Pages:
Author

Topic: Bitcoin - Perguntas e Respostas. - page 14. (Read 33953 times)

legendary
Activity: 2492
Merit: 1429
Payment Gateway Allows Recurring Payments
December 10, 2020, 05:48:12 AM

Legal hein, gostei do nome da ferramenta.
Porem aparentemente a seleção no calendário está meio bugada... pra mim funcionou apenas inserindo um numero de bloco e ai calculou a data prevista, mas já tá ótimo.

O site usa qual horário como base?

Simulei os blocos dos 2 sorteios de fim de ano:  663850 (31/12/2020 09:45 AM) e 664000 (31/12/2020 10:45 PM)
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
December 10, 2020, 12:40:52 AM
Ou eu colocar o número do bloco e ele estimar quando vai acontecer?
Gostei da ideia e não encontrei nenhum site que faz isso, então fiz uma página simplesinha para brincar. Cheesy

https://block-crystal-ball.netlify.app
legendary
Activity: 2366
Merit: 1408
December 09, 2020, 07:11:04 PM
Vou fazer uma pergunta aqui pois acho que é o melhor tópico, não acho que seja tanto assunto pra um tópico

É bem noob, mas tem alguma ferramenta ou site que utilizam para calcular o tempo que o bloco do BTC será minerado?

Por exemplo, vamos fazer um sorteio e queremos que seja em X dias, ou em uma data específica, tem algum site para colocar essa data e indicar o bloco estimado para essa data?
Ou eu colocar o número do bloco e ele estimar quando vai acontecer?
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
December 09, 2020, 11:44:00 AM

Acho que é isso é um problema relevante pra muitos que utilizam o cpf, a grande parte dos sites checam se um cpf é válido assim mas não checam de o cpf é real (o que teria que ser feito usando uma base de dados do governo). Assim muitas pessoas usam geradores de cpf disponíveis na internet e acaba passando.

Q bom né. Assim podemos evitar nos identificar pra fazer login num site q consideramos ser nossa identidade irrelevante.
hero member
Activity: 1778
Merit: 882
December 09, 2020, 11:24:03 AM
Nunca havia pensado nisso, após uma pesquisa rápida descobri que o último digito da conta (ex: 000000-1) é um digito verificador, servindo como checksum.

Vivendo e aprendendo.. Quanto ao CPF, deve ser igual.. Já boletos eu não sei quais seriam estes números..

De boleto tem esse exemplo de um calculo de digito verificador. Aparentemente é um algarismo só:

http://clubedosgeeks.com.br/programacao/calculando-digito-verificador-de-codigo-de-barras-de-boleto-bancario-com-php

A chance de ter informação errada e o boleto ser aceito então é de 10%.

Achei a fórmula do CPF. É um checksun  ou pelo menos parecido.
Até q é bem enrolado

Acho que é isso é um problema relevante pra muitos que utilizam o cpf, a grande parte dos sites checam se um cpf é válido assim mas não checam de o cpf é real (o que teria que ser feito usando uma base de dados do governo). Assim muitas pessoas usam geradores de cpf disponíveis na internet e acaba passando.
legendary
bitcoindata.science
December 09, 2020, 06:19:34 AM
Já que tenho alguns sMerits, hora de reviver o tópico..

O que é e para que serve um checksum?

Uma dúvida me surgiu a partir da sua pergunta, o dígito verificador como usado no cpf por exemplo, boletos, etc... pode ser considerado um checksum? Eu vejo esse nome sendo mais usado na área dos computadores. Mas a lógica é parecida.

Achei a fórmula do CPF. É um checksun  ou pelo menos parecido.
Até q é bem enrolado
http://www.dbins.com.br/dica/como-funciona-a-logica-da-validacao-do-cpf

Code:
function checaCPF (CPF) {

if (CPF.length != 11 || CPF == "00000000000" || CPF == "11111111111" ||

CPF == "22222222222" || CPF == "33333333333" || CPF == "44444444444" ||

CPF == "55555555555" || CPF == "66666666666" || CPF == "77777777777" ||

CPF == "88888888888" || CPF == "99999999999" || CPF == "01234567890")

return false;

soma = 0;

for (i=0; i < 9; i ++)

soma += parseInt(CPF.charAt(i)) * (10 - i);

resto = 11 - (soma % 11);

if (resto == 10 || resto == 11)

resto = 0;

if (resto != parseInt(CPF.charAt(9)))

return false;

soma = 0;

for (i = 0; i < 10; i ++)

soma += parseInt(CPF.charAt(i)) * (11 - i);

resto = 11 - (soma % 11);

if (resto == 10 || resto == 11)

resto = 0;

if (resto != parseInt(CPF.charAt(10)))

return false;

return true;

}

console.log(checaCPF('34485861023'));

Achei interessante que tem um dígito , na posição 9, que é o estado da pessoa
Code:
0 - Rio Grande do Sul

1 - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins

2 - Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Acre e Rondônia

3 - Ceará, Maranhão e Piauí

4 - Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte

5 - Bahia e Sergipe

6 - Minas Gerais

7 - Rio de Janeiro e Espírito Santo

8 - São Paulo

9 - Paraná e Santa Catarina
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
Crypto Swap Exchange
December 09, 2020, 05:42:15 AM

Uma dúvida me surgiu a partir da sua pergunta, o dígito verificador como usado no cpf por exemplo, boletos, etc... pode ser considerado um checksum? Eu vejo esse nome sendo mais usado na área dos computadores. Mas a lógica é parecida.

Nunca havia pensado nisso, após uma pesquisa rápida descobri que o último digito da conta (ex: 000000-1) é um digito verificador, servindo como checksum.

Vivendo e aprendendo.. Quanto ao CPF, deve ser igual.. Já boletos eu não sei quais seriam estes números..
hero member
Activity: 1778
Merit: 882
December 08, 2020, 09:36:29 PM

legendary
Activity: 1428
Merit: 1568
December 08, 2020, 07:28:51 AM

Um nome não comum pro hash praticamente, uma informação de tamanho sempre pré-definido que resulta de qualquer outro input informacional que passou pelo cálculo feito de um algorítmo de criptografia. ''Um check da soma''. O algoritmo lê os bits de um arquivo, calcula e fornece uma informação única e sempre unidirecional.

Quando uma informação passa pelo checksum, garante-se a integridade e autenticidade dela. Como cada informação resulta em um hash único e que apenas os detentores da chave que criptografou o arquivo podem fazer a ''volta'', ela também garante a exclusividade do acesso a informação e sua integridade. 

O checksum também tem a função de acelerar/otimizar consultas a bancos de dados grandes, com problemas de duplicação. 

Adorei o tópico, não conhecia!!
legendary
Crypto Swap Exchange
December 08, 2020, 02:01:41 AM

legendary
August 28, 2020, 07:06:08 PM
Criei aqui: [2020] Lista de Palavras em Português para o BIP-0039, realmente fica melhor para debater..
Boa!

Sim, dá pra por umas palavras como "ninja" Roll Eyes
Tem que ver se ela já não existe em outro dicionário. Qualquer coisa a gente bota "tentarninja". Grin
legendary
Crypto Swap Exchange
August 28, 2020, 07:03:57 PM
Como é essa história da lista de palavras em PT-BR? Shocked

Eu topo tentar fazer essa lista e enviar para ser adicionada ao repo do Bitcoin Core. Imagina daqui a alguns anos, o BTC detonando tudo e a gente poder falar que quem escolheu aquelas palavras que fulaninho está usando fomos nós? É fazer parte da história.

Acho bom, inclusive, criar um tópico apenas para isso para organizar melhor as ideias e requerimentos. E ai dá para decidir por onde começar. O que acham?

Criei aqui: [2020] Lista de Palavras em Português para o BIP-0039, realmente fica melhor para debater..

Sim, dá pra por umas palavras como "ninja" Roll Eyes
legendary
August 28, 2020, 06:49:00 PM
Como é essa história da lista de palavras em PT-BR? Shocked

Eu topo tentar fazer essa lista e enviar para ser adicionada ao repo do Bitcoin Core. Imagina daqui a alguns anos, o BTC detonando tudo e a gente poder falar que quem escolheu aquelas palavras que fulaninho está usando fomos nós? É fazer parte da história.

Acho bom, inclusive, criar um tópico apenas para isso para organizar melhor as ideias e requerimentos. E ai dá para decidir por onde começar. O que acham?
legendary
Crypto Swap Exchange
August 26, 2020, 11:20:44 AM
Eu andei olhando as listas, e nao seguem nmenhuma logica.

A lógica está mais nas palavras excluídas do que nas contidas.
legendary
bitcoindata.science
August 26, 2020, 11:11:05 AM

Acho que vai ser bem mais de 20%, risquei as palavras iguais e com acento (eu por exemplo não gostaria de usar acentos e palavras com Ç ou duplos "s" que podem gerar typos).. e mesmo assim ficam muito parecidas, como abogado e advogado..

Nao precisa tirar os acentos.

Acho que vai ser bem mais de 20%, risquei as palavras iguais e com acento (eu por exemplo não gostaria de usar acentos e palavras com Ç ou duplos "s" que podem gerar typos).. e mesmo assim ficam muito parecidas, como abogado e advogado..

Isso também nao tem problema. Uma vez que voce configura o software para usar uma determinada lingua,ele vai procurar palavras na lista daquele idioma.

Nao pode ter variacao de uma letra dentro da propria lista.
Por exemplo, "Ceu" e "Seu" (exemplo idiota mas foi o que pensei agora kkk)

A word is fully recognizable by typing the first 4 letters (special French characters "é-è" are considered equal to "e", for example "museau" and "musée" can not be together).
Only infinitive verbs, adjectives and nouns.
No pronouns, no adverbs, no prepositions, no conjunctions, no interjections (unless a noun/adjective is also popular than its interjection like "mince;chouette").
No numeral adjectives.
No words in the plural (except invariable words like "univers", or same spelling than singular like "heureux").
No female adjectives (except words with same spelling for male and female adjectives like "magique").
No words with several senses AND different spelling in speaking like "verre-vert", unless a word has a meaning much more popular than another like "perle" and "pairle".
No very similar words with 1 letter of difference.

https://github.com/bitcoin/bips/blob/master/bip-0039/bip-0039-wordlists.md
legendary
Crypto Swap Exchange
August 26, 2020, 10:54:30 AM
Asism como nos idiomas já existentes, tem diversas outras regras como evitar palavras parecidas (na escrita ou semântica), não pode ter acentos, quantidade mínima e máxima de letras, não ter plural, sem nomes próprios, adjetivos, etc.....
Resumindo... palavras comuns que todo mundo conhece e que não vão gerar "confusão de qualquer tipo".

Da onde voce tirou essa lista de prerequisitos?

Acho que isso é o autor da proposta que faz, o autor de cada língua cria tais regras para evitar problemas.. Tem uns que tiram palavras "desagradáveis" por exemplo.. Creio que tais regras ajudam a ser aceito pelos caras que vão aprovar ou não..

Sim, é facil.

Mas esse arquivo aí tem 320 mil palavras, nao precisamos só de 2048?

Eu pensei em pegar a lista em espanhol, jogar no google tradutor e substituir as duplicadas por sinonimos (nao deve ser mais de 10-20%). Porque nao fazer isso?

e ficaria muito parecido com a lista em espanhol, podendo causar confusão
e 2: não teria nenhuma regra, o que seria um caos.. mesmo tendo as "regras do espanhol", na tradução, tais regras podem se perder..

Essa lista ai de 320 mil palavras, dá pra cortar.. ex: pegar só palavras de 5 e 8 caracteres, assim como fizeram com o francês.. retirar palavras terminadas em "ar", "er", "ir" para tirar verbos.. deve reduzir bastante o número..

e por fim tem que dar um trato final manualmente, não adianta..
legendary
bitcoindata.science
August 26, 2020, 07:50:39 AM
Asism como nos idiomas já existentes, tem diversas outras regras como evitar palavras parecidas (na escrita ou semântica), não pode ter acentos, quantidade mínima e máxima de letras, não ter plural, sem nomes próprios, adjetivos, etc.....
Resumindo... palavras comuns que todo mundo conhece e que não vão gerar "confusão de qualquer tipo".

Da onde voce tirou essa lista de prerequisitos?
legendary
bitcoindata.science
August 26, 2020, 07:43:07 AM
Consegue filtra essa lista com esse tal de python? https://github.com/pythonprobr/palavras

Ex: remover palavras com acento, compostas, etc.. Acho que é o caminho mais fácil..

Sim, é facil.

Mas esse arquivo aí tem 320 mil palavras, nao precisamos só de 2048?

Eu pensei em pegar a lista em espanhol, jogar no google tradutor e substituir as duplicadas por sinonimos (nao deve ser mais de 10-20%). Porque nao fazer isso?
legendary
Crypto Swap Exchange
August 26, 2020, 05:05:32 AM
Eu acho que posso descobrir como automatizar com python (ou pelo menso facilitar muito)
Se quiser podemos tentar uma parceria

Edit: de repente da até pra pedir uma ajuda nas burocracias na aba technical discussion sobre isso
Abririamos uma conta no github tb

Consegue filtra essa lista com esse tal de python? https://github.com/pythonprobr/palavras

Ex: remover palavras com acento, compostas, etc.. Acho que é o caminho mais fácil..
legendary
bitcoindata.science
August 24, 2020, 06:00:24 PM

Eu vou tentar, só preciso encontrar vontade e decidir se perco 1 semana fazendo isso manualmente, ou perco 2 semanas tentando automatizar o trabalho..

Difícil não é, só é chato mesmo.. além de não pagar nada Tongue

Eu acho que posso descobrir como automatizar com python (ou pelo menso facilitar muito)
Se quiser podemos tentar uma parceria

Edit: de repente da até pra pedir uma ajuda nas burocracias na aba technical discussion sobre isso
Abririamos uma conta no github tb
Pages:
Jump to: