Pages:
Author

Topic: Bitcoin - Perguntas e Respostas. - page 13. (Read 33953 times)

legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
January 21, 2021, 07:54:04 AM
Quantas transações já foram feitas no Bitcoin?
Mais de 600 milhões.
Fonte

Qual foi a transação com o maior montante de dinheiro?
Não tenho certeza se o "dinheiro" que você questiona é em Fiat ou em Bitcoin.
Eu achei essas duas:
Maior em Bitcoin: 550.000
Maior em Fiat para época: $490,5 milhões de dólares
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
Crypto Swap Exchange
January 21, 2021, 02:43:25 AM
Vou fazer duas perguntas..

Quantas transações já foram feitas no Bitcoin? Qual foi a transação com o maior montante de dinheiro?
hero member
Activity: 1498
Merit: 557
January 15, 2021, 01:48:56 PM
Pergunta: Qual a diferença entre bytes, vbytes e weight units?
Puxa, dando tempo de filar uma perguntinha no tópico do bit? Bom, matar um pouco a saudade haha

O byte trata-se do tamanho da trilha de um arquivo em seu formato serializado. No contexto do BTC, ele é utilizado para medir os rastros das transações quando transmitidas na rede ou armazenadas em disco.

O vbyte (Virtual Byte) é a unidade de medida para mensuração do tamanho ponderado de uma transação, seguindo as regras do Segwit (Segregated Witness). É usado para comparar quanto blockweight será necessário para confirmar uma transação. E foi com a chegada do Segwit que o o vbyte se apresentou em uma escala de magnitude, justamente para mensurar este peso, com a weight unit (1 wu = 4 vbytes).

Para quem não entende o conceito e os benefícios do Segwit, este é o ponto de partida. Aliás, temos alguns tópicos bacanas sobre o tema por essas bandas, acho que um dos mais completos é o do @wilwxk, que já figura lá no nosso Guia Wink
legendary
Merit: 6089
bitcoindata.science
January 15, 2021, 12:33:59 PM
Pergunta: Qual a diferença entre bytes, vbytes e weight units?
legendary
bitcoindata.science
January 15, 2021, 08:43:22 AM
Valores quebrados do sat/byte influenciam no seu lugar da fila?

Ex: Uma transação com 1.1 sat/byte de taxa vai ser confirmada antes que uma tx com uma fee redonda de 1 sat/byte?

Claro (não que faça muita diferença, pq um se uma transacao a 1.1sat/byte for confirmada é pq ta vazio o mempool.... uma a 1 será confirmada tb, normalemtne).

Recentemente descobrbi que a electrum permite arredondar o seu troco para proteger a sua privacidade. Esses satoshis adicionais usados no arredondamento vao para a fee, e essa fee irá levemente subir o seu sat/byte. Achei bme interessante.

Dessa forma, ninguem sabe qual o seu endereço troco e qual que saiu da sua wallet.
legendary
Crypto Swap Exchange
January 15, 2021, 06:06:29 AM
Valores quebrados do sat/byte influenciam no seu lugar da fila?

Ex: Uma transação com 1.1 sat/byte de taxa vai ser confirmada antes que uma tx com uma fee redonda de 1 sat/byte?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
December 19, 2020, 12:50:54 PM
Isso seria o mais próximo do que eu busco, de um "validador" para o arquivo em PDF em questão, seria mais fácil e prático do que eu inserir só o texto na transação, estou procurando aqui
Você pode só gerar um md5 hash do arquivo (e.g com o comando md5sum em um 'OS Linux'), transformar ele em HEX e inserir no OP_RETURN da sua transação.

Acabei de fazer isso com o PDF do white paper do BTC em PT-BR para dar aquela brincada.

https://bitcoin.org/files/bitcoin-paper/bitcoin_pt_br.pdf

Em HEX: 6334613135626635623336373037333966653964323964313263306362643338

https://btc.bitaps.com/31328d4a7a85a7ab703355c3a4eaa49b38f21ab2a46086512c70b8102ede325a/bc1qzqmywwtlneeu4jrkcf7gp5n3clsv5e8dz4qp9t

Mandei com uma taxa de 1 sat/vByte (0.681 sat/B). Custo final: $0.04 Cool
legendary
Activity: 2366
Merit: 1408
December 19, 2020, 12:28:01 PM
...

Obrigado, eu tenho aqui o livro dele em PT e irei dar uma conferida, primeiramente tentarei no PDF, senão terei que adaptar algo para o limite de caracteres

...

Muito bom, também irei conferir o seu tópico, dando uma breve olhada vi que tenho que sentar e fazer com calma

...

Isso seria o mais próximo do que eu busco, de um "validador" para o arquivo em PDF em questão, seria mais fácil e prático do que eu inserir só o texto na transação, estou procurando aqui

...

Vou me utilizar do tutorial também, como disse, eu prefiro fazer eu mesmo do que pagar o serviço, já que não é algo importantíssimo, mas seria bom pra mim
Em um futuro não tão distante com certeza utilizarão soluções em blockchain nos cartórios, mas vai continuar tudo nas mãos deles, pode ter certeza também
legendary
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
December 18, 2020, 01:27:56 PM
Sim, é possível inserir informações no blockchain.
No caso acho que um PDF não é nem necessário. Voce quer inserir um texto, certo?

