Pages:
Author

Topic: Nova geração de GPU - Nvidia GeForce RTX 3000 - page 6. (Read 3113 times)

legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
(...)
Caraca, que show! Realmente o Noctua NH-U14S-SP3 é um monstro e excelente air cooler.
Não sabia que esse seu processador Threadripper consumia muita energia
Voce ta usando qual pasta termica nele? thermal grizzly? MX4? Artic Silver 5?

A pasta é uma que vem no próprio Noctua, serve ao seu propósito.
hero member
Activity: 1554
Merit: 806
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
(...)
Caraca, que show! Realmente o Noctua NH-U14S-SP3 é um monstro e excelente air cooler.
Não sabia que esse seu processador Threadripper consumia muita energia
Voce ta usando qual pasta termica nele? thermal grizzly? MX4? Artic Silver 5?
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
(...)
Ahhhh, mas mesmo assim é um p*t@ de um processador excelente!!
 
Uma curiosidade, como você deixa ele ligado direto, em 80/90%, esses processadores da linha Threadripper esquentam muito? + ou - quantos graus?
Você usa qual modelo de water cooler nele?

Esquentam sim, não uso mais Watercooler e sim um Noctua NH-U14S-SP3 (aircooler) que cobre todo o IHS do processador, não tendo que me preocupar com eventuais falhas de bomba e vazamentos.

As temps beiram os 85ºC em carga máxima, sendo o limite térmico 95ºC pra esse processador em específico, coisa que nas segunda e primeira gerações era em torno de 68ºC.

Como o cooler é dimensionado para no máximo 250W de dissipação, procuro deixar o processador sempre perto deste limite (pelo software de monitoramento fica em @220-230W), considerando também que as VRMs ficam frias na placa mãe.

Outra coisa, se pensarmos em GDDR6X (RTX 3080 e 3090), temos que considerar que a 3090 possui memórias na parte de trás da placa, dificultando a dissipação térmica na placa, agora uma 3080 RTX 10GB é muito auxiliada na dissipação neste aspecto, pois os chips de memória são generosamente resguardados pelos sistemas de cooler das placas, potencializando em muito a durabilidade de uma 3080 em mining se comparado à uma 3090. Um rig de 10x 3080 hoje seria algo bem tangível em termos de dissipação de calor, lembre-se que não estamos falando de preço nem de disponibilidade de placas aqui.
hero member
Activity: 1554
Merit: 806
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
(...)
Ahhhh, mas mesmo assim é um p*t@ de um processador excelente!!
 
Uma curiosidade, como você deixa ele ligado direto, em 80/90%, esses processadores da linha Threadripper esquentam muito? + ou - quantos graus?
Você usa qual modelo de water cooler nele?
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
Sim, a CPU fica 24/7 usando 80-90% dos threads, não é um 3990x (64c/128t) e sim 3970x (32c/64t)  Grin

De acordo com o Nicehash, dá pra tirar R$ 5,00 limpos por dia, é mais ou menos isso que rende?

Até algumas semanas atrás eu minerava Verus, estava dando mais que XMR, praticamente o dobro, eu tirava uns R$ 120,00 por mês limpo com meu Ryzen 1700, visto que ele vale uns 700 reais, era um bom negócio, mas teve uma diminuição da recompensa, e acabou nem compensando mais, pois gasta um tanto considerável e gera bastante calor na rig

Se quiser ver o rendimento: https://whattomine.com/coins/333-vrsc-verushash?hr=60&p=0&fee=0.0&cost=0.1&hcost=0.0&commit=Calculate

Seu 3970 deve fazer uns 62Mhs aproximadamente, esse algo favorece o número de cores e threads, nem tanto velocidade, então eu deixava com underclock e undervolt aqui





Tá rendendo bem pouco na CPU atualmente, sem contar o gasto elétrico dá uns R$ 10,00/dia, mas como eu deleguei a conta, pra mim tá tudo OK  Grin
legendary
Activity: 2212
Merit: 1303
Sim, a CPU fica 24/7 usando 80-90% dos threads, não é um 3990x (64c/128t) e sim 3970x (32c/64t)  Grin

De acordo com o Nicehash, dá pra tirar R$ 5,00 limpos por dia, é mais ou menos isso que rende?

Até algumas semanas atrás eu minerava Verus, estava dando mais que XMR, praticamente o dobro, eu tirava uns R$ 120,00 por mês limpo com meu Ryzen 1700, visto que ele vale uns 700 reais, era um bom negócio, mas teve uma diminuição da recompensa, e acabou nem compensando mais, pois gasta um tanto considerável e gera bastante calor na rig

Se quiser ver o rendimento: https://whattomine.com/coins/333-vrsc-verushash?hr=60&p=0&fee=0.0&cost=0.1&hcost=0.0&commit=Calculate

Seu 3970 deve fazer uns 62Mhs aproximadamente, esse algo favorece o número de cores e threads, nem tanto velocidade, então eu deixava com underclock e undervolt aqui



legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
(...)
Ah sim, entendi, é, se "for colocar no papel" não é tão viavel comprar uma 3090 para minerar, sim, como você falou, compensa 2x ou até 3x 3060ti seria muito mais vantajoso!
Rapaz, tu é rico ein hahahaha Não é qualquer um que tem um Threadripper 3990x + 3090 não!  Tongue Roll Eyes Grin

Alias, você ta minerando XMR com o Threadripper?


Sim, a CPU fica 24/7 usando 80-90% dos threads, não é um 3990x (64c/128t) e sim 3970x (32c/64t)  Grin
hero member
Activity: 1554
Merit: 806
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
(...)
Ah sim, entendi, é, se "for colocar no papel" não é tão viavel comprar uma 3090 para minerar, sim, como você falou, compensa 2x ou até 3x 3060ti seria muito mais vantajoso!
Rapaz, tu é rico ein hahahaha Não é qualquer um que tem um Threadripper 3990x + 3090 não!  Tongue Roll Eyes Grin

Alias, você ta minerando XMR com o Threadripper?
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
e o TDP meu é 52% exatos, se eu tirar 1% já cai hashrate, se eu aumentar só aumenta o consumo, então está ótimo agora

Eu estou sofrendo um pouco com a limitação de 8 gpus do afterburner, tenho um rig que mistura 1660, 1660 super e 3060ti... ai estou setando uma configuração padrão para cada modelo e sincronizando, mas o desempenho das 3060 ti variam muito de uma para outra... com o tdp 52% tenho algumas rendendo 61, 60 e até 58 mhs, a solução vai ser instalar elas fisicamente nas primeiras pci express e ai fazer um ajuste individual.

Acima de 8 gpus eu arriscava um OS Miner estilo Hive OS, fazendo os ajustes de CORE/MEM direto na interface, sem programas de ajustes fino rodando em segundo plano.
legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
e o TDP meu é 52% exatos, se eu tirar 1% já cai hashrate, se eu aumentar só aumenta o consumo, então está ótimo agora

Eu estou sofrendo um pouco com a limitação de 8 gpus do afterburner, tenho um rig que mistura 1660, 1660 super e 3060ti... ai estou setando uma configuração padrão para cada modelo e sincronizando, mas o desempenho das 3060 ti variam muito de uma para outra... com o tdp 52% tenho algumas rendendo 61, 60 e até 58 mhs, a solução vai ser instalar elas fisicamente nas primeiras pci express e ai fazer um ajuste individual.
legendary
Activity: 2212
Merit: 1303
Qual é o melhor ajuste que você encontrou?

