Pages:
Author

Topic: MEGATHREAD - os livros que o bitcointalk lê - page 15. (Read 5629 times)

legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science

realmente faz muita diferença uma taxa mesmo que pequena
no "Indíviduo Soberano" que estou lendo agora eles comentam com frequência que cada 5 mil dólares pagos em impostos seriam mais de 2 milhões ao fazer o compounding ao longo de 40 anos (posso ter errado nas cifras exatas aqui mas a ordem de grandeza era por volta disso)

É pq as taxas são maiores do que parecem.

Uma taxa de adm de 2% aa (super comum) incidi diariamente sobre o seu patrimônio total. Diariamente e eternamente.
Ao longo de 10 anos, será em torno de 22% do montante total (juros compostos).  Em 20 anos  vc terá doado 50% do seu montante para o banco (uma previdência privada tem are mais de 20 anos)

A taxa de administração é mais cruel do que a taxa de carregamento e a de performance é até do que o imposto.  Pois ela incide diariamente, eternamente sobre tudo  e não apenas sobre a rentabilidade.

O imposto incide apenas sobre a rentabilidade e a de carregamento apenas uma vez.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
<..>

bem legal!

realmente faz muita diferença uma taxa mesmo que pequena
no "Indíviduo Soberano" que estou lendo agora eles comentam com frequência que cada 5 mil dólares pagos em impostos seriam mais de 2 milhões ao fazer o compounding ao longo de 40 anos (posso ter errado nas cifras exatas aqui mas a ordem de grandeza era por volta disso)

sobre o mr money moustache, comentei que gosto de muitas coisas que ele posta, talvez se não tivesse descoberto o blog dele nem estaria aqui hoje.

Agora, acho comum e não sem razão essa galera criticar stock picking e sei que é algo difícil e que a maioria não faz... mas e os poucos investidores e traders que conseguem ganhar do mercado sem comprar indíces, sejam eles apaixonados por low caps ou degens dos nfts...
acha que dá pra fazer isso com método ou é sempre sorte?

<..>

então vale a pena ler o 1 e o 2 mesmo se o 3 das crônicas do matador do rei não sair?

To com uns 12 livros aqui na estante só esperando ser lidos então vou levar alguns meses ainda, mas pelo que vc falou parece valer muito a pena a série.

--

sobre o "investidor inteligente", sinceramente não sei se vale a pena, chegou um momento do livro que senti que estava num túnel e não via a hora de atravessá-lo logo e acabar, acho que ver alguns resumos sobre a tese de investimentos do graham e entender value investing mais a fundo já seria o suficiente e dispensaria a leitura.

legendary
Activity: 1428
Merit: 1568
Cheguei ao final do Segundo Dia das Crônicas do Matador do Rei e já estava triste com o encerramento dessa relação curta, intensa e super agradável. Porém, hoje aleatoriamente encontrei um novo livro que já me deixou supeeeeer animada, chamado Art of Community, escrito por Jono Bacon, que é um cara que esteve desde o início ajudando no desenvolvimento da comunidade Linux!

O livro tem 500 páginas abordando a questão da construção da comunidade, principalmente na internet, comundiades open-source a construção colaborativa.

To achando incrível!!!!!
hero member
Activity: 1554
Merit: 814
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
(...)
Opaaa, valeu pelas dicas @bitmover !!

Vou dar uma olhada com mais atenção e calma nesses livros e conteudos que você me indicou!
Quero ver se nesse ano de 2022 consigo adquirir um pouco mais de conteúdo técnico nesse assunto  Tongue Grin
legendary

Sobre o “crônicas do matador do rei” outro dia vi vendendo numa livraria e lembrei dos papos aqui. Aquela edição e colecionador do livro I é lindíssima. Um hora ainda vou ler, acho que vou esperar pra sair o terceiro e ler tudo de uma vez.

To animado aqui pra ler dois novos que ganhei de natal:
Comporte-se do Sapolski
E O Idiota do Dostoievski 

Pelo que me falaram, o III pode nem sair! Tem um terceiro, que chama a Música do Silêncio que é na verdade sobre uma das personagens que aparece de vez em quando nos dois primeiros livros, mas é meio ''secundária''.  Agora o terceiro parece que não está muito perto, então não sei se vale esperar.

AH, O Idiota do Dostoivski eu quaaaaase comprei esses dias!!!!

Sobre o Bitcointalk como um Second Realm, tenho certeza que é sim!

Benjamin Graham - Intelligent investor (recomendação 1 do Warren buffet)

Hahaha,  esse foi um dos primeiros livros que comecei a ler quando entrei em cripto e fiquei estudando formações gráficas e análises de todos os tipos. É um livro interessante, mas acaba ficando um pouco chato depois de algumas muitas páginas. Mas se tu tem interesse em um assunto mais técnico sobre investimento, com certeza ;e um livro que não pode faltar.
legendary
bitcoindata.science
Legal @bitmover !
Não conhecia o John Bogle, vou pesquisar mais.
Vc chegou a ler o livro do Graham? Eu li mas achei que é tecnico demais e com pouca aplicação pro mundo hj, especialmente no Brasil, e pouquissimos crossovers com crypto.
As partes mais interessantes são os conceitos de value investing, isso sim tem muita aplicação, mas não acho que valha a pena ler o livro todo, iria direto estudar value investing.

John Bogle é o fundador da Vanguard, uma das maiores gestoras de fundos do mundo, com trilhões e trilhões de dólares sob custodia.

A ideia básica do livro é que stockpicking e fundos ativos nunca batem o índice com consistência. E voce fica morrendo em taxas de administração (considerando já 1% uma taxa altíssima) e corretagem . Fica girando a carteira e enriquecendo os bancos grandes.

Dai o Bogle criou a vanguard. Focada principalmente em fundos de índice de baixissimo custo (taxas de 0,05% ou no max 0,5%,  de forma geral) e que sao passivos. Esse fundos dele de baixissima taxas tiveram performance nos ultimos 50 anos bem maiores do que os fundos ativos, além de serem mais baratos.

Ele criou toda uma filosofia de investimento e depois montou a empresa e bateu todo mundo. Ele era odiado por grandes agentes financeiros no começo, e no final se tornou um, mas manteve as baixas taxas e a filosofia. Hoje em dia a BlackRock simplesmente copia a vanguard, e é outra gigante.

O livro é grande e explica em detalhe a estratégia e também fica muito tempo comprovando a teoria com estatísticas e tal.

No Brasil, essa estratégia ainda é muito critica por todos os assessores de investimento, por motivos obvios: é mais eficiente do que a estrategia deles, e se voce segue essa estrategia na sua carteira da XP o seu assessor nao recebe nada.

Acho que igual o livro do Graham, não vale a pena ler todo. Mas vale a pena ter uma nocao geral do conteúdo. Sao classicos.
Apenas folheei o livro do Graham, e tenho q dar uma olhada mais a fundo.

Bogle hoje se tornou uma filosofia de investimento. Voce pode procurar na internet termos como bogleheads, cabeca de bogle, etc. Além disso, a maior parte do movimento FIRE (financial independence retire early) é baseada nos conceitos do bogle. TIpo o viverderenda, mrmoneymustache, frugalsimples, etc, quase todos esses blogs de financas para aposentadoria precoce famosos ai no brasil e fora.
legendary
Legal @bitmover !
Não conhecia o John Bogle, vou pesquisar mais.

Vc chegou a ler o livro do Graham? Eu li mas achei que é tecnico demais e com pouca aplicação pro mundo hj, especialmente no Brasil, e pouquissimos crossovers com crypto.
As partes mais interessantes são os conceitos de value investing, isso sim tem muita aplicação, mas não acho que valha a pena ler o livro todo, iria direto estudar value investing.

Também acho o Cerbasi bem basicão, mas sempre tem um conceito ou outro legal de relembrar e a leitura costuma ser fácil. Mas concordo completamente que não é o suficiente pra quem quer aprofundar.

Interessante @Paredao
Depois que acabar comentar aqui o que achou? Vai na contramão de alguns dados que tenho visto que dizem que no geral a mobilidade social está aumentando.
Curioso
legendary
bitcoindata.science
Boa noite!!

Então, eu estou pensando seriamente em comprar alguns livros nesse ano, com o tema relacionado a investimentos, economia dentro outros assuntos correlatos. (não descarto a chance de eu adquirir um livro que possua uma "linguagem" mais técnica também)

Algumas indicações!!?
Boa gagux. Acredito que se você gostou do tema, vale a pena pegar livros mais objetivos e de estratégia reais de investimento.  Pai rico pai pobre, cerbasi , etc são muito básicos e não muito objetivos.

Eu iria nos classicos. Certamente começaria pelo principal, common sense investing do John Bogle, fundador da vanguard:

John Bogle - The Little Book of Common Sense Investing
Benjamin Graham - Intelligent investor (recomendação 1 do Warren buffet)

Sobre o Brasil, certamente o melhor livro de renda fixa que explica os instrumentos brasileiros é o livro abaixo. Gratuito em PDF
https://arquivos.nordresearch.com.br/e-book-Renda-Fixa-nao-e-Fixa.pdf
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
O escritor tem uma tese que os ricos são sempre das mesmas famílias. Que é uma questão "genética".

Muito estranha a tese dele.

Não li. Mas, com base no que dizes, eu até posso entender a teoria, apesar de ela não se aplicar em muitos casos.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
Vocês encontram esses livros em português, ou em inglês?

A maioria dos livros tem em Português. Mas muitas das vezes tem livros interessantes que só se encontra em inglês. Estou lendo um livro atualmente que nenhuma editora em língua portuguesa quis edita-lo. Ele é um tanto polêmico. Por isso estou lendo em inglês mesmo.

O livro é este:

O escritor tem uma tese que os ricos são sempre das mesmas famílias. Que é uma questão "genética".

Muito estranha a tese dele.
legendary

depende, leio tranquilamente nas duas línguas
a maioria acaba sendo em português pq prefiro livros físicos que pdf e em inglês costuma ser bem mais caro no Brasil

com algumas exceções como por exemplo "O Indivíduo Soberano" que acho que não tem tradução pro português, e o "seeking wisdom" que li direto pelo kindle, achei o pdf.

<...>

boa @gagux123! O "Pai Rico, Pai Pobre" é um legal pra começar mesmo, bem básico, mas é bom!
hero member
Boa noite!!

Então, eu estou pensando seriamente em comprar alguns livros nesse ano, com o tema relacionado a investimentos, economia dentro outros assuntos correlatos. (não descarto a chance de eu adquirir um livro que possua uma "linguagem" mais técnica também)

Algumas indicações!!?

já leu "O Homem mais Rico da Babilônia" e "Quem pensa, enriquece" (Think and grow rich)?
sobre investimentos e dinheiro são minhas melhores recomendações.

se quiser algo mais técnico sobre trading vale ler "Trading in the Zone" e "The disciplined trader" do Mark Douglas, são muito bons também.

Hmm, interessante! Vou dar uma olhada nesses livros que você recomendou, obrigado @Lucasgabd
Estou acabando de ler "Pai Rico, Pai Pobre" e já quero engatilhar uma outra leitura com esse tema!

@joker_josue eu acredito que a maioria seja em portugues, somente um ou outro livro é em ingles, de acordo com o titulo (é lógico que isso é uma mera dedução da minha parte)
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
legendary
Boa noite!!

Algumas indicações!!?

já leu "O Homem mais Rico da Babilônia" e "Quem pensa, enriquece" (Think and grow rich)?
sobre investimentos e dinheiro são minhas melhores recomendações.

se quiser algo mais técnico sobre trading vale ler "Trading in the Zone" e "The disciplined trader" do Mark Douglas, são muito bons também.
hero member
Boa noite!!

Algumas indicações!!?
legendary
Fiquei pensando, talvez o próprio bitcointalk seja uma espécie de second realm
Até abri uma edição aqui do Vonu podcast com o Smuggler (que escreveu o livro) para ouvir mais.
Agora já acabei ele.

Acabei o Hamlet também, tinha assistido de novo uma readaptação da peça alguns meses atras, foo legal pegar o texto, tem muitas passagens que são citadas direto, além do clássico “ser ou não ser”.
Pensando em emendar direto com Macbeth aqui.
Realmente é bem diferente de tudo o mais que leio normalmente, foi legal! Quero ler mais ficção esse ano.

Sobre esse do Hayek, sinceramente acho dispensável para quem já está mergulhando bem em crypto e web 3.0, é legal pq ele previu as criptomoedas mesmo sem ter a tecnologia disponível ainda, e não é um livro longo pesar de ser um pouco mais denso. Mas fiquei com a sensação de não encontrar tantas novidades em relação a outras coisas que já tinha lido ou escutado.

Sobre o “crônicas do matador do rei” outro dia vi vendendo numa livraria e lembrei dos papos aqui. Aquela edição e colecionador do livro I é lindíssima. Um hora ainda vou ler, acho que vou esperar pra sair o terceiro e ler tudo de uma vez.

To animado aqui pra ler dois novos que ganhei de natal:
Comporte-se do Sapolski
E O Idiota do Dostoievski 
legendary
@Disruptivas deixando as pérolas nesse post, comecei a ler o Second Realm ontem e to gostando muito.

Bom ter lido "A Ética da Liberdade" do Rothbard antes.

Faz tempo que não passo por aqui, nos últimos tempos li um monte de coisas
entre eles o "Desestatizaçao do dinheiro do F. Hayek e terminei o "Seeking Wisdom: From Darwin to Munger"
agora peguei um clássico "Hamlet" de Shakespeare
e comecei o "The Sovereign Individual" também.

e vocês? O que andam lendo em 2022?

Opa, que boa notícia! Eu acho Second Realm incrível, pra mim ele funcionou como uma espécie de 'cola' para vários pensamentos e referências que eu tinha em teoria anarquista e com os escritos dos primeiros cypherpunk e toda proposição deles de utilizar as criptomoedas como uma forma de criar sistemas alternativos que sejam ''resistentes'' e ''invisíveis''.

E tu gostou do livro do Hayek? Se dizer que sim, posso topar esse.

Hamlet é super legal, há alguns anos atrás eu li bastante Shakespeare é um tipo de leitura bem diferente do que estamos acostumados, né? Mas eu gosto.

Atualmente, eu estou lendo apenas o II livro do Crônicas do Matador do Rei, que chama o Temos do Sábio! Mas incríveeeeeeel, em pouco menos de uma semana eu li umas 500 páginas e todo dia muito curiosa
legendary
Mas, as minhas indicações, são três

<...>

The Second Realm: Book on Strategy
Crypto-Anarchy, Tradecraft, TAZ and Counterculture
É um livro de estratégias para viver o anarquismo na prática. O livro é inspirado no Timothy C. May, que é um cypherpunk e um dos país dos primeiros protocolos de dinheiro digital. E no Hakim Bey, que é particularmente meu escritor anarquista favorito. Então é um curtinho e livro muito especial, que dialoga muito com a Ayn.
<...>

@Disruptivas deixando as pérolas nesse post, comecei a ler o Second Realm ontem e to gostando muito.

Bom ter lido "A Ética da Liberdade" do Rothbard antes.

Faz tempo que não passo por aqui, nos últimos tempos li um monte de coisas
entre eles o "Desestatizaçao do dinheiro do F. Hayek e terminei o "Seeking Wisdom: From Darwin to Munger"
agora peguei um clássico "Hamlet" de Shakespeare
e comecei o "The Sovereign Individual" também.

e vocês? O que andam lendo em 2022?
legendary
Peguei emprestado com um amigo o "12 regras para a vida" do Jordan Petereson
nunca tinha lido nada dele
me surpreendeu, to gostando bastante
achei que era uma leitura bem menos densa e mais popular de best seller mesmo, e na real não é! ele trás várias questões interessantes que me pego pensando dias depois de ler

tá bem legal!
legendary
Também gostei das entrevistas que vi com ela!

acabei de ler 2 novos nesse meio tempo:

"Cântico" da Ayn Rand - foi super rapidinho, li ontem depois do almoço de uma vez só, bem curtinho...

"FAKE: Como as mentiras deixam os pobres e a classe média cada vez mais pobre" do Robert Kiyosaki (autor de Pai rico, pai pobre) - achei bastante prolixo (os mesmos gráficos se repetem umas 5x durante o livro) e não teve muitas coisas novas mas no geral é legal, nada muito novo para quem já esta esperando o colapso global.

Reli "A Arte da Guerra" do Sun tzu também...

Agora to pegando o Seeking wisdom com mais frequência, está muito legal!

E comecei hoje "A Ética da Liberdade" do Rothbard.
Pages:
Jump to: