu também tem muitas marcações e meu indíce pessoal
alguém mais faz isso por aqui?
quando encontro algum conceito interessante que sei que pode me interessar voltar no futuro eu marco no índice e coloco a página

também costumo fazer muitas orelhas
legendary

total!

o Debt é uma bagatela de centenas de páginas, é um livro bem grandinho pra levar pra todo lado

Mas é triste porque a Revolta é realmente como uma biblia pra mim e muitas vezes quando eu to meio desiludida do mundo ou querendo tomar posições 'objetivas' perante o mundo, ler me ajuda bastante. Eu tenho infinitas marcações no livro, ai vou pra uma, leio e me sinto centralizada novamente para lidar com as questões hahahahaha

E nessa viagem de agora eu pensei, preciso dela comigo!!! Mas não coube na mala kkkkk

Mas foi bom porque eu vi ela por ai em vários lugares nas redes sociais, até citaram ela aqui no fórum essa semana. Então ta valendo rs
legendary

hey Disruptivas, na verdade não foi ontem não
olha como a memória algumas vezes trai

a gente falou desse livro aqui nesse thread em Maio de 2021 hahaha

se liga:
https://bitcointalksearch.org/topic/m.56950633

achei bom!

Minha memória não ta valendo muito mesmo não, ainda bem que alguém aqui está melhor que eu. Acho que é um sinal que eu preciso tomar vergonha e realmente ler né. Eu acabei lendo o capítulo 2 que achei online, pra usar em algumas aulas que estou preparando. Ai aqui entra bastante o problema das leituras em livro físico. Eu vou viajar bastante nos próximos dias e ai tu nao consegue comprar esperar chegar e até pra carregar fica bem dificil, dependendo do tamanho do livro. Pontos pro digital Smiley

total!

legendary

se liga:

achei bom!

Minha memória não ta valendo muito mesmo não, ainda bem que alguém aqui está melhor que eu. Acho que é um sinal que eu preciso tomar vergonha e realmente ler né. Eu acabei lendo o capítulo 2 que achei online, pra usar em algumas aulas que estou preparando. Ai aqui entra bastante o problema das leituras em livro físico. Eu vou viajar bastante nos próximos dias e ai tu nao consegue comprar esperar chegar e até pra carregar fica bem dificil, dependendo do tamanho do livro. Pontos pro digital Smiley
legendary
Ontem me deparei com o título de um livro que me interessou bastante, mas não iniciei a leitura.

Chama ''Dívida, uma história de 5000 anos'', o livro é de um antropologo anarquista chamado Graeber, ele faz uma análise histórica sobre a história e o papel da dívida. Pra ele, ao contrário do que grande parte da literatura diz (Adam Smith e etc), a dívida talvez seja o meio de comércio mais antigo do mundo, com todo sistema de escambo e dinheiro vindo muito depois. O ele entende como sendo ''novo'' é a divida matematicamente precisa. Pra ele, o dinheiro e o escambo só vieram a ser introduzidos em situações de baixa confiança, onde havia alguem cuja confiança não estava tão boa. Enfim, me pareceu bem interessante.

se liga:

achei bom!
legendary
Ontem me deparei com o título de um livro que me interessou bastante, mas não iniciei a leitura.

Chama ''Dívida, uma história de 5000 anos'', o livro é de um antropologo anarquista chamado Graeber, ele faz uma análise histórica sobre a história e o papel da dívida. Pra ele, ao contrário do que grande parte da literatura diz (Adam Smith e etc), a dívida talvez seja o meio de comércio mais antigo do mundo, com todo sistema de escambo e dinheiro vindo muito depois. O ele entende como sendo ''novo'' é a divida matematicamente precisa. Pra ele, o dinheiro e o escambo só vieram a ser introduzidos em situações de baixa confiança, onde havia alguem cuja confiança não estava tão boa. Enfim, me pareceu bem interessante.
legendary
Apesar de saber que isso acontecia e estar bem próxima inclusive de startups que oferecem exatamente o process de facilitar para empresas cripto abrir off-shore, eu nunca havia ligado os pontos, sabe?

E claro que abrir um off-shore talvez não seja HIIIIIIPER INACESSÍVEL, como o serviço provido por essa startups, que é um pack. Mas isso deve ser só a ponta do iceberg, a soma do valor que os muito ricos devem conseguir economizar proporcionalmente com essa estrutura, cuja carga só é paga pela ''classe média'', deve ser realmente bem relevante. E o caso aqui claro que não é que é errado ir pra outras jurisdições, é arbitragem de oportunidade. Mas acho que é o mesmo caso dos investimentos que só são acessíveis pra quem tem muito dinheiro, sabe? É um caso drástico de limitação de acesso.

por aqui comecei a ler um novo
"O Zen e a arte de manutenção de motocicletas"

to gostando!

fala coisas sobre racionalidade e pensamento científico ao longo de uma viagem de moto de 4 pessoas (um casal e o pai - narrador - e filho

Gostei bastante do nome hahahah parece bem interessante. O pensamento cientifico e essa racionalidade é desdobrada a partir das manutenções?

então, acredito que está cada vez mais acessível, quando falamos de gente que tem dinheiro, óbvio que uma parcela mínima da população fatura mais de 7 dígitos por ano, por outro lado uma parcela monstruosa nem se enquadra no mínimo pra pagar impostos.

crypto democratiza o acesso à esse tipo de instrumento.

sobre o livro!

em alguns momentos rola essa ponte sim entre formas de lidar com problemas na moto, ou até resoluções técnicas mesmo... e outras vezes é mais separado, com a história como pano de fundo pra filosofia/racionalidade/discussão sobre valores.

tá sendo fácil a leitura, já passei de 100 páginas e nem vi.
legendary
Apesar de saber que isso acontecia e estar bem próxima inclusive de startups que oferecem exatamente o process de facilitar para empresas cripto abrir off-shore, eu nunca havia ligado os pontos, sabe?

E claro que abrir um off-shore talvez não seja HIIIIIIPER INACESSÍVEL, como o serviço provido por essa startups, que é um pack. Mas isso deve ser só a ponta do iceberg, a soma do valor que os muito ricos devem conseguir economizar proporcionalmente com essa estrutura, cuja carga só é paga pela ''classe média'', deve ser realmente bem relevante. E o caso aqui claro que não é que é errado ir pra outras jurisdições, é arbitragem de oportunidade. Mas acho que é o mesmo caso dos investimentos que só são acessíveis pra quem tem muito dinheiro, sabe? É um caso drástico de limitação de acesso.

to gostando!

fala coisas sobre racionalidade e pensamento científico ao longo de uma viagem de moto de 4 pessoas (um casal e o pai - narrador - e filho

Gostei bastante do nome hahahah parece bem interessante. O pensamento cientifico e essa racionalidade é desdobrada a partir das manutenções?
legendary
A novela da vida ta animada demais para os livros.

Eu voltei a ler MoneyLand e tive um insight muito bom que queria compartilhar aqui.

No MoneyLand, basicamente o cara análise o fluxo de dinheiro de empresários e políticos muuuito ricos, que comprar casas e vários itens reais em outros países, que não os deles, pra conseguir não pagar imposto sobre a fortuna deles. E o cara faz uma análise interessante, dizendo que após Bretton Woods, ficou estabelecido que os fluxos de dinheiro internacionais seriam regulados e que no caso de envio de $$ pra outros lugares, o detentor do dinheiro não tem soberania sobre seu capital, ou seja, preciso pagar imposto, precisa fazer dentro de sistemas regulados, precisa seguir várias regras..... que quem é muito rico, não segue. A esse sistema, o autor do livro inclusive elenca como uma das grandes forças para aumento da desigualdade.

Se o argumento dele está correto, e vivemos em um mundo, onde só os muito ricos podem transferir dinheiro entre paises de forma livre, talvez o BTC seja uma das tecnologias mas eficientes pra nivelas forças, permitindo que pessoas normais tenham acesso a algo que só pessoas muito ricas, com muitos advogados e patrimonio podem fazer.

O que acham?

concordo! bom ponto!

hoje em dia nem precisa ser bilionário para valer a pena abrir uma estrutura de proteção jurídica e evitar pagar impostos, custa alguns milhares de dólares apenas, já escutei que com faturamento de mais de 1 milhão de dólares por ano (ou patrimônio nesse valor) já vale a pena, normalmente abrem uma holding em dubai, ilhas cayman, panamá ou outros paraísos fiscais

o negócio é que essas brechas na lei e possibilidades de pagar imposto sempre vão existir pois os políticos e lobistas também as utilizam

crypto só democratiza o acesso à essa possibilidade (em termos de patrimônio líquido né, não para imóveis, por exemplo)

to gostando!

fala coisas sobre racionalidade e pensamento científico ao longo de uma viagem de moto de 4 pessoas (um casal e o pai - narrador - e filho)
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
Se o argumento dele está correto, e vivemos em um mundo, onde só os muito ricos podem transferir dinheiro entre paises de forma livre, talvez o BTC seja uma das tecnologias mas eficientes pra nivelas forças, permitindo que pessoas normais tenham acesso a algo que só pessoas muito ricas, com muitos advogados e patrimonio podem fazer.

