Pages:
Author

Topic: Você já ouviu falar de Finanças Descentralizadas? [DeFi] - page 6. (Read 2265 times)

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Por mais que eu tenha visto em vários tópicos, até hoje não entendo direito como funciona esse empréstimo deles, que creio eu seja o principal, ou único, produto deles.
Eles ganham dinheiro emprestando para instituições e exchanges. Porém, eles também oferecem essa opção para o varejo através do empréstimo pelo app. Você deposita alguma moeda e usa ela como colateral para pegar um empresto, bem como o @Lucasgabd falou.

Isso é uma boa opção para aqueles que moram em paises com um alto imposto sobre os ganhos. Se você tem 10 BTC a $20k e ele sobe para $28, você teve $80k de lucro. Ao invés de vender esse BTC, pegar os $80k de lucro e ter que pagar mais de 10%+ de imposto, você usa esse 1 BTC para pegar um empréstimo.

Assim você pega uma parte desse lucro, deixa o BTC guardado e usa o dinheiro. Depois devolve ele (recebendo o BTC de volta), vende o BTC (depois que ele subiu ou depois de um tempo, assim pagando menos imposto) e sai com mais dinheiro do que se tivesse vendido os 10 BTC na lata.

Atualmente estou na Cel apenas pelo lucro, mas estou querendo trocar de carro, será que consigo um empréstimo de, sei lá... uns R$ 80k pra um "carrinho popular" com 0.5 BTC de colateral? Grin
O colateral sempre tem que ser para cima.

Apenas para exemplificar o seu caso, vamos fechar os R$ 80k em $15k dólares. Você teria as seguintes opções:

1. Loan-To-Value de 25% pagando 1% APR (menor LTV = menos risco = menos juros): 2.13 BTC de colateral;
2. Loan-To-Value de 33% pagando 3.95% APR (médio LTV = médio risco = médio juros): 1.62 BTC de colateral;
3. Loan-To-Value de 50% pagando 7.95% APR (maior LTV = maior risco = maior juros): 1.06 BTC de colateral.

Fora os 30% de desconto no APR caso pague com o token. Não acho que valha a pena no seu caso.

Qual a origem/história desses nomes estranhos?
Acho que começou com o SUSHI, um competidor do UNISWAP, que foi só um nome arbitrário escolhido pelo criador. Ai como sempre tem os aproveitadores da moda (e.g a ICO mania de 2017), começaram a criar o PIZZA, HOTDOG, PICLES, e sei lá o que.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
o negócio é que pagar empréstimo com o token deles já não acho tão jogo, justamente por esse pump infinito
acabei de ver que passou dos 5 usd, surreal.

@alegotardo
0.5 btc na cotação de hoje vale 74450 reais.
se você quiser pagar a menor taxa no empréstimo da celsius (1% ao ano) vc tem que ter uma colaterização (existe essa palavra?) de 4x maior que o empréstimo, então conseguiria receber no máximo 18612 reais de empréstimo

os empréstimos são em USDT/DAI ou outras moedas e não em real, obviamente, fiz assim para facilitar a conta.

para conseguir 80k BRL de empréstimo (supondo que queira a taxa de 1% a.a) portanto teria que emprestar 4x esse valor em btc

80k*4=320.000 reais =~ 2.149 btc

se você for flexível com as taxas a Celsius oferece outras modalidades de empréstimo com 1/3 de colaterização ao invés de 1/4, mas aí o empréstimo tem juros mais altos.
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
Crypto Swap Exchange
token com nome de comida

Qual a origem/história desses nomes estranhos?
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
Posso estar errado, mas acho que vi vc falando muitas vezes da Celsius @TryNinja, vi tanto aqui noforum, todo momento alguem falando (acho q era sempre vc)
Que acabei comprando na baixa  Grin Grin

Obrigado =)
Eu mesmo. Devo ser o maior shiller brasileiro deles. Cheesy

E até hoje você ainda deve para os desavisados (ou desacreditados) aquele tópico sobre oque é a Celsius Network e seu token.
Por mais que eu tenha visto em vários tópicos, até hoje não entendo direito como funciona esse empréstimo deles, que creio eu seja o principal, ou único, produto deles.