Não tem como criar um "validador" para esse "PDF"? Como um checksum? E então inserir apenas o checksum no OP_RETURN?

Assim daria para verificar que todo arquivo PDF é original e daquela data..

Boa @sabotag3x, essa solução é muito mais barata que assinar usando um certificado digital e tão seguro quanto.
Existem sites com ferramentas que permitem fazer aquilo que está no tutorial traduzido do @Loganota de uma forma bem simples, mas vejam que pra quem entende um poquinho de como usar a Electrum, isso não é lá algo complicado.

Soluções para substituir os cartórios não falta, o problema é derrubar o lobby deles.
legendary
Crypto Swap Exchange
December 18, 2020, 11:48:59 AM
No caso acho que um PDF não é nem necessário. Voce quer inserir um texto, certo?

Não tem como criar um "validador" para esse "PDF"? Como um checksum? E então inserir apenas o checksum no OP_RETURN?

Assim daria para verificar que todo arquivo PDF é original e daquela data..
hero member
Activity: 1778
Merit: 882
December 17, 2020, 11:10:47 PM
Irei me utilizar desse tópico novamente, creio que não haja necessidade de um tópico, só se gerar mais assunto ou ter uma opção boa pra isso

Eu gostaria de saber se existe alguma maneira de registrar um documento no blockchain do BTC (caso não haja, pode até ser outra rede) para que fique registrado que em determinado momento, o documento em PDF era daquela forma, sem nenhuma alteração

Não é nada jurídico ou que possa ser feito no cartório, nem TÃO importante assim, mas tem alguns documentos simples que eu gostaria de "registrar" para que não haja alteração e caso tenha, eu possa verificar qual foi o original, algo assim

Pode ser o mais simples possível, mas não consegui encontrar uma maneira fácil, até vi outro dia que existe empresa assim que funciona quase como um cartório, mas como disse, eu preferia algo simples

Valeu mais uma vez

O satoshi mesmo colocou um texto na mensagem do primeiro bloco que ele minerou (aquela famosa mensagem do governo socrrendo os bancos em 2009).

Eu achei esse site aqui que ensina, mas lembro que o Antonopoulos ensina no livro dele tb.
https://hackernoon.com/adding-messages-on-the-bitcoin-blockchain-a-how-to-guide-h6593xkz

Voce consegue inserir mensagens dentro de transações.
No caso do tutorial ele colocou a mensagem "corsocompleto.bitcoininaction.com"
https://tbtc.bitaps.com/edee419f93521f43259b763ffb42e4b882504534494381b7e18057015a27c548?ref=hackernoon.com

Não sei qual seria o limite de caracteres...

Eu fiz um tópico no início desse ano ensinando a escrever deixar um texto registrado na blockchain do BTC com a Electrum, é bem simples e você pode usar até 80 bytes de informação.
Se interessar:
[Tutorial] Como "salvar" um texto na Blockchain do Bitcoin utilizando a Electrum
legendary
bitcoindata.science
December 17, 2020, 09:45:14 PM
Irei me utilizar desse tópico novamente, creio que não haja necessidade de um tópico, só se gerar mais assunto ou ter uma opção boa pra isso

Eu gostaria de saber se existe alguma maneira de registrar um documento no blockchain do BTC (caso não haja, pode até ser outra rede) para que fique registrado que em determinado momento, o documento em PDF era daquela forma, sem nenhuma alteração

Não é nada jurídico ou que possa ser feito no cartório, nem TÃO importante assim, mas tem alguns documentos simples que eu gostaria de "registrar" para que não haja alteração e caso tenha, eu possa verificar qual foi o original, algo assim

Pode ser o mais simples possível, mas não consegui encontrar uma maneira fácil, até vi outro dia que existe empresa assim que funciona quase como um cartório, mas como disse, eu preferia algo simples

Valeu mais uma vez

O satoshi mesmo colocou um texto na mensagem do primeiro bloco que ele minerou (aquela famosa mensagem do governo socrrendo os bancos em 2009).

Eu achei esse site aqui que ensina, mas lembro que o Antonopoulos ensina no livro dele tb.
https://hackernoon.com/adding-messages-on-the-bitcoin-blockchain-a-how-to-guide-h6593xkz

Voce consegue inserir mensagens dentro de transações.
No caso do tutorial ele colocou a mensagem "corsocompleto.bitcoininaction.com"
https://tbtc.bitaps.com/edee419f93521f43259b763ffb42e4b882504534494381b7e18057015a27c548?ref=hackernoon.com

Não sei qual seria o limite de caracteres...
legendary
December 17, 2020, 08:58:44 PM

Valeu mais uma vez
legendary
December 17, 2020, 04:46:11 PM
Qual informação dentro do bloco seria capaz de fornecer a info sobre os endereços da rede com saldo? A árvore de Merkle? Ou o snapshot é um full node que requisita pra blockchain inteira essa info e depois extrai os dados e usa no smartcontract?
O que vem na minha cabeça é utilizar a chainstate de um full node para extrair todas as UTXOs e agregar elas por endereço. Tem várias libs que fazem isso, por exemplo: https://github.com/graymauser/btcposbal2csv

edit: Adicionei link para contexto do que é a chainstate.
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568
December 17, 2020, 04:15:04 PM
Um snapshot nada mais é do que uma cópia da blockchain em um período/bloco especifico.

