Não tenha duvidas, tenho quase certeza (pelo menos aqui no Brasil), dolar alto, coronavirus, empresas ""paradas"", crise economica e se por ventura o valor das criptos derem um boom, vai subir ainda mais os preços das placas de video, infelizmente
Só pra você ter noção, há mais ou menos 1 ano atras, quase comprei 1 rx 580 nitro 8gb(nova) por ~ R$ 990,00, e hoje essas placas rx 580 estão na faixa dos R$ 1500,00. Sem duvida alguma o que ocasiou isso foi a alta do dolar, coronavirus e acho que também uma certa demanda por esses tipos de componentes.
Sendo que, lançou a linha Navi da Radeon, linha rtx 2000 entre outras, o mais ""coerente"" era o valor abaixar dessas linhas mais antigas de vga, mas não foi isso que ocorreu
Em relação ao consumo, acabei de verificar no site da Nvidia, a 3090 e 3080 será necessário 2x pcie 8 pinos e a 3070 será com 1x 8 pinos na alimentação extra da vga, isso na edição founders edition, nas outras marcas (msi, evga, zotac, galax etc) não duvido nada de vir com 3 conectores
Sim, é interessante ver o consumo e realizar o calculo de eficiencia da vga, não adianta nada minerar mais e consumir mais.
Só por curiosidade, qual o preço do kw/h na residencia de vocês? (Aqui eu pago aproximadamente R$0,70)