Atualmente estou na Cel apenas pelo lucro, mas estou querendo trocar de carro, será que consigo um empréstimo de, sei lá... uns R$ 80k pra um "carrinho popular" com 0.5 BTC de colateral? Grin
legendary
posso estar enganado mas acho que nenhum outro serviço oferece pegar crypto emprestada por 1% ao ano.
Está corretíssimo. E mais 30% de desconto (o que dá 0,3% ao ano) caso pague com o token deles. Cool

Quer ter uma bela surpresa? Veja quanto está custando o token deles agora...

Binance Smart Chain e PancakeSwap são o que há!
Ih rapaz... apostar em token com nome de comida sempre acaba em uma das 2:

1. Preço lá embaixo.
2. Pool de liquidez esvaziada.

Roll Eyes
newbie
Activity: 5
Merit: 0
Bitcoin é uma fotografia, DEFI é o filme!!!

Mas defi bom mesmo é com taxa baixa, pq essas do eth sao uma loucura!!

Binance Smart Chain e PancakeSwap são o que há!
legendary
realmente, crypto é o velho oeste, vale sempre ficar ligado com esses projetos e exercitar gerenciamento de risco.

isto posto: maior risco, maior rentabilidade, algumas vezes não dá tempo de esperar pra saber se o projeto é confiável ou nao, e sabendo gerenciar o risco dá pra participar em alguns desde o começo.

uau Ninja! não sabia dessa mas coinswap direto no app pode somar bem para a Celsius,
eles anunciaram hoje que vão manter as taxas baixas para empréstimos em 2021, posso estar enganado mas acho que nenhum outro serviço oferece pegar crypto emprestada por 1% ao ano.

referente à usabilidade de DeFi:
outra opção é pegar dólares emprestados para alavancar sua posição em crypto.

pega USDT e compra ETH, por exemplo.
legendary
Posso estar errado, mas acho que vi vc falando muitas vezes da Celsius @TryNinja, vi tanto aqui noforum, todo momento alguem falando (acho q era sempre vc)
Que acabei comprando na baixa  Grin Grin

Obrigado =)
Eu mesmo. Devo ser o maior shiller brasileiro deles. Cheesy

Essa desgraça não para de subir e o Alex (CEO) não cansa de lançar parcerias/features novas. Em alguns meses vão lançar uma versão desktop e em Janeiro um coin swap direto no app para usuários Platinum, além desse "mega deal" que está chegando.

Eles são a segunda maior empresa com moedas de clientes, só ficando atrás da Grayscale! E tudo isso foi auditado pela Chainanalysis, que garantiu que eles tinham (na época, há umas 2 semanas) uns $3 bilhões em assets (cripto). Com certeza ainda tem muito futuro pela frente.
full member
Activity: 515
Merit: 202
in BTC we trust!

Oraculos também já estão funcionando, e eu já falei disso em outro tópico. A próprio Celsius usa o LINK para pegar o preço da moeda de vários pontos e realizar outras lógicas do seu smart contract. Tongue

Que acabei comprando na baixa  Grin Grin

Obrigado =)
full member
Activity: 896
Merit: 221
E aproveitando o assunto, eu não faço ideia do motivo pelo qual os caras pagam tanto para pegar moedas emprestadas, já que eles precisam depositar mais dinheiro, e poderiam simplesmente trabalhar alavancados em uma exchange como binance/bitmex.. se alguém souber o motivo, eu gostaria de ler sobre.

São vários motivos:

- Um dos motivos é que o KYC, não é necessário em DEFIS.
- O empréstimo pode ser utilizado para fazer uma espécie de short. Pessoal pega emprestado uma cripto e vende ela, posteriormente a recompra e paga o empréstimo. Ou pega emprestado uma cripto que está caindo em relação a garantia.
- Yield Farms. ex: o individuo possui WBTC, mas não possui as moedas necessárias para entrar na pool de uma farm. Basta a pessoa pegar o WBTC e emprestá-lo como garantia em uma DEFI em troca das moedas necessárias para a participação da pool.
member
Activity: 123
Merit: 74
Notícias Bitcoin
Welcome to the DeFi jungle my mens

Em uma empresa centralizada isso não é muito importante, já que o back-end já é 100% gerenciado pela empresa e não há uma premissa de descentralização. Mas no DeFi, onde "não há confiança em terceiros", isso claramente era uma falha grave. E o pior é que isso estava escrito no report da auditoria. Mas como o pessoal desse mercado que quer sempre surfar a próxima onda sem entender os riscos, deu no que deu.

Eu tinha visto isso tbm, os próprios devs pegaram os fundos.

E é pura verdade, depende do que você diz que é seguro, kkkk.  Tá cheio de pegadinha e quem tem a perder é sempre o "investidor".

Lembrando que golpes com cripto esse ano são em maioria DeFi.

Eu andei apostando em algumas, mas é tiro no escuro.
legendary
Tirado do suposto chat log do grupo entre os devs e os auditores:

Seguro ele podia até ser. Mas depende do que você considera "seguro" de fato.

Ele era seguro pois não permitia que terceiros de fora abusassem do código, porém permitia que os próprios devs o fizessem. Cheesy

Basicamente, o que aconteceu pode ser comparado ao satoshi lançando um hard fork obrigatório para todos os nodes e mineradores, através de um auto-update silencioso, executando uma alteração no código para o que ele quisesse. Incluindo roubar todas as moedas.

Em uma empresa centralizada isso não é muito importante, já que o back-end já é 100% gerenciado pela empresa e não há uma premissa de descentralização. Mas no DeFi, onde "não há confiança em terceiros", isso claramente era uma falha grave. E o pior é que isso estava escrito no report da auditoria. Mas como o pessoal desse mercado quer sempre surfar a próxima onda sem entender os riscos, deu no que deu.
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
Mercado muito bom e inovador, mas infelizmente os golpistas estão aproveitando.

Ontem eu vi um caso bem curioso.

A moeda foi lançada, código aberto.
Então a empresa contratou uma auditoria para confirmar que o código era seguro e que a moeda era "confiável".
A auditoria disse que estava tudo certo.

Todo mundo investiu e os devs sumiram com $ 12 milhões.

A empresa que fez a auditoria disse o seguinte:

"Se um documento diz que algo é seguro, não quer dizer que realmente seja".

Pois é
O código ser aberto nao quer dizer que é seguro. Só ele ser auditado nao é suficiente. O projeto precisa ter grande exposicao há um tempo razoavel para termos uma garantia minima de que o codigo foi bastante auditado e muitas pessoas estao interessadas na sua seguranca. Pq q um dev decente iria perder tempo auditando um Defi, gratuitamente, q ele nao tem interesse?
member
Activity: 123
Merit: 74
Notícias Bitcoin
Mercado muito bom e inovador, mas infelizmente os golpistas estão aproveitando.

Ontem eu vi um caso bem curioso.

A moeda foi lançada, código aberto.
Então a empresa contratou uma auditoria para confirmar que o código era seguro e que a moeda era "confiável".
A auditoria disse que estava tudo certo.

Todo mundo investiu e os devs sumiram com $ 12 milhões.

A empresa que fez a auditoria disse o seguinte:

"Se um documento diz que algo é seguro, não quer dizer que realmente seja".

legendary
boa Ninja.
estar "over-leveraged" (super-alavancado?) tem um preço.
garanto que tem baleias que calculam todos os dias de quanto precisam para derrubar e liquidar a galera com empréstimos abertos onchain e exagerando / sem gerenciamento.
legendary
Mais de $100 milhões foram liquidados do pessoal que fazia aquele esquema que eu falei antes (coloca DAI, pega DAI emprestado, coloca DAI... e farma COMP no processo). Alguém manipulou o preço do DAI, o fazendo subir +30% e deu nessa. Tongue

legendary
é um ponto de vista, mas ainda assim prefiro ver mais como: imagine que a Sony te dá pedaços de ação (shares) da Sony por comprar um rádio ou TV...
ou o McDonalds te dá ações do mcdonalds ao comprar um mc lanche feliz.

A compound distribui COMP para quem usa o protocolo
quem pega crypto emprestada pode fazer algo com essas cryptos também, além de alavancar no próprio serviço da compound.

além disso, apesar de poucos se importarem, o token COMP também te dá direito à governança, votar no futuro do protocolo.

enfim... claro que isso tudo é um grande experimento, mas continuo no ponto de que não dá pra comprar com uma pirâmide pq o sistema não depende que novos usuários entrem para pagar os usuários antigos.

com certeza tem desvantagens e pontos contra, mas não colocaria na categoria de golpe/scam
legendary
Na compound/aave/etc.. não tem risco de insolvência então já não dá pra comprar com pirâmides.
Mas eu não falei de inadimplência. A motivação para a moeda COMP existir é a parte da pirâmide. Se ela não existisse, só pegava dinheiro emprestado quem precisava. No modelo atual, você pega um empréstimo apenas por que especula que o COMP vai crescer ou continuar no mesmo preço. Ou seja, o "lucro" ao pegar o seu empréstimo está totalmente ligado com o preço do COMP. Depois que ele crasha, simplesmente por que não tem valor real, você fica com o prejuízo.

E ainda acontece esse tipo de coisa: Trouble in Defi Paradise: Compound-Issued DAI Surpasses DAI in Circulation

legendary
Mas os empréstimos continuam sendo overcollaterized Ninja, então o risco de inadiplência não aumenta por estarem alavancando um no outro.
A pior coisa que pode acontecer é a pessoa quepegou dinheiro emprestado ser liquidada.

muito diferente de uma pirâmide que DEPENDE de novos usuários entrando para continuar de pé, e onde os juros dos usuários antigos são pagos com os depósitos dos novos,
inevitavelmente levando à insolvência em algum momento, quando o fluxo de novos usuários diminuir.

Na compound/aave/etc.. não tem risco de insolvência então já não dá pra comprar com pirâmides.

mas sim, a introdução de um elemento de incentivo como o COMP token muda bastante as dinâmicas do jogo.
legendary
Uma das razões para as pessoas pegarem grana emprestada mesmo assim é que alguns protocolos dão incentivos para quem usa o prootocolo, a compound distribui COMP, por exemplo, além de outros projetos que oferecem liquidity mining, ou seja: eles "imprimem" a moeda deles para te incentivar a usar o protocolo
algumas vezes vale a pena, outras não.
A ideia e essência das DeFi é boa, mas esse é o meu maior problema com a maioria delas. Nesse caso da COMP, você provê liquidez por que vai ganhar um APR especifico, que é gerado através de terceiros que por sua vez utilizam sua liquidez como colateral para pegar outros assets. Ok, é um modelo de negócios real e que funciona.

Porém, você coloca o COMP no meio e as coisas complicam. As pessoas começam a depositar liquidez para pegar assets emprestados e com isso ganhar o COMP que vem de brinde. Ou seja, elas pegam emprestado apenas para ganhar dinheiro, já que o COMP extra paga o custo do mesmo. Ainda tem gente que pega esses assets e depositam eles novamente, para pegar mais assets e ganhar ainda mais COMP.

Imagina pegar dinheiro emprestado, usar esse dinheiro para pegar mais dinheiro emprestado, e assim vai, em um ciclo duradouro... No fim, se torna o famoso "yield farming", que nada mais é do que uma espécie de pirâmide. A partir daí, não há mais nenhum "valor" gerado de fato.
Pages:
Jump to: