Eu percebo perfeitamente. Perdi varias oportunidades de tentar obter mais clientes e poder hoje viver só do desenvolvimento de sites e coisas relacionadas. E sinto que se fosse bom em Inglês, teria ido mais longe nessa área. Mas, paciência, agora é seguir e continuar a tentar ir fazendo as coisas que se gostam, quando é possível.
Posso dizer que 90% do que sei de informática, aprendi sozinho, a testar, ler tutoriais, pesquisar na net, e coisas do género. Sei, que as vezes não é fácil, quando temos a ideia do que fazer, e não ter a capacidade de o fazer ou de fazer como gostaríamos.
Mesmo assim, procuro ir fazendo as coisas, analisar como posso fazer, e ir resolvendo os problemas que surgem da melhor maneira que consigo. Umas vezes resulta, outras não. Mas, com paciência as coisas lá se vão fazendo. E não se concentrar nos projetos que não foi possível acabar, mas naqueles que vamos conseguindo acabar.
Nunca é tarde para voltar aos estudos. Eu mesmo, terminei minha última faculdade após os 30 anos de idade. Já estava com quase quarenta anos quando a terminei. Só não faço mais uma graduação por causa que Medicina, a área que eu pretendia estudar, são seis anos de estudos e em período integral, se não fosse esse motivo, voltava a estudar.
Sim, absolutamente. Eu estou a pensar em me candidatar a um mestrado este ano. Mas ainda estou a pensar se será mesmo boa ideia. Tem a vantagem de poder assistir às aulas online e depois é tudo muito à base de projectos, trabalhos e etc. Teremos apenas exames finais presenciais, penso eu!