Digamos que eu quero criar um token ERC20 chamado club21-token e mandar 1 para todas as pessoas que podem assinar uma mensagem de um endereço que hodlava pelo menos 1 BTC no momento que o bloco 30000 foi minerado.

Eu pego o estado da rede no bloco 30000 (ignorando tudo que veio depois), analiso a blockchain e gero uma lista de todos os endereços que tinham >= 1 BTC naquele momento.

Eu tinha entendido o conceito, mas o 'pegar o estado da rede no bloco' era a questão. Na prática, é toda a cópia ou dentro do bloco de um período específico seria possível extrair a informação de todos os endereços com saldo?

Porque por exemplo, um bloco é formado de alguns componente, o block Header, com informações sobre a versão, o hash do bloco anterior, o hash da árvore de Merkle, o timestamp e o nonce. Assim como os os dados das transações que foram incluídas naquele bloco, com as listas de inputs, outputs, valores e etc .

Qual informação dentro do bloco seria capaz de fornecer a info sobre os endereços da rede com saldo? A árvore de Merkle? Ou o snapshot é um full node que requisita pra blockchain inteira essa info e depois extrai os dados e usa no smartcontract?

Tu entendeu o que eu quero entender? rs
legendary
December 17, 2020, 03:09:42 PM
Pergunta: como funcionam os snapshots de blockchain pré airdrops?

Eu entendo o conceito e a funcionalidade, mas tenho dificuldade de visualizar em que realmente se constitui. Alguém consegue explicar em nível prático como eles são operacionalizados?
Um snapshot nada mais é do que uma cópia da blockchain em um período/bloco especifico.

Digamos que eu quero criar um token ERC20 chamado club21-token e mandar 1 para todas as pessoas que podem assinar uma mensagem de um endereço que hodlava pelo menos 1 BTC no momento que o bloco 30000 foi minerado.

Eu pego o estado da rede no bloco 30000 (ignorando tudo que veio depois), analiso a blockchain e gero uma lista de todos os endereços que tinham >= 1 BTC naquele momento. Depois eu escrevo a logica no meu smartcontract para dizer: "Se assinar uma mensagem de um endereço da lista X, recebe 1 Club21-Token no endereço ETH solicitado".
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568
December 17, 2020, 02:34:08 PM
Pergunta: como funcionam os snapshots de blockchain pré airdrops?

Eu entendo o conceito e a funcionalidade, mas tenho dificuldade de visualizar em que realmente se constitui. Alguém consegue explicar em nível prático como eles são operacionalizados?
legendary
bitcoindata.science
December 10, 2020, 02:36:15 PM
(e por que estava viciado no Cyberpunk 2077...)[/size]

Já que já chutaram o balde do offtopic... descobri agora que o jogo saiu hoje.
Fui olhar... cara, nao acredito que fizeram esse jogo em primeira pessoa... Quanto potencial desperdicado rsrs

achei q ia ser um the witcher cyberpunk, mas tá mais pra CS....
legendary
December 10, 2020, 01:33:23 PM
Porem aparentemente a seleção no calendário está meio bugada... pra mim funcionou apenas inserindo um numero de bloco e ai calculou a data prevista, mas já tá ótimo.
Eu ainda não tinha colocado essa função por causa da hora (e por que estava viciado no Cyberpunk 2077...)

Deve estar tudo ok agora. Smiley

O site usa qual horário como base?
Ele usa o horário do seu computador/navegador.

que linguagem você utiliza para fazer esse tipo de coisa?
Eu geralmente uso React.js (basicamente Javascript). Quando preciso de um back-end (e.g o bot do telegram e o Ninjastic.space), uso o Node.js.

Como tudo isso já está muito off-topic, decidi criar meu próprio tópico: Block Crystall Ball - quando um bloco (não) vai ser minerado
legendary
December 10, 2020, 06:43:06 AM
Ou eu colocar o número do bloco e ele estimar quando vai acontecer?
Gostei da ideia e não encontrei nenhum site que faz isso, então fiz uma página simplesinha para brincar. Cheesy

https://block-crystal-ball.netlify.app

Então eu não fui tão noob assim  Cool
Sério, parece tão simples, mas quando eu fazia o sorteio, ia calculando manualmente em dias e horas até dar o resultado, mas gostei bastante dessa ferramenta Ninja, que linguagem você utiliza para fazer esse tipo de coisa?

Acho que você pode até postar na aba gringa pois não achei esse programinha nem em inglês (não esquece de falar que eu que perguntei heim  Cheesy)

Aliás, já usei a ferramenta aqui para ver o que eu precisava, vou deixar salva aqui para ir utilizando no dia a dia

Valeu
Pages:
Jump to: