isso nos leva a um lugar que, independente do que estiver escrito na lei, o pagamento de impostos vai cada vez mais se tornar opcional e feito pela consciência e código moral que a pessoa segue.
Como você força que se cumpra uma lei impossível de forçar?
Lembrei do Daniel Fraga...
Penso o contrário.. muito difícil fugir dessa lei.
Você tem que passar seus bitcoins por algum lugar para gastá-los, difícil encontrar alguém que aceite BTC diretamente.. então qualquer corretora vai te "dedurar" e toda movimentação bancária gera alertas (incluindo P2P com amigos).. é muito difícil outro caminho (BTC -> cash), às vezes é mais "barato" pagar o imposto.
Para mim o melhor dinheiro nesse quesito é o papel moeda.. vamos ver quanto tempo para o governo matá-lo.
é muito difícil o caminho BTC > cash
Ainda, mas vc não acha que a tendência é aumentarem as possibilidades?
Ou o povo bitcoinzístico muda tudo para Rolante no RS...
<...>
Sempre foi. Nada é mais anônimo do que dinheiro físico.
Mas guardar reais em casa é muito prejuízo.
8 anos do dinheiro guardado na armário, significou 70% de perda do valor.
por essas e outras não acho que o dinheiro físico vai acabar tão cedo
até pq a gente tem que ter um sistema digital mais robusto, maior cobertura de internet, etc
e aquela história do pix funcionar offline? existia mesmo ou era boato?
Isso responde a pergunta do @Lucasgabd sobre o que o governo pode fazer (a parte de usar violência).. sonegar ainda não dá cadeia no Brasil, como acontece nos EUA, mas eles conseguem infernizar sua vida.. você compra um bem e depois não consegue nem vendê-lo.
É pior ainda. Seu nome fica negativado no serasa spc etc, você não consegue nem ter uma linha de telefone ou de internet no seu nome.dificilmente irá conseguir alugar um apartamento ou qq coisa do tipo
Pegar empréstimo, so se for com agiota.
Tudo isso pq quer sonegar um impostinho.?
Se o imposto for grande, a melhor forma é você abrir uma offshore, mudar seu domicílio fiscal, etc.
ainda assim vocês acham que o governo multaria para vendas não declaradas ou faria análise on-chain para verificar patrimônio? Muito dificil provar algumas coisas mesmo com análise on-chain pq não dá pra saber se vc é dono das carteiras ou recebe um pagamento delas, por exemplo
Relacionado ao comentário do nikolaspaolo também
por exemplo: eles podem ver a movimentação de sei lá, btc e eth na rede principal, mas dificilmente vão entender agora um projeto NFT obscuro ou uns stakes loucos de shitcoins, tem um limite...
concordo que pra quem tem patrimônio provavelmente o melhor será organizar uma estrutura jurídica off shore
já ouvi inclusive que isso vale a pena a partir de 1 milhão de reais já, na minha ignorância achava que era beeeem mais tipo 10 pra cima.
<..>
Sim, para testar uma base de dados, basta consultar algum documento velho teu, se der como valido, significa que estao usando uma offline, dessas que vazou no passado, lá geralmente eles cobram bem mixaria. Se ver que os dados estao muito atualizados, custa bem caro porque estarao usando uma
online homologada pelo gov, veja o exemplo aqui
Essas de cybercafe da vida, cobram 25 centavos.
serpro brasil cobra 65 centavos.
Ao pesquisar teu cpf na de cybercafe, pode consta lá um endereco teu de mais de 2 anos atrás, saberemos que é uma base offline desatualizada.
se constar um endereco novo dos seus ultimos 6 meses, saberemos que é um base online e legal.
tem mais informações sobre a licitação? fiquei curioso de ver
imagino que a própria empresa chainanalysis pegue, não? afinal não existe uma alternativa no Brasil, existe?
documento velho, como assim? com que frequencia as pessoas trocam de cpf?
eita, isso do endereço é doido ein...
<...>
(Lá vem pedrada do pró-sistema…)
Eu me divirto com você Lucasgabd. Principalmente quando você fala do sistema e a maneira que você pensa em mudar o sistema. Uma coisa é ser legalista e a outra é ser pró-sistema.
Pois é, tb acho isso.
Se voce quer ser contra o sistema, faça isso dentro da lei.
eu não sou contra o sistema
inclusive faço tudo direitinho
comento aqui muito mais à titulo de estudo e curiosidade que qualquer outra coisa.