Vi mais uma análise sobre as mudanças de posição do Buffett:
Parece que comprou a "Sirius XM", uma empresa focada em rádio.. confesso que não entendi muito.. o cara saiu de uma das empresas mais tecnológicas para focar em rádio
será que está prevendo a interrupção da internet com a chegada da 3ª guerra?
Não é uma empresa de ''rádio'', é uma empresa de entretenimento na verdade, que também opera as infraestruturas relacionadas ao mercado de mídia. Os ''concorrentes'' deles por exemplo, são tipo Netflix, FOX mídia... é uma empresa de tecnologia, mas mais relacionada a ''economia da atenção'' podemos dizer.
Sobre ''sair de tecnologia'', o Buffet não tem nada com a tese de tecnologia na verdade. Se tu pensa, uma das posições mais fortes dele que se manteve é a coca. A tese dele é inclusive até ''inversa''. Ele gosta de empresas com diferencial competitivo, mas que não precise investir infinito dinheiro pra manter esse potencial coletivo.
Em relação a guerras, teve o investimento da HEICO, que é uma fabricante de equipamentos eletronicos, mas com foco em aeronaves e equipamentos de defesa.
Por acaso, fui verificar essa Sirius XM. Na pratica, eles difundem via satélite, rádio, podcast e afins. Digamos que é
um concorrente da Spotify (não Netflix, pois não tem video). E realmente eles estão a oferecer um produto diferente e que a muito não tem vindo a ser mexido.
Enquanto o Spotify tens de ter internet, no caso da Sirius não precisas de internet, apenas tem de ter um receptor rádio compatível, que permite ouvir as musicas em qualquer lado. Visto ser comunicação via satélite, poderá vir a ter uma maior cobertura a custos mais baixos.
A proposta deles, inclui soluções para o automóvel, libertando assim o smartphone, de ter de estar a transmitir musicas.
Só não percebi se funciona fora dos US.