Curioso mas no fim das contas quem copiou o ajuste fui eu hahahaha, vi que voce postou la na aba mining sobre PL 52... e realmente ficou muito bom, eu tive problema com invalid shares e isso me induziu a subir o PL mas e ai depois parei de testar... agora to economizando uns 60 watts no total aqui.  Grin

E eu que esqueci de postar aqui  Cheesy
Me desculpe, eu tinha que postar aqui pra nós primeiro

Vou deixar aqui a minha configuração da 3060ti galax para quem quiser utilizar também:

TDP 52%
Core Clock - 502
Memory Clock  + 1169

Fazendo 61Mhs
Consumindo 130w na parede ou 114w no programa Phoenix Miner
Rodando a 55 graus com 60% dos fans

A placa é MUITO boa, melhor eficiência do meu rig, eu coloquei ela junto com a minha 3080 da EVGA e está dando 159Mhs consumindo 400w cravados

Eu confesso que adoro fazer os ajustes nas placas, antigamente em 2017 eu já passei finais de semana inteiros ajustando as polaris, isso era trabalho, mas aprendi muito

Cada placa funciona diferente, essas 3060ti da Galax primeiramente são muito robustas e frias, gostei demais, a Galax melhorou os heat pipes e fans
A placa funciona muito bem com core clock baixo, e incrivelmente isso faz com que o hashrate aumente um pouquinho de nada, mas ganha mais estabilidade no geral

e o TDP meu é 52% exatos, se eu tirar 1% já cai hashrate, se eu aumentar só aumenta o consumo, então está ótimo agora

Fico feliz de ter ajudado aí, 60w em um mês já dá uns 35 reais a menos, e um pouquinho de calor a menos no quarto  Cheesy

legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
Qual é o melhor ajuste que você encontrou?

Curioso mas no fim das contas quem copiou o ajuste fui eu hahahaha, vi que voce postou la na aba mining sobre PL 52... e realmente ficou muito bom, eu tive problema com invalid shares e isso me induziu a subir o PL mas e ai depois parei de testar... agora to economizando uns 60 watts no total aqui.  Grin
legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
Qual é o melhor ajuste que você encontrou?
Assim eu já tenho um norte para quando chegar aqui eu fazer o overclock e undervolt

Eu to usando power limit 59, core -502 e memoria + 1120 = 60.8 mhs

Uma das placas começa a gerar share invalido se eu subir mais a frequência da memoria, porem as outras vao a 61 mhs folgado setando +1150 na memoria e não geram shares inválidos... Não mexi mais muito, mas se tu encontrar alguma configuração melhor avisa.
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
(...)

(...)

(...)
Cara, infelizmente é algo triste, to lendo as noticias relacionadas a economia, e a tendencia é piorar mesmo, se deixar pra comprar certas coisas mais pra frente tu vai "quebrar as pernas", porque a inflação ta subindo aos poucos  Undecided

Oloca, sério que vale a pena comprar e minerar com uma 3090 @jpouza atualmente!?!?
Não é mais viável comprar 3060ti ou 3070 pelo custo x beneficio?

As vezes o meu dedo coça pra comprar alguma 3060ti e voltar a minerar, aqui em casa o valor ta R$ 0,70 kw/h ~ R$ 0,68 kw/h e eu tenho um amigo que tem uma empresa de painel fotovoltaico, e ele mesmo compra e instala nas casas, rolaria até um desconto.
Mas o meu maior medo é do ETH migrar logo para o PoS, ai fico com o pé atras  Undecided




3090 não vale a pena não, custo alto de aquisição  pra se ter "somente" 120MH/s, vale muito mais 2x 3060Ti com toda certeza.

O uso principal dela não é esse, é que por comodidade acabo usando ela pra mining junto com os 64 threads do processador, dá uns trocados  Grin
hero member
Activity: 1554
Merit: 806
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
(...)

(...)

(...)
Cara, infelizmente é algo triste, to lendo as noticias relacionadas a economia, e a tendencia é piorar mesmo, se deixar pra comprar certas coisas mais pra frente tu vai "quebrar as pernas", porque a inflação ta subindo aos poucos  Undecided

Oloca, sério que vale a pena comprar e minerar com uma 3090 @jpouza atualmente!?!?
Não é mais viável comprar 3060ti ou 3070 pelo custo x beneficio?

As vezes o meu dedo coça pra comprar alguma 3060ti e voltar a minerar, aqui em casa o valor ta R$ 0,70 kw/h ~ R$ 0,68 kw/h e eu tenho um amigo que tem uma empresa de painel fotovoltaico, e ele mesmo compra e instala nas casas, rolaria até um desconto.
Mas o meu maior medo é do ETH migrar logo para o PoS, ai fico com o pé atras  Undecided


legendary
Activity: 2212
Merit: 1303
Hoje consegui testar mais algumas 3060ti, todas galax do mesmo modelo... percebi que o comportamento delas muda bastante conforme a qualidade de construção da placa. Eu tinha uma que funcionava perfeita com memoria a +1160 e powerlimit em 58 rendendo 61,2 mhs e zero shares invalidos.... porem hoje as demais que chegaram geram muitos shares inválidos (20%) usando essa configuração, tive que baixar a frequência e aumentar um pouco o power limit e rodar a 60 mhs.


tg88, também acabei comprando uma 3060ti da Galax
Esse modelo aqui, da terabyte mesmo (que aliás demoram um bocado pra enviar heim Angry)


Qual é o melhor ajuste que você encontrou?
Assim eu já tenho um norte para quando chegar aqui eu fazer o overclock e undervolt

Lá na aba gringa o pessoal não comenta praticamente nada sobre galax, creio que a marca só deva ser mais famosa aqui, na ásia e europa talvez, nos EUA o pessoal nem usa direito
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
Com a XMR a preço ruim, consigo poupar o 3970x, esse sim impacta forte na luz e no calor gerado (mais de 300w em full load com todos os threads kkk)

Eu não tenho acompanhado muito mineração de XMR mas pra mim foi um surpresa ler isso, vi que a cotação realmente caiu um pouco no inicio desse ano... Foi só a cotação mesmo ou a dificuldade que aumentou muito?


Diff mantem-se alta, embora tenha tido um spike no segundo semestre do passado, agora o preço despencou por conta da nova moda de despejo de moedas mais anônimas terem sido banidas de exchages, lê-se aqui Bittrex.

XMR tá dando nem R$ 7,00 por dia no 3970x já descontada a energia caríssima que pagamos, o problema é que suga eletricidade e aquece demais kkk

legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
Com a XMR a preço ruim, consigo poupar o 3970x, esse sim impacta forte na luz e no calor gerado (mais de 300w em full load com todos os threads kkk)

Eu não tenho acompanhado muito mineração de XMR mas pra mim foi um surpresa ler isso, vi que a cotação realmente caiu um pouco no inicio desse ano... Foi só a cotação mesmo ou a dificuldade que aumentou muito?
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106

Aqui também desliguei o Ryzen 1700 que estava minerando, também não está compensando, o valor ganho é o que gasta, e gera bastante calor, então melhor deixar só as GPUs mesmo
É esse valor que pago aqui também, em torno de 0,81centavos, mas aumenta um pouquinho quando dá tarifa vermelha
Essa 3090 deve ser um espetáculo para minerar, mesmo consumindo seus 320w  Cheesy



Normal fica assim:

GPU@58-60ºC
Temp. ambiente 28-30ºC



legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
Uma dúvida tosca. Quando se minera com o processador, é necessário uma placa mãe para cada processador? Ou tem algum jeito de usar múltiplos processadores na mesma placa?

@Loganota, existem placas mãe de server dual socket, estas suportam fisicamente dois processadores físicos, a exemplo de alguns Intel Xeon e AMD Epyc.

Para meros mortais, o normal é um soquete físico somente para CPU, tem outras soluções mirabolantes, mas nem vem ao caso.
Pages:
Jump to: