Pega o recorte de 1 ano. Cair 75% você acha que é saudável? Esses casos da Luna, Tether que a gente não tem respaldo nenhum de que eles tem o colateral sendo que a maior parte das negociações são envolvendo USDT.
Quando se entra no mercado de investimento, normalmente tem de se olhar a curto medio prazo.
Olhando para ativos de medio/alto risco, temos o BTC a 5 anos, teve um ganho de 143%, quando a S&P500 teve um ganho de "apenas" 53%.
Se queremos um ativo de baixo risco, também existe, mas nestes 5 anos, só teve ter tido um ganho de 3~6%.
Agora, tudo depende o nível de risco que cada um esta disposto a ir. Mantendo a consciência desse risco, e da possível perda que pode sofrer.
Mas perder o sono por causa de investimento, voce está fazendo ERRADO.
Um investimento, nunca deve fazer um cara perder o sono!
Claro que as coisas podem correr mal, e no momento da perda a pessoa ficar chateada/preocupada. Mas devemos sempre evitar estar expostos ao ponto de pensar "fiquem sem dinheiro, o que vou fazer agora?".
Então coloquei dinheiro na FTX pra comprar lá pelos 21k, e estou com meu saldo bloqueado.
Eu não consigo comprar no P2P, então confiei nas grandes corretoras como sempre fiz, Binance, FTX etc, porém me lasquei, então é isso que quis dizer, cansa ficar tendo que estar super atualizado de todos os acontecimentos crypto a todo instante, e a confiança fica abalada.
É por causa, de nunca colocar dinheiro em exchanges, para aproveitar essas possíveis oportunidades, que 90% das vezes perdi a oportunidade.
Mas, prefiro ficar "chateado" por perder a oportunidade, do que ficar por perder o dinheiro.
Até mesmo agora, ainda não consegui aproveitar esta baixa de preço... mas estou a tentar ver a melhor solução para mim. O pior que pode acontecer é perder a oportunidade, mas ganho em conhecimento.
Mas independente de como cada um faz os seus investimentos, acredito que as coisas vão mudar.
Lamento quem esteja a perder nesta situação, mas não desamimem, lembrem-se que os mercados financeiros são assim mesmo - perdas e ganhos; altos e baixo.