Pages:
Author

Topic: Bitcoin - Perguntas e Respostas. - page 19. (Read 33793 times)

legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
March 03, 2020, 04:13:38 PM
Não sei se estou certo, mas acho que a primeira foi a TREZOR. Achei um pouco da história das hard wallets:

https://www.finder.com.au/a-brief-history-of-cryptocurrency-hardware-wallets

Um pouco mais de história, essa nao sabia hein... a ideia de criação da trezor veio apos um hack que afetou um pool de mineração... texto muito interessante, nao consigo explicar melhor pois estou escrevendo no celular:

https://blog.trezor.io/how-trezor-was-born-from-a-hacking-attack-that-affected-slush-pool-7a538f03fd8f

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
March 03, 2020, 03:50:34 PM
Mais um merit para quem encontrar o dito cujo Cool
Dica:



Dica 2: podem ter tido algo a ver com a primeira mining pool. Roll Eyes
hero member
Activity: 1498
Merit: 556
March 03, 2020, 03:27:39 PM
(...)
Boa ale, a explicação está bem objetiva e correta! Quanto ao primeiro dispositivo, há controvérsias  Roll Eyes Grin levando em consideração apenas conceitos (que foi o caso da Ellet, que acabou não vendo a luz do dia) tivemos também outras iniciativas similares datando até mesmo um ano antes. Pista: também deu as caras por aqui Grin

Mais um merit para quem encontrar o dito cujo Cool
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
March 03, 2020, 01:49:53 PM
Como uma hardware wallet funciona? Qual foi a primeira criada?

Uma hardware wallet tem a premissa de NUNCA expor suas private-keys, para isso todas as transações necessariamente são assinadas dentro dela e o resultado que sai dela é o hash da transação já pronta para ser enviada à rede. Se algum vírus tentar modificar a quantidade ou endereço bitcoin a hash se torna inválida e não pode ser utilizada.

Me desculpe, não "explicar bonito" que nem você @cryptobaboon  Cheesy

Quanto ao primeiro dispositivo do tipo, não tenho certeza mas pelo que pesquisei acredito que foi essa tal de Ellet (Electronic Wallet), a primeira carteira eletrônica portátil de bitcoin.
hero member
Activity: 1498
Merit: 556
March 03, 2020, 12:23:41 PM
Vamos lá pessoal, mais um empurrãozinho pra ver se o fusca pega no tranco:

Como uma hardware wallet funciona? Qual foi a primeira criada?
hero member
Activity: 1498
Merit: 556
February 19, 2020, 01:26:41 PM
(...)
Aí ale, valeu um meritizin, já que acabou respondendo a uma das perguntas que ainda havia sido (quantidade de BIPs) Smiley aproveito a deixa para deixar a lista de todos os em curso/finalizados (que totalizam 135 até o momento):

Quote
#
hero member
Activity: 1764
Merit: 881
February 19, 2020, 11:46:49 AM
Eu to precisando de ajuda, ontem tentei por mais um tempo complementar a resposta explicando como funciona o esquema de votação para entrar em consenso sobre implantação de um BIP... mas não consegui chegar a uma conclusão clara ainda. Cryptobaboon pegou pesado nessa.

Lança sua dúvida ai, quem sabe alguém aqui não possa ajudar. Acho que já teve algumas discussões aqui sobre os métodos para implantação do BIP, tanto para Softfork quando para Hardfork. Já passamos por experiências dessas recentemente, talvez a gente possa completar sua resposta ai.
legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
February 19, 2020, 08:31:10 AM
O que é uma BIP? Quem criou o conceito? Quantas existem? Como ocorre sua aprovação e implementação?
~~~~

Cacildis @tg88, detonou na resposta. Me falta merits pra te dar uma força aí então deixo esse comentário de parabenização Grin

Eu to precisando de ajuda, ontem tentei por mais um tempo complementar a resposta explicando como funciona o esquema de votação para entrar em consenso sobre implantação de um BIP... mas não consegui chegar a uma conclusão clara ainda. Cryptobaboon pegou pesado nessa.
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
February 19, 2020, 07:15:51 AM
O que é uma BIP? Quem criou o conceito? Quantas existem? Como ocorre sua aprovação e implementação?
~~~~

Cacildis @tg88, detonou na resposta. Me falta merits pra te dar uma força aí então deixo esse comentário de parabenização Grin

Interessante a página no github mostrando a quantidade de BIPs, já são 342 e diversos deles ainda estão em fase "Draft" (rascunho) inclusive alguns bem antigos que eu diria "abandonados".
Por um lado ruim em ver possíveis implementações úteis ainda de lado, por outro bom em saber que pra ser implementado ele precisa ser bem seguro e massivamente testado.
legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
February 17, 2020, 06:56:25 PM
Essa pergunta é difícil e tenho muito interesse em conhecer todos os detalhes por trás desse assunto, confesso que tentei mas não consegui responder ela 100% e vou precisar de ajudar de mais gente para finalizar... Não consegui responder a questão da aprovação, acho que o mineradores só sinalizam se concordam ou não concordam mas quem manda mesmo são os Full-nodes... Mas não tenho certeza e preciso de ajuda para esclarecer isso. Eu também ajudo com Merits se alguém esclarecer essa questão da aprovação... afinal quem vota? e qual o peso que esse voto tem?


O que é uma BIP? Quem criou o conceito? Quantas existem? Como ocorre sua aprovação e implementação?

Quando Satoshi anunciou sua saída do projeto em 2011 Gavin Andresen que já vinha ajudando Satoshi a bastante tempo resolveu dividir a responsabilidade de manter o código do Bitcoin com outros desenvolvedores que formam até hoje a equipe conhecida com Bitcoin Core developers... para que as pessoas "comuns" possam sugerir melhorias ao bitcoin foi criado o BIP  (Bitcoin Improvement Proposal) que traduzindo significa basicamente "Proposta de Melhoria do Bitcoin". O conceito do BIP foi baseado na ideia do RFC (Request for Comments) que foi adotado em 1969 durante a criação da arpanet e sobrevive até hoje.

Qualquer pessoa pode propor um BIP, neste link é possivel verificar todos os BIPS que foram propostos e em que fase se encontram, alem de orientações de como se deve proceder para o criar um BIP:

https://github.com/bitcoin/bips/blob/master/README.mediawiki

Existem 3 tipos de BIPs:

Standards Track BIPs: Propõe uma alteração no Bitcoin, incluindo alterações no protocolo de rede, regras de validação de bloco ou transação ou quaisquer alterações que afetem a interoperabilidade de aplicativos que usam o Bitcoin.

Informational BIPs: Que descreve problemas de design no protocolo ou forneça informações à comunidade. Eles não propõem a implementação de um novo recurso para o protocolo.

Process BIPs: Propõe um processo para desenvolver o Bitcoin ou propõe alterações em um processo. Eles não afetam diretamente o código do Bitcoin, mas podem incluir novos procedimentos, alterações na tomada de decisões no desenvolvimento ou alterações nas ferramentas usadas no desenvolvimento do Bitcoin.

Para que um BIP seja implementado ele tem que passar por vários estágios, conforme fluxograma abaixo:



A implantação final de um BIP no Bitcoin pode ser feito através de um Soft-Fork ou Hard-Fork. Ai entra a história da votação que eu me perdi e não consegui entender completamente como ocorre...
Fonte:
https://blog.sfox.com/bitcoin-governance-what-are-bips-and-how-do-they-work-276cbaebb068

hero member
Activity: 1498
Merit: 556
February 17, 2020, 04:05:27 PM
Outro dia li uma matéria do autor elaborando sobre o BTC ser lastreada em energia elétrica, era uma excelente matéria mas não consegui encontrar agora para postar o link, a matéria estava em inglês e foi muito legal ver o ponto de vista
Acho que podemos dizer que além de ser lastreada pela energia elétrica e a dificuldade de minerar também seja lastreada no cálculo matemático que se você parar pra pensar, é uma genialidade sem tamanho, tornando a moeda rara e genial
Custei a achar um gráfico que tinha visto aqui, mas achei (créditos ao @franky1):



 Grin

No final das contas é bem isso mesmo. E, como eu digo, com a base sólida que o BTC já alcançou, essa tendência só inverte em uma calamidade... deixaram abrir as asas, agora não tem mais jeito de fechar, a menos que o bicho mesmo queira  Smiley Aliás, sobre o artigo, rd... não sei se foi o que você viu, mas este aqui endereça o mesmo assunto.

