Realmente é isso mesmo, muito boa a sua colocação, (também vou dar uma pequena complementada)
![Grin](https://bitcointalk.org/Smileys/default/grin.gif)
Dando uma recapitulada dos tipos de lastro já existidos, um tempo atrás o que freava o dólar era o ouro(commoditie), já o ""lastro do bitcoin"" é a própria matemática que impede a criação de novas unidades de btc.
Na minha humilde opinião é uma das melhoras formas de segurar a inflação e do aumento desenfreado da impressão de dinheiro como vemos por ai. Pois todo mundo sabe que imprimir mais dinheiro só aumenta/gera mais inflação e ocorreria uma instabilidade economica, pois o dinheiro perderá o seu valor, poderá até ter uma falsa sensação de melhora momentânea, mas em seguida irá ocorrer uma inflação desenfreada
Por isso eu falo que o ""lastro"" do btc é um dos melhores já criado pela humanidade, pois esse lastro matemático impede definitivamente a expansão da base monetária para sempre, assim como o Alegotardo falou logo acima, isto é algo deflacionário com o passar dos anos.
Ao meu ver, os outros tipos de lastros eram apenas "flexíveis", podemos citar o ouro como exemplo, pois qualquer dia alguma pessoa poderia achar uma nova mina de ouro, pois 100% do ouro no mundo ainda não foi descoberto (creio eu), diferentemente do btc que possuirá um numero limitado de 21 milhões de unidades, tendo assim um limite de oferta, diferentemente da moeda fiat nos dias de hoje.
Saliento que o dolar, real e etc, são moedas fiduciárias (fiat), ou seja, elas não são lastredas em nenhum metal/ouro/prata ou comodities nos dias de hoje.
Dizem que o dolar é lastreado em titulos publicos, que para mim, não é garantida de basicamente nada
OBS: Assim quando eu tiver mais sMerits irei meritar as outras respostas complementares também