O que acham?

Concordo com o argumento, olhando para casos práticos, reais e conhecidos.

Por exemplo, até a poucos anos atras Portugal tinha os chamados "Visto Gold", o que qualquer pessoa quem investisse em Portugal, principalmente compra de casa acima dos $500k, tinha acesso a visto de residência português (dando a possibilidade de andar dentro da UE livremente) bem como alguns benefícios ficais. Ou seja, quem é rico ganha vantagem a mover o dinheiro para outro país, pagando menos impostos no país de origem e no país de destino.

Outro exemplo, uma das maiores empresas de supermercados de Portugal, tem a sua sede fiscal na Holanda. Lá pagam menos impostos sobre os lucros, e dessa forma consegue beneficiar da sua capacidade financeira em deslocar dinheiro para outro país.

Como o Bitcoin não tem fronteiras, ele vale o mesmo em qualquer parte do Mundo, e isso certamente permite que as coisas sejam mais niveladas para os que tem menos dinheiro.
legendary
A novela da vida ta animada demais para os livros.

Eu voltei a ler MoneyLand e tive um insight muito bom que queria compartilhar aqui.

No MoneyLand, basicamente o cara análise o fluxo de dinheiro de empresários e políticos muuuito ricos, que comprar casas e vários itens reais em outros países, que não os deles, pra conseguir não pagar imposto sobre a fortuna deles. E o cara faz uma análise interessante, dizendo que após Bretton Woods, ficou estabelecido que os fluxos de dinheiro internacionais seriam regulados e que no caso de envio de $$ pra outros lugares, o detentor do dinheiro não tem soberania sobre seu capital, ou seja, preciso pagar imposto, precisa fazer dentro de sistemas regulados, precisa seguir várias regras..... que quem é muito rico, não segue. A esse sistema, o autor do livro inclusive elenca como uma das grandes forças para aumento da desigualdade.

O que acham?
legendary
cadê vocês? (@Disruptivas )
hahhaa praticamente só a gente posta aqui

acabei o de mitologia e to avançando no Análise do Caráter do Reich, devagar

lendo também "A cama de Procrustes", livro de aforismos do Taleb, é muito bom!
legendary
September 14, 2022, 09:24:55 AM
Interessante que a discussão de vocês é exatamente um dos debates da Fundação, sobre a redundância da linguagem.

Quantas palavras constituiu-se o MVP de ideia? Você sente na história do Hércules que faltam informações ou que falta o cenário para que você imagine a história? Quão grande precisa ser uma fala, uma carta ou uma história? O suficiente para passar a mensagem principal ou é necessário mais do que isso?

Em algumas conversas - principalmente nos meetings mais doloridos de permanecer- é comum que as pessoas digam 3, 4 vezes EXATAMENTE a mesma coisa, mas com palavras e exemplos diferentes. E as vezes, o pior ainda - que expliquem em detalhes coisas que não importam pra te darem uma única informação que importa, no final de longuissimos minutos ou horas de conversa.

Acho que auto-questionamentos que todos devemos fazer para melhorar nossas relações e respeitar os tempos alheios. Eu ctz preciso rs

bom comentário!

então, sobre as reuniões tenho a teoria de que a maioria pode ser resumida em 10 aúdios de 1 minuto no whatsapp/telegram

sobre o livro o que sinto é que faltam diálogos e elementos para enriquecer a narrativa

é como se ele algumas vezes falasse:
"então Medeia tramou a morte do irmão e o fato foi concretizado, ele morreu"

Mas não adicionasse nuance, não falasse como foi esse plano de matar o irmão de Medeia, sobre como ela se escondeu antes de apunhalá-lo (em uma das versões ela que mata o irmão e em outras o irmão dela é assassinado por Teseuou Hércules, agora to na dúvida)

mas entende o ponto?

Posso te dar um acontecimento diretamente ou posso te contar uma história
de alguma forma acho que esse livro muito mais apresenta os acontecimentos do que conta as histórias.
Pages:
Jump to: