imagina receber o salário por um smart contract que já divide percentualmente uma parte da grana para uso no dia-a-dia, outra pra ficar em ETH ou BTC e outra pra ficar rendendo em USD?
só esse conceito já é algo bem interessante e que tem potencial de adoção muito mais amplo que hoje emdia.
-snip-
Na fulcrum por exemplo estão pagando mais de 10% ao ano para USDT e USDC (essas taxas variam de hora em hora!) e de onde vem essa grana?
dos traders fazendo alavancagem até 5x na plataforma (de forma descentralizada) e pagando 19% ou mais para "alugar" as moedas que vc deixa em lending.
E precisa de DEFI ou smartcontract pra receber o salário em BTC? Precisa é de uma reforma trabalhista pra permitir isso no Brasil rsrs
Deixar o dinheiro rendendo em USD sem fazer nada nao é nada novo.
Isso é muito antigo, basicamente desde que o mundo é mundo existe taxa de juros para empréstimos. Esse tipo de "inovação" ilustra bem o estado do nosso ecossistema.
Deixar o dinheiro rendendo 10% em aa em USD para um trader maluco multiplicar dinheiro pode parecer bom negócio, mas não é bem assim. Existe um motivo para eles pagarem 10% aa e o titulos do governo alemao
pagar cobrar -0,5% aa para ficar com seu dinheiro. E o motivo é o risco. Certamente eles pediram dinheiro emprestado para um banco e o banco deve ter cobrando uns 50% aa. Daí resolveram fazer Defis pra resolver o problema
deles.
Vou tentar de forma muito simplificada colocar meu ponto. Existem 3 emissores basicos de renda fixa:
-Governos (titulos publicos): Pagam taxas baixas ou negativas. Sao os melhores pagadores. Podem imprimir dinheiro e aumentar impostos pra te pagar. No Brasil hoje o tesouro te paga IPCA+4, uma das maiores taxas do mundo.
-Bancos (cdbs, lca): Pagam taxas baixas, mas mais que o tesouro. No Brasil eles tem o seguro FGC (até 250mil) e direto são socorridos por governos.
-Empresas (debentures, cra, cri): taxas altas. Nao tem muita seguranca. Se a empresa quebrar, perdeu o emprestimo.
O que são Defis? Basicamente emprestar pra pessoas fisicas. Seguranca menor do que de empresas. Além disso, voce ainda esta emprestando a juros zero para o emissor do USDC (ou USDT). De nada adianta o trader te pagar os 10% aa em USDC se voce tomar calote da coinbase (nada impossível, diga-se de passagem, pois ela está na categoria ali em cima de empresas)
Alem disso tem o risco do smartcontract. Voce auditou? quem auditou? Além disso, o trader pode errar lá. E ai, como vai te pagar?
de onde vem essa grana? dos traders fazendo alavancagem até 5x na plataforma (de forma descentralizada) e pagando 19% ou mais para "alugar" as moedas que vc deixa em lending.
Pensa bem, quanto tempo isso vai durar? Imagina o risco dessa operação
Investidores tem medo de emprestar dinheiro pra vale do rio doce pagando IPCA+4% por ano, imagina um trader com alavancagem de 5 em uma "plataforma descentralizada" alugando moedas?
Toda a renda fixa é acessível pra todo mundo no brasil, a partir de 50 reais voce pode investir no tesouro.
USD é mais complicado, mas é totalmente viável de fazer no Brasil com paciência e informação. Os retornos? Voce consegue coisas em torno de 1,5%, com bastante segurança. Olha esse aqui por exemplo. Eu tenho conta la (esse é em euro)
https://n26.com/en-de/savingsSinceramente, se o interesse de quem investe em DeFI for ter rendimentos em USD, eu, pessoalmente,
acho muito mais inovador e seguro abrir uma conta no C6. Ou entao outro banco, N26, sei la.
Hoje em dia voce também tem a Avenue (do criador da clear, que vendeu ela pra XP e abriu uma corretora nos EUA para brasileiros)
As opcoes sao muitas hoje.
Mas assim, voce certamente vai tomar calote se mandar dinheiro para uma Defi a 3%, ou 10% aa? Nao, mas a chance é muito maior do que parece.
Vale o risco, para tirar um trocado a mais? Eu nao acho.
O proprio Taleb, que voce sugeriu, sempre fala: "limite as suas perdas, nunca os seus ganhos".
No caso das Defi, seus ganhos sao extremamente limitados (no max 10%) e a perda possivel é total. Ele sempre sugere o uso da estrategia de barbell:
Conhecendo esses dois conceitos é possível entender a Barbell Strategy, método de investimento proposto em seu livro “Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos”.
...
Taleb propõe que um portfólio antifrágil deve possuir muito de algo com o pouco risco e pouco de algo com muito risco: essa assimetria manteria seu capital protegido, pois no caso de um Cisne Negro, seu patrimônio se valorizaria significativamente.
Nos EUA não há dificuldade em se montar tal estratégia. 90% de Government Bonds e 10% de calls e puts não correlacionadas.
https://br.investing.com/analysis/a-antifragilidade-de-taleb-como-aplicar-a-barbell-strategy-no-mercado-domestico-200430709
Lendo esse quote, como podemos adequar a estrategia do Taleb para nosso mundo?
90% em ativos seguros, como tesouro direto, cdbs, acoes de blue chips, etc. e 10% em bitcoin, pequenas startups, projetos extremamente promissores, etc.
Agora, nesses 10% colocar ativos sem seguranca juridica, de alto risco, que vao render no maximo 10%? Isso é risco alto, com rendimento médio, o que ele abomina.
Então, eu gosto desse assunto e dei minha opiniao. Isso aqui é só isso: minha opiniao.