Como anda a rede @jpouza?
Ainda esta a compensar manter os hotspots ativos? Eles já inventaram mais alguma coisa estranha, que só estraga em vez de ajudar a crescer?
A infra da rede está muito boa, fiz um assert location, que é agora feito pela wallet, e confirmou em segundos a modificação de endereço, potência de antena e altura da instalação, impressionante. No PoC, beacons são enviados regularmente, acho que 4x ao dia e o witnessing está sem problemas, tráfego de dados também. Note que agora que existem inúmeros tokens envoilvidos (HNT, IoT, MOBILE, DC, SOL), tem que ser o mestre do swap na carteira pra poder fazer algo, por exemplo, pro assert location sai uns 500.000 DC (DataCredtis), como eu só estoco SOL para trocar por BTC, tive que vender IoT minerado para obter SOL e depois SOL por HNT e depois HNT por DC, tudo que é transação é feita na mainnet / blockchain da SOLANA, que é muito rápida, sendo o fee irrisório (salvo engano 0,000005 SOL aprox. por transação).
Quanto às rewards está pífio, a rede teve recentemente um halve e o preço pouco foi afetado positivamente por isso, o meu iStation (unidade externa) com antena interna de 3dBi tem boa localização e altura e hj faz 400-500 IoT/dia, o que traduz-se em 0,16-0,20 USD/dia, o que é ridículo
Uma nota que vale a pena resssaltar é que alguns serviços que antes eram gratuitos e bem difundidos na Helium ou fecharam as portas ou tornaram-se pagos, cito:
- Heliumtracker.io - site de monitoramento de hotspots agora é tudo pago, a versão free não identifica mais emissores de beacons e witness;
- MyDevicesCayenne - simplesmente fechou as portas, impactando diretamente o tráfego de dados dos dispositivos IoT com integração no console da Helium pela Cayenne, ainda bem que ainda existem a TagoIO e o Datacake para contornar isso, sendo o Datacake preferível em termos de banco de dispositivos e interface com o usuário;
- Heliumexplorer - era super útil no passado e gratuito, agora direciona para a hotspotty (que linka com sua conta da Discord), porém a hotspotty também não é mais como antigamente, tá bem limitada e solicita que os serviços sejam pagos para um uso mais expandido. Como alternativa agora tem a
https://explorer.moken.io/ que por enquanto supre as necessidades de monitoramento dos equipamentos.
Fazia tempo que não usava indoor antenna pro hotspot e fica claro que a antena interna é muito ruim em termos de cobertura, envio de beacons ficam muito prejudicados devidos à baixa potência e ambiente interno da instalação, witnessing então fica quase impossível de validar, ser validado e selecionado pra ganhar um IoT fica impossível, mas pelo menos o aparelho não fica desligado e jogado no armário.
Quanto aos hotspots, vi gente fazendo dual mining com alguns modelos na crankk network (
https://crankk.io/), mas hoje nem me atrevo mais a mexer com PoC, muito menos baixar uma image que pode brickar o aparelho, a única altcoin que considero estocar temporariamente para trade por BTC é a Solana.