5k em uma placa mid-range é muita coisa, nos EUA está custando quanto 800 $ ? não tenho acompanhado os preços no exterior mas acredito que também está bem alto, talvez devido a escassez de material provocada pela pandemia aliado ao fato de que todo mundo está querendo gastar o corona voucher em uma nova gpu.
Sim, está uma loucura essas placas da Nvidia, não sei como o pessoal anda comprando sem pensar, e nem é só aqui no Brasil, lá fora também as placas estão todas com valor elevado, a Nvidia e seus parceiros não estão conseguindo ter placas para venda
O preço de tabela é de $499 na RTX 3070 (de entrada), mas os preços também devam aumentar lá fora enquanto houver essa escassez. Achei no eBay começando por ~$750 até ~$980 nos modelos mais caros, como o MSI Gaming X Trio.
Sim, os relatos do pessoal que minera lá fora também não são diferentes daqui, e pior, lá eles relatam que tem bots em todas as lojas que assim que fica disponível os bots já pegam todas as placas, e os caras revendem no ebay, então está quase impossível um usuário comum comprar uma placa dessas, pode ser a 3090, a 3080 e agora a 3070
Tem que ser sortudo ou muito persistente pra conseguir uma placa dessas
Como já falaram, esperamos que com os lançamentos da AMD a pressão diminua um pouco, mas já estou vendo que também vai acontecer a mesma coisa, a pandemia afetou tudo quanto é estoque e indústria