Pages:
Author

Topic: Bitcoin - Perguntas e Respostas. - page 22. (Read 33959 times)

full member
Activity: 896
Merit: 221
October 10, 2019, 07:20:16 AM
Tenho uma dúvida, existem algumas empresas que possuem wallets que não cobram taxas de transação com o BTC, eu mesmo tenho conta e wallet em duas delas

Eu queria entender como eles conseguem não cobrar as fees do BTC, será que existe um meio de eles próprios validarem as transações da próprias wallets?

Se eu não me engano a Shakepay, exchange  Canadense, não existe taxas de saque, até as taxas mineração são pagas pela exchange - saque minimo de 100 mil satoshis ou 0.0001. BTC. Na Coinbase PRO e Liquid não tenho certeza se estas cobrem a taxa dos mineradores. As wallets normalmente cobram as taxas de mineração, não conheço nenhuma que não cobre.

legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
Crypto Swap Exchange
October 09, 2019, 07:30:04 PM
Tenho uma dúvida, existem algumas empresas que possuem wallets que não cobram taxas de transação com o BTC, eu mesmo tenho conta e wallet em duas delas

Eu queria entender como eles conseguem não cobrar as fees do BTC, será que existe um meio de eles próprios validarem as transações da próprias wallets?

Coinbase? Se for, as transações de uma conta para outra não tem fee pois não passa pela blockchain, usam alguma sistema interno/centralizado.. na verdade nem é uma carteira aquilo lá, é como se fosse um banco e eles tem a custódia dos BTC afaik.
legendary
Activity: 2366
Merit: 1408
October 09, 2019, 06:52:30 PM

legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
October 09, 2019, 02:56:10 PM
Hoje já vemos alguns blocos com o valor das taxas se equivalendo a 2 a 5% da recompensas, ano que vem esse valor vai dobrar (4 - 10) e no halving seguinte, 8 - 20%.. btw meus números são conta de padaria..

As taxas serão um bem muito valioso bem antes de 2140..
Ainda assim, para os que são pacientes, acredito que poderão continuar confirmando suas transações com 1 à 5 sat/b, espero estar certo.
legendary
Crypto Swap Exchange
October 09, 2019, 02:25:31 PM
1 merit para quem dissertar sobre quão importante as taxas serão a partir do próximo halving e os seguintes.

A recompensa por minerar um bloco é a soma da recompensa definida pelo halving atual + as fees de todas as transações que foram incluídas dentro do bloco.
Até chegar ao ponto limite de 21 milhões de BTC emitidos... apartir dai a unica recompensa serão as fees. Aproximadamente no ano de 2140.

-snip0-

Hoje já vemos alguns blocos com o valor das taxas se equivalendo a 2 a 5% da recompensas, ano que vem esse valor vai dobrar (4 - 10) e no halving seguinte, 8 - 20%.. btw meus números são conta de padaria..

As taxas serão um bem muito valioso bem antes de 2140..
legendary
Activity: 2492
Merit: 1429
Payment Gateway Allows Recurring Payments
October 09, 2019, 06:31:55 AM
1 merit para quem dissertar sobre quão importante as taxas serão a partir do próximo halving e os seguintes.

A recompensa por minerar um bloco é a soma da recompensa definida pelo halving atual + as fees de todas as transações que foram incluídas dentro do bloco.
Até chegar ao ponto limite de 21 milhões de BTC emitidos... apartir dai a unica recompensa serão as fees. Aproximadamente no ano de 2140.

Fonte da imagem: https://blog.mercadobitcoin.com.br/halving-do-bitcoin-como-ele-vai-te-afetar-nos-próximos-anos-2c997677515c
legendary
Crypto Swap Exchange
October 09, 2019, 05:03:42 AM
full member
October 02, 2019, 06:46:25 PM
Valendo 2 merits, talvez 3 Cheesy

1. Quanto tempo leva para baixar toda blockchain do Bitcoin hoje?

2. O que é UASF, UAHF, MASF e MAHF? Qual a diferença?

1. A blockchain tem aproximadamente 242 GB de tamanho e pode ser baixada em menos de 1 semana, pode seja baixado também por torrent.
Site: https://getbitcoinblockchain.com/
ANN: https://bitcointalksearch.org/topic/ann-getbitcoinblockchain-1930218

Por torrent diminuiria a confiabilidade da rede e ainda faltaria parte da blockchain para baixar.

2.

UASF - signfica User Activated Soft Fork (Soft Fork Ativado pelo Usuário).
Mecanismo que especifica o tempo de ativação de um soft fork em uma data especifica "flag day", é imposta por full nodes. Ex: Segwit na proposta BIP148

UAHF - significa User Activated Hard Fork (Hard Fork Ativado pelo Usuário).
São quando regras obrigatórias são incluidas pelos desenvolvedores que modificam o software dos full nodes, ocorrendo em uma data especifica. Ex: Bitcoin ABC

MASF - miner active soft fork( soft fork ativado pelos mineradores) - similar ao UASF, mas imposto pela maioria dos mineradores.

MAHF - miner active hardfork (hard fork ativados pelos mineradores) - semelhante ao UAHF, mas imposto pela maioria dos mineradores
legendary
Merit: 6089
bitcoindata.science
October 02, 2019, 06:32:45 PM

Sao 250gb. Depende da conexão....
Mas em média, aqui no br, pela minhas experiência, uns 3-5 dias! Minha conexão é meio fulejra.

Existe a possibilidade do pruned node, que seria só a partir de certo bloco. Mas isso reduz a característica trustless da rede (acho q não existe tradução pra essa palavra).
Um pruned node sxige que nos confiemos em quem fez esse prune pois ele poderia colocar uma transação falsa que seria difícil identificar (repetindo o que outra pessoa q sabe mais q eu falou).

A pergunta dois nunca aouvi falar. Quero ver a resposta. Ganhou um merit por fazer uma boa pergunta.
legendary
Crypto Swap Exchange
October 01, 2019, 10:13:13 PM
Valendo 2 merits, talvez 3 Cheesy

2. O que é UASF, UAHF, MASF e MAHF? Qual a diferença?
full member
September 27, 2019, 10:21:40 PM
Valendo 1 merit.

Qual foi a vulnerabilidade encontrada na Lightning Network e de que maneira era possível roubar BTCs com este bug?

A vulnerabilidade encontrada estava no processo de criação do canal na Lightning Network. Quando um node na Lightning Network aceitava a abertura de um canal ele não era obrigado a verificar os valores que saiam do "funding transaction", os valores que são utilizados para abertura do canal. Um agente mal intencionado após a abertura do canal poderia gastar os fundos do canal sem que a vitima nota-se mediante a utilização de transações inválidas -  somente após o fechamento do canal vitima notaria a falta de fundos.

https://lists.linuxfoundation.org/pipermail/lightning-dev/2019-September/002174.html

O Bug afetou as seguintes versões de Lightning Nodes:
- LND 0.7 e anteriores;
- c-lightning  0.7 e anteriores;
- eclair 0.3 e anteriores;
legendary
Activity: 2492
Merit: 1429
Payment Gateway Allows Recurring Payments
September 27, 2019, 10:01:08 PM
Valendo 1 merit.

Qual foi a vulnerabilidade encontrada na Lightning Network e de que maneira era possível roubar BTCs com este bug?

A vulnerabilidade foi encontrada a várias semanas por Rusty Russeal um dos desenvolvedores da LN, a solução saiu logo após a descoberta e foi orientado que todos os nodes deveriam atualizar a versão para aplicar a solução. mas ele divulgou somente hoje a sistemática de como alguém poderia se aproveitar desta vulnerabilidade, Segundo Rusty, o problema era o seguinte:

Um nó da Lightning que aceita um canal deve verificar se a transação de saída realmente abre o canal proposto. Caso contrário, um atacante pode reivindicar para abrir um canal, mas não paga ao par ou não paga o valor completo.

Uma vez que a transação atinge a profundidade mínima, ele pode gastar os fundos do canal. A vítima só notará quando tentar fechar o canal e nenhum dos compromissos ou transações mútuas de fechamento que ela possui são válidas.

Fonte: https://cointimes.com.br/desenvolvedor-da-lightning-divulga-bug/
legendary
Crypto Swap Exchange
September 27, 2019, 07:43:27 PM
Valendo 1 merit.

member
Activity: 229
Merit: 27
Criptorevolution
September 21, 2019, 06:39:15 PM
O programa Mais Merits continua!

O que é uma curva elíptica?

Qual curva elíptica é usada no Bitcoin?

O que as Assinaturas Schnorr tem a ver com isso?

Vi que responderam sobre as questões da curva eliptica e esqueceram a terceira sobre Schnorr haha, logo vou tentar aqui. Atualmente o Bitcoin utiliza as Elliptic Curve Digital Signature Algorithm (ECDSA), que são as curvas elipticas que o @Loganota já respondeu anteriormente. As Assinaturas Schnorr seriam uma alternativa que poderia ser implementada no Bitcoin, caso o Core consiga assim o fazer de forma segura visto a complexidade de qq mudança no protocolo Bitcoin atualmente.

As assinaturas Schnorr trazem vantagens como menor tamanho de assinatura (mais velocidade das transações), maior privacidade ao Bitcoin e por fim mais facilidades na multi-assinatura. Fonte escrita pelo sabotag3x: https://livecoins.com.br/assinaturas-schnorr-no-bitcoin/
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
September 21, 2019, 03:12:29 PM

Uma curva elíptica é basicamente uma curva definida por essa equação: y² = x³ + ax + b e tem essa aparência aqui:

A curva utilizada pelo Bitcoin é:

y² = x³ + 7

Ou seja a = 0 e b = 7

Em especial, recomendo fortemente os vídeos do Tiago Salem em que ele gera chaves privadas "na mão".
Dentro deste assunto eu recomendo o vídeo 3: https://www.youtube.com/watch?v=rPeOrEZiyDE

Ele comenta sobre a criptografia de chaves públicas utilizando as curvas elípticas citando todos os processos utilizado pelo Bitcoin.

Acho bem legal a matemática, pena que não é minha área de atividade, mas admiro muito as pessoas que trabalham e entendem do assunto. Parabéns . Wink
hero member
Activity: 1778
Merit: 882
September 20, 2019, 08:48:53 PM

Uma curva elíptica é basicamente uma curva definida por essa equação: y² = x³ + ax + b e tem essa aparência aqui:

A curva utilizada pelo Bitcoin é:

y² = x³ + 7

Ou seja a = 0 e b = 7

Em especial, recomendo fortemente os vídeos do Tiago Salem em que ele gera chaves privadas "na mão".
Dentro deste assunto eu recomendo o vídeo 3: https://www.youtube.com/watch?v=rPeOrEZiyDE

Ele comenta sobre a criptografia de chaves públicas utilizando as curvas elípticas citando todos os processos utilizado pelo Bitcoin.
legendary
Crypto Swap Exchange
September 20, 2019, 07:32:54 PM

O que as Assinaturas Schnorr tem a ver com isso?
legendary
Merit: 6089
bitcoindata.science
September 20, 2019, 11:46:57 AM
O que é derivation path e para que serve?

Derivation path é um caminho que é utilizado por uma HD wallet que permite utilizar múltiplos blockchains, contas, formatos de endereços etc que são compartilhados pela mesma Seed.

Uma HD wallet é uma wallet que possui uma relação matemática entre todas as private keys geradas. O derivation path seria o caminho a ser utilizado por essa wallet para gerar certos tipos de endereços.

Por exemplo, voce insere sua Seed na Electrum e depois é perguntado o seu derivation path. Dependendo do path que voce utilizar, voce irá utilizar endereços Legacy (m/44/0/0), Segwit ou Full Segwit m/49/0/0).
Ainda dentro do bitcoin, existem ainda outros derivation paths que geram os endereços de troco (change address), ou contas (m/49'/0'/account).

Diferentes derivation paths permitem também voce gerar endereços para outras moedas, como Ethereum por exemplo. Isso pode ser verificado em https://iancoleman.io/bip39

Enfim, dá pra escrever muito sobre isso.

Edit: Alveus respondeu mais rápido kkk
full member
September 20, 2019, 11:41:00 AM
E a pergunta do dia é:

Derivation path é sequência de caracteres que facilita o manuseio entre uma ou diversas moedas a partir de uma única seed.

Code:
m / purpose' / coin_type' / account' / change / address_index

Por exemplo, uma seed BIP 39 "explain report ceiling jeans trumpet quit diagram vendor circle blade reward envelope" pode gerar tanto endereços na mycrypto (wallet de ethereum) quanto na electrum (wallet de BTC).

No BTC (derivation path)
Code:
Legacy (m/44'/0'/0'/0/0)
P2SH - segwit  (m/49'/0'/0'/0/0)
bech32 (m/84'/0'/0'/0/0

Em algumas outras moedas (derivation path)
Code:
ETH — m/44’/60’/0’/0
TOMO - m/44’/889’/0’/0
Ethereum Classic — m’/44’/61’/0’/0
legendary
Crypto Swap Exchange
September 20, 2019, 10:30:02 AM
E a pergunta do dia é:

Pages:
Jump to: