tem outra coisa sobre o Dostoiévski
Não imaginava essa vida. Acho que a perspectiva de ter certeza de que vai ser morto e depois não ser mais, realmente deve ser poderosa em insights para a vida. Mas no final, mais um grande escritor com uma vida animada, cheia de traumas, problemas e vícios. Mostrando como genialidada, loucura e humanidade costumam sempre gostar uma da companhia da outra.
Eu estava passando por uma livraria e um título de relance me chamou atenção ''Rum: diário de um jornalista bêbado''. É uma historia real que se passa em 1950, sobre um jornalista que deixa Nova York e vai para Porto Rico trabalhar em um jornal lá. É um livro super ''simples'' e fácil de ler, ja to no fim, mas muito humano e cheio de loucura ao mesmo tempo.
Eu gosto dessas leituras, mas nunca sei se elas me fazem bem - por me sentir mais confortável com a minha própria loucura, vícios etc- ou se me fazem mal, por incentivar que eu aceite essas questões ou invés de ir contra essa natureza.
curioso sobre a vida do Dostoiévski é que ele comenta que achava q depois dessa experiência estaria muito mais presente e valorizando cada momento como se fosse o último, mas na prática voltou a viver como era antes, de alguma forma, em ondas... algumas vezes mais presente e outras menos.
a
adaptação hedônica é real.
adoro encontrar esses livros inesperados em livrarias, é bom pra fugir do algoritmo um pouco também
acabo ouvindo muitos podcasts americanos e aí pego muitas referências de livros de lá, bom visitar livrarias pra mudar.
A questão as vezes é perceber se determinado tipo de loucura faz sentido, ou se não é mais um "grito" contra algum desconforto existente, neste mundo miserável, que muito quer avançar, mas na realidade esta cada vez mais perto das loucuras do passado, que já se imaginavam terem passado.
Mas joker, porque lemos autores de 1821 (Dostoevsky) e 161 (Marco Aurélio) ?
As dores, os vícios, os prazeres, as ganâncias são sempre as mesmas. As tecnologias e as mudanças podem ser rápidas, mas nossa história aqui é tão breve, que continuamos tendo exatamente os mesmos tipos de loucuras, gritos e desconfortos. Nada muda de verdade. E só por isso faz sentido ler todos esses autores que citamos aqui, caso contrários, eles seria sem sentido. Mas eles são com mais sentido do que nunca meu caro.
Recentemente, eu tomei uma decisão controversa e várias questões que me parecem de décadas atrás se tornaram mais atuais do que qualquer coisa.
e curiosamente esses autores antigos algumas vezes falam coisas que fazem mais sentido do que os autores atuais