Legal @bitmover !
Não conhecia o John Bogle, vou pesquisar mais.
Vc chegou a ler o livro do Graham? Eu li mas achei que é tecnico demais e com pouca aplicação pro mundo hj, especialmente no Brasil, e pouquissimos crossovers com crypto.
As partes mais interessantes são os conceitos de value investing, isso sim tem muita aplicação, mas não acho que valha a pena ler o livro todo, iria direto estudar value investing.
John Bogle é o fundador da Vanguard, uma das maiores gestoras de fundos do mundo, com trilhões e trilhões de dólares sob custodia.
A ideia básica do livro é que stockpicking e fundos ativos nunca batem o índice com consistência. E voce fica morrendo em taxas de administração (considerando já 1% uma taxa altíssima) e corretagem . Fica girando a carteira e enriquecendo os bancos grandes.
Dai o Bogle criou a vanguard. Focada principalmente em fundos de índice de baixissimo custo (taxas de 0,05% ou no max 0,5%, de forma geral) e que sao passivos. Esse fundos dele de baixissima taxas tiveram performance nos ultimos 50 anos bem maiores do que os fundos ativos, além de serem mais baratos.
Ele criou toda uma filosofia de investimento e depois montou a empresa e bateu todo mundo. Ele era odiado por grandes agentes financeiros no começo, e no final se tornou um, mas manteve as baixas taxas e a filosofia. Hoje em dia a BlackRock simplesmente copia a vanguard, e é outra gigante.
O livro é grande e explica em detalhe a estratégia e também fica muito tempo comprovando a teoria com estatísticas e tal.
No Brasil, essa estratégia ainda é muito critica por todos os assessores de investimento, por motivos obvios: é mais eficiente do que a estrategia deles, e se voce segue essa estrategia na sua carteira da XP o seu assessor nao recebe nada.
Acho que igual o livro do Graham, não vale a pena ler todo. Mas vale a pena ter uma nocao geral do conteúdo. Sao classicos.
Apenas folheei o livro do Graham, e tenho q dar uma olhada mais a fundo.
Bogle hoje se tornou uma filosofia de investimento. Voce pode procurar na internet termos como bogleheads, cabeca de bogle, etc. Além disso, a maior parte do movimento FIRE (financial independence retire early) é baseada nos conceitos do bogle. TIpo o viverderenda, mrmoneymustache, frugalsimples, etc, quase todos esses blogs de financas para aposentadoria precoce famosos ai no brasil e fora.