Por fim, o propósito do tópico está se perdendo pessoal, precisamos manter a roda girando. Daqui, inclusive, podem sair os lampejos para o desenvolvimento de alguns tópicos dedicados aos assuntos, como  já ocorreu diversas vezes Cool então, para não deixar a bola cair, solto a próxima pergunta do milhão (que envolve, na verdade, uma série delas sobre o mesmo tópico):

O que é uma BIP? Quem criou o conceito? Quantas existem? Como ocorre sua aprovação e implementação?
legendary
Activity: 2226
Merit: 1304
February 14, 2020, 07:29:37 PM
De alguma forma, cada Bitcoin é lastreada na energia elétrica pra gera-lo

Nenhuma moeda fiduciária tem lastro. Aliás, essa da definição de fiduciária (fiat) : não ter nenhum tipo de lastro.

As moedas Fiat são baseadas apenas na confiança que as pessoas têm nos governos.

Outro dia li uma matéria do autor elaborando sobre o BTC ser lastreada em energia elétrica, era uma excelente matéria mas não consegui encontrar agora para postar o link, a matéria estava em inglês e foi muito legal ver o ponto de vista
Acho que podemos dizer que além de ser lastreada pela energia elétrica e a dificuldade de minerar também seja lastreada no cálculo matemático que se você parar pra pensar, é uma genialidade sem tamanho, tornando a moeda rara e genial
full member
Activity: 896
Merit: 221
February 08, 2020, 10:59:05 PM
~~
Na minha humilde opinião é uma das melhoras formas de segurar a inflação e do aumento desenfreado da impressão de dinheiro como vemos por ai. Pois todo mundo sabe que imprimir mais dinheiro só aumenta/gera mais inflação e ocorreria uma instabilidade economica, pois o dinheiro perderá o seu valor, poderá até ter uma falsa sensação de melhora momentânea, mas em seguida irá ocorrer uma inflação desenfreada
O" pulo do gato" na última crise americana (2008) foi evitar que a grande emissão de dólares provenientes dos QE entrassem diretamente na economia, o que geraria uma grande inflação.


O lastro do bitcoin, assim como das moedas fiat é a confiança. No caso do bitcoin a confiança surge da confiabilidade da rede (POW) em consonância com a previsibilidade da inflação e quantidade de moedas emitidas. Nas moedas fiat a confiança depende do histórico de pagamentos da divida externa do país (se já deu calote na divida externa ou não), "risco país", confiabilidade do sistema jurídico, demanda pela moeda (já ouviu falar em petrodólar e petroyuan?), ...
hero member
Activity: 1554
Merit: 814
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
February 07, 2020, 02:01:24 AM
Realmente é isso mesmo, muito boa a sua colocação, (também vou dar uma pequena complementada)  Grin

Dando uma recapitulada dos tipos de lastro já existidos, um tempo atrás o que freava o dólar era o ouro(commoditie), já o ""lastro do bitcoin"" é a própria matemática que impede a criação de novas unidades de btc.

Na minha humilde opinião é uma das melhoras formas de segurar a inflação e do aumento desenfreado da impressão de dinheiro como vemos por ai. Pois todo mundo sabe que imprimir mais dinheiro só aumenta/gera mais inflação e ocorreria uma instabilidade economica, pois o dinheiro perderá o seu valor, poderá até ter uma falsa sensação de melhora momentânea, mas em seguida irá ocorrer uma inflação desenfreada

Por isso eu falo que o ""lastro"" do btc é um dos melhores já criado pela humanidade, pois esse lastro matemático impede definitivamente a expansão da base monetária para sempre, assim como o Alegotardo falou logo acima, isto é algo deflacionário com o passar dos anos.

Ao meu ver, os outros tipos de lastros eram apenas "flexíveis", podemos citar o ouro como exemplo, pois qualquer dia alguma pessoa poderia achar uma nova mina de ouro, pois 100% do ouro no mundo ainda não foi descoberto (creio eu), diferentemente do btc que possuirá um numero limitado de 21 milhões de unidades, tendo assim um limite de oferta, diferentemente da moeda fiat nos dias de hoje.

Saliento que o dolar, real e etc, são moedas fiduciárias (fiat), ou seja, elas não são lastredas em nenhum metal/ouro/prata ou comodities nos dias de hoje.
Dizem que o dolar é lastreado em titulos publicos, que para mim, não é garantida de basicamente nada  Roll Eyes

OBS: Assim quando eu tiver mais sMerits irei meritar as outras respostas complementares também  Cheesy

legendary
Activity: 2324
Merit: 6006
bitcoindata.science
February 06, 2020, 12:35:01 PM
De alguma forma, cada Bitcoin é lastreada na energia elétrica pra gera-lo

Nenhuma moeda fiduciária tem lastro. Aliás, essa da definição de fiduciária (fiat) : não ter nenhum tipo de lastro.

As moedas Fiat são baseadas apenas na confiança que as pessoas têm nos governos.
hero member
Activity: 1764
Merit: 881
February 05, 2020, 11:41:27 AM
Ao meu ver, se existe algum tipo de lastro (não existe) é o PoW. O mínimo que o valor de um Bitcoin deve ter é o valor gasto em energia para gerá-lo, pois quem minerou não pode vender abaixo desse valor. No mais, ele é igual a todas as outras moedas mesmo, se todo mundo chegar a conclusão de que não vale nada, não valerá mesmo.

Como pra mim e para muitas outras pessoas ele vale alguma coisa, ele já tem o lastro na minha confiança, mesmo que isso não valha muito  Grin
hero member
Activity: 1498
Merit: 556
February 05, 2020, 09:22:37 AM
Que lastro? Grin

Felizmente o Bitcoin é lastreado unicamente na matemática cuja fórmula lhe permite a emissão controlada de novos bitcoins a cada bloco minerado e que é deflacionária com o passar dos anos.
Um belo exemplo para as inúmeras moedas que temos em diversos países os quais julgam serem mais seguras que o Bitcoin.
O merit é do ale, porque não existe resposta melhor do que esta hehe mas dando uma agregada no tópico, no passado o lastro das moedas era baseado em geral em commodities (ouro principalmente). Passada essa fase, a percepção da credibilidade econômica da nação detentora da moedas assumiu este papel; o valor de câmbio que vemos hoje é um reflexo direto desta visão, do ponto de vista do mercado.

No caso do Bitcoin, o entendimento de "lastro" pode ser referenciado apenas à segurança de seu ledger pétreo, às capacidades de sua rede (acho que vale, aqui, até um link para um post recente do dive a respeito do que esse poderio compreende) e suas projeções futuras (aí, logicamente, mergulhado na especulação).
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
February 05, 2020, 07:16:14 AM
Bom, como agora eu só tenho 1 sMerit, gostaria de utiliza-lo da forma mais útil possível aqui no fórum, então vamos lá  Cheesy Cheesy

Gostaria que alguém me explicasse o lastro do Bitcoin

Que lastro? Grin

Felizmente o Bitcoin é lastreado unicamente na matemática cuja fórmula lhe permite a emissão controlada de novos bitcoins a cada bloco minerado e que é deflacionária com o passar dos anos.
Um belo exemplo para as inúmeras moedas que temos em diversos países os quais julgam serem mais seguras que o Bitcoin.
hero member
Activity: 1554
Merit: 814
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
February 05, 2020, 01:27:03 AM
Bom, como agora eu só tenho 1 sMerit, gostaria de utiliza-lo da forma mais útil possível aqui no fórum, então vamos lá  Cheesy Cheesy

Gostaria que alguém me explicasse o lastro do Bitcoin
hero member
Activity: 1498
Merit: 556
January 29, 2020, 02:38:54 PM
Você pode procurar mais e navegar no site da omni procurando
https://omniexplorer.info/
É, difícil mesmo de encontrar algo mais consolidado, bit. Mas valeu só pela força de vontade  Smiley Cool Acabei encontrando uma filtrada no CMC.io:



Aliás, aproveitando a dica do OmniExplorer, usando a base URL de um dos tokens (https://omniexplorer.info/asset/#) e mudando o número conseguimos encontrar os registrados ali - mecanismo esse que eu não consegui encontrar por aquelas bandas para uma listagem contemplando a todos. Por exemplo:

|
URL
Pages:
Jump to:
© 2020, Bitcointalksearch.org